A nova alta costura!!
Nestes dias em Paris desfilaram os shows de alta costura. Existem só 200 clientes no mundo que compram estas roupas. A alta costura é a antítese de quebrar paradigmas. Existem várias regras rigidíssimas para poder se classificar como um designer de alta costura. Mas esta estação mudou tudo…
Antes de mais nada gostaria de definir o que é a diferença entre alta costura e prêt-à-porter (pronto para levar, o que conhecemos bem e encontramos nas lojas). De acordo com o Wikipedia, a alta costura “é a moda que é construída à mão (sem o uso de máquinas de costura) do início ao fim, feito com tudo da mais alta qualidade, tecidos primorosos, muitas vezes raros e costurado com extrema atenção aos detalhes e terminado pelas costureiras mais experientes e capazes, muitas vezes utilizando, técnicas manuais, árduas e lentas.” Na alta costura existe só uma peça de cada modelo.
Ao invés, as regras técnicas para que uma maison possa usar o termo alta costura às suas peças, vem da Chambre Syndicale de la Haute Couture de Paris e são:
-Modelo é feito sob encomenda para clientes privados, com uma ou mais provas.
-A maison tem que ter um atelier, em Paris, que emprega pelo menos quinze membros da equipe em tempo integral.
-A cada temporada, a maison deve apresentar uma coleção de pelo menos cinqüenta desenhos originais para o público, tanto para o dia quanto para à noite, em janeiro e julho de cada ano.
Mas, informalmente, as regras se estendiam às clientes também. Estas 200 pessoas que sempre compraram alta costura, eram da alta sociedade americana, européia, princesas do médio oriente e oriente e de uma certa idade.
Mas tudo mudou, este ano mais do que nunca.
Há muito tempo que a clientela se estendeu aos dois hemisférios. Há tempos que a alta costura se estendeu às mulheres mais jovens. E há pouco a alta sociedade não define mais a “ocupação” de seus clientes. A elas se uniram cantoras, atrizes e it-girls do red carpet.
Quando isto acontece, a moda resiste e impõe as suas regras nos clientes. Mas como vi o outro dia Kanye West dizer à Ellen DeGeneres no seu show, “depois que aprendi como era pra fazer. Decidi fazer do meu jeito.” Karl Lagerfeld que não é bobo nem nada, e não de hoje, sacou a mudança e reagiu. Dois dias atrás ele colocou os já-famosos tênis de luxo produzidos por Massaro (vão chegar a custar 3,000 euros) na passarela da Chanel.
Misturar um calçado informal e sem salto com roupas altamente elegantes, não é novidade no prêt-à-porter. É um capítulo do hi-lo que já existe faz tempo. Na alta-costura há menos tempo, talvez só esta estação (não posso jurar). Mas, para mim, o que foi importante não foi o hi-lo e sim (grite este SIM!!) a atitude. Entendi ao ver o vídeo no Instagram da perspicaz e inteligente Daniela Falcão (editor chefe da Vogue Brasil), que a descida pela escadaria no desfile da Chanel de alta costura, era feita pelas modelos correndo e em salteando, numa atitude jovem e despretensiosa de quem pode comprar estas peças que custam dezenas de milhares de euros e usá-las com um tênis de luxo, como também não!!
Portanto, a nova alta costura não muda a técnica e nem as regras, muda na atitude por respeitar, como sempre, o seu cliente!! Parece banal, mas para o mundo da moda é um big deal!!
O que vocês acham?…
Com isso, quero mostrar as minhas peças favoritas desta semana de alta costura em Paris.
Giambattista Valli– Este italiano é um dos meus estilistas favoritos. Faz roupa feminina com originalidade. Como as peças são sob medida, o comprimento (mantendo proporções) fica a critério do cliente junto com o estilista…
Elie Saab– sempre lindo e elegante, nada a adicionar.
Versace-Donatella colocou Lady Gaga na primeira fila toda arrumada como sua sósia. As roupas remeteram aos anos 80 e Grace Jones e seu famoso capuz em um grau de elegância e artesanato de se emocionar.
Armani– Outro velho da guarda, consegue criar peças deslumbrantes especialmente para o red carpet.
Schiaparelli– A marca renasce após 60 anos nas mãos do businessman Diego della Valle que chama o talentoso Marco Zanini (que já amávamos desde que ele desenhou para a Halston e depois a Rochas). A Sra. Schiaparelli gostava de chocar (como com seu famoso chapéu a forma de sapato e o vestido com a lagosta subindo entre as pernas. Uma colaboração com o amigo Dalí).
