Atacama por Kareen Terenzzo – 2ª parte
Continuando do post de ontem…
Dia 4 – Geisers del Tatio
Esqueça aquele vinho na hora do jantar. Você até pode tomar uma tacinha, mas lembre-se que o álcool ingerido nas altas altitudes sobe mais rápido… E no dia seguinte… Bom, talvez você se arrependa quando interfonarem para o seu quarto às 3h45, 4h da manhã, avisando que o carro para o passeio nos Geisers aguarda na recepção. E faz frio. Talvez muito frio. Está escuro ainda, você tem aquela sensação de quem acabou de deitar na cama, pegou no sono… e já tem que levantar. Coragem e equipamentos são fundamentais nesse dia: chá de coca e bons agasalhos (incluindo gorro, luvas e meias quentes).
Como é noite ainda (ao menos para mim) e você está no deserto, você não enxerga nada, não tem uma luz; a não ser as dos faróis do carro e dos celulares, que alguém vez ou outra resolve olhar sei lá pra que, nem foto dá para tirar. A estrada não é das melhores, cheia de curvas, e o guia avisa “melhor não dormir por conta da altitude”. São 3.500m. Melhor também não comer. E manter a respiração tranquila. Ok ok… Ooommmmm… Quase duas horas depois de sacolejar na estrada, já no parque dos geisers, entre 5h30 e 6 da manhã será servido seu café da manhã.
Está escuro ainda. E frio. Depois disso é caminhar para os geisers para assistir ao show: o dia está nascendo, o céu começa a ficar azul e a água brota do chão em jatos que variam de 1 a 4 metros. A fumaça começa a se misturar com as nuvens, com o azul escuro do céu… E esse é mais um cenário lindo e totalmente diferente do que você viu até então no Atacama. Vale cada minuto que você não dormiu.
Os mais animados podem levar roupa de banho e toalhas para aproveitar a piscina natural, quentinha. Tem vestiário para meninos e meninas. Passei essa parte. Acho que prefiro as águas geladas.
Eu gostei bastante dos Geisers del Tatio, mas confesso, gostei mais do passeio que fizemos na volta. Nesse dia, eu estava em um grupo menor de chilenas/os muito simpáticos. Éramos 8. O guia, também chileno, fez um upgrade, esticou um pouco nosso passeio e nos levou por uma estrada onde pudemos parar para ver um pouco mais da fauna e da flora atacamenha. Foi sensacional. Fechamos esse passeio no autêntico vilarejo de Machuca, onde “tem-que-provar” os deliciosos pastéis feitos por uma senhora que está lá desde sempre. Deliciosos.
Dia 5 – Salar de Tara
Se existe um lugar no Atacama que você não pode deixar de ir é o Salar de Tara. Maravilhoso. Sensacional. *xxxx* (censurada aqui a palavra).
Poucas agências vão até lá, eu sugiro a Grado 10 e a Maxim’s. Eu fui com a Maxim’s mas conheço quem foi com a Grado 10 e aprovou.
Prepare-se para acordar cedo de novo e passar o dia na estrada. E para ir ao Salar é necessário vencer novos desafios da altitude – o Salar está a 4.500-4.800m, mas durante o trajeto, chega-se a 5.200m, mesma altitude do Mont Blanc. Dá-lhe chá de coca.
A viagem até o Salar é longa, e por isso, para-se várias vezes para as fotos, para o lanche e para um pipi básico e selvagem – não há banheiros na estrada e nem no parque. O pipi é atrás da pedra mesmo e tem que avisar, estou indo. Meninos para um lado e meninas para o outro, e por lado, leia-se, uma pedra de um lado, outra pedra do outro lado. Fui com um grupo muito bem humorado e todos encararam esse momento com naturalidade.
Depois de passar por vários lugares lindos, finalmente, chegamos em um lugar que parece um canion e depois de caminhar um pouco… a verdadeira reserva de flamingos! São muitos. Milhares talvez. Depende do dia. Mas eles estão mais distantes porque essa é uma área protegida (embora de fato não seja, porque não existe um posto de atendimento e o abrigo está abandonado, infelizmente). Não dá pra descrever. Deixo as fotos fazerem essa parte, e ainda assim, acho que elas não ilustram a grandeza e a beleza desse lugar. Montamos nosso pic-nic para o almoço próxima à laguna e ficamos lá um tempo contemplando.
