Como entrar em desfiles de moda
Sou do tempo quando para entrarmos em um desfile fazíamos Xerox colorido do único convite que encontrávamos e canetas metalizadas indicavam o número do assento. Ouro, prata, bronze, tínhamos todas! Aguardar um tumultozinho para entrar nas costas do segurança era outro método… Além da estratégia extrema de entrar pelos bastidores através de um furo na cerca para ter acesso à sala de desfile. A internet não existia e para assistir o show era necessário estar presente… senão só daqui a seis meses.
Quase 20 anos atrás quando comecei a frequentar as semanas internacionais de desfiles com minha avó e mãe, o Brasil era inexistente nas importantes listas das RP’s. Daí chegou um furacão chamado Daslu! As leis de importação mudaram no país e ela virou case. O metro quadrado da Chanel era o mais rentável do mundo! Isso se traduziu no lindo time de Eliana Tranchesi com Donata Meirelles ser convidado à primeira fila! Vocês nem podem imaginar o que elas eram! Entravam em grupo sobre saltos altíssimos e maravilhosos, ultra bem vestidas e com cabelos longos e sedosos. O diferencial? A sensualidade brasileira e aquele sorriso! Deram festas para todo o fashion crowd e em dois palitos o mundo da moda estava apaixonado pelo Brasil! Elas, e a loja, representavam um estilo de vida. Com esse fenômeno abriram-se as portas do paraíso para nós que quiséssemos cobrir os eventos. Foi uma delícia!! Não te digo que sentávamos na primeira fila como elas, mas, tínhamos convite nas mãos!
Chegou o momento do boom brasileiro. Só intensificou o nosso poder! Aí sim cheguei a sentar na primeira fila da Max Mara (depois de olhar 5 vezes se não tinha errado)!!
Mas este é um mundo volúvel… a Daslu fechou, a situação econômica piorou, ficou mais barato viajar (portanto o número de pedidos de acredito aos desfiles aumentou muito) e chegaram as blogueiras. Eu era uma delas, mas de nicho e nunca tive os números das mais jovens. Elas começaram a tomar conta da primeira fila pois a estratégia das companhias mudara. Hoje, os desfiles são mais uma forma de publicizar o brand para vender tudo, da roupa, ao acessório, ao perfume. O que antes era um segredo, a mensagem que o estilista queria passar aos editores e compradores, hoje é uma imagem que quer ser passada para o mundo. Especialmente depois que as marcas se tornaram parte de grandes grupos onde compreensivelmente o lucro tem grande importância.
Perdi meu lugar… Respeito. A casa é deles e convidam quem querem, não é mesmo? Os desfiles são para editores, jornalistas, compradores, it-people (VIP) e digital influencers de peso que podem divulgar em massa e com grande velocidade o desfile para o mundo! Não pode-se comprar ingresso… não funciona assim. Fico um pouco triste, mas tento ver do lado positivo. Hoje estou em Milão para cobrir a semana de moda de outro jeito. Posso ver o desfile bem (não como estar na sala que sempre tem um pathos importante) em duas horas ou às vezes ao vivo em streaming. Sou convidada ao que é chamado de re-see (quando se vai ao showroom ver de perto as peças do desfile e se tem um briefing da coleção). Esbarro cotovelos com a elite da moda em jantares, showrooms e eventos da moda. E com todos esses anos de presença, acabam me reconhecendo. Tem que ter alguma vantagem ser veterana! E além de tudo, estou em lindas capitais.
Esta estação vou cobrir o que entendo por moda hoje, que para mim se traduz em estilo. Encontrar as pessoas, marcas e lojas que melhor exprimem o momento em que estamos vivendo com mudanças radicais de governos, comportamentos morais e uma ira da natureza. Quero tentar fazer sentido disto tudo e vou adorar se vocês vierem nesta viagem comigo!
Estarei falando aqui no blog e meu insta mas a cobertura maior será pelo insta e stories da @santaconstancia, tecelagem de tecido da minha família. Espero vocês lá!
- September 20, 2017
- 40
- Semana de Moda
Cassiano Soares Lopes
20 de September de 2017Como é bom ler seus textos.