Eu adorei este show, mesmo se alguns críticos podem achar que é muito prêt-à-porter. Porém a técnica é toda de alta costura, garante Zanini.
Dior– Uma das maisons francesas mais importantes , também usou sapatos baixos, quase tênis no seu desfile. Gostei de algumas peças do meu amado Raf Simons para esta coleção, mas fico super saudosa da sua época na Jil Sander. Acredito que ao seu ver, ele busca modernidade…eu, humildemente, não concordo…
Chanel– O tema esporte usado nesta coleção estava allover nos desfiles de prêt-à-porter alguns meses atrás. Só faltou citar que não entendi o por quê da “cinta” esportiva que quebra horrivelmente a silhueta e traz ao uso a exata peça que Chanel no início do século XX se rebelou e libertou as mulheres com a sua moda. Gostei mais das peças soltas.
Valentino– Sempre uma obra de arte. O mais elegante de todos com um público claro e uma idéia simples, vestir a sua cliente! A inspiração foram as óperas o resultado magnífico. As peças monásticas são as minhas favoritas, mas, sempre são!
Fotos style.com e divulgação
E se quiserem ver outro post que fiz sobre a alta costura, cliquem AQUI.
- January 23, 2014
- 0
- Alta costura, Dior Alta Costura, Paris
Quiteria Franco- Visual (in) desejado
23 de January de 2014Análise e síntese da Moda atual !
Parabens querida - lí e relí e concordei.
Vou voltar à noite e ler com mais atenção.
Bjos.
consueloblog
23 de January de 2014ai q bom!!! confio na tua opinião! bjs c
Maria Lúcia
23 de January de 2014Não falo de política, mas a governadora Roseana Sarney muitas vezes usou terninhos (acho que Armani) com tênis ,feitos para o conjunto.
Ela tem um enorme bom gosto.
Espero que agora estes tênis cheguem aos mortais.
Abrçs
consueloblog
23 de January de 2014Estes?... ou uma versão mais acessível? ;-) bjs c
rita medeiros
23 de January de 2014Meus olhos sorriram de alegria, como um observador numa galeria de arte.
Mesmo sem ser especialista, creio que a moda , mesmo sendo um universo particularíssimo, reflete o burburinho de uma época. Afinal estamos em 2014, e gradativamente vamos adentrando um novo século e milênio.
Como sempre vc arrasa, Consuelo. Bjsss
consueloblog
23 de January de 2014Oh Rita, obrigada!! Vc tem muita razão quanto à moda refeltir uma época!! Só assim ela é verdadeira!! bjs c
Tânia Sciacco
23 de January de 2014Não consegui escolher um preferido. Gostaria, com o tempo, de identificar o estilo de cada estilista. Será que consigo? Tem uma linguagem que se repete a cada coleção?
Beijos e bom dia!
consueloblog
23 de January de 2014Eu acredito que quando um estilista é profundamente coerente, sim. Como com a arte...pode mudar de estilo mas não de alma!... bjs c
Maria Vilma
23 de January de 2014Você como sempre perfeita... e pronto...! Nada a acrescentar....
Beijinhos, querida amiga!
MaVi
consueloblog
23 de January de 2014Obrigada!! bjs c
Maria Vilma
23 de January de 2014Voltei pra dizer...
Consu, eu sempre volto várias vezes pra rever os posts, principalmente, como é o caso deste, quando preciso me informar mais... aprender mais, além claro, de contemplar
mais...
Se eu poderia viver sem você e o Salotto? Poderia... mas
não seria a mesma coisa.
Um gigantesco obrigada.
MaVi
consueloblog
23 de January de 2014Amooooor... bjs c
Sandra Pires
23 de January de 2014Querida Consuelo ,em relação à alta costura só posso "palpitar" sobre o que agrada meus olhos e posso garantir "nooossssaaaa" cada peça encantadora, olhei as imagens várias vezes...fiquei pensando em filmes, festas...viajei na imaginação...Um grande abraço!!!
consueloblog
23 de January de 2014Realmente faz sonhar! bjs c
vera
23 de January de 2014Oi,
Adorei as coleções. Os vestidos são simplesmente deslumbrantes!
Quanto aos tênis "chics", são um grande insight. Dá um ar despojado
e informal aos looks. Neste verão brasileiro, eu gosto muito de usar um tênis leve e sofisticado com meus trajes do dia a dia (sem falar que é super prático, principalmente
quanto se tem que caminhar muito).