Para mim, o Salar de Tara foi o lugar mais incrível em que eu estive do Atacama, e na minha vida até agora, ou talvez, lado a lado com Santorini e o Vale do Pati, na Chapada Diamantina.
Detalhe, esse foi um dia que passei um apuro com as fotos. Esqueci de fazer back up da camêra e tive que ficar apagando analisando e apagando fotos que não estavam tão boas de repente… Idem no celular. E num dado momento… As duas baterias estavam dando adeus pra mim. Tive que ficar no stress de administrar isso para não perder fotos. Falo mais sobre isso no post Updates e notas de viagem para o Atacama.
Dia 6 – Vale do Arco-Íris
Meu último passeio pelo Atacama. Poderia ter escolhido outros mas acabei achando esse mais interessante. Outra paisagem que difere entre tantas outras do Deserto. O silêncio impera no Vale. As formações se assemelham a grande rochas mas são e têm um aspecto de barro… Elas assumem cores diferentes conforme os metais e/ou minerais. Para chegar lá você passa por um pequeno rio que atravessa um povoado. Acho que foi o lugar mais verde que vi no Atacama. As pessoas que moram lá inclusive se servem de algumas pequenas plantações. Uma aura meio Shangri-la.
Dia 7 – Comprinhas e retorno
Retornaria à tarde para Santiago do Chile e passaria a noite lá. Depois, São Paulo! Aproveitei essa manhã para tomar meu café da manhã tranquila e fazer umas comprinhas na Caracoles – mimos para família e duas pulseiras que me apaixonei. Tudo de bom gosto, feito por gente do Atacama e com matéria-prima do Atacama. E se eu pudesse carregar cada grão da “energia” daquele lugar…
Foi então que recebi um email (ou SMS?!) avisando que meu voo estava cancelado. Oi?! Como assim?! Ok eu não teria nenhum problema em ficar mais uns dias no Atacama. Logo pensei em aproveitar, me preparar e subir o Licancabur ou seguir para o Salar de Uyuni na Bolívia. Se minha volta atrasasse um dia, eu teria tempo para mudar de planos. Mas tive apenas algumas horas de atraso.
Me despedi do Atacama com muitos planos e ideias para realizar, e com a “promessa” de voltar para subir o Licancabur.
Se você quiser ler mais textos de Kareen, vá ao seu blog AQUI ou senão clique nas sugestões abaixo ou coloque na busca, acima à direita, “Kareen Terenzzo”.
Obrigada Kareen!! Foi uma trajetória maravilhosa!!
- August 06, 2014
- 0
- Kareen Terenzzo
Andreia Mota
6 de August de 2014Obrigada meu Deus, pela oportunidade de estar aqui. Obrigada por permitir que a emoção da Kareen ultrapasse o virtual e entre no meu coração, me tornando um grão de areia neste planeta imenso, que chamamos afetuosamente de casa (Terra). Sem palavras, hoje só quero observar. Bom dia Salotto querido.
Maria Benincasa
6 de August de 2014Ai ai, eu também......
Bom dia!!!!
Andreia Mota
6 de August de 2014:) :) :)
Andrea - Curitiba
6 de August de 2014Que lindas palavras, Xara! Bjs...
Andreia Mota
6 de August de 2014Xara minha amiga querida, é este Cyberlar* que me deixa assim...
*Bruninho, copiei de você, hahahahaha, bjssss
Bruno
6 de August de 2014Quero meus royalties, hein kkkkk
Bj
Denise Luna
6 de August de 2014Andreia, minha amiga, você arrasou como a Kareen, heim? kkk
Bjs
kareen terenzzo
7 de August de 2014aummmm Denise ;)
kareen terenzzo
7 de August de 2014Andreeeeeia!!! Uau!!! clap clap clap! Amei!
