Dicas Sensacionais de Amsterdã por Cassiano Soares Lopes
Nosso colaborador, Cassiano Soares Lopes, já viveu em Amsterdã. Este ano ele voltou e nos conta os seus spots de insider! Inclusive a cena gay!
Expressei em outro post a paixão que tenho pela Holanda, onde morei em 2003 e passei férias em 2016. A capital Amsterdã, destino gay friendly famoso na Europa, foi considerada a capital gay no século XX. A liberdade e respeito à diversidade LGBT, o mix cultural, os canais e arquitetura, as luzes, a ferveção da noite com variedade de bares, cafés, boates, restaurantes e coffee shops (para quem curte um fuminho) atraem milhares de turistas. É a oitava vez que visito o país, pois uma das minhas melhores amigas vive lá, assim como outros grandes amigos. Adoro reencontra-los em Petit-comités que são espetaculares.
Concordo com a Danuza Leão quando diz em seu livro É tudo tão simples que a experiência de visitar suas cidades preferidas mais de uma vez em diferentes fases da vida é ótima. O motivo? Você se sente em casa e as novidades tornam o retorno super válido. Esses 20 dias em Amsterdã valeram muito e pedi permissão à Consuelo para dividir com vocês algumas dicas desse lugar encantador.
Um pouquinho de história
Para quem não conhece, a Holanda é uma nação localizada na Europa ocidental, que faz fronteira com a Bélgica (sul) e Alemanha (leste). A capital é Amsterdã e a sede do governo, em Haia. É conhecida por seus moinhos de vento, tulipas, tamancos, cerâmica de Delft, queijos, pintores célebres, bicicletas, valores tradicionais e virtudes civis, tais como a sua tolerância social e política liberal em relação à homossexualidade, drogas, prostituição, eutanásia e aborto. Rica em qualidade de vida possui um dos melhores Índices de Desenvolvimento Humano do mundo. A moeda é o euro e o idioma oficial o holandês, mas quase todos falam inglês. O monarca é o chefe de Estado e o cargo é ocupado pelo rei Willem–Alexander Claus George Ferdinand.
Quando viajar
Sugiro as épocas de abril/maio e setembro/outubro – baixa temporada com clima agradável e preço acessível de passagens. O clima é delicioso ao fim de julho/começo de agosto (verão), calor que pede roupas confortáveis, gente na rua e ferveção garantida com dias longos – o sol pode ir embora tranquilamente depois das 21h. Viajo geralmente entre julho e setembro, período das minhas férias. Opto pelo voo direto da KLM (Guarulhos x Schipol) com aproximadamente 11h30 de duração (há itinerários para todos os gostos e bolsos).
Onde ficar
Geralmente fico hospedo em casa de amigos, mas a cidade oferece opções de hotéis, hostels, bed & breakfast, apartamentos e casas-barco para alugar. Gosto da região do Bloemen Market (Mercado das Flores), Jordan, 9 Straatjes e Vondel Park.
Getting around
Alugar bicicletas é uma boa para quem gosta de pedalar. Entretanto, aconselho andar a pé, se perder pelas ruelas e descobrir restaurantes, lojas, arquitetura e muita história. Os trams (bondes elétricos) estão por toda a cidade, assim como ônibus, taxis e tuc-tucs. Assim que desembarcar no aeroporto, sugiro comprar um cartão de transporte (recarregável a medida que os créditos sejam usados). Custa em média 20 euros e pode ser usado em ônibus, trens e trams (algumas viagens de trem precisam de um ticket especial). Uma mão na roda para quem decidir turistar pelo país, pois além da praticidade, é econômico. O ponto de entrada e partida na capital é a Centraal Station (também ponto de encontro). Os mapas de identificação são autoexplicativos e se precisar de ajuda basta ir a um dos guichês de informação. A estação é linda e conta com lojas de conveniência, floricultura, cafés e quiosques take away. É um frenesi!