Abraços,
consueloblog
23 de January de 2014Sem dúvida é contemporâneo!! bjs c
Webher
23 de January de 2014Os desfiles de alta costura sempre me emocionam .
Pensar em todo o processo criativo ,de cada peça ,me faz viajar .
Um beijo Consuelo .
consueloblog
23 de January de 2014Oi Webher, realmente um sonho cada peça única!! bjs c
Denise Luna
23 de January de 2014Consuelo querida,
Obrigada pela AULA! Adorei, pois como sou leiga, não sabia de tantos detalhes sobre a alta costura. Seu post está tão rico que tenho que repassar várias vezes para poder digerir toda essa informação. A única coisa que continua não me agradar são essas saias e vestidos mullets (mais curto na frente), pois isso só fica bem para modelos com pernas e coxas super esguias e compridas, mas essa, é a minha opinão. Também me incomoda um pouco o contraste do luxo das roupas com os tenis, mesmo que todos luxuosos porque tenis, são tenis.....
Meus favoritos, até o momento, são: Valentino, Valli (não conhecia) e Dior.
Beijos e obrigada por nos expor a tudo isso!!!!!!!!
consueloblog
23 de January de 2014O cumprimento, especialmente na alta costura, pode se adaptar a vc, como também cumprimento da manga etc...se não mudar demais a proporção da proposta... Lembre, é uma peça só pra vc!! bjs c
Denise Luna
23 de January de 2014Nossa, que luxo....outro universo.
Mas estou feliz com o meu, i.e. o de poder comprar o pret a porter da maioria dos mortais....kkkk
Mas amei aprender com você, como sempre!
Bjs
consueloblog
24 de January de 2014Precisamos ver tudo para poder escolher!! E aprender...eu também não compro um Matisse, mas é bom conhecê-lo.. ;-)
Concordas? Felicissima que hoje existe um prêt-à-porter tão bom...isto é coisa de pouco tempo pra cá!
bjs
c
maria valéria de moraes
23 de January de 2014Obrigado pelos esclarecimentos, não conhecia as regras da alta costura. Pra mim Valentino, e Elie Saab e Chanel estão lindos.
consueloblog
23 de January de 2014Interessante, não?-.. bjs c
Paty
23 de January de 2014Todos lindos!!! Armani, Schiaparelli e Valentino soberbos.
Minha dificuldade tem sido a Dior. Ralf Simons eh divino mas não acho ele "a cara" da Dior. Tenho sentido saudades da dramaticidade e glamour de Galliano.
consueloblog
23 de January de 2014Muitos reclamam a época do Galliano...mas gostava mais dele no início... Raf, também para mim, não se deu bem na Dior. Ele quer ser muito intellectual e moderno...era tão bom na Jil Sander... bjs c
Alessandra Faria
23 de January de 2014Olá Consuelo, adorei o post!
Não sabia as regras exatas da alta costura, achei que fosse apenas costurado à mão e sob medida, com certa exclusividade.
Apesar de filha de costureira, não sou expert em história da moda.
Pelo que entendi é a moda, que já estava democrática e globalizada, se tornando ainda mais moderna e atenta aos desejos e comportamentos de seus clientes, como se fosse a derrubada do último muro fashion.
Bjos
www.alessandrafaria.com
consueloblog
24 de January de 2014A moda prêt-à-porter está bem democrática, a alta-costura não. Todas estão globalizadas. Mas como a alta-costura é muito seletiva, mas muito glamurosa, serve também como plataforma publicitária. Para melhor conversar com o público, tanto que a consome quanto que a segue, se moderniza na atitude, em alguns casos, mas não na técnica. Sem dúvida está "atenta aos desejos e comportamentos de seus clientes". Muito bem observado. Mas me explique o que vc entende como "muro fashion". bjs c
Alessandra Faria
2 de February de 2014O muro fashion seria uma metáfora da barreira que separa aquilo que não é acessível à maioria das pessoas. Por exemplo, a alta costura, como você disse, ainda é acessível apenas para um grupo muito seleto, que está se abrindo um pouco mais, já que mulheres mais jovens e que lançam tendências de moda e comportamento já estão sendo aceitas como clientes.
No início desta semana a cantora Katy Perry usou o Valentino de notas musicais na premiação do Grammy e foi muito elogiada nas redes sociais pela galerinha jovem. Eu já tinha visto o vestido aqui e nem me dei conta que era ela.
Voltando ao post, bati o olho e o reconheci imediatamente: é o vestido da Katy.
