CNI Hard Luxury Conference
Alguns de vocês talvez já conheçam Suzy Menkes. Esta jornalista e crítica de moda é uma das pessoas mais respeitadas na indústria não só pela qualidade de escrita e opinião certeira, nem pelos anos no ofício, mas pela energia e habilidade de enxergar e intuir as mudanças e novidades da indústria da moda e do luxo.
Por mais de 25 anos ela trabalhou no Herald Tribune onde criou uma série anual de conferências dos mais variados argumentos que influenciam a indústria. Sua última foi em São Paulo. Quando há dois anos atrás ela, surpreendendo a todos, passou à Condé Nast na plataforma digital da Vogue internacional como editora de moda internacional de 19 países, ela trouxe com si a fórmula dos convênios o qual primeiro será em Florença. Começando amanhã, por dois dias, quarta e quinta, 22 e 23 de Abril, Menkes capitaneia um painel de convidados impressionante de várias disciplinas e idades para tentar definir o que é luxo hoje e quais são as oportunidades comerciais desta indústria.
A conferência será em um dos palácios mais lindos da cidade, o Palazzo Vecchio, dentro de uma das salas mais lindas do mundo, Salone del 500.
Como uma vez Costanza Pascolato definiu, luxo é algo de caro e raro. Hoje em dia, é só caro. Mas a indústria do luxo, seu marketing e publicidade, conseguiram convencer os novos consumidores que assim deve ser. Nunca no passado, esperar na fila para comprar uma bolsa poderia ser considerado luxo. Intrínsico na palavra, está serviço. E hoje isto nem sempre é verdade.
Falei AQUI de um conceito muito importante, Masstige, prestígio das massas. Nele entendemos que a publicidade vende uma imagem de classe AAA, mas que o real consumidor é o B. Com isto, e um rico mark-up, a indústria do luxo enriqueceu, e muito! Mas o fast-fashion, a informação da net e dos bloggers, deram um freio a isto tudo. Além do que, o nicho do alto luxo, antes vazio, criou uma oportunidade comercial que está rapidamente sendo suprida. Os consumidores tem mais opções e hoje são mais informados. A indústria começou a sofrer com isto, e é aqui que surge a necessidade de definir e estudar as novas oportunidades, tema abordado no convênio.
Como traz no site:
“A primeira Conferência de luxo Condé Nast Internacional concentra no futuro – um novo mundo, em que a tecnologia compete com objetos de luxo – relógios e jóias além de artigos de couro” Suzy Menkes
“Há uma nova atitude em relação ao luxo. Os consumidores mais jovens, cuja compra de escolha é o mais novo smartphone ou peça de tecnologia, e os mercados emergentes, com poder de compra recém-descoberta, estão redefinindo o que “luxo” significa.” SM
Serão discutidos questões difíceis e problemas enfrentados pela indústria, e desenvolvimentos de itens de luxo, bem como artigos de couro. Serão explorados como o conceito de luxo está evoluindo, e o desafio ao sucesso neste mundo novo e altamente competitivo.
Quanto aos primeiros convidados a falar, eu, Consuelo, não poderia estar mais emocionada. Meu ídolo Jonathan Ive, Senior VP da Apple e responsável por todo o design dos produtos da Apple, junto com seu mais novo colaborador, o über designer australiano, Marc Newson, e também desde Setembro 2014, VP Design da Apple, vão abrir a conferência.
Suzy Menkes comentou: “A Apple é agora uma parte poderosa da indústria do luxo. O iPhone, iPad, e as próximas novidades da Apple estão em concorrência direta com bolsas, relógios e acessórios de alta gama. Gostaria que Jony Ive contasse aos delegados da conferência onde o luxo do século 21 está se dirigindo. ”
A seguir teremos outros fantásticos speakers como Karl Lagerfeld, Alber Elbaz, Daniel Lauren, Tory Burch, Delfina Delettrez, Laudomia Pucci, Ermano Cervino, Leonardo Ferragamo, Antoine Arnault, Nadja Swarovski entre outros importantíssimos!
Vou cobrir o evento para o Consueloblog e para a Vogue Brasil digital. Não deixem de passar por aqui nos próximos dias para saber mais sobre este tema incrível!!!!
- April 22, 2015
- 0
Antonia
22 de April de 2015Bom dia querida Consuelo,
Já estou na escuta, a postos para receber seus registros dessa conferência.
O que vem pela frente vai com certeza nos possibilitar mais uma experiência didática, inspiradora e prazerosa.
Bom trabalho!!
Marina Di Lullo
22 de April de 2015Bom dia querida Consu!! Evento de ponta, com a presença de dois expoentes designers da Apple e tantos nomes incríveis, temos o privilégio de te acompanhar, que bom que fará a cobertura!! Também estou a postos e atenta. Bjs e sucesso!!!
Mia Athayde
22 de April de 2015Bom dia!
Este evento deve mesmo ser muito interessante mas, mais do que tudo, penso que coloca um grande desafio ao business.