Aprendo mais a cada lida!
And let's hit the fashion week! Smacks!
consueloblog
22 de September de 2017Let's!! bjs c
Sara Oliveira
20 de September de 2017Que texto honesto e cru... Adoro a sua capacidade de se adaptar a todas as situações.
Bom trabalho e nós ficamos à espera dos clicks lindos!
Beijinhos
consueloblog
22 de September de 2017Obrigada Sara!! Tento! bjs c
maria valéria de moraes
20 de September de 2017Eu já estou te acompanhando, acho muito legal as tuas coberturas, pra quem é novata neste mundo de moda, e estilo é um grande aprendizado. Bjs Consuelo.
consueloblog
22 de September de 2017Fico muito muito feliz! Adoro quando consigo ser didática... coisa de Capricórnio! bjs c
Karoline Fernandes
20 de September de 2017Muito interessante.... Mas me diz uma coisa.... Por você ser conhecida é mais fácil entrar em um desfile brasileiro? Como funciona?
consueloblog
20 de September de 2017Nos brasileiros sim! É fora q tem poucos lugares para estrangeiros como nós. Tem quotas por país. bj c
maria seixas
20 de September de 2017Que foto linda!!! Foi o Robbie?
Bjs.
consueloblog
20 de September de 2017A colorida é de Marcela Schneider. A branco e preto do Roberto bj c
maria seixas
20 de September de 2017Estou falando da foto preto e branco.
Bjs.
Katia Holanda
20 de September de 2017Consuelo a sua cobertura e ímpar , pode ter certeza vc faz um excelente trabalho com muito conteúdo / beleza . Parabéns 💐
consueloblog
22 de September de 2017Obrigada Katia! bjs c
Marina
20 de September de 2017A 1ª foto tem o allure à la Sartorialist! E Florença fica-lhe tão bem como cenário de fundo, que bateu até uma saudade dessa cidade linda! Adorei o seu maravilhoso sorriso e o seu estilo!!
A matéria sobre os desfiles é super interessante e inteligente, realmente devemos aprender a aceitar que tudo muda.
Beijos!
consueloblog
22 de September de 2017Sem dúvida! Senão imagina a frustração!?!?! bjs c
Andrea - Curitiba
20 de September de 2017First of all, que foto mara essa ultima!!!!!!!!!WOW!!! De capotar!!! Bem, me lembro da fase Daslu, das duas lindas da loja nos desfiles, do estouro das bloggers, da moda que se diferenciou( e muito!), das mesmas meninas ( sim, sao ultra novinhas! ) a quem as grandes marcas mandam jato para seu deslocamento de pais em pais, dos hoteis mil estrelas e carro particular para elas, etc etc etc.....Eh, o mundo mudou, a moda mudou! Mas quer saber? Experientes blogueiras como vc ainda fazem a ¨nossa¨festa e o fazem muito bem! Teu olhar eh apuradissimo! Teus post sao sensacionais! Ora, nao comparemos o que essas meninas postam, suas caras e bocas, suas poses sempre as mesmas e o que vc nos passa! Viva o know-how!! Bjsssss e obrigada por tanto nos dar!!
consueloblog
21 de September de 2017Obrigada querida! Bjs
Flavia Leon
21 de September de 2017Ja estou acompanhando tudo pelo stories. Adorando! Excelente trabalho! Bjs.
“Não é o mais forte que sobrevive, nem o mais inteligente, mas o que melhor se adapta às mudanças”
― Charles Darwin
consueloblog
21 de September de 2017Sábio Darwin! Bjs c
veronica geraldo
21 de September de 2017Realmente vc dá um show!!! Tudo o que vc escreve e posta tem essência, inteligência e boniteza👏👏👏😘
consueloblog
21 de September de 2017Nossa! Muito obrigada! Bjs
Alessandra Kechichian
21 de September de 2017Consuelo sigo você há algum tempo, admiro toda sua família, sua mãe, avó, filha, Irma, etc. Mas me identifico muito com você, pelo seu jeito mas cool, natural e franco de ser...