Agora, até uma adolescente da cidade de Pompéu, interior de Minas, seio da minha família, tem acesso à alta costura. Ela pode pegar o modelo e pedir uma costureira da cidade para fazer parecido para seu baile de debu, mandar bordar as notas, ou não, sei lá.
Essa é a grande democracia da moda, temos acesso a tudo, talvez não acesso de consumo, mas da informação.
A alta costura, será sempre fechada e seleta no que diz respeito ao consumo, mas no que diz respeito à informação de moda que ela emana, todos teremos acesso.
Espero não ter falado muita bobagem. rsrs
Como disse, não sou estudante de moda, apenas fascinada por este mundo de tecidos, linhas e formas.
Queria muito fazer um mestrado em moda, mas aqui em BH não tem, pode isso?
Também não tem nenhuma oferta de curso EAD disponível no Brasil, outro absurdo!
Como tenho 3 crianças e um emprego fixo, fica difícil sair daqui.
Enfim, no tempo certo, tudo acontece.
Bjos.
consueloblog
3 de February de 2014Muita coisa do que vc fala é verdade!! A única incrível e estonteante diferença é a qualidade da alta costura. Tem que ver de perto...é como perfume, não dá para entender sem estar presente, ou sentir na pele...
Os filhos são a nossa alta costura, mas quando eles voarem do ninho, vá descobrir, ver e sentir o que é a tua paixão, q seja na moda, ou não!
bjs e obrigada por estimular esta conversa!
c
Alessandra Faria
3 de February de 2014Consuelo, adorei nosso bate papo.
Nunca terei nas mãos um alta costura. Imagino o êxtase que deve dar, ter uma peça desta em mãos, nem que seja para admirar.
Outro dia acompanhei uma cliente numa escolha de vestido para usar no aniversário de 15 anos da filha. Pude ver de perto um Elie Saab, tocá-lo, analisar seus componentes, seu avesso e sua costura.
Não tem explicação, MARAVILHOSO.
O vestido é todo de paetê laranja, um simples tubo de um caimento incrível!
Me emociona só de ver e tocar!
Bjos
consueloblog
4 de February de 2014Nunca se sabe!! Nunca diga nunca! Já ver um Elie Saab é muito próximo!! Tem q tocar e ver para entender, vc n acha? Também adorei o nosso bate papo! bjs c
Ana Laura Rabelo
23 de January de 2014Ótimo poder entender os movimentos da moda, como na sua explicação sobre o o uso do tênis. Graças a sua explicação devo dizer que também gosto da atitude.x
Talvez pelo leso que o José carrega, fiquei bem entusiasmada com o retorno da maison Schiaparelli. Não posso deixar de comentar que acho a Frida khelfa, uma beleza de mulher chique.
Bj,
AL
Ana Laura Rabelo
23 de January de 2014Mil desculpas:* ...talvez pelo peso que o nome carrega,
Ana Laura Rabelo
24 de January de 2014obs.: há um bom tempo tenho visto o uso de tênis com roupas mais chiques nos blogs de streetstyle(vc mesmo mostrou uma fashinista em Milão uns tempos atrás que ficou n minha retina), em alguns casos acho que ficam lindos. O caso de aparecerem agora na alta costura não tem nada a ver com isso? Levar o que está na rua também para a alta costura? bj,
Ana Laura Rabelo
24 de January de 2014https://www.consueloblog.com/wp-content/uploads/2013/09/DSC01649.jpg
consueloblog
24 de January de 2014sabia que era essa a foto!!
consueloblog
24 de January de 2014Sem dúvida!! É o l'air du temps... o zeitgeist!! E Karl é sábio em trazê-lo à alta costura. A diferença é q a influência da rua antes ia só ao prêt-à-porter e hoje foi até a alta costura que não se "misturava" com a rua! bjs c
consueloblog
24 de January de 2014Foi muito interessante. Adoro o trabalho do Zanini. Vamos ver o que ele faz de agora em diante!! bjs c
Luisa Demuth
23 de January de 2014Sempre pensei em alta costura como uma arte quase escultórica adaptada à forma humana. Mas, os conceitos e regras básicos relacionados e explicados por você foram fantásticos para o meu entendimento. Sinceramente, até então pensei que era algo mais intuitivo de cada Maison ( o que, também, não deixa de ter muita intuição nos trabalhos incríveis). Que bom aprender aqui no Salotto coisas como essa.... Obrigada, Consuelo.......... E vamos aprendendo... Beijos....
consueloblog
24 de January de 2014A tua descrição de alta costura é exatamente o que Cristobal Balenciaga fazia. Divido o pouco que sei com vcs e aprendo tanto quanto de todos vcs a cada dia!! bjs c
Carina Costa
23 de January de 2014Aprendi muito com este post!
