Yayoi Kusama e a sua parceria com a Louis Vuitton, em uma análise arte e moda na medida certa!!
Mais uma colaboração!! Desta vez a querida do Salotto, Tânia Sciacco, traz textos ricos com a relação da arte e a moda. Este primeiro fala da grande Yayoi Kusama e a sua parceria com a Louis Vuitton. Gosto de como Tânia explica todos os essenciais sem entrar na parte técnica nem da arte e nem da moda. É cultura contemporânea na medida certa!! Estou louca para saber o que vocês vão achar!
Mas antes, uma mini biografia por Tânia mesmo:
Fiz publicidade e a vida me reservou trabalhar com arte.
Este meu trabalho tem muita satisfação, não só obrigação.
Então o meu desejo é compartilhar.
Compartilhar as conexões da arte, os projetos, as ideias.
Compartilhar arte e tudo mais!
Tenho com meu sócio, filho e fotógrafo Daniel Sciacco, o Sciacco Studio, Escritório de Arte onde trabalhamos a pluralidade da arte, divulgando o trabalho e o nome dos artistas através de catálogos, livros, agendas, exposições e feiras nacionais e internacionais.
___________________________________________
Oi queridos frequentadores do blog e salotto!
Cá estou eu neste blog que amo, apresentando meu primeiro post pra vocês!
Queria inaugurar esta participação no Consueloblog com um texto muito especial, começar com uma super conexão entre arte e moda, e fiquei aqui quebrando a cabeça…
Eis que estava eu olhando o Instagram da Costanza Pascolato (mamisa para os assíduos) e vejo esta foto!
Pronto! Decisão tomada, bolinhas pra que te quero!
Yayoi Kusama e Louis Vuitton.
Arte + Moda
Algo mais clássico na moda que petit pois?
Marc Jacobs, que até este ano era o diretor criativo da Louis Vuitton, convidou a artista para criar para a marca em 2012. Foram lançados vários itens, entre eles bolsas e sapatos com a assinatura de Yayoi Kusama. Queridos, os casamentos felizes que tenho pra contar nem sempre são do ano vigente, mas como o amor (e a arte) são pra sempre, merecem ser compartilhados!
Alguém comprou peças desta coleção?
E na arte? Bolinhas são arte?
Mais do que pensar na simplicidade das bolinhas brancas ou coloridas em fundos contrastantes, temos que conhecer e entender o conceito do trabalho. Hoje, diferente da época dos clássicos, quando o importante era o “saber fazer”, quando ter técnica era fundamental, o que tem grande valor são as ideias, os conceitos, a história que se conta sobre aquela determinada série da obra do artista, o por quê daquilo.
E história e trajetória Yayoi tem de sobra.
Yayoi Kusama é uma artista e escritora japonesa, que nasceu em Matsumoto. Tem 84 anos e sofre de transtorno obsessivo compulsivo. Desde criança sofre de alucinações. Bolinhas brancas com fundo vermelho, vermelhas com fundo branco, pretas com fundo amarelo, bolas, bolinhas, bolonas fazem parte de suas telas, instalações, vídeos, performances. Falos (embora, segundo ela mesma, tenha aversão a sexo), flores e pontos de luz também são recorrentes. Nos dois últimos anos criou as estampas para Louis Vuitton e fez importantes exposições internacionais: em 2011 no Reina Sofía em Madri, e no Centro Pompidou em Paris; 2012 na Tate Modern em Londres, e no Whitney Museum em Nova York.
Passou grande parte de sua vida nos Estados Unidos, conviveu com grandes artistas da arte moderna, entre eles Andy Warhol.
Em 1973 Yayoi Kosama voltou para o Japão e poucos anos depois internou-se por opção própria em um hospital psiquiátrico onde mora. Seu studio fica próximo do hospital, ela conta que toma medicamentos todos os dias, menos nos dias em que pinta.
A artista diz que as bolas e pontos sempre a acompanharam, que ela fechava o olho e estavam lá, abria e estavam lá, a perseguiam e esta estranha obsessão tornou-se a característica principal da sua obra. As bolinhas podem representar o sol, o mundo, a lua, mas para Yayoi não importa o que significam, elas reconstroem o seu universo particular. Kusama fala abertamente de seus problemas mentais, diz que teve sorte de, na juventude, conhecer um psiquiatra que valorizava a expressão artística, que arte a salvou da morte, que canalizar sua criatividade a impediu de cometer suicídio, que sua cura é a arte.
Quando falo ou escrevo sobre ela, eu penso que é incrível!! Uma pessoa, de uma outra geração, japonesa, com uma tradição e herança cultural muito forte, vinda de uma cultura claramente patriarcal e repressora, que transformou uma “loucura” que a atormentava em arte, em produção positiva, em um caminho pra sua vida.
