Bolonha: onde comprar o tortellini “fatto a mano”!
Nossas amigas bolonhesas, Katia e Cristiana, nos levaram ao seu lugar favorito para comprar a delícia típica da cidade, o tortellini feito a mão com massa fresca! Fomos ao Atti que existe desde 1880!! (Via Drapperie 6)
Tortellini bons como fazem aqui em Bolonha, não se encontra em nenhum lugar!! Portanto fomos comprar kilos e kilos para dar de presente!
Para comer no “brodo” (caldo de frango e carne) como se faz nesta época, basta jogar por 5 minutos quando estiver fervendo. Mas também é uma delícia cozido na água, como macarrao, e servir só com creme de leite e parmesão ralado.
Achei tão bonito tudo em estilo retrô, ou original, neste caso…
Luciene Felix Lamy
20 de December de 2012Inspirado no umbigo de Vênus? Então é afrodisíaco! ;)
O meu, com molho à Bolonhesa, rsrs.
E esse namorido lindo? Que tudo!
bjs,
lu.
PS: Apetitoso, um post assim é sacanagem: vc precisa nos passar o segredo da dieta que vc NÃO faz (mas 'funciona'!).
Andrea - Curitiba
20 de December de 2012Eh verdade Lu...o que sera que nossa diva faz para comer essas comidas italianas divinas, tomar sempre um bom vinho e nunca engordar?? Esses ¨tortelin¨ de Bologna sao maravilhosos! E as fotos...parece que estamos la tambem de cestinha na mao fazendo compras junto ao casal Leone...Bjs...
consueloblog
21 de December de 2012Hahahaa!! Malandrinhas!! A comida e porções aqui são tão boas q acaba sendo muito moderado e equilibrado. Também faço muita ginástica. Mas sou a famosa falsa magra... Rsss bjssssss c
Janisete Miller
20 de December de 2012Adoro seus posts gastronomicos! Maravilhosa esta loja - os pães também parecem deliciosos! bjs
wania spada Granja
20 de December de 2012...Caramba!!!! que vontade...amo tudo isso.
Karina Batista
20 de December de 2012Próxima parada, Atti. Brincadeira, vai ser difícil sair do Brasil para comprar as delícias que você mostrou aqui. Só me resta ficar com água na boca.
Primeira vez que comento aqui, mas acompanho seu blog há algum tempo. Um grande abraço.
consueloblog
21 de December de 2012Olá Karina,
Aqui está muito frio...venha na primavera! ;-) Obrigada por comentar! bjs c
Alexandra
20 de December de 2012Adorei tudo. Beijos
teresa
20 de December de 2012Agua na boca... pra dizer o mínimo!!
Maria Lúcia
20 de December de 2012Maravilha das maravilhas das maravilhas das maravilhas eternamente "maravilhosas".
Além de gostoso, saudável, tradicional ainda trás conceitos que faltam muito nos dias de hoje!
eloisa cruz
20 de December de 2012hummmmmmmmmmmm Imperdível!!!! Que deliciaaaaaaaa
virginia maia
20 de December de 2012Oi,Constanca!!!!!Acabei de ver......os tortelline da Bologna sao os agnholines nossos ,de Caxias do Sul-RS !!!!!! chamamos tambem de capelletes,pois sao uns verdadeiros chapeuzinhos!!!!! Quando volto para ca.....na minha bagagem nao pode faltar nunca!!!!!As caxienses- italianas,sabem fazer muito bem,e como fazem!!!!Comida tipica da nossa terrinha de total origem italiana!!!!!!...como os torteis tambem!!!!!hummmmmm ,quando penso.......bj e ate o proximo!!!!!!Aguardo!!!!!!
consueloblog
21 de December de 2012Oi Virginia, ainda bem q esta tradição viajou tão bem a Caxias do Sul!! Aqui, o cappelletti è um pouco maior. Como se faz aí? bjs c
Marly Papa
20 de December de 2012Consuelo , este seu programa me fez lembrar a minha sogra que preparava c a irmã e a cuoca , mil capelettis feitos a mão , e podíamos escolher tanto em brodo ou c / molho ao sugo , tb preparado em casa , bons tempos , aqui tem pouquíssimos que ainda fazem a mão , mas o lugar não tem o charme deste lugar , eu tb adoro os posts gastronômicos !!
Luciana R.