Datas animadas
Recomendo 02 grandes eventos, King’s Day e Gay Pride. No King’s Day (Dia do Rei), 27 de abril, os holandeses se vestem com a cor laranja e celebram a família real. Certamente, é uma das maiores festas de rua do país em que a comemoração, regada à comida, bebida e música, une tribos e gerações. Os canais lotam com barcos que vão e vem, no mesmo ritmo do mar de gente em terra firme. O Gay Pride (Orgulho Gay) acontece nos últimos/primeiros dias de julho/agosto, com direito a desfile de barcos no canal Prinsengracht durante o dia e party time à noite. Todo ano o tema é diferente e ligado a alguma questão LGBT.
Cultura & Lazer (passeios e museus)
Listei a seguir quais passeios acho legal serem feitos, porém, no site www.iamsterdam.com há diversos destinos.
Canal Cruising – passeio de barco pelos canais da cidade. Recomendo passeios noturnos com jantar e drinks inclusos. É lindo e romântico. Mas de dia também é massa alugar um barco com piloto ou ter algum amigo com autorização para pilotar + bebida + petiscos e se aventurar pela tarde.
Caminhar sem pressa – escolha um ponto de partida qualquer e explore a vizinhança com um mapa na mão (ou não). Qualquer bairro é maravilhoso e reserva surpresas inesquecíveis. Se perdeu? Pega um tram ou ônibus e volta até o ponto de partida – Centraal Station – ou um ponto central de referência – Dam Square, Bloemen Market (Mercado das Flores), Leidseplein ou Rembrandtplein. A partir desses pontos você se acha!
Rijskmuseum – museu completo com uma coleção imensa que requer pelo mínimo 02 horas de passeio. Os famosos quadros The Nightwatch (Rembrandt) e De Melkmeid – A Leiteira (Vermeer) estão expostos lá – Museumstraat 1 +31 900 0745 www.rijksmuseum.nl Tram nº 5, parada Museumplein.
Moco Museum – é menor e oferece ao público exibições de arte moderna e contemporânea, como a exposição do artista de rua britânico Bansky – Honthorststraat 20 +31 20 370 1997 www.mocomuseum.com Tram nº 5, parada Museumplein.
Van Gogh Museum – é bárbaro e tem o maior acervo do mundo das obras do pintor. A fila é imensa e recomendo comprar o ticket on-line, a não ser que queira esperar e fazer amigos enquanto espera (faço isso) – Museumplein 6 +31 20 570 5200 www.vangoghmuseum.nl Tram nº 5, parada Museumplein.
Stedelijk Museum – também contempla a arte e design modernos e contemporâneos e conta com um restaurante delicioso – Museumplein 10 +31 20 573 2911 www.stedelijk.nl Tram nº 5, parada Museumplein.
Casa da Anne Frank – a história de vida dessa menina é triste e inspiradora. É emocionante visitar a casa em que ela ficou escondida durante a perseguição dos alemães aos judeus na segunda guerra mundial. O ambiente gera sensações e nos transporta àquela época terrível. Prepare-se para fortes emoções se tiver um coração derretido como o meu – Prinsengracht 263 – 267 www.annefrank.org pertinho da Centraal Station, atrás do Shopping Magna Plaza.
Rembrandthuis – a casa onde morou Rembrandt virou museu. A técnica que ele usou para obter as cores de suas obras é mostrada ao público por estudantes de arte (bem interessante) – Jodenbreestraat 4 www.rembrandthuis.nl Trams nº 9 e 14, parada Waterlooplein.
Vondelpark – maior parque central de Amsterdã localizado próximo ao Rijksmuseum e Van Gogh Museum. Tram nº 5, parada Museumplein ou um ponto antes que não me lembro. Fica próximo ao Holland Casino para quem quiser fazer uma fezinha.
Red Light District – saindo da Centraal Station, o Bairro da Luz Vermelha fica localizado ao lado esquerdo. Não preciso nem dar detalhes do que podem encontrar por ali, pois o próprio nome já diz tudo (morei nesse bairro em cima de uma vitrine alugada por uma prostituta transexual, foi o meu primeiro contato real com a diversidade).