Quantas vezes fechamos os olhos e vemos “bolinhas” que nos atormentam?! Abrimos os olhos e lá estão elas, no claro, no escuro, pretas, brancas ou coloridas?! E não falo de coisas ruins não, falo de coisas boas, que muitas vezes também nos perseguem. Só conseguimos pensar naquilo! #quemnunca
As parcerias entre Louis Vuitton e os artistas foram promovidas pelo espertíssimo Marc Jacobs, agora que ele não está mais à frente da marca, vamos esperar para ver se continuam com esta proposta ou se Marc promoverá estas associações também em sua própria marca.
Yayoi Kusama está com duas exposiçōes em cartaz.
Por sorte nossa uma delas é no Brasil.
“Obsessão Infinita”
Até 26 de Janeiro de 2014 no Centro Cultural Banco do Brasil, Rio de Janeiro.
De 17 de Fevereiro a 27 de Abril de 2014 no Centro Cultutal Banco do Brasil, Brasília.
De 21 de Maio a 27 de Julho de 2014 no Instituto Tomie Ohtake, São Paulo.
E em Nova York na Galeria David Zwirner “I Who Have Arrived In Heaven” até 21.12.2013.
Espero que vocês tenham gostado! Sou de Leão, mas um leãozinho mais tímido!!
Beijos e obrigada Consuelo por esta oportunidade deliciosa!
Tânia Sciacco
__________________
Gostaram? Super bem pensado e escrito, não acham? E nossa, eu fecho os olhos e várias vezes vejo “bolinhas”!!!!…
Em tempo, falamos sobre Yayoi Kusama no post que fiz quando fui a Inhotim AQUI. Olhem só que linda a sua obra lá (tem mais fotos no post).
E só para completar, um tempinho atrás fiz um post sobre arte e moda também…é este AQUI onde falo do italiano Lucio Fontana.
- November 29, 2013
- 0
- Arte, Tânia Sciacco
Quiteria Franco- Visual (in) desejado
29 de November de 2013Parabéns pela inovação das colaboradoras.
A Tânia Scciaco é ótima!
O tema das bolinhas é fascinante e a história da Yayoi é absolutamente original- a moça se conhece mesmo.
Bjos para as duas, Consuelo e Tânia. :-)
consueloblog
29 de November de 2013Obrigada querida!! bjs c
Tania Sciacco
29 de November de 2013Quitéria, obrigada!! Eu também acho fascinante! Parece tão simples né? Beijos
Cassiano Lopes
29 de November de 2013Consuelita!!! O Salotto tá bombamdo! Que tudo esse post! A cada dia que passa estou mais apaixonado por esse espaço virtual rico em estilo de vida. Eu li uma reportagem da parceria da LV com a YK em uma edição da VOGUE. A iniciativa do MJ de inovar uma marca tão clássica com modernidade fazendo trazendo artistas ousados é maravilhosa. Uma história e tanto da YK que transformou a loucura em arte. Congrats por mais uma parceria linda! Bjocas e bom fds à todos! Cassi.
Cassiano Lopes
29 de November de 2013Prazer em conhecê-la Tânia!!!
Tania Sciacco
29 de November de 2013Cassiano, prazer em conhecê-lo também! Na verdade, já te conheço bastantão porque acompanho todos os comentários!
Muito obrigada! Estou muito feliz aqui!! Beijos
consueloblog
29 de November de 2013Eu também estou adorando as parcerias!! Acho q traz fresh air a este espaço e estou aprendendo tanto!! Adorei este artigo da Tânia. O que que a Vogue contou? Fiquei curiosa sobre o approach deles…
bjs
c
Tania Sciacco
29 de November de 2013Consuelo, eu tenho a Vogue, só preciso achar e te mando!! Beijos
consueloblog
29 de November de 2013Obrigada!! ;-) bj c
Cassiano Lopes
29 de November de 2013Não me lembro Consu... Mas vou procurar e te mando também caso a Tânia não encontre. Bjos.
teresa
29 de November de 2013Muito bom! Viva a diversidade de idéias!!!!
consueloblog
29 de November de 2013E q máximo como ela conseguiu superar as suas adversidades, não é?… bjs c
Tania Sciacco
29 de November de 2013Oi Teresa! Também sempre penso assim, viva a diversidade! Quase uma mantra! Beijos e obrigada
Alexandra
29 de November de 2013Tânia querida, parabéns! Seu primeiro post está espetacular....tanto pelo texto, como pela escolha da parceria e do artista.....realmente uma mulher intrigante e admirável, pelos fatos que você mesma coloca acima. É incrível o poder que o ser humano tem de superação e adaptabilidade, não é?
Na época da parceria eu li sobre, mas trazer o assunto de volta e desta maneira tão gostosa......adorei!
Consuelo querida, quantos coelhos existem dentro desta sua cartola (ou caixola?....rsrsrs) heim?......você está demais, menina!
