CNI Hard Luxury Conference – 1º dia!
Como contei ontem, estou cobrindo o incrível, incrível CNI Hard Luxury Convention. Aqui está o meu review que fiz para o site da Vogue!
Por que a Condé Nast International Hard Luxury Conference se chama assim? Tradicionalmente, hard luxury significava joias e relógios. Mas ultimamente, a tecnologia tem roubado o espaço destas peças de luxo. Os jovens especialmente estão investindo em celulares e iWatch no lugar das peças feita a mão. Durante os dois dias de conferência, este conceito está em discussão.
O dia começou com apresentações dos dois vice-presidentes responsáveis pelo design da Apple, Jonathan Ive e Marc Newson. Suzy Menkes, jornalista de moda e criadora do evento, os intrevista. Ive lembrou que o conceito do iWatch é trazer tecnologia a um ponto do corpo onde ela é útil e prática: o punho! (Lembra Santos Dumont, não?). Para uma geração que quase não usa relógios, o gadget abre grande oportunidade ao mercado de luxo, defendem os experts. Como com o iPhone e o iPad, a Apple, e estes seus VP’s, ainda não sabem exatamente quais serão todos os usos do iWatch. Provavelmente infinitos!
Entre outros grandes nomes da indústria de luxo internacional que participaram do primeiro dia do evento, nesta quarta-feira (22.03), estavam Michele Norsa (CEO da Ferragamo) e Albert Bensoussan (CEO de relógios de luxo e joias da Kering).
Norsa afirma que uma das maiores oportunidades para o mercado é conseguir prever qual será o próximo destino-desejo de viagem dos players de grandes mercados, como a China, e antecipar nos hotspots a inauguração de lojas ou pop up stores.
Bensoussan menciona como lentamente o mercado da alta-relojoaria tem perdido espaço. Mas ele vê na criação do iWatch, que é rotulado como um relógio de luxo, uma oportunidade para atrair consumidores mais jovens. Ive e Newson mesmo são colecionadores de relógios, apesar de estarem usando iWatches.
Outra apresentação fascinante foi a de Sophie Hackford, diretora da WIRED consulting e Education. Entre as novidades tecnológicas que ela apresentou, um couro criado em laboratório, mas que não é sintético… acredite! Ele é feito de partes das células do animal. Inclusive existe aí a possibilidade de se criar um couro transparente.
Sophie fala também do uso da tecnologia para vender mais (e melhor) para clientes. Em um futuro próximo, ao entrar em uma loja, um sistema reconhecerá o cliente por sua imagem e já saberá, imediatamente, suas preferências. Por meio de um iWatch, por exemplo, será possível inclusive descobrir o seu humor no momento. Respondendo a uma pergunta do público, admite que se esconder disto, ou seja ter um serviço Premium de privacidade, poderá ter um custo no futuro.
Falou-se muito de tecnologia versus “craftsmanship” (habilidade manual, artesanato de luxo). Acredito que não foi encontrada uma solução. Muito provavelmente os dois vão ter que viver em sinergia mesmo se roubando um pedaço da torta um do outro. Pois “hard” no nome da convention, também se refere às dificuldades do momento mundial. O desmoronamento da promessa dos países BRICK. E encontrar novos caminhos, como falei acima.
Para terminar o dia sorrindo, chegou Karl Lagerfeld para um “pingue pongue” com amiga de velha data Suzy Menkes. Lagerfeld fala com grande franqueza e inteligência, conquistando todo o público com suas frases de efeito você confere na reportagem: 7 frases de Karl Lagerfeld, direto da CNI Luxury 2015.
(CONSUELO BLOCKER)
Aqui as 7 frases que ouvi com os meus próprio ouvidos!!
7 frases de Karl Lagerfeld, direto da CNI Luxury 2015
O estilista, famoso por suas frases de efeito e por dizer tudo o que pensa, foi o speaker mais aguardado do primeiro dia da conferência
Famoso por suas frases de efeito e por dizer tudo o que pensa, Karl Lagerfeld foi o speaker mais aguardado do primeiro dia da CNI Luxury 2015, conferência da Condé Nast International mediada por Suzy Menkes, que reuniu diversos convidados ilustres em debates sobre o mercado de luxo, em Florença. A pauta da conversa com o estilista girou em torno dos 50 anos da Fendi e das suas ideias de moda para a Chanel – mas outras quotes de efeito surgiram no papo. Veja uma seleção de sete delas a seguir:
#1 “Nunca olho para trás”
#2 “Nunca consulto os arquivos. Nem sei onde eles ficam na Chanel e na Fendi”
#3 ”Esqueço o passado, o paraíso é agora”
#4 “Minha vida e meu trabalho é para esquecer de mim mesmo”
#5 “Sempre penso que posso fazer mais e melhor”
#6 “Fendi é minha visão da Itália, Chanel da França e KL é de mim mesmo”
#7 “Toda decisão é uma renúncia”
- April 23, 2015
- 0
Angela Motta
23 de April de 2015Muito interessante, e Karl um gênio!! Bjs
Cassiano Soares Lopes
23 de April de 2015Concordo com a Angela! Bjocas!