Leidseplein & Rembrandtplein – duas áreas repletas de bares, cafés e restaurantes. Um do lado do outro e opções variadíssimas! Bar hopping is a must (ir de bar em bar é obrigatório) Trams nº 1, 4, 5 e 14, saindo da Centraal Station, param lá.
Outras Cidades – cidades lindas que também sugiro conhecer – Harleem, Alkmaar, Nijmegen, Maastricht, Roterdã, Delft, Haia e Volendam.
Gay life
Há muitas áreas gays em Amsterdã, geralmente próximas umas das outras. A rua mais famosa tem um nome quase impronunciável – Reguliersdwarsstraat – e é o ponto de encontro. Ali estão 02 bares que adoro: o Soho – www.soho-amsterdam.com – e o Taboo – www.taboobar.nl Ambos oferecem double drinks em dias específicos da semana. Dois bons restaurantes italianos ficam lá também: Saturnino – www.saturnino.nl – e Campo de Fiori – www.campodefiori.nl Pertinho está a tradicional rua Amstel com bares gays tradicionais como o Amstel 54 onde drag queens se apresentam para uma clientela mais madura. Há também a Warmoesstraat, onde estão os bares gays na linha leather e s&m.
Bares, Cafés & Restaurantes
Adoro um fervo e lugar para isso é o que não falta. Os holandeses são animados e gostam de uma festcheenha. Logo após o desembarque, deixo as malas em casa, tomo um belo banho, troco o modelito e me jogo na ferveção!
Bar do The Dylan Hotel – hotel boutique maravilhoso, com um bar mais maravilhoso. O menu é um mix de requinte e simplicidade, com pratos deliciosos. Adoro os frutos do mar. Preço salgado, mas vale à pena porque tem um público bem descolado – Keizersgracht 384 +31 20 530 2010 www.thedylanamsterdam.com
Café Luxembourg – me apaixonei por esse café. A comida é divina e o preço mais ainda! Cardápio muito bom e, se não me engano, tudo é feito por eles. A decoração com chão de madeira, móveis escuros e meia luz é sedutora – Spui 24 +31 20 620 6264
The Seafoodbar – o melhor restaurante de frutos do mar que já conheci! Eles tem um combo de lamber os dedos. O décor é tudo e o preço razoável. Dá para pedir vários pratos e dividir com um grupo de amigos. Melhor reservar on line – Spui 5 – www.theseafoodbar.com
Cannibale Royale – nessa viagem conheci esse delicioso restaurante especializado em hambúrguer. Pensem num super burguer com batata e um cardápio de cervejas especiais… A decoração é original e o staff, jovem e descolado. Há 03 endereços na cidade e o site é incrível www.cannibaleroyale.nl
Café do Bijenkorf – o último andar da loja de departamentos De Bijenkorf tem espaço gourmet com diferentes cardápios preparados na hora pelos chefs. Minhas opções são os sanduíches de atum, saladas agridoces e peixes. Você pega uma bandeja e escolhe sua comida. Ao final, antes do caixa, tem as bebidas. Ótimo custo benefício – Dam 1 +31 800 0818 www.debijenkorf.nl
Ponte Arcari – conheci o Ponte Arcari esse ano também. Pequeno no espaço (umas 10 mesas apenas), porém grandioso no cardápio! Jantamos em seis pessoas. Com entrada, prato principal, sobremesa e bebidas, saiu em média 35 euros por pessoa. E o tiramissu de lá é diferente da receita original. Muito melhor e sem café! Os garçons são simpáticos e engraçados. Demos sorte de ter mesa vaga, pois geralmente é busy e precisa de reserva – Herengracht 534 +31 20 625 0853
Van Rijn – esse mix de kitchen & bar é um dos meus lugares favoritos. O vinho é maravilhoso e eles tem porções de aperitivos deliciosos, como o bitterballen, croquete holandês, servido com mostarda. O décor é moderno e depois das 21h tem DJ aos fins de semana – Rembrandtplein 17 +31 20 450 0555 www.vanrijnamsterdam.nl