Beijos mil nas duas. Beijos mil salotto amado.
consueloblog
29 de November de 2013Ainda tem mais!!… ;-)
bjs
c
Alexandra
29 de November de 2013Estou esperando...de mente e coração abertos. Faz um bem danado pra alma e para o intelecto esse ConsueloBlog viu!!!
Beijos.
Tania Sciacco
29 de November de 2013Alexandra,
Você não imagina como estou feliz em ler os comentários de vocês! Gosto tanto destes assuntos, destas conexōes da arte e saber que estão curtindo é demais de bom! Beijos e muito obrigada
Ah! Amei a cartola, digo caixola! rsrs
Alexandra
29 de November de 2013Tânia, também gosto muito de conexões deste tipo, seja em arte, música, moda.....é muito interessante e instigante.
Você com certeza conseguiu transmitir de uma forma clara e simples, e aí....fica mais gostoso de aprender. Obrigada!
Ah....já marquei na agenda e tentarei ir a SP no período da exposição...acho que será fantástico!
Beijo grande.
Ana Abate
29 de November de 2013Tânia, bacana saber desses detalhes da Kosama que transformou a "loucura" em obra!! A obra dela em Inhotim é demais! Quantas surpresas hein Consuelo? Bj p vcs!
consueloblog
29 de November de 2013Q bom q vcs estão curtindo! bjs c
Tania Sciacco
29 de November de 2013Ana, eu gosto muito da história da Yayoi! Eu nem deveria contar (porque afinal trabalho com arte), mas acredita que ainda não conheço Inhotim?!
Quero muito ir no pröximo ano!
Beijos e obrigada
Rosangela (Kinha) Mira
29 de November de 2013Assisti a exposição dela no Reina Sofia, em 2011 e fiquei encantada.
Tania Sciacco
30 de November de 2013Nossa Rosangela, que oportunidade boa!!
Maria Vilma
29 de November de 2013Bem vinda, Tânia! Quantas informações especiais!!! Como eu aprendo com tudo isso!!! É por essas e outras, que eu Ammmooooo... o CBlog/Salloto!!!!
Beijos, queridas!!!!
MV
consueloblog
29 de November de 2013Q bom querida!!! Acho q quem mexe com moda talvez já saiba algumas destas coisas, mas eu, por exemplo, n sabia dos detalhes…e muitos aqui não são assíduos de moda, só gostam…portanto bacana unir à arte! bjs c
Tania Sciacco
29 de November de 2013Obrigada Maria Vilma! Consueloblog é muito especial mesmo!
Também amo estar aqui. Beijos mil
Maria Vilma
29 de November de 2013Consuelo e Tânia, eu poderia até tomar conhecimento das
coisas que eu estou aprendendo aqui, mas faria um longo
atalho... O CBlog está me ajudando a encurtar esse caminho...
Obrigada!!!
Bjs, MV
Maria Araci
29 de November de 2013Tânia que bela surpresa tu a Consuelo aprontaram e neste caso acho que "bolaram" !!!!!! Sou muito ligada em tudo referente a arte e durante uns anos fui marchant aquí em Porto Alegre representando uma galeria do Rio. É um mundo fascinante! Quando for a São Paulo quero visitar teu espaço. Lembro sempre nosso rápido encontro, na rua, depois da reunião do Salotto no ano passado. Bjs e adorei esta parceria!
Tania Sciacco
29 de November de 2013Maria Araci,
É tanta "bola" que respondi pra você depois da Janisete!
Beijos
Janisete Miller
29 de November de 2013Parabéns pela bela parceria, Tânia e Consuelo! Adorei seu primeiro post, Tânia!
Eu havia visto umas fotos de uma instalação da Yayoi Kusama na Tate Gallery "Mirrored Room – Filled with the Brilliance of Life" e achei belíssima, mas não sabia muito sobre a artista e adorei aprender com você. Fantástico ela ter usado a arte como uma forma de lidar com suas questões psicológicas e ter tido esta possibilidade, claro.
Achei interessante a loja da LV em Londres desenhada por ela, pois as formas brancas dos lustres e mesas parecem enormes exoesqueletos de ouriços do mar - minha referência como bióloga, fico imaginando qual teria sido a referência dela...
Será uma alegria ver seus próximos posts.
bjs,
Tania Sciacco
29 de November de 2013Janisete, obrigada! Esta instalação(se é a que estou pensando) de Londres é muito linda! Achei difícil escolher as fotos!
Fui olhar a foto pra ver o esqueleto de ouriço, acho isto uma das coisas mais fantásticas da arte! Cada um olha com sua vivência e referências e a interpretação e sensação de cada um é única!
Mas sabe que também vi um ouriço!! Mas sö depois que você falou!