Obrigada!!!!! :*
consueloblog
24 de January de 2014Hey honey!! Q legal!! bjs c
Maria Araci
23 de January de 2014Obrigada pela aula!!!! Fico com Valentino.... e não abro!!!!!!!!!!!
consueloblog
24 de January de 2014hahahh!!! Tô contigo e não abro!!!! ;-) bjs c
Isabella
23 de January de 2014Eu nem sei muito o que falar. Achei bonitinho incluírem os tênis, contanto que seja coisa de uma temporada só. Acho que tem que ser assim - inovar de vez em quando, mas não se manter na inovação. Pra mim, alta costura não é inovação, e sim técnica. Só que um pouquinho dessas loucurinhas cai bem às vezes, dá um diferencial... Agora, vamos combinar: feia mesmo é aquela pochete da Chanel!!!!
Eu não estou acompanhando os desfiles por pura preguiça (vergonhoso, eu sei... kkk), então só vi uns highlights aqui e outros ali. Dos que eu vi com mais atenção, digo que achei a Dior simpática. Lembra que eu punha muita fé no Raf, achava que na próxima estação viria tudo perfeito...? Pois eu desisti! O homem só me decepcionava!! Agora, ele é só mais um pra mim... rsrs
Por incrível que pareça, eu achei a Chanel muito bonita - e normalmente eu acho muito, muito chata. Gostei do desfile.
Falando dos tênis pela última vez, acho que o Karl conseguiu a atenção que ele queria (que o Raf tinha conseguido, mas que foi ofuscada pelo Karl desfilando logo depois... kkk coitado!). Meu insta só dá foto de tênis, gente!! Ninguém para de falar sobre isso! Acho que é mesmo pano pra manga, mas quase não aguento mais, principalmente porque nem me chocou TANTO assim. Talvez tivesse sido exatamente essa a intenção dos caras - que os jovens achassem legalzinho e tal, mas passassem adiante; enquanto os mais velhos se chocassem mais. Demarcar a diferença entre os diferentes públicos, talvez..?!
Ah, e Valentino é sempre impecável! Desfile Valentino é praticamente certeza de acerto.
Já falei muito, né?! hahaha espero que tenha feito algum sentido, só isso...
bjs
consueloblog
24 de January de 2014Oi Isa, fico esperando os teus comentários!! Vc tem razão, "contanto que seja coisa de uma temporada só!" Por isso digo ser mais uma atitude do caminhar, da postura que um tênis permite ao invés do tênis em si! Pochete e joelheira medonhas!! E vai vender muito!! rsss
Concordo plenamente com a tua análise do Raf...q pena né? .... Como são os ídolos q nos decepcionam...
Acho que a idéia do Karl de tênis, também pelos statements pouco credíveis que ele deu depois, era pura publicidade e a atitude mais jovem. Pode até ter sido por acaso. Ele queria a escadaria e as meninas não conseguiam descer em tempo com o tênis...quem sabe...às vezes é só por acaso. O que acho meio triste, que tentei desfazer com este artigo, é que não se deve tirar tudo ao pé da letra (pun unintended), e sim uma análise. Ao invés, até sites importantes falam só do tênis sem por no contexto...oh fashion mundo cruel!! Thank goodness for Valentino!!
bjs queridaaaaa...e sempre fale bastante!
c
Isabella
24 de January de 2014era exatamente o que eu estava pensando!! Tem mais contexto do que só um tênis perdido - e é uma coisa tão simples de explicar, mas tão importante... E que dá (quase) toda a graça do negócio!
bj, querida!
Ana Cristina
23 de January de 2014Como eu amo suas análises!!! Elas me fazem entender esse assunto que adoro dentro de um contexto mais profundo, perceber detalhes que nunca notaria. Obrigada!
consueloblog
24 de January de 2014Obrigada querida! bjs c
Katiasp
24 de January de 2014Não sobrou muito para falar deste post.... aprendi muito tanto com as suas explicações como com as respostas recebidas neste post.....e tenho que concordar com a maioria deles. Tenis com roupa "alta costura"... serve para chamar atenção, se mostrar presente, atual....Eu "leio" como se os estilistas dissessem algo assim...." vamos mostrar para os " simples mortais ( Euzinha!!)" que nós prestamos atenção nas mudanças que estão ocorrendo por aí..." sei lá... é minha opinião....e de alguém muito leiga por sinal!! :-)
Agora adorei o estilista Valli, o qual não conhecia mas vou prestar atençaõ daqui para frente!!