As empresas, companhias e grandes conglomerados que, cada vez mais, precisam lutar com ferramentas das mais eficientes para conseguir números bons na última linha dos balanços "não podem se dar ao luxo" de terem outra performance que não seja a do sucesso.
E conseguir isso lidando com emoções e comportamento, é muito desafiador.
Penso que o que facilita talvez o sucesso destas empreitadas, é que as pessoas estão muito maleáveis e até ávidas por modelos e referências.
Se as empresas souberem fazer a cabeça dos consumidores com competência, fica mais fácil.
E que venham através dos seus relatos e análises, as novidades e ideias do CNI !!!
Só o local já é luxo puro ... luxo de estirpe, com história, estofo e encantamento!
Putz ... escrevi muito :))
bjssssss
Maria Vilma
22 de April de 2015Escreveu bem, como sempre, aliás.
Beijos Mia!
MaVi
Maria Benincasa
22 de April de 2015Concordo com a MaVi!!!
Bjs
consueloblog
25 de April de 2015Referências, especialmente em sociedades novas como a brasileira é muito importante!!! bjs c
Ana Peruchi Milanez
22 de April de 2015Estamos de olhos e ouvidos bem abertos
Aguardamos tuas preciosas noticias.bjs bom trabalho e sucesso
Andreia Mota
22 de April de 2015Bom dia Salotto, bom dia Diva!!!!
Eu queria ser uma formiguinha para assistir a palestra do Jonathan Ive, essa mistura de tecnologia + moda + indústria = tendência, mistérios que adoro decifrar. Taí uma coisa que me fez bem depois dos 40, aprender aquilo que eu realmente gosto. Lembrei muito de você Delinda, com o papo de que desejo realizado não é satisfação pessoal garantida. Conta pra gente as suas impressões sobre cada palestra? Se der né, rsssss. Beijos em todos ;)
Se o luxo custa caro e o oriental faz exatamente igual por um preço bem mais em conta, por que a alta costura não utiliza esses profissionais para fazer um produto numa média ponderada entre a qualidade e o custo? Todo mundo sairia ganhando. Xii pensei alto, rssss. bjssss
CRIS SILVA
22 de April de 2015Boa noite Salotto!!
Achei interessante suas palavras Andreia. Especialmente sua interrogativa final. E acredito ser um pensamento comum a muitas pessoas.
Com um mundo onde a cada momento a informação está a pouco toques, ver, conhecer e apreciar a alta costura está ao alcance de qualquer pessoa em qualquer parte do mundo. Dessa forma, aqueles que assim como eu não entendem de moda, mas são consumidores e gostam de produtos com qualidade teriam acesso, comprariam, aumentariam o mercado e produziram empregos. Então por que não produzir alta costura numa "média ponderada" entre qualidade e custo?
Repito, não entendo naaaaada de moda, mas também gostaria de saber se há uma resposta para a interrogativa de Andreia.
Bjsssssssssss em todos :)
Maria Benincasa
22 de April de 2015Adorei a média ponderada! Seria muito interessante para mortais como eu! Rsrs
Bjs da roça
Andreia Mota
23 de April de 2015Maria senti sua falta no encontrinho, depois de algum tempo alguém me disse que você estava viajando. Beijos querida :)
Andreia Mota
23 de April de 2015Cris querida!!! Respondendo a sua pergunta sobre moda e tapete vermelho, lembrei da Patricia Bonaldi, várias atrizes usam seus sonhos em forma de vestidos, eu ia te falar isso, mas acabei esquecendo. Beijos lindona ;)
Denise Luna
23 de April de 2015Nada de ser formiguinha! Ia ser pisada rapidinho...kkk Fica por aqui mesmo, aguardando os posts da nossa Musa. Quero você conosco por bastante tempo! kkk
Bjs
Maria Vilma
23 de April de 2015Hahaha.... Delinda, vc é ótima!
Andreia Mota
23 de April de 2015É mesmo, né?!?! Rsssss, aqui sou V.I.P., sentada na primeira fila, beijos Delinda ;)
consueloblog
25 de April de 2015Andreia, nesse caso da alta costura e mão de obra oriental, o resultado (output) não é exatamente igual. Mesmo... Também precisaria-se do mesmo tecido, miçangas, cristais, linha viagem do estilista até lá... acho q o custo muda de pouco... nesse caso, as petites mains de ateliers franceses e italianos, são incomparáveis, por séculos de know-how passados de uma geração à próxima...
bjsc
consueloblog
25 de April de 2015Para a média ponderada existe o prêta à porter...
bjs
c
Andreia Mota
25 de April de 2015Entendo o que você explicou, lembrei da coleção Versace para a Riachuelo, poderia ser melhor. Obrigada querida por mostrar a diferença, adorei mesmo!!! Bj grande ;)
Luciene Felix Lamy
22 de April de 2015Não poderia haver um local + apropriado e inspirador para travarem uma batalha (de ideias!) pelo mercado do "luxo". Eis uma tarefa hercúlea. ;)
Aguardaremos ansiosos por sua cobertura, donzela!
Zilhões,
lu.
