Costanza Pascolato conta como volta a se apaixonar…
Mais um texto de Costanza para o Consueloblog onde ela conta como nestas últimas férias ela volta a se apaixonar pelo seu lugar de origem!…
***************
VOLTAR A SE APAIXONAR PELO MEU LUGAR DE ORIGEM
E
DE COMO SEM QUERER/QUERENDO A GENTE DEIXA DE FAZER AS MELHORES COISAS PARA NÓS MESMOS E PARA OS OUTROS!
No Natal e Ano Novo visitei longamente Firenze, e, de lá para cá, nada mais foi como era. Voltei revigorada!
Fazia tempo que não a visitava. Sendo filha da Toscana (nasci em Siena) sua beleza e gloria medieval/renascentista – que tive a sorte de conhecer na adolescência – sempre morou na memória do meu coração. E, muito mais do que tudo isto, minha filha Consuelo mora lá! Ela nasceu em São Paulo, e em périplo oposto ao meu, radicou-se lá. É mãe dos meus netos, Cosimo e Allegra, florentinos da cepa, absolutamente indispensáveis para minha felicidade! Entretanto, por um motivo ou outro, eu só os encontrava em mil outros pontos do planeta, nunca no lugar onde moram.
DE COMO MALES VEM PARA O BEM
O ano de 2013 foi uma experiência semi desagradável para mim. Nada acontecia como devia: encrenquinhas, adiamentos, desencontros, chatices e até a descoberta e tratamento da lesão pré-cancerosa! Fiquei bastante tempo quieta, sem viajar, me tratando. Curei-me. Meio reclusa, tive tempo de fazer um bom balanço “do-que-estou-fazendo-afinal-nesta-vida”. Com certa surpresa, entendi claramente que apesar de ter uma existência que gosto, interessante, invejável, cheia de atividades, trabalho e interesses, eu estava, sim, fazendo – desnecessariamente – um montão de coisas inúteis e desagradáveis e, pior (!) não fazendo as coisas que realmente gosto de fazer! Como me senti rígida e burra! Então: ”mãos á obra”! Afinal, o aniversário de 50 anos de Consuelo no dia 4 de Janeiro, aconteceu logo depois dos Feriados de Natal e ano Novo! Ótima ocasião de enfrentar os titãs do frio e me jogar nos braços de minha família e terra! Confesso que foi absolutamente inesquecível.
CERTAS COISAS E IDÉIAS TÊM PRAZO DE VALIDADE
Ás vezes, aprisionados pelas rotinas, não reparamos que tudo muda a nosso redor. Assim, percebi que ABRINDO OS OLHOS DA ALMA, CONSEGUI JUNTAR OS PONTINHOS, E VER MAIS CLARAMENTE.
1) Eu mudei: estou a fim de ser mais feliz aproveitando todas as coisas maravilhosas de que ainda posso desfrutar
2) Minha filha mudou: está mais feliz, realizada, competente. Mais madura, enfrenta e resolve seus problemas assertivamente e com menos angústias.
3) Meus netos mudaram: adolescentes eles demonstram vitalidade e carinho além de um início de um senso de responsabilidade pré- adulto
4) Firenze mudou: continua com sua vida de cidade pequena cercada de maravilhas, mas agora conectada via Web com o mundo (fato para o qual a Consuelo me alertou). Mas o que realmente mudou foi A MINHA MANEIRA DE OLHAR PARA ELA E PARA TODOS OS MEUS QUERIDOS!
NOVO GOSTO PELA HARMONIA
Alessandra irmã de Consuelo e sua família, Roberto (o pai de minhas filhas) muitos parentes e amigos de todos os países se reuniram festivos na cidade para aproveitar dos programas e passeios bacanas organizados por Consuelo [n.d.r. Foram o almoço na Badia a Passignano e o corredor Vasariano, além do ano novo na casa da Sue]. Como vocês já sabem, ela é pura animação!
No meio de tanta gente, percebi que eu estava mais conectada, mais interessada pelos outros, mais alegre. Entendi que, depois de muita “musculação espiritual”, consegui estar mais alinhada comigo mesma, com aquilo que eu sou de verdade, e não com aquilo que “pensei” ser ao longo dos anos que vivi. Simplifiquei. Livrei-me de comportamentos e sentimentos que não tem mais a ver comigo. Pude ver, com o coração apertado, que havia desejado muito aqueles momentos. Felicidade. Porque afinal, viver bem – coisa indispensável – é fundamentalmente uma questão de consciência e de bom aproveitamento do presente. COISA SIMPLES QUE É UM LUXO!
Como estas…
Pizzeria Rocco em Florença, Piazza Ravenna 10, 055 685802. Fecha terça-feira.
Costanza Pascolato
- January 27, 2014
- 2
- Costanza Pascolato, florença
Franciane
27 de January de 2014Que lindo texto! Que delicia de post! A sabedoria de sempre de Costanza nos presenteando com palavras positivas nessa segunda-feira. Obrigada, Consuelo por proporcionar tão agradável leitura!! Bjs e uma linda semana.
consueloblog
27 de January de 2014Queria mesmo começar a semana assim!! Bjs c
Mia Athayde
27 de January de 2014Puro amor ....
Bom Dia Costanza, Bom Dia Cons, Bom Dia Salotto !!!!!!
E como não aprender com essa mulher linda, gentil e amorosa a viver melhor, a repensar (e mesmo que vc não tenha 70, sempre é tempo de repensar a vida!) a existência e a recompor os elementos prá ser mais feliz !!!!!
Afinal, o que é mesmo que a gente leva da vida?
Ah !!!! A vida que a gente leva .... dizem por aí !!!!!!
E as escolhas são, sempre, nossas !!!! :)
Grazie por este relato der amor!