Ainda não digeri por completo o seu post, preciso reve-lo ( apesar de já ter feito isso)
pois seu blog é como um livro... sempre que a gente o lê de novo... percebemos e aprendemos algo diferente!!! Bom, né?!!
Ainda não desisti da minha ideia de vc ministrar um curso sobre moda por aqui.!!!!
Bjs
Kátia
consueloblog
24 de January de 2014Oi Katia!! Obrigada!!! Adorei o teu comentário e vc tem bem razão quanto aos estilistas!! bjs c
Alexandra
25 de January de 2014Apesar de achar o Karl um grande gênio da reinvenção, Valentino é sempre mais. Sabe como poucos valorizar uma mulher.....
Sobre o dito cujo do tênis.....concordo com você e a Isa linda (quantos anos mesmo ela diz que tem? Sei não.....kkkkkk)
Beijos.
CHelcias
25 de January de 2014Gostei muito do seu ponto de vista. Soh tenho um comentario, como voce disse, misturar tenis com um vestido mais elegante nao eh novidade, alias, eh quase banal. Sendo assim, mesmo que essa combinacao seja, para a alta-costura, um paradigma, nao cairam a Chanel e a Dior na banalidade? Eu entendi o recado. Foi claro, divertido e bem dado. Mas, pergunto eu, por que igualar ao banal um trabalho tao delicado e artesanal quanto o feito para a alta-costura? Nao gosto muito quando aquilo que tem uma razao para ser especial eh banalisado. E dizer que o "street" invadiu a "couture" soa um pouco cliche, lugar comum. Acho que o que anda em falta sao boas ideias capazes de modernizar o delicado, o elegante, o especial. Beijos!
consueloblog
26 de January de 2014Cri, entendo o teu ponto. A mídia toda falou sobre a "novidade" de colocar tênia na alta costura... e foi isso mesmo. Inclusive o tênis em si já deve ser uma obra de arte, como nos lembra acima o Ivo...é já técnicamente complicado criar um tênis só com renda, como vemos aqui.
O street na haute couture não é banal porque nunca foi feito. O fizeram, na minha opinião, pelo marketing e para não ignorar "the sign of the times". Tem quem vai gostar, e quem não...o que resta é ver se os tênis também vão ser one-of ou se vão sair em série...
Com certeza deram o aval para usá-los com mais liberdade... Até a Daniela Falcão comprou um novo da Moschino e fotografou para seu Insta... A influência deu a largada!
bjs
c
CHelcias
26 de January de 2014Voce sempre impecavel! Obrigada pelo comentario. Beijos
Ivo Viana
27 de January de 2014Eu achei impressionante a sacada do Karl Largerfeld e prum cara que tem 80 anos
(ou quase) é mais impressionante ainda. Ele é um exemplo, uma inspiração... Espero ter na idade dele essa mesma clareza e liberdade criativa.
Agora com relação ao Couture eu sempre achei que as clientes diminuíram pq essas roupas não as interessavam mais, pq o dinheiro aumentou e muito. Depois que o Fórum de Davos atestou que 90% da riqueza gerada de 2009 a 2013 foi pras 85 pessoas mais ricas do mundo e que essas mesmas pessoas tem quase a metade de TODA a riqueza mundial, dinheiro não é problema. E com certeza essas pessoas consomem e muito de tudo. Então, demanda existe, o que falta é atrair esse público.
Vamos observar! Mas que foi uma belíssima mudança foi! Bjs. Ivo.
Ritinha Medina
27 de January de 2014QuietinhamasmuitofelizaprendendodemontãocomConsuelovskyesesuatchurmapráládeaplicada!!!
Bjkas,
Luciene Felix Lamy
30 de January de 2014Que aula, hein?
Elie Saab me tirou o fôlego!
Conheço uma estonteante que coleciona Valentinos.
E vai à feira de vestidinho de chita e rasteirinha. Uma simplicidade... ;)
Quanto à (des)governadora Roseana Sarney, é capaz que seja um Armani mesmo.
O povo é sofrido, humilde e crédulo. Os cofres públicos, vastos e fartos.
Ética é que não se pode dizer que seja acessível à corja de abutres.
Sorry, mas a "pólis" me diz respeito.
Beijos,
lu.