Sara
23 de April de 2015Consuelo, esse assunto é tão interessante! Fico um pouco assustada com essa "substituição" do artesanal pelo tecnológico, mas percebo na minha própria geração esse fenômeno... acho triste! rsrsrsrs Adorei ter lido sobre isso aqui e teria interesse em ler muito mais! Um abraço!
Nelson Dias
23 de April de 2015Apesar do avanço tecnológico prometer a substituição do tradicional e valorizado acessório outrora artesanal (o relógio de pulso), ainda sobrevive - pelo menos por enquanto - o ato de prender o artefacto no pulso. Os relógios originalmente eram de bolso, com diâmetros avantajados e presos por correntes de ouro, pormenores que proporcionavam elegância. Porém, o meio de transporte discreto dava pouco espaço para o exibicionismo dos nossos dias. No entanto, um visionário focado nos seus projetos, movido pela perspicácia e precisão, concluiu com toda lógica que não era nada prático usar o relógio no bolso. Foi no pulso que encontrou a praticabilidade que o seu trabalho exigia. Sem qualquer pretensão, o brasileiro Santos Dumont lançava assim, mais que uma moda, o conceito que a mais alta tecnologia ainda não ultrapassou! Resta saber: até quando?
consueloblog
23 de April de 2015Bem dito Nelson! bjs c
Marina Di Lullo
23 de April de 2015Nelson, o que vc diz é muito amplo e pertinente. Realmente, a idéia do relógio de pulso vem como conceito antes das novas tecnologias e isto nos faz pensar que há tantos desdobramentos ainda a serem explorados e percorridos. Obrigada pela reflexão.
Maria Vilma
23 de April de 2015Que time hein, Consuelo! E que privilégio! O seu, de estar registrando tudo de
pertinho e o nosso, de ter vc compartilhando tudo conosco...!
Eu sou do time que não tem receio de mudanças, não... Mudanças quando é para
o bem, que mal tem?
Ademais, as coisas sempre se encaixarão de acordo com o gosto e a aceitação da
maioria. É bom fazer parte das mudanças alheias e nossas... exercitar e aprimorar
os quereres, as escolhas... todas, inclusive, para quem pode, consumir artigos de
luxo...
Quanto mais novidades, melhor. Luxo mesmo, é poder escolher entre as
inúmeras opções...
Luxo é poder contar com vc, amiga!
Bjs, MaVi
Denise Luna
23 de April de 2015MaVizinha, cheguei a conclusão que quem não se recicla, morre, i.e. fica engessado e pra trás na vida.
Faz muito bem de não ter medo da mudança. A gente tem que acompanhar o mundo tecnológico, mesmo que essa mudança seja um pouco assustadora e rápida demais para os nossos neurônios maduros....kkk
Bjs
Maria Vilma
23 de April de 2015"A cobra que não consegue livrar-se de sua casca morre.
O mesmo acontece com os espíritos que são impedidos de mudar as suas opiniões; eles deixam de ser espírito."
O filósofo Nietzsche disse isso; quem sou eu, para discordar...???
Como eu não quero deixar de ser um espírito... evoluído... hahaha...estou quase mudando de opinião, com relação à aquisição de novos meios tecnológicos... para me
comunicar melhor com o novo... porque, no que o assunto
diz respeito, os meus equipamentos são da era do fósforo...hahaha... Não pode!
consueloblog
23 de April de 2015MaVi, a tua inteligência me alimenta!! bjs c
Marina Di Lullo
23 de April de 2015A mim também!! Bjs
Maria Vilma
24 de April de 2015Consuelo e Marina, vcs são tesouros sem valor...
Eu é que me alimento da inteligência, educação e
doçura de vcs!
Muiiiiito obrigada, meus amores!
Doris Dorisella
23 de April de 2015Bem interessante os assuntos abordados e as novidades em vista.
