Chegou o dia do Commencement!!
Bem, chegou o momento mais importante de todo esse fim de semana de festa na minha universidade, a Brown. O Commencement, que como se pode intuir, significa começo. Começo da “vida real”, o início do resto da tua vida. É um dia de celebração, mas como dizem, é um momento bitter-sweet, ou seja doce e amargo ao mesmo tempo.
Tem-se aquela euforia do começo de tudo, a esperança. Mas também tem-se o receio, o medo, a incerteza. A pergunta que mais se escuta é: “o que você quer fazer?” E foi no discurso de uma aluna neste dia que ouvi uma das melhores respostas a esta questão; não é o que queremos ser e sim como nos tornaremos em algo (become!). Vejam abaixo no vídeo o lindo discurso de Sabrina Imbler.
Se não conseguir abrir, clique AQUI.
Brown é uma escola caracterizada por formar pessoas que querem mudar o mundo para que este seja um lugar melhor. Seus ex-alunos buscam soluções. E temos orgulho disto!!
Mas Brown também é um lugar de tradições. Vejam só!
A manhã do Commencement inicia com todos formando uma fila que passará nos Van Wickle gates. Estes são abertos só 2 vezes ao ano. A primeira vez em direção ao lado de dentro no primeiro dia de aulas para a classe que está iniciando o primeiro ano entrar. E a segunda, para fora, no Commencement para que todo mundo que se formou em Brown marchem para fora. A fila começa com a presidente da escola, seus dignitários, os honorary degrees, os professores e daí a classe que se está formando seguida pela classe mais antiga que veio para o reunion (esse ano foi a classe de 1945) até a mais recente. Assim que se passa dos portões, se para nas margens das estradas (que foram blocadas do trânsito) e começa-se a aplaudir àqueles que passam por dentro. Assim que todos passam, recomeça-se, a partir da presidente, todos a passar entre as duas filas que se formaram nas margens. Desta forma cada pessoa é aplaudida! É muitíssimo emocionante! Me dá um nó na garganta!
Outra coisa muito divertida é ver as gerações passarem na tua frente. Todos em ordem… E é inevitável a comparação e pensar que já fomos assim ou que seremos…
Assim que termina a marcha, tem-se os discursos de dois estudantes escolhidos pelos professores entre vários que concorrem. Daí a premiação aos diplomados honoris causa.
E com o hino da escola tocado pela banda, se encerra o incrível fim de semana!
Não vejo a hora de voltar para a minha reunião de 35 anos!
O Snap do dia…
Se não conseguir abrir, por favor clique AQUI.
- June 03, 2016
- 10
- Brown University
Giselda
3 de June de 2016Tradição,cidadania ,civilidade ...emoção a flor da pele !Ninguém poderia,deveria perder :alunos(ex ,atuais e futuros).Quanta alegria merecida!Parabéns !
consueloblog
4 de June de 2016Foi super! bjs c
Vane
3 de June de 2016Me emocionei muito com a declaracao do medico Catena. Muito a se fazer...
consueloblog
4 de June de 2016Realmente!! Se quiser, vc pode ir no Youtube e procurar o commencement na página da Brown e ver tudo que ele falou. bjs c
Jovita Agra
3 de June de 2016Emocionante este final de comemorações. E o que achei mais interessante é que as turmas desfilam todas juntas, desde os formandos até os mais antigos, uns aplaudindo os outros. Valeu acompanhar esta sua comemoração. Bjo e bom final de semana.
consueloblog
4 de June de 2016Só em Brown se faz isto! Nas outras universidades o reunion e o commencement são separados. Acho q isto faz da nossa algo de super especial.
bjs c
Glória Jane Melo
3 de June de 2016Olá Consu
Amando acompanhar este encontro! Observar a valorização dos ex e alunos atuais, a importância da apresentação das pessoas inspiradoras como a formanda que fez o lindo discurso e o médico que sozinho atende milhares se pessoas carentes. Principalmente neste momento que vivemos em nosso país uma crise ética sem precedentes, inevitavelmente fico comparando a importância que se dá aos valores intelectuais, morais e éticos.
Lindo post! Espero que possa servir de inspiração para muitas outras pessoas.
💗💗💗
consueloblog
4 de June de 2016Querida amiga, a tua sensibilidade é linda! Acho q tradições e "valores intelectuais, morais e éticos", são a coluna da civilidade! bjs c
Maria Vilma
4 de June de 2016“Educação não transforma o mundo. Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo”. (Paulo Freire)
Emendo dizendo que movimentos e atitudes como, lançar sementes com informações preciosas, de otimismo, de amizade, amor, paz; semear gentileza e delicadeza... mesmo as mais sutis, exemplo: traduzir o inglês nos seus textos (mais trabalho...rsrsr...), garanto a vc, que isso tem mais a ver com desprendimento, com generosidade, com o olhar ampliado para além dos limites... do que com materialismo.