Sou paulista, arquiteta e decoradora, divorciada, uma filha linda e jornalista de 22 anos na área de moda e marketing digital. Minha segunda paixão é moda e acredito que a arquitetura e a moda andam num paralelo em tudo.
Amava a Daslu, era compradora assídua e descompensada (totalmente) admirava e admiro até hoje as ideias, inovações, coragem e astúcia da Eliana, e acredito que não haverá no mundo uma loja icônica como a Daslu, em todos os sentidos, assim como não haverá 2 Elianas, uma perda irreparável!
Gosto muito de redes sócias, porém com algumas ressalvas que me irritam um pouco, como essa que você citou em seu texto. Hoje blogueiras, não estou generalizando, que na maioria das vezes não tem ideia do que é moda, sua história, seus motivos, e porquês, são privilegiadas porque infelizmente o mundo "compra" uma informação instantânea, sem nem ao menos saber da sua veracidade. Estamos vivendo uma época muito louca, divertida até, mas um tanto perigosa... não me acho careta, mas de verdade me preocupo com toda essa quantidade de informação que mal conseguimos assimilar... tenho 46 anos nasci em 12/12/70, mas ainda sou da geração sem Cel e sem internet...
Enfim Consuelo é apenas um desabafo, porque de fato não consigo entender, como uma pessoa como você, não frequenta a primeira fila dos melhores desfiles do mundo da moda?!!! Acho que falta à todos um pouco mais de cultura e um pouco menos de midia..
bjss
consueloblog
22 de September de 2017Alessandra, muito muito muito obrigada pelo teu carinho!! Vc é demais! Que força, q segurança! Me inspirou! bjs c
Alessandra
27 de September de 2017Imagina... você que é o máximo!!! Parabéns pelo seu trabalho impecável... sigo te admirando 👏🏻👏🏻👏🏻 Bjss
Karoline Fernandes
23 de September de 2017Nossa que maravilha o que você acabou de escrever!!! Impressionada estou eu!!!
Alexandra Grosch
22 de September de 2017Querida essa é você, por quem nos apaixonamos... Mais de nós e menos do mundo irreal. Obrigada por conseguir chegar tão pertinho da gente. Desde criança sou apaixonada por moda de duas formas, como obra de arte e aquela que pode ser aplicada ao nosso dia-a-dia. E moda assim, poucas pessoas nos apresentam tão bem como você!!!
Bjaum no ❤ da Alê!
consueloblog
22 de September de 2017Ale!! Obrigada a vc! bjs c
ROSÂNGELA DIAS
22 de September de 2017Consuelo,
Que aula maravilhosa! Sou curiosa a esse respeito e amei este overview! Muito interessante! Mas, sendo vc, uma linda e bacanuda representante da minha geração, tem o seu peso e a sua importância ainda maior.
Não nos deixe órfãs de tudo isso que vc nos passa, tão generosamente e, nos alimenta, nos fazendo tão bem!
Não canso nunca de dizer que vc é muito linda!!!
Amo vc por tudo isso!
consueloblog
22 de September de 2017Obrigada Rosângela! bjs c
Maria Valença
22 de September de 2017Consuelo você é maravilhosa!!! Bem vinda a Milao (te vi no Drogheria😍) e obrigada por fazer o que boa parte dos bloggers de moda não faz: levar informação de moda aos leitores/espectadores. Beijos!!
consueloblog
22 de September de 2017Jura?!?!?!!! E não veio dar um oi?!! bjs c
Iara
22 de September de 2017Pois é , a diferença de te acompanhar está aí: a gente aprende!!! bjus admiro cada dia mais!
consueloblog
22 de September de 2017Obrigada!!! bjs c
Cris
22 de September de 2017Simples assim, ler seu post gostoso e ver que tem muita gente atrasada ainda, no que se chama de tendência. Por isso, a doença do século XXI é a depressão. Adaptar-se é a chave. O uso consciente é o sucesso. Vida longa a você e ao seu blog! Seu look branco acima ficou um arraso. O melhor disso tudo é poder acompanhar a mamãe em Milão. Nem que o resto quisesse... hahaha
consueloblog
22 de September de 2017Ah bem... esse tmbm é meu diferencial! bjs c
Denise Luna
22 de September de 2017Adorei seu relato e ri a beça com essa frase: "Aguardar um tumultozinho para entrar nas costas do segurança era outro método…" Igualzinha a mim!!!! kkk Já furei muitos eventos dessa maneira...kkk
Você é uma inspiração e um aprendizado para todas nós.