Beijos e muito obrigada
consueloblog
29 de November de 2013Realmente, na arte, como em um texto, tiramos o que mais nos traz a "casa"…isto é fascinante da vida, e tem o maior orgulho de sentir que o Cblog+Salotto está se transformando em um espaço para encontrarmos a nós mesmos através do expertise dos outros!! bjs c
Janisete Miller
29 de November de 2013Consuelo, você deve ter mesmo muito orgulho por seu merecido sucesso na criação deste espaço mais que especial que é dividido ou multiplicado de maneira tão interessante, carinhosa e respeitosa por todos e que adiciona tanto à nossa vida.
bjs.,
consueloblog
30 de November de 2013Amor!!! Bj c
Janisete Miller
29 de November de 2013Tânia, é a instalação de Londres mesmo - você visitou? Deve ter sido fantástico, não?
Seu post me trouxe uma recordação antiga - na verdade fiquei surpresa em ter lembrado - de uma instalação que vi há muitos anos na Bienal de SP (acho que se chamava Nuvens ou algo assim) que percorríamos calçando pantufas e segurando um espelho para ver o que havia sido suspenso no teto pelo artista e a sensação era maravilhosa de estar caminhando em nuvens mesmo...Obrigada por despertar esta minha lembrança adormecida...
bjs.,
consueloblog
30 de November de 2013Que lindo!!!!
Tania Sciacco
30 de November de 2013Janisete, não visitei esta, só vi fotos também. Minha primeira vez em Londres, Yayoi estava com uma exposição lá, em 2009. Que linda esta sua lembrança de exposiçåo. Nuvens sempre me lembram sonhos... Beijos
Tania Sciacco
29 de November de 2013Rsrsrs, "bolamos" mesmo!! Também lembro do nosso encontro, foi em frente de casa!!
Que bom saber que você trabalhou com arte! Venha Maria Araci, temos muito pra conversar!
Beijos e obrigada
Luciene Felix Lamy
29 de November de 2013Fascinada!
Fascinada com tudo o que estou desfrutando por aqui, Salotto!
A Consu não existe! Na surdina de tudo, nos traz toda essa Cultura via Tania Sciacco?
Confesso que sou bem leiga nessas "modernidades", por isso é tão precioso um post como esse: me informa, contextualiza, brinda, atrai, faz festa!
E, por falar em festa, o que é essa "instalação" em Nova Iorque? A esfera é a forma mais perfeita que existe, tão perfeita, mas tão perfeita que realmente surpreende que Yayoi tenha alcançado tamanha simplicidade em, ao lidar com ela, vá além dela.
Parabéns!!! Consu, Tania, Salotto: somos mesmo privilegiados por estar aqui. _/\_
Mil beijos,
lu.
PS: No post sobre Inhotim eu já havia me deleitado com Yayoi: parecia aquelas bolinhas de mercúrio líquido que escorre pelos dedos. ;)
PPS: Ao vivo e à cores, Tania é bonita demais! As fotos não lhe fazem justiça. É digna de nota a beleza que vem de um delicado Ascendente em Touro, o que a torna favorecida pela docilidade e delicadeza de Vênus.
Bia Lombardi
29 de November de 2013Mas esse Consueloblog está cada vez melhor, gente <3
O trabalho da Yayoi é maravilhoso e inspirador. Principalmente quando se conhece sua história. Transformar dor em arte é pra poucos pois exige uma dedicação e uma vontade de se curar e acalmar a mente que a maioria das pessoas não consegue ter em situações de desespero, né?
Fica a lição pra nossa vida. AMEI!
Tania Sciacco
29 de November de 2013Bia, que bom que você gostou! É verdade o que você fala transformar a dor em produtividade, Yayoi mesma diz que teve sorte em encontrar um psiquiatra que entendia de arte e a ajudou nisto.
Beijos
Bia Lombardi
29 de November de 2013amei, tania! uma lição pra todas as mentes criativas <3
consueloblog
30 de November de 2013Verdade!! Bjs c
Tania Sciacco
29 de November de 2013Lu, você é muito querida e gentil, alimentando o ego deste Leão aqui!
E queridos do salotto, eu amo esta foto com a Costanza que é by Luciene!
Falar da perfeição da esfera é uma observação maravilhosa! Precisamos estudar isto filosoficamente, que tal Lu?
Queria te contar, mas achei melhor a surpresa!!
Beijos mil e obrigada
Andreia Mota
29 de November de 2013C, boa tarde!
A exposição "Obsessão Infinita” foi record de público em Buenos Aires e está no CCBB aqui no Rio, bem pertinho do meu trabalho, não resisti. Fui pega em vários momentos de boca aberta, rsssss. Imperdível. bj, AM
consueloblog
30 de November de 2013Q máximo!! E as pessoas estão reagindo bem a está exposição?... Bj c
Tania Sciacco
30 de November de 2013Andreia, esperavam que no Rio tivesse muito público. Muita fila? Beijos
Sonia heloisa ferrari scacalossi
29 de November de 2013Oi Consuelo se gostamos :amamosssss.Como todos ja disseram sorte nossa em sermos seguidores do Salotto.Vc esta sempre nos surpreendendo com mts novidades. Tânia seja bem vinda Adorei seu post hoje Bolinhas e mais bolinhas. Amo.bjs
Tania Sciacco
30 de November de 2013Sonia, super obrigada!