Denise Luna
23 de April de 2015Concordo plenamente, Lu, que local mais lindo e inspirador...
Bjs
Luciene Felix Lamy
23 de April de 2015Denise, donzela,
Fui irônica... Nesses painéis de Vassari (no teto) só tem guerra.
E, me parece que há 6 esculturas representando parte dos 12 trabalhos de Hércules (que tem analogia com os 12 signos zodiacais!).
Em tempo: O redondo ao centro, se não me falha a memória, é a glorificação de um dos Médici, o Cosimo I.
Beijãozão!
lu.
PS: Política e economicamente, essa "Sala" já foi o lugar mais importante de TODA Itália.
Denise Luna
23 de April de 2015Lu, está vendo pq eu te admiro?????????? Nunca pensei que esses painéis retratassem episódios bélicos :(
Enfim, de longe, o efeito é deslumbrante, mas nem tudo o que brilha é ouro!
Bjs e obrigada pelo esclarecimento
Luciene Felix Lamy
24 de April de 2015Minha amiga,
Vencer uma boa batalha (a justa) pode ser brilhante!
No contexto das conquistas enaltecidas acima, o risco iminente de invasões estrangeiras, a necessidade de se conquistar terras férteis e a peste, entre outras razões, rondavam à espreita... :(
Beijos mil, Denise!
lu.
consueloblog
25 de April de 2015Q interessante Lu! bjs
c
Fernanda
22 de April de 2015Consueto!
Sou advogada e sua fã. Trabalho muito mas amo moda e permaneço atualizada com seus posts! Parabéns!
consueloblog
25 de April de 2015Q bacana! bjs c
carmen nogueira
22 de April de 2015Consuelo, tambem estou aguardando as informacoes e seus comenta'rios. Apesar da minha praia ser a psicologia, a d o r a r i a ouvir algumas palestras para principalmente num lugar tao bonito.
Pensando melhor daria para tecer um bom papo entre comportamento x imagem x luxo.
Quem sabe num proximo encontrinho pode rolar uma troca de ideias sobre isso.
Bjo
consueloblog
25 de April de 2015Exatamente!! Vc tocou no alvo Carmen. O consumo nada mais é do que comportamento aplicado!! E no luxo, a imagem (e os valores como MaVi comentou em outro post) é essencial!!
Obrigada por elucidar!
bjs
c
Carina Costa
22 de April de 2015Privilégio participar desta conferência! Estou acompanhando toda sua cobertura no seu Instagram e na Vogue Brasil.
Bjo!
Sonia heloisa ferrari scacalossi
22 de April de 2015Oi Consuelo. Muito bom. Vou amar sua cobertura . Você é demais bjs
Denise Luna
23 de April de 2015A Vogue não poderia ter escolhido melhor!
Essa Susy é uma figura. Fiquei curiosa da Tori Burch estar no meio dessas feras, pois não vejo a marca Tori Burch como uma marca classe AAA.
Enfim, ansiosa pelos posts. Você, como sempre nos levando à lugares nunca dantes navegados...
Bjs e bom trabalho!
consueloblog
25 de April de 2015O segredo da Tory é justamente fazer um produto de qualidade e desejo mas afordable! Acho q a companhia não tem mais de 10 anos e já vale 3 Bi de USD!!! Um feito singular!
bjs
c
Maria Vilma
23 de April de 2015Consuelo, aqui no CBlog me sinto como criança descobrindo o novo...
Por exemplo, à exceção de Karl Lagerfeld e Suzy Menkes, não sabia nada
dessas outras figuras...
A Suzy Menkes, inclusive, soube dela através de vc... que comentou algumas vezes...
Estou amando! Muitas coisas por descobrir...
Obrigada!
Bjs, MaVi
Denise Luna
23 de April de 2015MaVi, como a nossa amiga nos abre um novo mundo, não é mesmo? Não é a toa que ela é uma MUSA!!!!!!!
Bjs
Maria Vilma
23 de April de 2015Delinda, Isso tudo... para além de iluminar a utilidade de
ser humano... como dizia um antigo anúncio de um Banco,
"Isso muda o mundo."
Quanto aos painéis no teto... acho que nem estando lá no
ambiente, chegaria a essa conclusão...
Amiga: Isso muda tudo...!
Parafraseando a Laíse. Que bom que estamos aqui.
Delinda, deu uma saudade... de vc...!
Bjs
Denise Luna
23 de April de 2015E eu de você, sua linda, com aquela pintinha no rosto que é um charme!
Bjs
Katita
23 de April de 2015Muito interessante!
Ficarei crudada na telinha acompanhando tudo!!!
Não vejo a hora do imatch chegar, penso que vai ser uma revolução!!
Bjs
Katita
23 de April de 2015kkkkk, correção: iWatch
!
Daniela Giuliboni Coelho
23 de April de 2015Consu que maravilha quantas pessoas incríveis, algumas já conhecia através de matérias que li.......Essa conferência vai ser demais!!!!! E que deslumbre o Palazzo........Essa sua cobertura vai ser tudo !!!!! Bjsssss