De Hallen – esse espaço onde os trams eram consertados antigamente foi reformado e se transformou em um centro de cultura, gastronomia, arte, moda e música. A proposta é moderna e elegante, porém sem ostentação – Hannie Dankbaarpassage 47 +31 20 705 8164 www.dehallen-amsterdam.nl
Shopping & Fashion
Já fui louco por compras e melhorei graças à Deus! Nas viagens rezava para não pagar excesso de bagagem. Uma vez tive que abrir a mala e começar a tirar coisas na frente de todo mundo. Prometi que nunca mais passaria por essa vergonha… Hoje, não deixo de comprar o que eu gosto, porém estou mais comedido. Sugestões de shopping:
De 9 Straatjes – são nove ruas que tem lojas, restaurantes, galerias de arte, beauty salon e vintage shops. Tudo é especial, desde a forma de apresentação das vitrines até a embalagem dos produtos. Os restaurantes são contemporâneos com cardápios orgânicos e de fusion food. É uma aventura se perder por lá e encontrar tesouros como a loja de acessórios masculinos De 9 Heren – www.de9straatjes.nl
Kalverstraat – a rua das compras com lojas e fast food shops dos dois lados. Começa próximo ao Victoria Hotel e vai até o Bloemen Market (Mercado das Flores). Urban Outfiters, H&M, Zara, Mango, Pull & Bear, TopShop, River Island, Diesel, Esprit, Lush, Puma, Nike, Pepe Jeans London e Mac tem lojas lá. A holandesa WE é mara e as peças são de ótima qualidade, como seus tricôs e jeans – www.kalverstraat.amsterdam.nl
De Bijenkorf – loja de departamento com top brands na mesma linha da Harrods, Galeries Lafayette e Barneys New York. Tem de tudo. Gosto da área dos cosméticos com amostras e as lindas mulheres do exército da beleza – Dam 1 +31 800 0818 www.debijenkorf.nl
PC Hooftstraat – a Pieter Cornelisz Hooftstraat é a Rodeo Drive de Amsterdã, ou seja, a rua de compras dos endinheirados. Fica próximo ao Museumplein – www.pchooftstraat.nl Tram nº 5, parada Museumplein.
Laundry Industry – essa loja eu amo e passo por lá pelo menos umas 3 vezes quando estou em Amsterdã. Sempre acho que preciso de algum item. É um estilo minimalista, cores neutras e cortes retos. Preço salgado, mas as peças são de ótima qualidade – Sint Luciënsteeg 18 +31 20 362 1832 – www.laudryindustry.com
Laurindo Love – Laurindo Andrea é meu amigo particular, ótimo designer de acessórios (bolsas, chaveiros, porta cartão, clutches e afins) e vive em Amsterdã. Começou com roupas até descobrir a sua paixão pelo couro, matéria-prima mais usada na produção de suas criações feitas à mão e que podem ser personalizadas pelo cliente. Depois de trabalhar com moda em Curaçao, Suíça e Paris, decidiu focar na produção de bolsas em Amsterdã, cujo processo leva entre 1 e 2 dias. O início foi quando olhou para uma poltrona em seu apartamento e desmembrou-a para usar os pedaços do couro marrom na criação de uma linda tote, hit da sua coleção disponível em seu perfil no Facebook – Laurindo Love (o site ainda não está pronto e ele também usa material reciclado). Fiquei feliz da vida quando fui presenteado por ele com uma pouche e mais ainda quando soube que e Oprah Winfrey também tem uma!
Em Amsterdã tem muita coisa para fazer. Na casa dos quase 1 milhão de habitantes, 600.000 bicicletas, 170 canais, a cidade é maravilhosa e quem a visita nunca mais deixa de voltar (meu caso). Mais informações em www.iamsterdam.com e espero que tenham gostado!