Bom ter este retorno e saber que você gostou!
Beijos
Sandra Pires
29 de November de 2013Tania , gostei " muuuuuuuiiiiito" do texto, das imagens, principalmente quando você fala sobre a arte "hoje", a história , as conexões possíveis. Sou professora de Arte no Ensino Médio, apaixonada pelo que faço, então você deve imaginar a satisfação em encontrar um conteúdo como este. Parabéns!!!
Consuelo, lembra aquela história de fazer as pessoas felizes, mais uma vez acertou!
Abração!
consueloblog
30 de November de 2013:-)
Tania Sciacco
30 de November de 2013Sandra,
Como é importante um professor apaixonado pelo que faz nas nossas vidas! Pra transmitir conhecimento ter que ter grande talento e também amor pelo ensino! Que sorte dos seus alunos ter uma professora de arte assim! Muito obrigada! Espero contribuir de alguma forma. Beijos
Claudia - Curitiba
29 de November de 2013Nossa, muito bacana! Só parcerias de peso neste Salotto! Estou na Flórida mas qdo consigo dou uma "espiada" rapidinha. Assim que chegar em casa coloco a leitura em dia! Aqui com os sobrinhos tá meio difícil de sobrar tempo e energia...rsrsrs
Meu carinho especial à Tania e Consuelo, que nos proporcionam momentos cheios de novidade, arte, moda e inspiração. Bjo, bjo!
Tania Sciacco
30 de November de 2013Oi Claudia, obrigada pelo carinho diretamente da Flórida! Beijos e boa viagem!
Mia Athayde
29 de November de 2013Consuelo, que máximooooo !!!!!
Tânia, ADOREI !!!!!
Sou fascinada pelo trabalho desta senhora maluquinha e encantadora que salpica bolinhas pelo mundo ....
Um sonho de consumo meu é conhecer a ilha de Naoshima com seus sete museus, ver esse delírio a céu aberto do arquiteto Tadao Ando e chegar pertinho da abóbora gigante, obra da artista destaque deste post, que fica ali, olhando o mar e cuidando do píer ....
Ver seu trabalho em Inhotim foi um grande prazer. Torcida para ir ao Rio logo ou para que maio chegue logo !
Post bacanérrimo, texto delicioso e informações muito interessantes.
Parabéns pela nova e rica parceria !!!!
Um super presente para o Salotto ... um jeito muito legal de começar o fim de semana !!!
:)
Tania Sciacco
30 de November de 2013Mia!!
Compartilho do seu sonho de consumo!!!
A história das ilhas, dos museus, do arquiteto... Maravilhosas! Acredito no poder da arte para transformar! E lá também tem Yayoi!!
Obrigada por lembrar desta abóbora que é uma obra muito relevante da artista!
Beijos e obrigada
Andrea - Curitiba
29 de November de 2013Taninha querida! Em primeiro lugar, nao acredito que vc tem ja filho moco e fotografo!! Vc deve parecer irma mais velha dele!! ....Well, dizem que todo artista eh um pouco louco tambem...Quanta gente famosa na historia mundial chegou a um ponto de loucura tao grande que comecou a produzir coisas incriveis!! Essa japonesinha eh muito danada!! Gosto muito do que ela faz...Obrigada Taninha por um post tao bacana!! bjs........
Tania Sciacco
30 de November de 2013Andrea querida, já sou até avó de um menino de três anos e meio!! Acredita? Eu, que sou praticamente uma criança!!
Obrigada pelo comentário tão carinhoso e gentil, espero mesmo trazer posts que acrescentem ao universo tão encantador da Consuelo e do salotto.
Beijos
Andrea - Curitiba
30 de November de 2013Nao acredito!Eh mentira!Vc nao tem neto!Esta mentindo!hahahaBjs....
Dulce Mello de Menezes
30 de November de 2013Consuelo, mais uma ideia MARAVILHOSA! Diminuir a nossa infinita ignorancia é sempre muito bom! Colocado de uma forma tão básica, clara e agradável é tiro certo no resultado positivo. Obrigada!
Tania, nada é por acaso. Vc ao escolher esta artista para inaugurar este espaço que tem como maior caracteristica o respeito ao humano, nada mais condinzente com o mesmo.
Este artigo nos faz lembrar que a mente assim como coração, pulmão etc, tambem adoece! Estarmos nesta condição não implica sermos improdutivos! A vida nos dá um tapa na cara e escancara o quanto é rico, poderoso e belo os nossos "defeitos" genéticos.
Você não poderia ter escolhido mote melhor. Viva as diferenças!