E uma semana FELIZ a todos !!!!
bjsssss
consueloblog
27 de January de 2014Adoro o q dizem por aí!! Bjs c
Isabella
27 de January de 2014E tem como nao amar?? Juro pra vcs - fiquei super emocionada enquanto li!
<3
bj
Nara
27 de January de 2014Que lindo!!!!Que verdadeiro,que bom ler isso na segunda feira de manhã!!!!!
bjusss
Quiteria Franco- Visual (in) desejado
27 de January de 2014Depoimento "Essencial" e corajoso que certamente vai me ajudar muito na semana que estamos iniciando.
Certamente tua trajetória corajosa, inspirou tua Mãe.
Lindo e comovente poder passar a vida à limpo com tanta sabedoria.Há humor, alegria e compaixão no belo texto de Costanza.
Obrigado, meninas!
Cassiano Lopes
27 de January de 2014Bom dia Consuelolinda e Salotto adorado! Estive ausente dos comentários nos últimos posts, mas não deixei de ler nenhum! Atribulações e chatiações da vida. Mas cá estou para comentar esse post maravilhoso. Inspirador. Real. Impulsionante. Vamos então "abrir os olhos da alma para conseguir juntar os pontinhos e ver mais claramente." Obrigado Consu por mais essa lição de vida. Um beijo no seu coração e de sua linda mama. Cassi (emocionado...)
Luciana Rodrigues
27 de January de 2014Um maná dos céus... ou seria um manjar dos deuses?! Enfim, uma leitura altamente iluminadora, hoje, que o dia está tão feinho aqui em Roma. Aqueceu o meu dia e meu coração. Beijos para Costanza e Consuelo.
Alexandra
27 de January de 2014Bom dia Salotto amado! Bom dia Consuelo amada!
Que coisa linda de ler, ver e refletir!
Mais que um lindo texto, uma lição de sabedoria, maturidade, sensibilidade, humildade e amor (a si própria e aos seus). Perfeito!
Feliz por Mamisa, feliz por você, feliz por toda família e feliz por nós.....todos ganhamos muito com esse despertar.
Fiquei muuuuito emocionada (e com mais vontade ainda de trazê-la pra casa...rsrsrs).
Obrigada pelo presente!
Beijos imensos, sempre.....
virginia maia
27 de January de 2014A "mole" aqui,se derretendo com o depoimento/relato da Costanza e automaticamente a família incluida!!!!! Quanta sabedoria e autenticidade !!!!!!!Muita coisa para repensar e te digo com toda humildade....muitos pensamentos desses já está se passando comigo!!!!!!! Nos tocou muito,nos fez muito bem,acredite!!!!! Beijo enorme para Costanza e para ti,querida!!!!!!
Mailda
27 de January de 2014Querida,
quer dizer que a questão é me deixar sem palavras ????
Após passar por aqui, fico "CONSUELando", "ANDREAndo", ALEXANDRAndo, "MAVIando", "CONSTANZAndo" ....
Este meu presente de hoje chegou em caixinha brilhante e com um laço mais que lindo. Quero guardar nela as mais lindas jóias: Delicadeza, ternura, lágrimas de emoções compartilhadas com os queridos ...
Obrigada, obrigada,obrigada.
Abraço bem apertado em todos.
Maria Vilma
27 de January de 2014E eu de você gostando...
Bjs, querida
MaVi
Alexandra
27 de January de 2014Mailda querida, você é uma fofa!
Realmente é muito bom passar por aqui todos os dias e sorver de tantas palavras bonitas e inspiradoras....dos posts e dos comentários.
Tenha certeza que já tem um estoque de beijos aqui para você heim!
Um beijo grande.
Andrea - Curitiba
27 de January de 2014Mailda linda!!!!!!! Bjs no coracao........
Claudia - Curitiba
27 de January de 2014Bom dia Consuelo e querido Salotto, retornando ao mundo virtual e as minhas atividades começo a segunda feira com essa ternura em forma de texto! Sua mãe de fato é uma pessoa muito acima do que a gente pode imaginar, e os frutos não caem longe do pé :)
Que delícia poder compartilhar dessas e outras experiências. Me sinto especial e saudosa...Estou colocando a leitura do blog em dia, calmamente, sorvendo cada novidade, cada boniteza que vc nos apresenta! Beijo + uma deliciosa semana!
Vivian Campanelli
27 de January de 2014Florença é de apaixonar (e reapaixonar) qualquer um pelo prazer de viver!
Parabéns pela matéria!
Maria Araci
27 de January de 2014Que mulheres inspiradoras!!!!!!!! Obrigada Costanza! Obrigada Consuelo!
Cassiano Lopes
27 de January de 2014Falou tudo Maria Araci: INSPIRADORAS!!! Bjocas.
Maria Araci
27 de January de 2014Bjs pra ti também, Cassi!!!
Vivian Campanelli
27 de January de 2014Florença é de apaixonar (e reapaixonar) qualquer um pelo prazer de viver!
Parabéns pela matéria! Ótimo jeito de começar a semana...
Ana Christina Neves
27 de January de 2014Oi Consuelo
Que maravilha a vida poder ser reinventada a qualquer momento e em qualquer idade...parabéns Costanza, você, assim como a Consuelo, é demais....
beijo enorme
Christina
Jaque Balas
27 de January de 2014Olá, Consu!
Que família maravilhosa é a sua!!! São pessoas tão diferentes mas, com tanta vontade de vencer, ser feliz, respeitar e ser respeitado. Aprendo muito com estes posts pessoais. Este texto da Constanza me fez refletir bastante, afinal, mesmo tento 28 anos, posso começar a repensar a minha vida e, buscar rever, com novos olhares, os lugares e as pessoas. Sempre estar aberta a aprender algo novo, a compartilhar a novidade com o mais novo. Enfim, ser feliz é reunir pequenos e pequeníssimos detalhes mas, vive-los intensamente. Um beijo a toda a sua família.
consueloblog
27 de January de 2014Nunca é tarde demais para repensar a vida, mas nem cedo demais para dar a direção certa...neste momento!!! E nunca tenha medo de mudar de direção se for a tua aposta!! bjs c
Liandra
27 de January de 2014Sempre tive uma admiração enorme pela Costanza e agora, lendo suas palavras dóceis, sinceras e cheias de amor, desnudas de qualquer pretensão, simplesmente dividindo conosco suas percepções, é muito comovente. E sinto um imenso privilégio de ter tido a oportunidade de testemunhar esses momentos tão especiais dela. Obrigada!!