Bjs
consueloblog
22 de September de 2017Rssss! Malandrinha! bjs c
Sandra Rebelatto
22 de September de 2017Boa tarde, Consuelo!
É muito bom ser veterana, nada substitui a experiência. Obrigada por essa "aula-viagem-no-tempo", adorei seus 'esquemas' para entrar nos desfiles, rs. As coisas mudam, a moda muda, e nós continuamos aprendendo a nos renovar. Parabéns pelo post! Bjk!
consueloblog
22 de September de 2017Renovar sempre!! Madonna q o diga! bjs c
Patricia
22 de September de 2017Consuelo,
Sempre leio o seu blog, mas sou de poucos comentarios. Quando penso que nao tem mais por onde te admirar, voce se supera e escreve algo ainda melhor. A sua abilidade de absorver e adaptar as mudancas da industria e da vida e justamente que o te torna incrivel e relevante. Patricia
consueloblog
22 de September de 2017Muito obrigada Patricia!! bjs c
Marta Oliveira
22 de September de 2017Querida vc em cada post me surpreende e encanta. Sua segurança é uma conquista invejável! Tudo muda nesse nosso mundo tão imediatista e conectado mas pessoas
com seu conteúdo se sobressaem. Essa meninas são cometas, vão passar logo e talvez nem rastros da passagem deixem! Vi uma foto de sua mãe no instagran com duas delas e o contraste era absurdo, sua mãe dá de mil em qualquer uma delas e vc também! Nós aqui amamos vc por sua sinceridade, simplicidade e uma autenticidade ímpar. Somos todas Consuelo!!!!!! Beijos
consueloblog
25 de September de 2017Obrigada Marta, mas elas também tem seu valor. São jovens e estão aprendendo... só queria raciocinar sobre todo o processo que passei... bjs c
Lucia pavão
23 de September de 2017Consuelo vc é maravilhosa, seus posts têm conteúdo e finesse! E bem me parece uma pessoa bem resolvida, o que a torna ainda mais interessante. Concordo que a moda muda e as pessoas também, mas existem público de todas as idades. As mulheres maduras também gostam de moda e compram "grifes" , então nada mais justo de termos uma blogueira que nos representem nesses desfiles e não vejo ninguém melhor que você. Começarei uma campanha ao seu favor.
consueloblog
25 de September de 2017Lucia, obrigada! Eu vi e fiquei tocada!! Vc é maravilhosa! Qual o teu signo? bjs c
Patrici Dias
24 de September de 2017A verdade que nunca foi dita! Parabéns! Fico vendo menininhas sem nenhuma relevância inclusive de mídia postando fotos arrumadésimas em semanas de moda e sei que NA VERDADE elas não estão em desfile nenhum. Postam imagens que circulam na internet, dão dicas de moda e estilo sem nuna terem pisado em nenhum evento. Fico muito satisfeita de ler o que você escreve. Sempre uma forma honrada de escrever a verdade, seja ela qual for! Admiro! Bjos, parabéns!
consueloblog
25 de September de 2017Obrigada Pat! bjs c
Nidia
25 de September de 2017Um texto escrito de dentro da alma nos toca. Um relato importante sobre as mudanças no nosso mundo social que atualmente parece uma Matrix. Me sinto fora desta Matrix porque sou do tempo de valorizar conteúdo e essência, apesar de não ser tão velha assim. Fico um pouco assustada também com a popularização de algumas blogueiras que não tem vivência e conhecimento de moda, e nada contra as muitas que se destacam por merecimento. Enfim, a sua experiência e conhecimento no setor de moda vem da raiz e isto ninguém tira.