21 de December de 2012Marly, as tias-avós do meu marido ainda fazem tudo isso! Mas, claro, já têm uma certa idade, então, o fazem cada vez menos. Da última vez que fomos a Bolonha, uma deles se desculpou por ter cozinhado pouco: somente de primi piatti ela tinha feito três coisas: tortellini con brodo, tortellini con sugo e lasanha!!! Aproveitei e pedi algumas receitinhas, anotei tudo. Inclusive a porção certa dos tipos de carne (pensei que usassem somente a galinha, mas não é assim), quantidade de água e tempo de cozimento em fogo baixo (3-4 horas) para que o brodo fique super consistente. Fico maravilhada com essa tradição culinária italiana, que mesmo nas coisas extremamente simples, dá um prazer enorme.
consueloblog
21 de December de 2012Passe a receita!!! bjs c
Luciana R.
23 de December de 2012Vou procurar nos meus alfarrábios, e volto em breve para postar.
Luciana R.
21 de December de 2012Consuelo, você comprou os tortellini, mas não comprou a torta di riso?! Quando meu cunhado trabalhava entre RM e BO, ele sempre nos trazia os tortellini fatti a mano, isso quando as tias não os preparavam e mandavam de presente. A torta di riso descobri há alguns anos, feitas pelas tias-avós do meu marido. Não abro mão desse doce! Outras coisas que eu adoro e aprendi a fazer são: zuppa imperiale e i passatelli in brodo (tradição de natal aqui em casa). Tudo com receitas que vem sendo passadas de geração em geração.
consueloblog
21 de December de 2012ADORO o passatelli!!!! Mas a zuppa imperiale n conheço, o que é? O budino é bom, mas eu n sou uma "doceira" prefiro até pizza fria pro café da manhã q algo muito doce, a não ser marzipã!! rssss
bjs
c
Luciana R.
23 de December de 2012Coloquei um link da zuppa imperiale aqui abaixo na resposta para a Marly.
Luciana R.
23 de December de 2012Em tempo: ali em umas das suas fotos tem a Zuppa Imperiale, mas chamada de Zuppa Reale. Algo me faz pensar que é a mesma coisa!
Marly Papa
21 de December de 2012Luciana , eu tb lembrei que o vero bordo tem que ser feito c/ mtas horas de preparo , usar o dadinho de carne , p/ ela , era uma heresia , não conheço a torta de riso , eu me lembro da fritada feita c/ o arroz ,e tb nunca experimentei a zuppa imperiale e i passatelli in brodo , explica um pouco como é , pq as vezes , conforme a região muda os nomes , estou curiosa .... Bjs!!!
Luciana R.
23 de December de 2012Colei aqui um link onde vc pode ver o que é o passatelli. Aqui em casa passamos tudo no espremedor de batatas. Comprei um espremedor com os buracos grandes. Uma das tias me ensinou a acrescentar uma colherinha de manteiga, para que a massa não quebre e os passatelli cozinhem inteiros. http://ricette.giallozafferano.it/passatelli-in-brodo.html
Já a zuppa imperiale são quadradinhos de massa cozidos ao forno (massa feita com manteiga, farinha de semola, queijo parmesão, sal e noz moscada. Coloca-se tudo em um tabuleiro, deixa cozer e secar, depois corta em quadradinhos pequenos) e depois servidos sempre com o brodo. A massa deve secar no forno, mas não pode ficar muito dura. Aqui um link para você ver como ficam os quadradinhos: http://burrolattee.blogspot.it/2008/05/zuppa-imperiale-o-minestra-composta.html
consueloblog
23 de December de 2012Wow!! Q bacana, e q delícia! bjs c
Marly Papa
21 de December de 2012Desculpe eu digitei brodo ,e saiu errado !!!!
Seli
22 de December de 2012DenovoCuritiba...
Temos aqui o Bologna, restaurante super tradicional, da famiglia Callicetti di Bologna. Já conseguiu imaginar o sabor do tortellinni in brodo ?
Luciana R.
23 de December de 2012Para mim, a prova dos nove é: se o tortellino for bom, ele é bem gostoso mesmo cru.
Nilsilene
24 de October de 2013Estou indo com a família em dezembro para passear pela Itália, e estou amando seus posts!! Irá nos ajudar muito!!
Abraços!!
consueloblog
24 de October de 2013Que bacana!!!! É só colocar o nome da cidade na busca no alto à direita, e se tiver no blog aparece! Aproveite!! bjs c