Kusjes & tot volgende keer – Beijocas e até a próxima!
- December 16, 2016
- 9
- Cassiano Soares Lopes
Katia
16 de December de 2016Post maravilhoso, ótimas dicas 💞. Obrigada Cassiano e Consuelo por compartilhar 🎄🎄
Cassiano
17 de December de 2016Obrigado Kátia! Bjocas! Cassi
Jovita Agra
16 de December de 2016Cassi meu lindo, que prazer ler este seu post. Já visitei Amsterdam três vezes e voltaria lá sempre que pudesse porque sou apaixonada por aquela cidade. Também conheci Delft, Volendam e Roterdam, são legais mas nenhuma delas se compara ao charme de Amsterdam. É tão bom ver esta cidade pelos seus olhos, adorei suas dicas. Beijo com carinho.
Cassiano
17 de December de 2016Que bom que gostou Jovi! É uma cidade maravilha mesmo. Bjocas amada! Cassi
Marina
16 de December de 2016Olá Cassiano, gostei muito da sua Amsterdão, é uma linda e tranquila cidade. Concordo quando diz como é bom voltar a uma cidade que conhecemos bem, em diferentes fases da vida. E acho ainda que cada pessoa tem uma versão muito própria da mesma cidade. Cada um tem um olhar diferente e depende da lente que queremos pôr.
Conheci Amsterdam em 2011 e confesso que também me emocionei na casa de Anne Frank, dá para sentir o medo e o terror causado pela guerra. Era apenas uma menina, mas deixou um testemunho de coragem.
Obrigada pela partilha! Boas festas :)!
Cassiano
17 de December de 2016Amsterdam é tudo mesmo! Morro de amores por ela. Bjocas! Cassi
Denise Luna
16 de December de 2016Cassi, adorei as dicas. Estive na Holanda no King´s day e é muito animado, aliás, como essa família real é linda e querida, não é mesmo?
Fiquei hospedada em Wasenaar pertinho de Rotterdam onde também tem coisas interessantíssimas para se ver. As cidadezinhas são todas tão charmosas e o povo é tão alegre e ativo.
Acho que a única coisa que a gente tem que se preocupar, são as bicicletas! Se bobearmos, podemos ser atropelados! kkk
Bjs
Cassiano
17 de December de 2016Denise, eles buzinam hahahaha Bjocas! Cassi
Mia Athayde
17 de December de 2016Cassiiii!!!!
Que delícia rever Amsterdã pelos teus olhos !
Essa cidade é bárbara mesmo!
Já estive por lá com marido e uma vez, só com uma das minhas filhas .... foi divertidíssimo!!!
Jordaan é uma área muito especial para mim com um feira incrível, o Nordeenmarkt nos fins de semana e várias lojas e antiquários super descoladas!
Puxa... deu vontade de volta !
Adorei seu post e ver vc lindoooooo e feliz por lá!
By the way, vc fala dutch?
Eta língua difícillllllll !!!!
bjssssss
Mia Athayde
17 de December de 2016Upsssss !!!
AmsterdÃO ou Amsterdam , loja e antiquários super descoladOs , votar de voltaR !!!!!
Desculpe os erros !!!
:))
Cassiano
17 de December de 2016Amada Mia, obrigado! É uma cidade maravilhosa mesmo. A região do Jordaan é incrível! Adoro também. Sempre que puder vou voltar para lá. Me identifico com esse lugar. Bjocas! Cassi
Ana Laura Dimas de Freitas Rabelo
17 de December de 2016Delícia de post, Cassi! AMEI!
Vontade de ir agora!
XOXOXO,
AL
Cassiano
18 de December de 2016Let's pack and go Sweet AL!!!