Luisa Demuth
27 de January de 2014Ai, ai..... Que coisa mais linda de se ler e ver..... Palavras vindas do coração e de vivências tão emocionantes como o crescimento daqueles que a gente mais ama. Viver é realmente um presente. Estar aberto ao novo e às coisas simples, renovar-se e ter a compreensão de como as coisas mudam, é a lição que hoje li de Constanza. Parabéns por celebrar tudo isso e dividir com a gente, Constanza. Obrigada e beijos (nas duas).....
Katiasp
27 de January de 2014Parabéns para essa familia que se renova a cada dia/geração!!
Texto lindo e profundo..... que com certeza surgiu depois de muito"sentir" a vida!!
Obrigada por mais uma lição!!
Bjs
Kátia
Ro
27 de January de 2014Lindo, Consuelo !
Que Deus sempre abençoe vocês e nos , nessa parceria de amizade e alegria !
Boa semana, beijos com carinho da Rose Veiga <3
Maria Benincasa
27 de January de 2014Que presente para começar a semana!!!
Muito obrigada à Mme Constanza por dividir esses ensinamentos conosco.
Um bj grande a todos
Maria
Deyse Ribeiro
27 de January de 2014Consuelo, sigo o seu blog ja a algum tempo, mas somente hoje resolvi comentar, o post da sua mae é maravilhoso. Ela tocou um ponto que acho fundamental, valorizar o presente, a familia e a busca da felicidade, muito tocante, creio que todos nos precisamos nunca esquecer e valorizar esses tenas, que apesar de corriqueiros no dia a dia acabamos por deixar de lado. Temos que cuidar de quem amamos, familia, amigos, pois nao sabemos ate quando nos sera permitido estar com eles. Parabens pelo relato. Abs.
Mila
27 de January de 2014Emocionada com esse texto! Como não amar essa família?! Parabéns por essa família linda, vcs são uma gde inspiração!! =D
bjoo
Carina Costa
27 de January de 2014Que lindo texto! Me emocionei!!
Como é bom se redescobrir...!
Um beijão
Georgia Câmara
27 de January de 2014Eh minha querida, nos dias de hoje, luxo é conseguir usufruir da convivência dos que amamos.. Lindo texto!
Maria Vilma
27 de January de 2014Li e reli este belíssimo texto e provavelmente, vou fazer isso por muitas vezes...
Que lindo texto, que bela declaração de amor!!!... Enche os nossos olhos e o coração
com a delicadeza do perfume da ternura...
A Costanza sempre sensível... meiga... sagaz e sensata tece sabedoria de vida como
se tivesse tecendo renda de bilro... cuidadosamente... atentamente... Quantas lições aprendemos...!!!
Consuelo, eu me arrisco a dizer que a sua mãe foi tocada muito profundamente por você... da mesma forma como nós somos tocadas todos os dias. Para mim, você
possui intuitivamente essa marca do saber viver... do valorizar todos os pequenos prazeres da vida, pois são esses, muito preciosos... são as verdadeiras marcas de
uma vida preenchida... vivida com excelência!!!
Um beijo cheio de carinho e gratidão, para vc e para sua mamisa.
MaVi
consueloblog
27 de January de 2014Obrigada MaVi... mas disse Chartre "sento no ombro de gigantes"... minha mãe, avó, tias, e governante...meu pai e avô. Todos ensinaram sem doutrina. Uma dádiva! Obrigada querida!
bjs
c
Maria Vilma
27 de January de 2014Benditos sejam esses “gigantes”!!!
MaVi
Maurilio de Paula
27 de January de 2014Dna costanza uma das mulheres mais fascinantes que conheci em new york,muito feliz pelo seu texto cheio de vida,precisamos mais de pessoas como a sra que a cada dia nos enche de entusiasmo para a vida,um grande abraco
consueloblog
27 de January de 2014Que honra vê-lo aqui senhor Maurilio! Espero até bem logo! Um abraço, C
Tânia Sciacco
27 de January de 2014Gostei muito do texto! E Costanza, eu também mudei, e arrisco dizer que cada frequentador do salotto muda um pouquinho a cada post, em direção à uma vida com mais qualidade, mais feliz, independente da idade ou país.
Beijos
Alexandra
27 de January de 2014Bingo, Tânia querida!
Mudamos mesmo a cada post. Feliz de quem tem essa consciência e sabe aproveitar....
Beijos mil.
consueloblog
27 de January de 2014Que emoção!!!! bjs marejados
tulenka marinheiro
29 de January de 2014Olhos marejados são os meus depois de ler esse texto, conjugado com tantas outras emoções que a cada post vc nos produz. Ela foi brilhante no descobrir-se feliz com as pequenas coisas que quando não temos no dia a dia, aprendemos a valorizar mais. É muito bom ter o reconhecimento materno,principalmente qdo se tem uma mãe como a Costanza, e também saber reconhecer de onde vem nossa bagagem emocional que nos fornece todo esse suporte.
Ainda estou processando a magia desse afeto !!!
Parabéns e muito obrigada !!!!
consueloblog
29 de January de 2014Lindo este ponto de vista...abriu meu horizonte! bjs c
Carol R.
27 de January de 2014Que texto mais lindo, me emocionou com tanta delicadeza e sabedoria.
bjs
Ritinha Medina
27 de January de 2014E como não se apaixonar mais, e a cada dia mais, pelas meninas Pascolato?!