consueloblog
25 de September de 2017Obrigada! Não quero tirar o valor dos outros. Só observar o que aconteceu comigo... bjs c
Silvia Maria
25 de September de 2017Oi, Consuel0! Acho que você mesma já definiu tudo: você tem um nicho! Suas leitoras são serguidoras assíduas e antigas, porque você não cansa! E porque nos indentificamos, de fato, com você. Ao ler seu blog, mais do que moda, aprendemos e nos atualizamos sobre estilo. Moda passa, estilo é pra sempre. E você nos ajuda e, principalmente, INSPIRA a encontrarmos nosso estilo pessoal. Há um tempo vi duas blogueiras brasileiras contarem, em um programa de tv, como trocam de roupa no carro entre um desfile e outro. Como assim?? Tem coisa mais vazia de sentido?? Reflete bem a realdade dos "blogs de moda" atuais. Tudo falso, tudo mídia, tudo pra aparecer. Daqui a pouco elas também sairão de moda... Então (e pra esse comenário não ficar muito longo), mantenha seu nicho! Nao importa se você não vai mostrar os modelos do desfile ao vivo. Mais importante que o QUANDO é O QUE você tem para nos falar. Quem vem ao seu blog (e outras mídias) vem por VOCÊ, não pelas marcas. O mundo já está cansando dessa onda atual da internet, já está percebendo que quase tudo é "fake" e pago. E aí só os autênticos permanecerão. Os patocinadores logo vão perceber isso também: melhor números menores, mas constantes, de seguidores que acreditam em você, do que números astronômicos de seguidores que entram e saem e logo vão amadurecer e parar de cair nas armadilhas. Beijos! And keep going, please!!
consueloblog
25 de September de 2017Adorei o que vc disse... " aprendemos e nos atualizamos sobre estilo" Isso é um dos meus objetivos! obrigada! bjs c
Flávia
28 de September de 2017Como aprendo SEMPRE com você, Consuelo! Diante de uma situação desfavorável, consegue ver os aspectos envolvidos com clareza e tira proveito positivo disso. Você é incrível! Perdem as marcas em não te manterem bem pertinho ... Te desejo todo sucesso!!
consueloblog
29 de September de 2017Trabalho com outras marcas! Não é um problema! Cada um tem a sua estratégia. bjs c
Juliana Amaral
28 de September de 2017Consuelo... Vc é demais!
Sinceridade, simplicidade e clareza impressionantes.
Descreveu o meu sentimento sobre esse mundo que estamos vivendo hoje, de muita informação com pouco conteúdo, esse "endeusamento" por essas garotas que não devem conhecer absolutamente nada do mundo real.
Tenho medo de onde tudo isso irá chegar.
Não sabia que a Daslu tinha tido toda essa importância para a moda brasileira. Obrigada!
Cada vez mais sou sua fã!
Beijos
consueloblog
29 de September de 2017Elas foram revolucionárias e com um modelo de business originalíssimo! Foram tempos de ouro! bjs c
Everton Souza
4 de October de 2017Nossa, amei o texto. Consuelo, mesmo vc não estando dentro dos maiores desfiles, consegue passar pra gente algo de muito bom. Adoro as lives que faz. Parabéns
consueloblog
5 de October de 2017Fico muito feliz q vc diga isto! bjs c
Jorge Pagaimo
17 de February de 2018Boa tarde!
Sou Português e Vou estar de férias por Milão no dia 26 Fevereiro 2018 e sei que nesse dia ainda decorre vários eventos e desfiles de moda, sabe-me dizer como faço para assistir a um, sendo apenas turista e uma vez que não vendem bilhetes? Será que me pode ajudar? Gostava mesmo de assistir a um com a minha parceira para ver como é no backstage! Muito Grato.
consueloblog
17 de February de 2018Jorge, me perdoe mas é impossível... Vc pode arriscar olhando na camera di moda di milano o calendário. Veja o endereço dos desfiles, vá na porta e vê se tem lugar... mas em geral, se não for comprador ou jornalista, não pode entrar.
bjs
c