Acho que o fato de estar no mato me protege um pouco dessa tecnologia que avança a ponto de saber do meu humor.
Nao sei se curto.
Prefiro pensar como KL:
nao olhar para atrás e ”Esqueço o passado, o paraíso é agora”
levento meu olhar agora e veja os Querces na minha frente....
Para se refletir o que é LUXO hoje em dia.
Beijos e obrigada por nos manter sempre bem informadas.
Estava curiosa.
Doris
Ana
23 de April de 2015Fantastica cobertura, texto e trabalho. Parabens!
Andreia Mota
23 de April de 2015Salotto mio, tô aqui rindo sozinha com a palestra da Sophie Hackford, já pensou, eu entrando na loja completamente acelerada e o scanner detectar que estou ótima para o consumismo, kkkkkkkk. Tadinho do cartão de crédito, vai ser PT (perda total), hahahaha. KL é ícone mesmo!!! Gostei das frases 5 e 7, também sou dessas, hehehe. Suzy não perde essa mania de esquecer o bob no cabelo, já cansei de explicar pra ela que todo mundo vai avisá-la do adereço esquecido, rsssss. Ô disgrama, parece que faz isso por puro prazer, rsssss. Beijos meus queridos, beijos Diva, parabéns pela matéria de primeira linha. :)
Denise Luna
23 de April de 2015Andreia, imagina essa mulher andar por aqui (terra tupiniquim que tudo é criticado) como ela seria criticada pela forma física e pela sua excêntricidade de vestir e pentear o cabelo!
Bjs
consueloblog
23 de April de 2015No Instagram foi um banho de sangue!! bjs
c
Andreia Motao
23 de April de 2015Poxa, que pena!!!
Aceitar as diferenças, acima de tudo. Ela é formadora de opinião, nem por isso foi poupada, que chato. Peço desculpa pela brincadeira com a Suzy.
consueloblog
24 de April de 2015Tens super razão Andreia, e acima de tudo muito inteligente, grande trabalhadora e mãe de família!!
Ela recebeu um standing ovation ontem no fim do evento!
bjs
c
Denise Luna
23 de April de 2015Consuelo querida,
AMEI a sua cobertura do primeiro dia da conferência da CNI. Como é bom ficar por dentro dessas infos. Obrigada por essa matéria tão bem feita.
Tenho uma grande amiga que fez um doutorado na PUC em acessórios inteligentes (eu até participei da pesquisa dela) e chega a ser assustador como quase todos os objetos daqui a uns anos vão ser "inteligentes", i.e. ter funções para nos auxiliar a viver.
Uau, esses I-watches vão ser uma coisa!!!!!!!!
Também gostei das frases de efeito do KL, mas não concordo com a # 4.
Beijos e continue esse trabalho incrível! Estou cada vez mais sabida graças a você!
anna monica
23 de April de 2015Estou amando acompanhar a CNI Luxury através do seu olhar!
Ansiosa pelos seus comentários do dia 23/04!
beijos
Maria Amélia
23 de April de 2015Consuelo,
Parabéns pelo post, está super interessante.
Adorei ler. Achei o máximo as frases do KL...deixaram-me a pensar na vida :)
Beijinhos para vc e para todos os seus leitores.
http://ofabulosodestinodemariaamelia.pt/
consueloblog
23 de April de 2015Obrigada pelos comentários encorajadores!! bjs c
Marina Di Lullo
23 de April de 2015A #2 de KL diz muito sobre sua criação. Ele não procura arquivos nesta dimensão, já existentes. Ele busca o que ainda não é.
Denise Luna
24 de April de 2015Concordo, Marina. Ele está sempre inovando, por isso está lá palestrando e encantando.
Bjs
Marina Di Lullo
27 de April de 2015Beijos De!!
Daniela Giuliboni Coelho
24 de April de 2015Adorei as frases de KL....Afinal todos os gênios são polêmicos,esse conquistou o direito de poder dizer o que quiser!!!!!! Consu adorei o post e a sua cobertura...... Achei super interessante tudo o que foi colocado até aqui realmente nos faz pensar.....Me veio a mente uma frase de Albert Einstein "Tenho medo do dia que a tecnologia vai se sobrepor à interação humana.O mundo terá uma geração de idiotas." Eu não sou retrógrada mais acredito em ponderação!!!! Bjssss
Daniela Giuliboni Coelho
24 de April de 2015Desculpe esqueci de dizer que a tecnologia é uma ferramenta indispensável sim, mas que acha discernimento!!!! Bjsssss a todos queridos!!