Ah! Esse CBlog/Salotto fazem um bem danado prôs nossos corações...
Bjkas,
Alexandra
27 de January de 2014E o meu tá danado de apertado de saudades de você, my love!
Beijocas.
Ritinha Medina
27 de January de 2014Queriiiiiiiiiidaaaaaaaaaaa,
Eu tb estou 'tronxa' (ou será q é 'troncha' ?!) de saudades...
No dia 15/01 pensei MUITO em vc, mas estava andado no meio das nuvens.
Aí, depois q se aterrisa e voltamos a pisar em terra firme, tudo se embola e deixamos de ser a Sra do nosso tempo...
Happy Birthday mega atrasado...
Bjkinhas,
Alexandra
29 de January de 2014Amore mio, sem problemas. Saber que lembrou de mim já me deixa mega/ultra/super feliz.
Pra falar a verdade....acho que furei contigo, não? O seu não é por esses dias?
Beijokas.
Carol R.
27 de January de 2014Ritinha
Um grande beijo
Ritinha Medina
27 de January de 2014Carolzita,
Qdo vc vem prá Sampa?
Falei hj com a Lu, q mandou zilhões de bjs prô Salotto (está sem internet há uma semana...) e q virá prá SP na próxima 2a. feira.
Topas um café?!
Bjkas,
Martha Chagas Felix
27 de January de 2014Amei o texto! Nada como a experiência para nos alertar de como viver bem o presente!
Obrigada Consuelo por dividires conosco a sabedoria de tua Mãe!
Martha ; )
Viviane Coelho de Magalhães
27 de January de 2014Que lindo este reencontro com sua própria cultura,deixada um pouco de lado.
VIVA A ITÁLIA, A COSTANZA E FAMÍLIA !!
BJSSSSSSSS
M.MANUELA RODRIGUES
27 de January de 2014Que linda mensagem que você passou Costanza,me identifico com seus pensamentos e atitudes!Bem haja e parabéns por ter formado uma família tão linda!
Estou me organizando para a conhecer em maio ´in loco`.Um abraço
Mateus Habib
27 de January de 2014Que bonito! Nunca é tarde para aprendermos mais sobre nós mesmos, os que nos fazem felizes e o que nos faz feliz. "Musculação espiritual", adorei e vou adotar!
Obrigado!!
Bjs,
MH
Ana Laura Rabelo
27 de January de 2014She did that again!
Costanza e seu texto se encaixam perfeitamente no momento em que estou pensando muito sobre tantas coisas. Sobre o que preciso eliminar para "viver" todo o bem que tenho a meu dispor.
Musculação "espiritual" é mesmo essencial para entender isso e tomar coragem para ser o que somos, simplesmente, sem subterfúgios. Verdadeira libertação!
Bem, na verdade, só somos felizes onde e com quem nos sentimos à vontade, sendo o que somos.
Amei.
Bjs,AL
consueloblog
27 de January de 2014so true...
<3
Natália Andressa Baffatto
27 de January de 2014Consuelo e Constanza, que delícia ler esse texto!
Eu senti um pouco dessa felicidade vibrante que você deve estar sentindo e sentiu nesse período em Firenze. Se essa foi a intenção, já valeu para mim!
Essa semana é muito especial para mim, pois quarta-feira viajo para Londres, que será minha nova casa a partir de agora! A completa mudança é com meus pais e tudo, e minha irmã, 8 anos por lá, nos espera de braços abertos. Portanto, ler essas palavras, nesse momento, nessa segunda-feira, sem dúvida foi ainda mais especial.
Consuelo, espero te encontrar em Londres e agora será mais fácil te ver na Itália, que também será minha casa muito em breve! Um passo de cada vez, né?
Constanza, que essa simplicidade, que é um luxo, seja eterna em sua vida.
Baci baci
consueloblog
27 de January de 2014Natália!! Coragem inspiradora!! Boa viagem!! Em todos os sentidos!! bjs c
Natália Andressa Baffatto
27 de January de 2014Ô, nem me fala....rs.
Grazie, Consu! Precisava também das suas palavras de apoio!
=)
Adrianne
28 de January de 2014Viva!!!!!!!!! Um passo de cada vez, bela Natalia, e que sua estrada seja perfumada por infinitas alegrias. Deus lhe acompanhe e guarde a realizaçao dos sonhos de sua familia.
MissJota
27 de January de 2014Oi meninas...
Quase nunca comento aqui, mas não posso deixar de agradecer por esse texto tão inspirador... Fiquei muito emocionada! Parabéns, muito inspirador... Uma ótima semana!!
Jamile
Cristiane Pereira
27 de January de 2014Andei meio sumida aqui do Salotto e, quando volto, me deparo com essa maravilha de post...!!! Que alegria! Que emoção! Que lindo depoimento! Que gostoso poder "receber", daqui do outro lado do computador, tanta energia positiva e tanta alegria de viver! Que sabedoria e que emoção vc nos transmite, Constanza!
Obrigada, Consuelo, por compartilhar conosco essa beleza que é a sua família! Desejo um 2014 de muitas alegrias, de muita saúde, de muito amor e prosperidade para todos vocês!
consueloblog
27 de January de 2014Q sorte a nossa q vc voltou logo hoje!! Assim está fisgada!! ;-) bjs c
Mar
27 de January de 2014Que post lindo!!! Adorei e me identifiquei com este caminho da Costanza, 2013 tb foi complicado pelos mesmos motivos...Sigo nesse sentido,de ver o que realmente importa e se desprender dos supérfluos.E assim vamos abrindo novas portas e enriquecendo nossas vidas.Me deixou muito feliz este depoimento tão delicado e ambientado num dos lugares que mais amo nesse mundo!
Thanks :) :) :)
Andréia
27 de January de 2014Que alegria começar a semana com este texto leve e tocante ao mesmo tempo. Constanza, além de linda, é generosa por compartilhar conosco suas reflexões.