E isso também muda as pessoas. Muda o mundo.
A festa, tudo que envolveu a festa, os significados, sentidos, objetivos, rituais, locais, enfim, tudo muito lindo!!!
E vc arrasou na boniteza e na alegria!!!
Obrigada, por partilhar, detalhar e adornar essas informações, amor!
Beijos!!!
MaVi
PS: boa e rápida recuperação para os pés cansados do Roberto. Não é brinquedo, não (hahaha...).
consueloblog
4 de June de 2016Isso mesmo MaVi, como sempre escolhendo o trecho perfeito!!!
Tento traduzir tudo... mas às vezes falta a tradução certa. Perdão!
Robbie já está bem melhor!! Foi muita dança! ;-)
bjs
c
Maria Vilma
4 de June de 2016Bela Consu, não precisa se desculpar... quando necessário, eu também vejo a tradução... Comentei porque, como não falo inglês, achei uma sacada inteligente e generosa, levando em conta o quão democrática é a internet com públicos dos mais distintos. Mas vc poderia nem se preocupar com isso (já é trabalhoso o fazer a coisa...), não está interessada... Porém, mais uma vez fica evidenciada a sua natureza semeadora, coisa de quem tem "visão fontana". Como dizia o poeta Manoel de Barros.
Bjs!!! MaVi
consueloblog
4 de June de 2016Obrigada pelas tuas palavras gentis. bjs c
Karoline Fernandes
4 de June de 2016Sem comentários... É lindo e ao mesmo tempo surreal... Você voltar e reviver todos os momentos e reencontrar os teus amigos de Classe... Se divertir ao lado deles dividindo amor, carinho e alegria... Não tem preço Consuelo. Fico imaginando teus pais orgulhosos de você estar curtindo tudo isso pois, VOCÊ é merecedora, parabéns!
consueloblog
5 de June de 2016Querida Karol, fico tão grata a meus pais e tenho enorme orgulho deles!!
bjs e obrigada
c
Denise Luna
4 de June de 2016Que espetáculo, Consuelo!!!!!!!!!!!!!! Vibrei!
Só não vi ou perdi quem foi sua roommate em Brown.
Bjs e que momento inesquecível!
consueloblog
4 de June de 2016Ela não veio! Peninha... bjs c
Teresa
4 de June de 2016O altruísmo do Dr. Catena é inspirador! Vida longa a ele, médicos sem fronteiras e outros tantos grupos humanitários que fazem a diferença no mundo! bjos!!
consueloblog
4 de June de 2016Amem! bjs c
Andrea - Curitiba
4 de June de 2016Vc esta magrinha de preto!! Linda! Robbie, mesmo doentinho, charmoso e elegante! Obrigada por nos incluir nesta linda estoria da tua vida!! Bjs....( Este eh o terceiro comment que envio...os outros nao chegaram ate vc...)....
consueloblog
4 de June de 2016Realmente, só tem este... q estranho! Me perdoe! E obrigada por estas palavras! Adorei sentir vcs próximos! bjs c
Andrea - Curitiba
4 de June de 2016Acho que por usar outro computador que nao o meu...sei la.....este foi o terceiro que te enviei...Via FB esta acontecendo a mesma coisa.......Ate te mandei um e-mail....Coisas da Web...haha...vai saber....Bjs.....
consueloblog
4 de June de 2016Eu vi o email. Mas agora tá funcionando, né? bjs c
Constança
4 de June de 2016Que máximo! Eu também me emocionei! E o que ele diz é a pura verdade porque a sensação de plenitude e verdadeira felicidade que sentimos quando podemos ajudar alguém e fazer a diferença, não há dinheiro no mundo que dê! Querida o relato é bárbaro me senti caminhando junto! Obrigada por compartilhar seus momentos mágicos conosco! Mil Beijos❤️
consueloblog
4 de June de 2016Cons!! Obrigada por passar por aqui! E o carinho de sempre! Vc é uma pessoa linda!
bjsss
c
Andreia Mota
4 de June de 2016Nossa!!!!
Minha querida Consu, saudades do CBlog!!!!
Amei conhecer a tradição de Brown, mas fiquei emocionada e arrepiada com a atitude do seu amigo de classe Thomas Catena. Brown é especial como você, como ele, como outros. Me senti comemorando com vocês. Parabéns pelo post! Beijo grande querida e querido Salotto!
consueloblog
4 de June de 2016Nossa! Me comparar a ele?!! Agradeço, mas ele é realmente uma pessoa extraordinária!!!
Foi realmente um weekend super especial!!!
Mas, vamos a o que importa... onde estavas?!!
bjs
c