O Altruismo do Amor…
Mas falo de um amor maior. Algo de incontrolável e insubstituível. No meu caso é aos meus filhos. Quero eles perto, mesmo se os deixo ir longe. Sinto uma saudade ENORME! Ao ponto de procurar o cheirinho deles no travesseiro quando vão embora… Ao ponto de suspirar continuamente… Mas isso é egoísmo?…
A Blanche (mais dela AQUI), governanta da minha mãe, minha e de meus filhos, ou seja parte da família, muito religiosa e órfã cedo, um dia me falou que demorou quase a sua vida toda para entender o significado desse AMOR do qual fala a Bíblia. Eu a perguntei o que era, e ela respondeu “é tudo, e é totalmente sem egoísmo.”
Para mim a minha definição de amor veio há pouco, quando meus filhos foram embora (para um post sobre como sobreviver ao ninho vazio veja AQUI). A tristeza era tanta que senti dor física. Como sou muito pragmática comecei a pensar qual seria o modo de fazer esta dor passar. Afinal não queria que eles soubessem que eu estava mal. Depois de uma certa introspecção concluí que além do tempo que a amenizaria, o único jeito era se não os amasse tanto… Foi quando entendi que amar é um ato de puríssimo altruísmo. Pensem bem, pessoas muito egoístas tendem a amar mal…
Quando se ama verdadeiramente nos expomos à enorme dor da traição, do abandono e da perda. O único jeito de não passar por essa dor é não amar. Mas será que eu quero uma vida sem amor para não sofrer? É essa a única alternativa? Se for, eu voto não… PREFIRO AMAR!!
Portanto amo meus filhos com todo o meu coração, expondo-me à dor. E do momento que aceitei isto aprendi a amar mais completamente! Amo meus pais, minhas irmãs, o Roberto e amo vocês, Salotto!
I LOVE YOU!! E que venha a dor!! Gosto de viver intensamente!
- November 03, 2016
- 23
Jussara Cunha
3 de November de 2016Texto lindo!!! Quanta verdade!!!!!Também prefiro a dor de amar incondicionalmente, à tristeza de não sentir .....
Maria Araci d' Avila
3 de November de 2016I LOVE YOU TOO!!!!!!!
Marcia Meira
3 de November de 2016Amor de mãe, amor que não se mede, que não se repete.
Adrianne
3 de November de 2016Sei bellissima, BB... cuore e tudo o mais :) :) :)
consueloblog
4 de November de 2016<3
Fatima Bertoche
3 de November de 2016Isso nesmo... sem dor não tem amor!
Denise Luna
3 de November de 2016Love you too, Musa!!!!!!
Texto lindo que me tocou MUITO. Entendo você perfeitamente.
Se me permite, coloco aqui a definição de amor bíblica.
Bjs
I Coríntios 13: 4-7
4 O amor é paciente, o amor é bondoso. Não inveja, não se vangloria, não se orgulha.
5 Não maltrata, não procura seus interesses, não se ira facilmente, não guarda rancor.
6 O amor não se alegra com a injustiça, mas se alegra com a verdade.
7 Tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta.
Andrea - Curitiba
3 de November de 2016Ai De, como eh dificil....licoes e deveres todos os dias para alcancar tudo isso! Bjss...
Denise Luna
6 de November de 2016Andrea, difícil mesmo, amiga. A Oprah bem dizia que é o trabalho mais trabalhoso do mundo! kkk
Bjs, querida!!!!!!!!!!!
Cassiano
4 de November de 2016Perfeito!
Denise Luna
6 de November de 2016Não é mesmo, Cassi?
Bjs querido!
consueloblog
4 de November de 2016Obrigada De! bjs c
Grazielle
9 de November de 2016Tao verdadeiro .....um grande abraço.
Sandra Abrahim
3 de November de 2016Maravilha "Diva", que tenhamos sempre amor com dor mesmo. Porque estar viva é isso,sentir bem sentido tudo que vale a pena.