Mas magina quem sou... um grãozinho ;)
Peço para "permitir que a emoção de todas nós ultrapasse o virtual e entre nos nossos corações, nos tornando grãos de areia neste planeta imenso, que chamamos afetuosamente de casa (Terra). Hoje só quero observar...". Essa eu vou postar. Lindo! Beijos e obrigada
Andreia Mota
7 de August de 2014Rsssss, fiquei de bochechas vermelhas! Bjs querida amiga
Dulce
6 de August de 2014Liiiiindas, belíssimas fotos Karen! Este azul é algo que nem sei dizer... Pega na veia da emoção! E a luminosidade nos dá uma lucidez, de tudo: do que vemos, do que sentimos, é realmente mágico! Uma parte do meu grupo retornou agora para lá, não foi possível ir, coincidiu com férias da minha thurminha e tive que prioriza-los. Mas fiquei com agua na boca! Axé! e obrigada por estas belezuras!
kareen terenzzo
7 de August de 2014Dulce querida, o azul realmente é uma cor que também não sei dizer. Eu tento... mas aí paro de tentar decifrar só pra sentir rsss... já saiu um post aqui rsss.
Que a luz permaneça nas nossas vidas.
Beijo grande, Axé
Maria Vilma
6 de August de 2014Kareen!!! Dizer... o quê...? É... amplificar o silêncio em potência máxima e
contemplar, contemplar e contemplar...!!!
Obrigada, querida!
MaVi
kareen terenzzo
7 de August de 2014MaVi <3
Viva a contemplação
beijos!
Maria Vilma
7 de August de 2014Viva, Kareen!!!
Mari
7 de August de 2014MaVi..falando em contemplar.. meu filho e namorada estão indo fazer um tour p litoral da Bahia.. ;)
eu aqui já preparando a tipoia .. rsrss bjusss
Maria Vilma
7 de August de 2014O mundo está cheio de lugares incríveis, né Mari...? No que
diz respeito ao Brasil, a Bahia é um lugar legal para se
conhecer mesmo, por ser um estado plural, com os mais
diferentes ambientes... Acho que o seu filho e nora vão
gostar...!
Que todos os Santos da Bahia, os abençoem!
Mari
7 de August de 2014Amém!! MaVi... bjusss
Mia Athayde
6 de August de 2014Kareen!!!!
Que relatos saborosos, envolventes e bem escritos!
Tuas experiências tem sido muito bacanas para todos os que te leem! Obrigada !!!!
Já estive no Atacama e a mágica desse lugar na Terra é muito intrigante.
Digo que não há O Atacama mas muitos, vários, diversos Atacamas .... porque aquela terra é mutante, imprecisa e plural .... Maravilhosa!!!!!
Existem alguns lugares assim ... principalmente os desertos que eu amo e tenho uma listinha deles que vou "ticando" cada vez que vou conhecer algum por esse mundão de Deus !!!!
Parabéns e muito obrigada !!!!
bjsssss :))
Denise Luna
6 de August de 2014Assino embaixo, Mia!
Você conheceu o Grand Canyon? Esse, me tirou o fôlego!
Bjs
Janisete Miller
7 de August de 2014Maravilhoso mesmo, Denise!
O Grand Canyon era um dos mais mais da minha wish list e adorei conhecer! Eu acampei no parque por uns dias com uma amiga - descemos o Canyon caminhando e "acampamos" ao lado do Rio Colorado - na verdade apenas com os sacos de dormir - e levamos umas 8 horas na subida e foi uma experiência inesquecível!
Na verdade, foi uma das melhores viagens da minha vida pelo AZ, UT, CO e NM (rodamos umas 5 mil milhas!!) acampando nos parques nacionais e ficando em hotéis em algumas cidadezinhas como Sedona, Taos...Recomendo muito - o American Southwest é surpreendente e lindo!
bjs.,
Dulce
7 de August de 2014Janisete que experiência fantástica esta sua no Grand Canyon! Vc fez com guia? Pode dar a dica? Tenho paixão por conhecer aquela terrinha, mas sempre penso em fazer da forma que vc fez, por baixo, e só depois por cima. Se for possível passar as dicas ficarei muito grata.
Axé!