Eu adoro o seu blog! Parabéns!!!
Giovana
27 de January de 2014Lindas e verdadeiras as palavras de sua mãe.
Sobre Florença é tudo isso que ela disse mesmo.
Tive o prazer de vê-las em um dia que estava em Florença, no fim de ano, quando fui jantar na Pizzaria Rocco (indicado por você em seus blogs), até pensei em pedir uma foto com vocês, mas não quis incomodar pois estavam com seus familiares.
E vocês duas juntas são mais lindas ainda pessoalmente...
Ah, ..., adorei ficar hospedada no apartamento da Maria, indicado por você.
TUDO DE BOM!
bjinhosss
consueloblog
27 de January de 2014Nossa Giovana!! Teria adorado te conhecer!! Na próxima não deixe de nos dar um oi! bjs c
Adrianne
27 de January de 2014Que maneira linda de se começar uma semana...EMOCIONADA!!!!!!!!!!!!! Texto para guardar na memoria da alma.
Ivo Viana
27 de January de 2014Nossa que texto incrível. Bateu fundo na minha alma, justo hj q está sendo um dia atravancado... A sabedoria de Constanza me comove. Parabéns.
Carmen valeria
27 de January de 2014Adorei o post Consuelo...ata simplicidade e sofisticação da sua mãe ao se expressar...e que olhos lindos que tem sua filha. Parabens pela família, bjos
Carmen valeria
27 de January de 2014Corrigindo:quanta...
Conceição
27 de January de 2014Adorável! E eu sempre pergunto: pq esperamos a vida nos dar um susto pra repensarmos nossas prioridades?
Levei um susto desses há quatro anos e revi tudo. Dedicar-me as simples coisas que me deixam feliz é a minha atual prioridade.
Espero que esse post inspirador, e absolutamente simples, inspirem aos que aqui visitam/convivem: elejam urgentemente suas prioridades e se coloque em primeiro lugar. Quem não cuida de si não merece o corpo e a vida que carrega.
Pronto, falei! Bjs Consu e Constanza!
Lenna Ranghetti
27 de January de 2014Lindo, lindo, lindo!!! Uma verdadeira declaração de amor à vida. Parabéns por essa vitalidade e felicidade, Constanza!
Daniela - São Paulo
27 de January de 2014A queridíssima Costanza nos mostra que a verdadeira felicidade, a essência da vida, está nas coisas mais simples, quase sempre ofuscadas pelo nosso atribulado dia a dia!!
bjos
Dany
Lu Fadel
27 de January de 2014Parabéns querida Constanza e Consuelo !!! Vcs são maravilhosas e escrevem divinamente...!!! Delícia de texto...!!! Beijos muitos ;)
maria valéria de moraes
27 de January de 2014Fiquei muito tocada com o texto da tua mãe. Que lindo rever amigos, e familiares e se dar conta, o quanto nos faz felizes momentos assim.
Passear por esta cidade tão linda, resgatando sentimentos, e emoções. Voltar revigorada, é o melhor presente que pode ter.
Leda Orsi
27 de January de 2014que belas (re)descobertas! a vida é surpreendente, sempre...
Ceres Leda
27 de January de 2014Querida Consuelo, desta vez gostaria de falar somente com a Constanza e dizer que
compartilho dos mesmos sentimentos de valorização das pequenas coisas da vida.
Passei pela mesma situação que você passou, Constanza , referente à saude, por isso
sei do que você está falando. Não sabia que você era da linda Siena e é de lá que se
origina minha cor favorita na pintura, o Terra de Siena Queimada! A cor de Siena e
também a cor do Brasil! Você não acha? Gostei muito do que você escreveu e fotografou
Meus parabéns pela Vida!
Beijos
Ceres
Gisele Montenegro
27 de January de 2014Lindo relato e fotos.
Decisões acertadíssimas.
Admiro cada dia mais vocês.
Bjs
Gisele
Clau
27 de January de 2014Querida Consuelo,
Ao longo da vida vamos juntado diversos comportamentos, manias, hábitos, planos e desejos e nos condicionamos a fazer coisas mecanicamente...coisas que perderam seu sentido, que não tem a nossa atual identidade.
Mas, a vida é senhora de si mesma e sempre nos coloca diante de alguma adversidade que nos faz desperta - por exemplo: um ano ruim. Pós tudo nós damos conta do que realmente conta e tem valor, no melhor sentido da palavra.
Legal, que a Constanza tenha exposto a sua experiência pessoal de libertação e tenha conseguido um novo "passaporte da felicidade". Ser feliz é uma escolha.
Bjs
Clau
consueloblog
27 de January de 2014Smack! "Ser feliz é uma escolha"...e acrescento, nem tão difícil assim!! bjs c
Maria Cecília
27 de January de 2014Muito bom o texto, e de muita sabedoria.
Nada como rever conceitos, mudar ideias e realinhar a vida. A felicidade às vezes está mais próxima do que imaginamos.
Obrigada por partilhar conosco a sabedoria de Constanza. Parabéns às duas!
consueloblog
27 de January de 2014"mais próxima do que imaginamos"...tão importante isto...tão importante abrir os olhos...e o coração!! bjs c
Mariangela Martinelli Campana
27 de January de 2014Consuelo, hoje minhas palavras são para sua mãe maravilhosa!!
Constanza , a sua capacidade de se reinventar e nos transmitir, desta maneira através de exemplos belos de relacionamentos familiar... me faz acreditar ainda mais, o quanto é importante a família, as amizades, as coisas simples!
Obrigada, nos presentei sempre com suas sábias reflexões!
Beijo
Mariangela
Sandra Pires
27 de January de 2014Que bom se todas as pessoas tivessem esta lucidez para enxergar a vida , valorizar aquilo que realmente tem importância.Abraços!