Muito Axé, a você e Consuelo para que continuem a nos enviar o melhor dos seus corações e q a vida retribua estes gestos eternamente. Dulce
consueloblog
30 de November de 2013Dulce querida, "como maior caracteristica o respeito ao humano, nada mais condinzente com o mesmo." e "Viva as diferenças!" me deram uma felicidade no coração!!… obrigada!! bjs c
Tania Sciacco
30 de November de 2013Dulce, que lindo o que você escreveu! É isto, aceitar as diferenças. Principalmente as nossas próprias, que talvez seja o mais difícil.
Acho que Yayoi apresenta bem esta aceitação e a luta para que isto aconteça.
Beijos querida e muito obrigada
liliane ferrari
30 de November de 2013Ah que lindo!!! Façam mais vezes!!!!!! Isso sim é informação de moda, com conteúdo, reflexão e referências. Muito feliz de ver a Taninha aqui no seu blog Consuelo. Vocês são duas pessoas que eu gosto demais mesmo, que amo, que recomendo, que indico, que defendo e que acompanho bem de perto desde o primeiro post. E aprendo demais em cada atitude que vejo. Satisfação pra mim é isso, ver que conteúdo é tudo e quem produz tem está a anos-luz de distância da superficialidade do mercado. bjsss
p.s.: minhas bolinhas preferidas são umas da bridget riley :)
consueloblog
30 de November de 2013Querida, vindo de ti este comentário tão gentil e elegante fico sem fala!!! Muito, muito obrigada!!!! A colaboração com a Tânia continua. Ela está bolando um próximo fantástico que vai gerar uma série de outros lindos e emocionantes!!! Aguardo a tua opinião! bjs c
Tania Sciacco
30 de November de 2013Lili querida, pra mim é a maior felicidade ter seu comentário aqui!!
Amigos do salotto, a Liliane Ferrari foi quem me apresentou este mundo dos blogs, minha teacher!! Quero falar só um pouquinho sobre a Lili: eleita como uma das mulheres mais influentes da internet, com um blog pessoal muito incrível, produtora de conteúdo, mas conteúdo bom mesmo para vários sites e blogs, especialista em arte e internet, tenho muito mais pra falar sobre esta menina, mas eu disse que seria só um pouquinho... Ela usa uma tag para os amigos que vou usar pra ela mesma #meus amigos são um sucesso
É um privilégio te conhecer Lili!!
Beijos e muito obrigada!!
Ah! Consuelo querida, foi a Lili que me convidou para o lançamento do seu blog! Eu estava lá! Então temos que declarar que Liliane é a "culpada"
consueloblog
30 de November de 2013Super pluri culpada!! rssss!! E muito querida! bjs c
Adrianne
1 de December de 2013E Mme Ferrari , alem de tudo, tem um sorriso belissimo. Coisa de quem naturalmente arrasa!!!!!!!
Tânia Ziert Baião
30 de November de 2013Que surpresa maravilhosa. Já adoro o blog. Agora tenho mais um motivo para estar aqui curtindo ( como seu eu precisasse de mais...). Excelente artigo Tania. Bem-vinda. Como amante e apreciadora da arte contemporânea é muito acalentador ler você. Sucesso. Que a parceria nos proporcione cada vez mais surpresas. Vida longa as duas!!!!
Tania Sciacco
30 de November de 2013Tânia querida, muito obrigada! Nos conhecemos através de comentários em outros espaços, já frequentamos as mesmas praças virtuais faz algum tempo e ter sua opinião aqui me deixa muito feliz!
Beijos
Adrianne
30 de November de 2013Nao por acaso, um dos significados de TANIA justamente eh <>. Obrigada pelo primoroso texto.
Adrianne
30 de November de 2013Ficou truncada minha postagem acima. Minha traduçao perfeita e favorita de Tania eh Dadiva de Deus. Beijao, Dri
Tania Sciacco
30 de November de 2013Adrianne, que lindo!! Eu que agradeço, com o coração!! Beijos mil e obrigada!
Patricia Nascimento
1 de December de 2013Colocando em dia os posts atrasados e me deleitando com tanta informação boa...Tânia, parabéns pelo texto enxuto, lúdico, esclarecedor, terno...que a "loucura" dela possa ser assim, respeitada e celebrada por muitos... Eu, analfabeta em Arte, só tenho a agradecer a chance de aprender de forma tão gostosa! Obrigada, querida, vc arrasou no texto de estréia! Mas tenho certeza que isso é característica sua em todas as coisas que faz...Paz e mansidão nos corações de todos nós...abraços, queridas Tânia e Consuelo!
Tania Sciacco
1 de December de 2013Patricia, muito obrigada! Domingo é um ótimo dia para colocar a leitura em dia, ainda mais aqui no Cblog não é? Beijos e obrigada!
Mia
1 de December de 2013Tânia, comments com atraso, aceita?
Das " esquisitices" de Marc Jacobs essa é, sem dúvida, a melhor: juntar arte e moda!