Janisete Miller
7 de August de 2014Dulce e Kareen,
Posso dar algumas dicas sim, com prazer - vou ver se consigo fazer isto até o final de semana.
bjs.,
Andreia Mota
7 de August de 2014Janisete querida, que experiência ímpar!!! Eu fiz um voo panorâmico pelo Grand Canyon e mesmo assim foi inesquecível, até hoje fecho os olhos e sinto a imensidão daquele lugar. Eu estava em Las Vegas, fizemos um pouso para fotos e abastecimento, sonho realizado e pernas queimadas do frio, rsssss. Eu estava de bermuda e a temperatura no local era de 5°, o céu azul, sem nuvens e o clima seco mascarou o danado do frio.
Denise Luna
7 de August de 2014Andreia, essa sua visão de cima do Grand Canyon deve ter sido arrebatadora.
Bjs
Janisete Miller
7 de August de 2014Ah Andreia, sobrevoar o Grand Canyon deve ter sido lindo!
Sabe que fui na primavera - em Maio - e teve uma noite em que senti muito frio e no dia seguinte descobri a razão: havia nevado durante a noite...coisas de deserto...
bjs.,
PS. Eu sobrevoei o Glacier National Park em Montana na fronteira com o Canadá (Alberta e British Columbia) e amei - um sonho! O parque é magnífico - recomendo!
Denise Luna
7 de August de 2014UAU, Janisete, eu conheço a região, mas você foi além! Espetacular!!!!!!!!
Bjs
kareen terenzzo
7 de August de 2014nossa eu quero! está na minha wish list também, pode passar as dicas
beijos
kareen terenzzo
7 de August de 2014Mia querida, você disse tudo, há diversos Atacamas no Atacama.
Eu não conheço outros desertos, mas depois do Atacama, surgiu uma curiosidade/necessidade.
Obrigada você pela companhia e carinho
Beijos
Ana Abate
6 de August de 2014Surpreendente é a palavra Kareen, mas acho que não dou conta da altitude... Tenho a maior dificuldade para respirar! As fotos são tiradas de maquina profissional, ne? Vc falou da bateria, do espaço do cel, mas as fotos estão profissa!
Bj e continue nos surpreendendo!
Dulce
7 de August de 2014Ana, converse com seu médico. Tem remédio para altitude que funciona muito bem. Fui em grupo, as que tomaram o medicamento passaram muitíssimo bem e as que não tomaram sofreram com dor de cabeça e enjoo. Quanto a respiração, só afeta se vc for fazer exercícios físicos e tem muitos passeios que vc faz de carro. Se anime, vale a pena, é belíssimo! E é uma beleza muito diferente como Karen descreve muito bem! Axé!
Ana Abate
7 de August de 2014Oi Dulce, como vai? Obrigada pelas dicas, gostaria muito de ter coragem, mas tenho pavor de falta de ar, dificuldade para respirar.. Mas pelas fotos a tentaçāo é grande, né?, bjs querida!
PS- vc nem acredita, mas meu "abre caminho" da caixinha dourada foi super útil! Quando nos encontrarmos te conto o que aconteceu! Rs ... Axé
Denise Luna
7 de August de 2014Ana, o Grand Canyon não vai lhe dar essa sensação de falta de ar, não!!!!!! Pode ir!!!!!
Bjs
Ana Abate
7 de August de 2014Obrigada Denise!!! Quem sabe vai para meu mapa de rotas futuras... Nunca tinha pensado antes... Bjs! :)
kareen terenzzo
7 de August de 2014Oi Ana, muito obrigada flor. Algumas fotos foram tiradas da minha máquina, mas assim, é uma máquina legal, não é lá uma profissional... É uma Sony. Estou sem budget mas pretendo investir em uma nova. E muitas fotos eu tirei com o celular mesmo. Eu tenho um iPhone 4 ainda! Mas funciona viu rssss...
Equipamento é importante, mas aprendi com um amigo fotógrafo, mais importante é você ter olho. Quem faz a foto é quem dá o click... Depois que ele falou isso, contive minha "necessidade" de comprar outra máquina correndo rsss...