Gianna
27 de January de 2014Presa em casa com uma gripe " volta ao trabalho" me dediquei a botar em dia as leituras virtuais e, como sempre, comecei por coisas boas e positivas.
Consuelo faz parte dessa injeção de bom astral a que nos damos o direito sempre que possível. Nunca decpciona! Hoje, com o texto da sua mãe, a quem todas reverenciamos.
Imagino que deva ter sido um belo ajuste de contas que uma diva faz com sua vida, depois de um ano ruinzinho, como ela mesmo diz. Desejo que prossiga nessa estrada de maior paz e deleite com as coisas e pessoas lindas que a cercam.
Acredito que esses " cliques" acontecem de tempos em tempos, poré, por vezes não estamos atentas, não respeitamos a necessidade de silêncio que a alma pede para poder nos falar.
Quanto aos netos, talvez sejam os gatilhos deste processo, mais até do que os filhos, com quem nos comprometemos em missões mais angustiantes até chegarem à independência.
Parabéns e agradecida pelo belo post!
Mailda
27 de January de 2014Queridos Consu, Mamisa Constanza e Salotto,
Peço licença para contar um acontecido:
A minha "Mamisa" de 86 anos queria, como todos os anos, plantar milhos em seu quintal. E eu, para que ela não se cansasse, disse :
- Mãe, pra quê isso, eu compro os milho e você faz o mingau.
E ela:
- Nem gosto de mingau ! Vou plantar porque gosto de ver a chuva escorrendo pelas folhas do milharal .
Resultado: todo ano, nesta mesma época, todos comem o mingau-de-milho-verde e ela, feliz da vida, aprecia a chuva no quintal de sua casinha.
"Mamisas" ensinando a reconhhecer a felicidade no simples de mim mesma.
Bjs.
consueloblog
27 de January de 2014E eu ADORO mingau de milho verde!!
obrigada pela singela e belíssimo conto!
bjs
c
Ritinha Medina
27 de January de 2014Mailda,
Vou plagiar a Andy prá dizer q vc é cheia de queridices...
Bjkas,
Lucia Rangel
27 de January de 2014Sempre me perguntei, como Consuelo consegue???
Agora deu para entender um pouco de Consuelo...lendo Costanza...simplismente INSPIRADORAS...ILUMINADORAS!!!
"O verdadeiro sábio é aquele que se coloca como eterno aprendiz." Sócrates
Beijos para as duas.
consueloblog
27 de January de 2014Concordo com Sócrates!! Obrigada! bjs c
sandra regina cozenzo
27 de January de 2014Amei, querida já que vc descobriu o caminho que te faz feliz, segue em frente, vc merece. Bjs
Janisete Miller
27 de January de 2014Lindo texto - tocante, inspirador, verdadeiro e apaixonante...como vocês, Consuelo e Costanza, e o nosso querido Salotto.
bjs.,
consueloblog
27 de January de 2014Sem palavras para agradecer tanto amor e carinho!!! A tela tá aqui quentinha e explodindo de orgulho!! bjs c (tenho certeza com a outra C)
Andrea - Curitiba
27 de January de 2014Todos ja disseram tanto....estou realmente muito emocionada com as lindas palavras e belissimo texto de Mamisa.....Bjs a vcs duas e a esse salotto amado...........
Alexandra
27 de January de 2014Beijo grande, Andrea amada de mio cuore!
Andrea - Curitiba
28 de January de 2014Bjs Ale amadinha.......
Cassiano Lopes
28 de January de 2014Bjocas Andy!
Andrea - Curitiba
28 de January de 2014Bjs principe Cassi......
Denya
27 de January de 2014Emocionante demais!!!! Completo e intenso, q lindo! Beijos com carinho, D
cristina
27 de January de 2014lindo e profundo!
Cristina Caggiano Concilio
27 de January de 2014Gostoso de ler. Parabéns à Constanza que soube tirar proveito das dificuldades de 2013 para refletir e reavaliar posições e prioridades. Esses momentos com filhas e netos são absolutamente inesquecíveis e não podem esperar. Sempre achei vocês mulheres incríveis e minha admiração aumenta a cada novo post no blog ou no Instagram. Beijos!
Eliane
27 de January de 2014Delícia de depoimento! Quanta sabedoria e autenticidade... como não pensar e repensar a vida... enquanto é tempo,não é? Obrigada Consuelo e Mamisa (por nos abrir a janela da alma) temos q aproveitar o melhor q a vida pode nos dar!!! Bjsss
Martha Cotta
27 de January de 2014Linda família , lindíssima Costanza , maravilhosa Florenca , palavras inteligentes ,maduras que dizem ao coracão das pessoas . Bjs Consuelo.
Eduarda
27 de January de 2014Um texto muito especial, fiquei emocionada. Me lembrou a sabedoria plena de vivências do texto de teor semelhante do Borges. Observando as fotos que haviam sido postadas na altura o jeito realizado de Costanza junto aos netos já haviam me encantado.
Gabriella Esgaib
27 de January de 2014Que delícia de Post. Que maravilha poder chegar à essas conclusões. Amei.
Quando crescer (rsrsrsr) quero também ter essas vivências. Poder dançar com meu neto, ver minha neta amada lendo sobre minha cama, abraçar com admiração meus filhos.
Foi muito especial.
Carinhosamente.
Denise Luna
27 de January de 2014Que texto lindo e emocionante. Viver saudavelmente é se reinventar SEMPRE! Costanza fez muito bem em se permitir parar e gozar a vida perto dos seus queridos. Não existe melhor coisa e privilégio.
Bjs
Mari Campos
27 de January de 2014que texto delicioso, Consu! Costanza rocks, always :D
Tânia Ziert Baião
27 de January de 2014Muita emoção! Li no dia certo! Lágrimas nos olhos do começo ao fim. Isso é vida: recomeçar sempre! Olhar novamente , apaixonar-se novamente pela vida, pela família. Reconciliar-se com o passado, com a vida. Isso é amor! Obrigada! Amo vocês!