No entanto, gosto mais de Kusama em Inhotim do que nas bolsas Vuitton. Nessas, prefiro " os rabiscos" de Stephen Sprouse!
Agora, trazer Kusama para o Consuelo blog foi demais, todos os louvores à sua iniciativa, thank you.
Bjk
Tania Sciacco
1 de December de 2013Mia, não está atrasado não!! Eu que agradeço a leitura do texto e o comentário! É muito bom! A qualquer tempo! Beijos
Fabiana Duarte
2 de December de 2013Informação de moda com conteúdo, bravíssimo!!!! Belo texto, foge do conteúdo superficial e fútil de tantos blogs que encontramos aos montes na internet. Tânia, sou fã do Marc, ela adora cães e sempre os usa em algumas peças das suas coleções....
O CONSUELOBLOG ganha uma colaboradora de peso, muito sucesso a competente, chic e querida Tânia. bj
consueloblog
2 de December de 2013Eu levant a bandeira!! bjs c
Tania Sciacco
3 de December de 2013Fabiana querida, super obrigada! É muito bom ver pessoas da sua geração, tão jovens ainda, pensando assim! Beijos mil
Cintia Covre
2 de December de 2013Parabéns pela parceria! A Tânia realmente entende de Arte e sabe lidar com pessoas, por isso um texto tão gostoso de ler, tão simples e ao mesmo tempo, tão rico! Beijos
consueloblog
2 de December de 2013Tem toda razão!! bj c
Tania Sciacco
3 de December de 2013Cintia querida, obrigada!! No próximo encontro do salotto você não vai faltar! Beijos mil
Mateus Habib
4 de December de 2013Oi, gente! Cheguei atrasado mas não podia deixar esse post passar batido rs Comecei a ler e já tive que minimizar várias frases que queria comentar na minha cabeça, estava me coçando, afinal, acho que vocês e Consu sabem, essas são duas das minhas grandes paixões: moda e arte. O momento quando escrevo sobre ou presencio cada uma delas, ou, ainda melhor, as duas juntas, é quando me sinto pleno, completo, vivo. E ler sobre isso dessa forma tão objetiva, rica e apaixonada me faz me sentir as mesmas coisas!
Tive a sorte de conferir a exposição da Yayoi aqui no CCBB, no Rio, e sim, as filas estavam gigantes nesse primeiro dia. Mas, como postei no meu instagram, essas, as filas para a arte, são as únicas filas na vida que me deixam feliz! Não me importa quem estava ali e a razão da visita, não me importa se a pessoa entende, gosta, se emociona ou não com a arte de Yayoi. Mas reservar o seu dia para esperar - e esperar é chato, né? Ainda mais hoje em dia quando o tempo nos é tão precioso - para ver a obra de uma artista me parece algo tão lindo, poético e generoso, que me deixa ainda mais excitado e intrigado para ver aquilo. Em uma das instalações, pode-se brincar de ser Yayoi Kusama por alguns minutos: é uma sala com paredes, teto, chão, objetos como mesas, cadeiras, luminárias, estantes e sofás, completamente brancos. Cada visitante ganha uma cartela de adesivos com bolinhas coloridas na entrada e pode pode colar onde e como quiser. Pasmem: na primeira semana de exposição (já voltei lá algumas outras vezes), quase não existia espaço em branco, todos estavam tomados dessas bolinhas. Encantador!
Obrigado, Tania, Consu e Yayoi!
Ps. Nunca tinha pensado nas bolinhas metaforicamente como coisas da nossa vida dessa forma como você nos mostrou, Tania. Muito bom!!!
Bjs
Tania Sciacco
6 de December de 2013Oi Mateus!!
Que comentário delicioso! Deu pra perceber que você é também apaixonado pelas conexões da arte!! Eu li sobre a cartela de adesivos e a participação de cada visitante, achei muito bacana. É sempre chato esperar na fila, mas comcordo com você, neste caso significa mesmo um avanço, muita gente querendo apreciar, conhecer, visitar arte, bom né?
Quando escrevo nào tenho a pretensão de ser uma critíca de arte, gostaria somente de aproximar a arte das nossas vidas. E me diz, nunca fechou oa olhos e viu bolinhas?? rsrs beijos e muito obrigada
Daniel Fontoura
5 de December de 2013Adoro a Yayoi desde a primeira vez que vi o seu trabalho na Gagosian em 2009.
Naquela época ainda não existia instagram, a galeria não permitia fotos, mas dentro de uma instalação com espelhos semelhante a que ela fez dessa vez consegui tirar uma foto (https://www.facebook.com/photo.php?fbid=305509869191&set=pb.516509191.-2207520000.1386291462.&type=3&theater)
Vi outras exposições dela e percebi que o trabalho dela não começou nas bolinhas, chegou nesse ponto, nessas formas após muito experimentar. Não consigo imaginar o drama que é estar dentro da sua cabeça mas fico muito feliz com os resultados positivos que saem de seus problemas.