A propósito, linda sua colocação Denise Luna
Denise Luna
6 de November de 2016Obrigada, Sandra. A Bíblia realmente contém todas as lições para uma vida melhor.
Bjs
Nara Lombardi
3 de November de 2016Linda,
Foi bom ler isso. Já estou morrendo em pensar que minhas filhas "voarão" em 3 ou 4 anos.
Como não sofrer? Mas, o melhor, é amar intensamente. Sigamos amando cada dia mais.
Beijos
Frederica
3 de November de 2016Não poderia concordar mais, Consuelo! Mas como é difícil alcançar essa liberdade? É uma vida inteira a aprender...beijo
Angelica
3 de November de 2016Nós tb amamos vc Consuelo...bjos
Valéria Assis Gil
3 de November de 2016Oi Consuelo,
Há muitos anos um grande amigo meu Psiquiatra / Psicanalista me ensinou " que amar alguém é deixa-lo livre, é querer sempre o seu bem, mesmo que ele não esteja com vc ou perto de vc".
Com o passar dos anos vejo que ele tinha completa razão.
Bjs
Valéria
consueloblog
4 de November de 2016total! bjs c
Gabriela Sartori
3 de November de 2016Brava!!! =)
Andrea - Curitiba
3 de November de 2016WOW!!! Que post, Cons!! Como vc esta certa....e como eh dificil este altruismo.....acho que daria mais alguns posts sobre o assunto.....Bjs lindona mia....
consueloblog
4 de November de 2016obrigada! bjs c
AMÉLIA HELENA PICCAZIO
3 de November de 2016Muito lindo e verdadeiro. Amor é tudo e sempre vale a pena. Nós tb te amamos e agradecemos o carinho conosco, sempre postando coisas bonitas, tocantes e sinceras.
Rosa Virginia
3 de November de 2016Consuelo,
Quando me separo dos meus filhos sinto " um pedaço arrancado de mim ..." Mas onde eu estiver eles estarão no meu coração. E assim, sigo a vida, amando muito! Como lembrou Denise," o amor tudo sofre, tudo crê, tudo espera, tudo suporta". E o reencontro ... puro êxtase , explosão de felicidade, momentos benditos!!
Obrigada pelo carinho de sempre!
Beijos,
consueloblog
4 de November de 2016Ah é! Não vejo a hora do reencontro!
bjs
c
Eduarda
3 de November de 2016Esse livro é muito legal.Super recomendo! Bjos Amar e ser livre: As bases para uma nova sociedade
Marina
3 de November de 2016Consuelo, essas fotos com os seus filhos são tudo de bom. Têm tanta emoção. E concordo sim, o amor maior e verdadeiro implica que exista altruísmo. É no entanto uma aprendizagem constante, dá trabalho e implica ceder e aceitar com todas as implicações possíveis, porque somos humanos e imperfeitos. Mas é mesmo o sentimento Maior que existe! Beijos
Dri
3 de November de 2016Che bello ! Grazie di essere così <3
Karoline Fernandes
4 de November de 2016Por um momento me veio uma lágrima nos olhos... Você falando sobre o amor que tem pelo teus filhos é tão lindo... Assim como sei do amor de minha MÃE por mim e minha irmã... Não consigo ficar longe dela... Se um dia eu precisar ir... não sei se eu aguentaria...rsrsrs ela é meu docinho... E eu à amo!
Cassiano
4 de November de 2016Amo intensamente, seja o quê ou quem for. Perdi o medo e me entrego à esse sentimento com força total. Love is the fuel of life and I do love you too!!!
consueloblog
4 de November de 2016Entrego!! isso mesmo! bjs c
Beatriz Helena
4 de November de 2016Li um texto lindo, cuja autoria não me recordo, no qual o autor defende que mãe tem que preparar os filhos para não precisarem dela quando quiserem alvar seu vôo. Tenho dois meninos, de 19 e 18 anos. O mais velho está se preparando para estudar na Berklee no ano que vem. O caçula quer estudar fora também. E eu estou me preparando para não ser mais necessária a eles, no sentido de dependência. Mas que eles saibam que sempre poderão contar com meu colo quando precisarem!