Heloisa Vidigal
27 de January de 2014Será possível termos esse insight mais cedo? Essa leveza de viver? Gostaria muito....Adorei a leitura,bjs
consueloblog
28 de January de 2014Tem q tentar, se abrir aos sentimentos positivos!! Bjs c
Marly Papa
28 de January de 2014Consuelo , juro que ainda não havia lido o post da sua mãe , como sempre leio mais a noite. Hoje eu entrei no face e a foto de vcs 2 me comoveram , ñáo sei explicar , mas me emocionei vendo vcs juntas , com um sorriso lindo e ao mmo tempo transmitindo uma união bonita naquele momento e aí eu te escrevi , agora lendo o texto , vi que a sua mãe passou um período difícil , onde a levou a repensar certos valores da vida , me emocionei novamente e me enxerguei em vários momentos , onde me questiono o que vale a pena mmo levar a serio , a sua mãe foi mto especial em nos passar suas reflexões , nos doando com tanto carinho a sua sabedoria de vida e que bom que ela tem uma familia tão especial ao lado dela neste período de sua vida , um bj afetuoso as duas !!!!
Cinthia
28 de January de 2014Que delícia de post!! Quanta verdade nas palavras da Constanza, sensibilidade no olhar e força de enfrentar.
Muita luz para vocês,
Beijos, Cinthia.
Shirley Stamou - Garotas Modernass
28 de January de 2014Querida Consuelo,
Em 2013 (e cá neste mês de janeiro) tenho passado por inúmeras dificuldades em torno da minha saúde, que me fizeram repensar muito sobre o que é de fato importante na minha vida.
Luxo não é mais uma bolsa cara, uma viagem incrível, um carro chique... Luxo é ter saúde e tempo para conversar, falar, ouvir, rir, chorar, abraçar... É arrumar o closet e dar tudo que não me servia mais. É receber a família para o Natal e ser presenteada por 8 horas de festa. É menos "para agradar os outros" que não conhecemos além da superfície (e que não se importam conosco) e muito mais para nós mesmos e nossos amores (família, amigos - dos de verdade, sem interesse outro que não o de ver você feliz).
Descobri que quero viver menos "na superfície das coisas", que gosto mais do olho no olho, das coisas mais simples, que prefiro conhecer mais as pessoas, o que cada um tem a me ensinar - como você me ensinou muito, mesmo sem saber, do que simplesmente "conhecer" mais pessoas.
Dinheiro algum, sucesso algum são capazes de comprar amor, atenção, carinho, saúde.
Assim como meus pais se tornaram pessoas melhores e mais sábias e tolerantes com o passar dos anos, é lindo ver sua Mamisa percebendo esta mudança...
É uma pena quando uma pessoa passa pela vida e nada aprende com suas pancadas. Dos tropeços que acumulei em 41 anos tento aprender algo e ser melhor com os outros e, principalmente, melhor comigo mesma - algo que muitas vezes parece a coisa mais difícil de se fazer: parar de tentar agradar a todos e simplesmente viver da maneira mais feliz possível.
Um beijo pra você e sua mãe!
Denise Luna
28 de January de 2014Shirley, esses "wake up calls" (sacudidelas e trancos) que a vida nos dá é exatamente para isso mesmo, fazer-nos parar e retomar um outro caminho, muito mais saudável e feliz.
Também passei por um grande baque (e vários trancos) e hoje, agradeço à Deus, pois eles me fizeram repensar a vida, como escolher a viver e não somente a existir. Protagonistas e não meras expectadoras!
Bjs
Shirley Stamou - Garotas Modernass
29 de January de 2014Denise,
Adorei o "protagonistas e não meras espectadoras".
Que sua vida seja sempre gentil com vc!
bjs
Grazia Cardoni
28 de January de 2014Shirley, que reflexão profunda vc faz no seu comentário!!! Que dádiva participar desse espaço criado pela Consuelo! Incrível como se vai formando uma corrente do bem viver...do bem querer...do bem fazer! Bem-dito seja!
Todas as bênçãos pra vc e sua família!
Shirley Stamou - Garotas Modernass
29 de January de 2014Grazia,
A Consuelo fez aqui algo quase impossível na Internet hj em dia: criar realmente uma corrente do bem, com pessoas que vem falar coisas boas e não achincalhar a vida alheia.
Agregadora de bons corações, esta blogueira ímpar!
Todas as bênçãos pra vc e sua família também!
beijos
consueloblog
30 de January de 2014coradinha...e feliz! bj
Alexandra
29 de January de 2014Shirley querida, que coisa mais bonita de se ler.....
Somos tão frágeis e insignitficantes perante o Universo, mas raramente nos damos conta disso.....a não ser em casos extremos mesmo. Eu acredito até que é por isso que Deus nos puxa as orelhas de vez em quando.....rsrsrs
Quando tomamos consciência do que realmente importa e pra que estamos aqui.....é muito bom e prazeroso, não é?
Um beijo enorme.
Shirley Stamou - Garotas Modernass
29 de January de 2014Alexandra,
A gente acha que sempre "querer é poder", mas infelizmente nem sempre é assim.
Bom é aprendermos a ver o que "dá errado" não como uma tragédia, mas como parte da vida: não podemos, tudo, não teremos tudo, não controlamos tudo...
Um beijão!
consueloblog
30 de January de 2014realmente uma grande verdade!!... bjs c
consueloblog
29 de January de 2014Shirley querida amiga, falou e disse!! ;-) Eu sei o quanto vc trabalha e batalha!! Parabéns pelas tuas conquistas e por sempre estar ao meu lado!
bjs
c
Shirley Stamou - Garotas Modernass
29 de January de 2014Ah, Consu...
Fiquei até emocionada com estas palavras.