Beijos
Victoria Renner
6 de August de 2014Que lugar mágico!!! Tenho tanta curiosidade de conhecer lugares assim, aventureiros!! hehe!! Beijoss
http://victoriarenner.com.br
kareen terenzzo
7 de August de 2014Vai lá Victoria, é o máximo! Beijos
Andrea - Curitiba
6 de August de 2014Mais um lindo capitulo dessa grande viagem! Queria ter experimentado aquele risotto! Yummy!!! Bjs.......
Andreia Mota
6 de August de 2014Rsssssss, eu também!!!!
kareen terenzzo
7 de August de 2014:)
kareen terenzzo
7 de August de 2014nossa e estava bom viu? rssss ainda mais que pude tomar meu vinho sossegada, sem me preocupar com horário rsss
obrigada pelo carinho Andrea!
beijos
Bruno
6 de August de 2014Avemos, Kareen!
Só.
Bruno
6 de August de 2014ou Avemos, Atacama!, tanto faz, os dois estão unidos agora, para mim, para sempre. Não dá para saber onde começa a beleza de um e termina a de outro.
kareen terenzzo
7 de August de 2014:)
Ohhhh que lindeza!
Obrigada Bruno!
Beijos
Mari
6 de August de 2014Lindas todas as imagens!!! cada uma c uma cor diferente!!! e a fauna!!? adorei conhecer o zorro e as lhamas c seus laços!!! ;) a estrada me pareceu ótima e bem sinalizada, tbem fiquei aqui a imaginar como deve ser a vida nesse povoado.. no stress
E esse risotto c purê de marmelada?! ai..ai acho q vou aceitar uma taça desse vinho chileno p agente prosear.. rsrss ;) bjusss
Bjus Consu,bjus kareen, bjus Salotto!!!!
PS Kareen querida q bom q escolhestes Ser Feliz!!!!
Andreia Mota
6 de August de 2014Moça corajosa (brava, valorosa, destemida), concorda Mari? Bj grande querida ;)
Mari
6 de August de 2014Siiiim ..Andreia!! tudo isso e mais um pouco!!!! Coragem c "C" maísculo ... bjo amore .... ;)
kareen terenzzo
7 de August de 2014;)
kareen terenzzo
7 de August de 2014:) <3
kareen terenzzo
7 de August de 2014Mari, tudo de bom aquele lugar!
Eu amo animais e ficar pertinho deles, observando, foi muito bom... é um lugar que vc "sente o tempo"... não sei explicar, preciso escrever mais sobre isso.
E por isso, hoje, quando olho pra trás, vejo que meu caminho não poderia ter sido outro, desde sempre, mas em especial nesse sabático, tinha mesmo que "terminar" no Atacama, embora de fato eu não tenha planejado nada... e bom, e teve o depois, ainda não acabou né rsss... na verdade eu tenho ainda mais coisas para contar (putz quase contando rssss) mas preciso amadurecer isso e como fazer isso. Aguardem!
Obrigada querida pelo carinho.
Beijos
Andreia Mota
6 de August de 2014Kareen querida e a sua mala, conta pra gente? O que não pode faltar? O que poderia ter deixado em casa? Beijos.
Andreia Mota
6 de August de 2014Só mais um comentário (pra não ser chata), fiquei refletindo sobre as fotos dos animais que cruzaram o seu caminho e acabei percebendo que até no reino animal tem bicho fashion, neste caso a lhama, rssssss. Do tipo, uma rainha jamais fica desarrumada, sabe-se lá o evento do dia? Vai que aparece do nada um paparazzi. Rindo muito. Bjs :)
Bruno
6 de August de 2014kkk E apareceu, a Kareen! kkk
Denise Luna
6 de August de 2014Também pensei nisso, Andreia. Que lhamas fashion....kkk
bjs
kareen terenzzo
7 de August de 2014Andreia, meninas e meninos, rssss sim, estou rindo aqui sozinha. Estou terminando de revisar um post sobre o que levar. Achei importante.
Eu não saio de casa sem batom, nem na trilha, então vou publicar sim uma listinha básica pra gente sair bem na foto também.
Aviso vcs aqui!