Carol Martins
17 de December de 2016É um prazer imenso receber nosso delicioso Cassi , antes dele chegar é uma expectativa enorme , e quando ele vai embora é uma saudade imensa , ik hou van jou mijn lieve Cassi , je bent altijd welkom ❤️
Cassiano
20 de December de 2016Carol amada, que delícia te ver por aqui! Obrigado pelo carinho, hospedagem e por tudo mais! Ik hou van jullie ook!
Maria Araci d'Avila
17 de December de 2016Cassi: como disse a Mia, me deu vontade de voltar!!! Já estivemos duas vezes na Holanda e na última a Carolina, nossa filha, estava morando em Haia. Passou dois anos lá estudando tipografia. Fomos a uma praia, que agora não lembro o nome, mas parecia que estavamos em um filme antigo. E Amsterdam eu adoro!!!! Obrigada por trazer tão ótimas lembranças! Vou rever meus diários de viagem e depois te conto o nome da tal praia!!!!!
Cassiano
20 de December de 2016Maria Araci fico feliz que gostou e a praia pode ser Zandvoort! Bjocas!
Maria Vilma
18 de December de 2016Fantástico como sempre! Desta vez, Cassianei e igualmente CassiAMEI!!!
Obrigada por compartilhar, Cassiamado!
Muitos beijos !!!
MaVi
Cassiano
18 de December de 2016Obrigado MaVi! Muitos beijinhos para você também!
Carmen Nogueira
18 de December de 2016Cassi deu vontade de incluir esta cidade na próxima viagem e tudo mais que estiver ali perto . Boas dicas!
Obrigada
Bjo
Cassiano
18 de December de 2016Carmen, vale muito à pena! A cidade é tudo, e o país lindo demais! Bjocas!
Andrea - Curitiba
18 de December de 2016Lindas fotos, Cassi! Teus amigos sao muito simpaticos! Estive na Holanda apenas uma vez, em 1989. Soh choveu e nao vi uma tulipa, hahaha...mas trouxe o meu tamanco! haha...Bjsss
Cassiano
18 de December de 2016Obrigado Andy! Tem que ir no verão para ver os campos de flores. É uma obra de arte literalmente! Bjocas!
Cassiano
19 de December de 2016Primavera! Primavera! hahahahahaha
Adrianne
19 de December de 2016Cassi, lindo e querido, amo ver o mundo pelos seus olhos.
Dessa vez não seria diferente, a postagem ficou absurdamente SHOWWWWW!!!!!!!!!!!
Cassiano
20 de December de 2016Dri, mon amour! Que saudades de tu! Obrigado e sabes bem o quanto amo esse lugar... Bjocas lindeza!
Andreia Mota
20 de December de 2016Promete que volta lá comigo?
Vamos fazer tremer aquele lugar!! Risos, beijos maninho querido!
Adrianne
20 de December de 2016Ei, prometam que eu irei junto...
Cassiano
21 de December de 2016Prometido de peito cruzado! Bisou!
Cassiano
21 de December de 2016Prometo mana! Vamos ferver e sacudir as águas dos canais! Será uma experiência incrível! Bjocas com saudades!
Ana Paula
21 de December de 2016Eu amei Amsterdam. Fiquei preocupada nos primeiros 15 minutos, depois cai de amores e nunca mais me esqueci. Cidade linda, cheia de encantos, de pessoas mega simpáticas e disponíveis a te ajudar em tudo. Fiz toda a cidade a pé e amei cada canto. Eu e meu mapa andamos muito por lá. Volto assim que tiver uma outra oportunidade. Vale cada minuto! Recomendo de olhos fechados.
Cassiano
24 de December de 2016Que tudo Ana Paula! É uma cidade para se derreter de amores mesmo. Bjocas!
Ritinha Medina
21 de December de 2016Depois dessas dicas
M A R A V I L H O S AS...
Fico me perguntando: quéqeutôfazendoaqui??????
AMEIAMEIAMEI!!!!
Bjkas, meu querido
Cassiano
24 de December de 2016Ritoka, eu também hahahaha Bjocas amada!