Para quem quiser ver a artista falando sobre o seu trabalho na abertura da exposição na Galeria David Zwirner clique aqui: www.youtube.com/watch?v=A4oeVLkpjOA
Vale cada minuto!
(ela fala em japonês mas tem legendas em inglês e espanhol)
consueloblog
6 de December de 2013Obrigada Daniel pelo teu insight! Vi o video, maravilhoso!! Bjs c
Tania Sciacco
6 de December de 2013Obrigada querido por sua contribuição! Beijos
Eymard
6 de December de 2013Até conhecer a Tânia, eu achava que pessoas ligadas a arte e galeria de arte circulavam num mundo muito fora do meu universo! Embora eu me considere bem informado, tenha visitado museus mundo afora, aprecie boas coisas da vida, um certo universo de arte, me desculpe, parecia pedante! Tânia é o inverso disso. Culta, bem informada, mulher do mundo todo. Circula com e pelos melhores da arte e seus artistas. Me abriu um novo universo. Nos contactou e conectou de forma simples com artistas sensacionais. Parabéns para a Consuelo (cujo blog, aliás, já nos ajudou imensamente em vários contextos, no mais recente para uma viagem a Firenze) e para a Tânia.
Daniel é outro artista fantástico. Tinha mesmo que ser dele esse olhar sobre as esferas da Yayoi (obra simples e imperdível em Inhotin)
Tania Sciacco
6 de December de 2013Eymard, muito obrigada por divulgar o post!
Escrevi um pouco mais pra você, mas ficou depois de outro comentário.
Beijos
Madá Queirós Mattoso
6 de December de 2013Que texto maravilhoso Tania. Vc nos conduz com leveza ao universo da Kusama e nos faz querer mergulhar nessas instalações de bolinhas. Essa ligação da arte e moda é fascinante. Parabéns ao blog pela parceria!
consueloblog
6 de December de 2013Obrigada!! É uma honra! Bjs c
Tania Sciacco
6 de December de 2013Madá!! Muito obrigada! Espero a sua opinião em todos os posts!!(não pode elogiar que fico esperando sempre!!) Sabe que nos alimentamos dos comentários! Beijos mil
consueloblog
6 de December de 2013Deveras!!! <3
Conexão Paris
6 de December de 2013Queridas Consuelo e Tania
Parabéns pela parceria. Maravilhosa. Este primeiro artigo já mostra o que vem por aí.
Consuelo, precisamos marcar o nosso café em Paris. Agora com Tania.
Um grande abraço para as duas.
Lina
consueloblog
6 de December de 2013Linda que honra enorme te ver por aqui!!! Volto em marcar marcamos certamente!! Quem sabe a Tania venha!! ;-) bjs c
Tania Sciacco
6 de December de 2013Lina querida, tenho que deixar registrado aqui que é uma alegria enorme ter seu comentário. Você é uma referência pra mim, amo seus textos, seu blog, a forma como você conduz o negócio que ele se transformou.
Muito obrigada!
Ah Consu e Lina, tô dentro!! Podem marcar o café em Paris!!
Beijos
Tania Sciacco
6 de December de 2013Eymard,
Meu desejo é justamente este, aproximar a arte das pessoas. Eu penso, se pessoas como você, que são cultas, bem informadas, gostam de visitar museus e exposições e viajam bastante, tem esta impressão( e é muito comum que as pessoas sintam este universo assim, porque na verdade é um universo pedante mesmo), eu imagino os que tem menos oportunidades. Muito obrigada por seu comentário, gosto da forma que você escreve e dos seus textos.
Beijos
Francy
6 de December de 2013Amigos virtuais ,se encontram em vários espaços ...Da Consuelo (fan de carteirinha )que me guia nas idas e vindas da Itália ,com dicas espertas e humor imbatível,da Tania amiga virtual que sempre admirei ,veio este texto despretensioso e mas com muita informação .das bolas ,sempre gosto ,na arte ou na vida .Rever a expo no Rio ,vai ser um privilégio . Quer programa melhor ,ora bolas ...
Tania Sciacco
6 de December de 2013Rsrsrss mada melhor, ora bolas!! Obrigada Francy, eu não canso de falar que é um privilégio!! Vocês, meus amigos virtuais, são demais!! E só nos encontramos em espaços tops!! Beijos
Mariacininha
7 de December de 2013Olá Tânia que texto delicioso com fotos que ilustram muito bem o que as bolinhas são, lúdicas. Nada mais lúdico que um tecido de bolinhas, do que as ervilhas, do que a lua, do que as bolas de bilhar ... Adorei o texto beijos
Tania Sciacco
8 de December de 2013Querida Cininha, obrigada! Seu trabalho com as "Marias" é inspirador e lúdico. São "bolinhas" da sua vida, não são?
Beijos