Beijos
Jovita Agra
6 de August de 2014O Salotto foi brindado com este post de hoje com o melhor vinho chileno! Tim tim! Salute! Cheers! Que que é issso, Kareen? Quanta cor, quanto sentimento, quanta arte em suas fotos, lindas lindas. Confesso que hoje eu vejo o Atacama como um roteiro de viagem a ser encarado, já que não sou muito de aventuras assim, prefiro algo mais urbano. E este céu azul-azul sem nuvens? Só vi algo semelhante assim no Texas. Taí d.Consuelo para não me deixar mentir. Bjos e obrigada pelo post.
kareen terenzzo
7 de August de 2014Jovita querida, muito obrigada! Como eu disse lá trás, um dia em Portovenere na Italia, entendi que gosto de contar histórias. E não bastava escrever, precisa fotografar. Então pra mim virou isso... fotografar hoje pra mim é meio que traduzir em imagem o que sinto que às vezes não consigo expressar em palavras. Ou talvez até consiga, e quando consigo, elas se complementam :)
Vá sossegada para o Atacama. É super tranquilo e LINDO!
beijos
Janisete Miller
6 de August de 2014Kareen, suas fotos estão ainda mais lindas e inspiradas!
O azul do céu do Atacama é impressionante - belissimo! Adorei ver as fotos dos animais - e o belo Zorro é na verdade uma raposa - zorro gris ou "South American grey fox" (Pseudalopex griseus) - esta bióloga aqui não resistiu...;)
bjs.,
kareen terenzzo
7 de August de 2014Janisete, e eu agradeço, porque confesso, não lembro e tive essa dúvida. Bichinho lindo.
Obrigada pelo carinho ;)
Beijos
Célia
6 de August de 2014Ai, ai, O Atacama é mesmo lindo, né? Adorei os posts, Kareen, obrigada e agradeço também à Consuelo. E Kareen, recomendo muitíssimo que, tendo a oportunidade, vá ao Salar de Uyuni. É fabuloso. E o caminho de San Pedro de Atacama até lá é um fantástico, algumas das paisagens mais deslumbrantes que jamais vi.
Compartilho aqui, se me permitem, algumas fotos que tirei quando estive no Atacama e na Bolívia.
Atacama:
https://www.flickr.com/photos/brspled/sets/72157623459216637/
Bolívia:
https://www.flickr.com/photos/brspled/sets/72157623435283593/
E Consuleo, sinta-se a vontade de deletar esse meu post se considerar que fui muto espaçosa.
Bjs a todos. :-D
consueloblog
7 de August de 2014Oi Célia!!! Imagina!!! As tuas fotos são lindíssimas!! bjs c
kareen terenzzo
7 de August de 2014Oi Célia! Oba! Fotos! Eu vou sim, já está na lista (que não para de crescer rssss). Eu pensei em ir pelo Chile mesmo, pelo Atacama, aproveitando que eu vou subir o Licancabur né? hahaha
Beijos e obrigada!
Denise Luna
6 de August de 2014Kareen, você é uma escritora e fotógrafa de mãos cheias! A revista Boa Viagem bem que poderia pedir essa matéria!
Parabéns pelo seu olhar refinado.
Bjs
kareen terenzzo
7 de August de 2014Oi Denise, ohhhhhh obrigada obrigada! Puxa é mesmo? Acho que vou oferecer pra eles rssss.
Um beijo grande
kareen terenzzo
6 de August de 2014dia delícia 2 é chegar em casa e ver esse monte de comentários lindos!
obrigada queridas!
amanhã vou ler um por um
<3 beijos
Luciene Felix Lamy
7 de August de 2014Magrela, é cada foto + linda que a outra! \o/
Denise Luna
7 de August de 2014Ela tinha que fazer um livro dela sobre essas viagens, não concorda, Lu?
Bjs
kareen terenzzo
7 de August de 2014Denise, eu bem que quero viu. Já estou me movimentando para isso ;) bj e obrigada pelo apoio
kareen terenzzo
7 de August de 2014kkkkk Lulu... magrela eu?! Falsa magra. Lindona, ainda não consegui ler seu post, mas estou necessitada dele. Vou lá hoje!!! Beijos e obrigada flor
kareen terenzzo
11 de August de 2014meninas que perguntaram, está no ar o update e notas de viagem do Atacama, o que levar e de repente não levar ;)