Beijos, Consuelo! E muito obrigada por mais um.lindo texto!
Eliana Da Silva Paiva
4 de November de 2016Perfeito... Amor perfeito vem de Deus... Q lindo ❤
Uilma Santos
4 de November de 2016Arrasou muito!!!!!
Amiga íntima, Consuelo...kkkk..., sua coragem de se expor e a elegância com que o faz é simplesmente arte. Pura arte!
Beijo grande,
Uilma
consueloblog
4 de November de 2016obrigada! bjs c
Ana Claudia
4 de November de 2016Obrigada por compartilhar esses pensamentos que falam direto ao coração.
Eu sou muito intensa. No amor e na dor. As vezes fica complicado lidar com esse turbilhão de emoções. Mas essa sou eu! E assim vou levando a vida, entre lagrimas e alegrias.
Beijos! Love you too!
consueloblog
4 de November de 2016Vc viu o meu vídeo onde falo das cartas q a vida te dá... use-as com sabedoria!! Sofra, mas não deixe q esse sofrimento te reine! bjs c
consueloblog
4 de November de 2016Quantos lindos comentários!!! Muito muito obrigada! bj c
Lucinda Furtado de Oliveira
4 de November de 2016Não suporto ficar sem olhar teus posts! Isso é amor!Adorei o texto e tudo que postas.Beijos.
Luna Adnet
4 de November de 2016Olá Consuelo,
Amei o texto! Descobri esse amor imensurável em junho! Tem 4 meses que minha filha nasceu e meu coração passou a bater fora do peito! Vamos lidar com nossa primeira separação com o término do licença maternidade, e seu texto tocou muito meu coração!
Parabéns pelo seu lindo blog. Sempre que consigo uma folguinha, venho te acompanhar. Aliás, seus toques de moda e comportamento me ajudaram nos 3 primeiros meses em que minhas olheiras iam até o queixo e os pijamas se revezavam! Passei a lembrar de me cuidar! Vendo seus snaps a gente percebe que não é tão difícil!! Você é uma super inspiração! Um super obrigada!!
Beijos!
consueloblog
4 de November de 2016Luna!! Lindo nome e linda mãe! bjs c
Denise Luna
6 de November de 2016Luna!!!!!!!!!!! Temos 2 coisas em comum! O nome e a filha!
Adorei a colocação do coração bater fora do peito! Eu já tinha ouvido da filha sair da barriga e ir para a cabeça e nunca mais sair de lá!kkk
Realmente, esse tipo de amor é arrasador (no bom sentido) e nunca mais tem volta. Eu agradeço todos os dias em ter esse privilégio. Vai ser difícil voltar a trabalhar, mas é necessário e até terapêutico para você não ficar muito dependente dela!kkk Se bobear, a gente regride e acaba sufocando elas.
Bjs
LÚCIA BRASIL
4 de November de 2016Lindíssimo seu texto, muito emocionante. A gente chega a sentir suas próprias emoções. É como se estivéssemos sentadas no sofá com vc ouvindo suas confidências.Cada dia que passa, fico mais viciada no seu blog. Vício saudável aliás, porque faz bem a alma. Queria especialmente lhe agradecer por este texto de hoje, porque eu estava indecisa com relação a um romance que vem querendo fazer parte de minha vida e eu relutante, não queria aceitar por medo de voltar a amar e sofre novamente. Mas, seu texto me fez tomar a decisão de ir em frente. Venha amor que sofrimento eu rebato. Muito obrigado Consuelo. Muitíssimo grata.
Kátia Wohlrab
5 de November de 2016Como dizia Santo Agostinho: "A medida do Amor é amar sem medida".
consueloblog
7 de November de 2016Q lindo! bjs c
Magda
22 de February de 2017Estou lendo agora os comentários! E vejo como é importante "olhar para o lado" e dar-se conta que hà tantas pessoas sensíveis que vivem angústias como todos nós.
consueloblog
22 de February de 2017Não é incrível esse Salotto? bjs c