Tão raro a gente ter amigos de verdade, ainda mais assim do outro lado do oceano.
Obrigada por ser minha amiga, querida amiga.
beijos!
consueloblog
30 de January de 2014SMACK!
Grazia Cardoni
28 de January de 2014Consuelo , só agora deparei-me com o post de sua mãe! Tb estou emocionada , como todo o Salotto! Aí meu Deus o que eu poderia dizer diante de tanta sabedoria, sinceridade, generosidade, simplicidade ...que se expressam nesse texto tão realista e tão sensível...? O que eu poderia dizer após a emoção que tocou a todos e que parece se espalhar pelo ar, atravessando mares e montanhas...?
Só posso agradecer a Voce, Costanza e todos do Salotto por essa partilha e dizer para Costanza que sua bela reflexão se transforma em poema ... Um poema de amor! Para si mesma, para as filhas, os netos, os familiares, os amigos e...para todos nós que tivemos o privilégio de ler, pensar e sentir e trazer pra nossa vida...!
Beijos de sol e luz !
consueloblog
29 de January de 2014Grazie Grazia! Lindas palavras!! bjs c
CHelcias
28 de January de 2014Que lindo texto e quanta docura e sabedoria, alem da coragem de se dar ao direito de repensar o que eh importante e o que nos faz feliz. Sou muito fa da sua mae, alias, quem nao eh!?
RENATA
28 de January de 2014ESSE BLOG,E ESSA FAMILIA, TEM UMA CAPACIDADE CONSTANTE
DE ME EMOCIONAR!!!!!OBRIGADA.
Luciana
29 de January de 2014As palavras de Costanza sempre me inspiram e contagiam...
Grazie, carina!
Ana Abate
29 de January de 2014Eu simplesmente precisava ouvir tudo isso!!! 2013 também foi uma experiência semidesagradàvel para mim e também estou descobrindo e valorizando a plenitude dos pequenos momentos, afinal acho que é exatamente por isso que estamos aqui!
Bj na mamis poderosa e em vc!
Obrigada!
consueloblog
29 de January de 2014Como vc está?... bjs c
Ana Abate
29 de January de 2014Estou me recuperando bem lentamente...cirurgia no pé debilita muito... Mas ainda é cedo para concluir! Estou na luta! Fisioterapia todo dia, medicos, exames... Um tempo para cuidar de mim!
Obrigada! Você como sempre carinhosa!
Bj grande!
consueloblog
30 de January de 2014Imagine!! Ainda bem q vc é tão forte!! bjs c
PAULO
29 de January de 2014um dos blogs que melhor me faz compreender o universo feminino...e esse texto!!?? espetacular! por isso vc Consuelo passa tão bem o "bem viver"!! tudo nessa vida tem explicação bjus
consueloblog
29 de January de 2014Rsss Paulo...agradeço...o imprinting não nega... ;-) bjs c
consueloblog
29 de January de 2014Mais uma vez, obrigada a todos pelo carinho!!! Costanza leu todos os comentários e agradece de coração!! bjs c
Angela Motta
29 de January de 2014Que maravilha de post!! Costanza é realmente incrivel e pude ver de perto que familia
apaixonante voces são!!! Foi um gde privilegio para mim poder usufruir um pouco desses momentos e vai ficar sempre na minha memoria!! Magico!! Obrigada, vcs são tudo de bom!! Bjs mil
consueloblog
29 de January de 2014Adorei q vc fez parte disto e representou o salotto!! bj s c
Luciene Felix Lamy
30 de January de 2014Após uma breve (mas necessária) ausência, chego ao Salotto e, antes mesmo de me inteirar do que a Jaque indica para o corpo, corri para conferir o que Costanza recomenda para a Alma. ;)
Eu estava muito curiosa sobre esse post pois, por telefone, a querida Ritinha já havia me adiantado que ele fora publicado.
Que posso dizer? Adorei! Como sempre, adoro ler e reler cada linha de "Mamisa": é experiência, é sabedoria, é vida! E de uma mulher ímpar, única, especial.
Como a amiga, Lucia Rangel, mencionou acima, cito novamente o magnífico Sócrates: "Uma vida não examinada, não merece ser vivida". É isso que ela tem feito, o tempo todo.
E agora, a frase basilar de outra filósofa de cabeceira: "Porque afinal, viver bem – coisa indispensável – é fundamentalmente uma questão de consciência e de bom aproveitamento do presente. COISA SIMPLES QUE É UM LUXO!" C.P.
Parabéns!!!
Mil beijos,
lu.
PS: Somente agora vi que Ritoka deu notícias minhas! Brigadão, amiga!!! :)
Alexandra
31 de January de 2014Lúuuuuu linda, que bom tê-la de volta!!!
Seus comentários preciosos fazem uma falta......
Beijos mil!
consueloblog
31 de January de 2014Lindo amor!! Bjs c
Alessandra Faria
2 de February de 2014Que depoimento lindo, Consuelo!
Família linda!
Tenho um enorme carinho e admiração por vocês, apesar de não conhecê-las pessoalmente. (Na verdade, tive o prazer de trocar algumas palavras com você no desfile da Vivaz, aqui em BH).
Quando visito seu blog, tenho uma vontade incrível de conhecer a Itália. Vou colocar isso como uma meta para mim. Quem sabe?
Bjos
consueloblog
3 de February de 2014Metas dão sabor à vida, concordas?... Nos vemos de novo daqui a pouquinho em BH, ok?
bjs
c
Zofia davidowicz
4 de February de 2014Costanza,fiquei emocionada, Raquel me encaminhou este seu belissimo depoimento que ela achou incrivel. Uma lição de vida, uma poesia.Como eu estou numa faze de transição na minha vida, foi tudo que eu precisava ouvir.
Consuelo, parabens por seu blog, adorei, um abraço para as duas, Zofia
consueloblog
5 de February de 2014São messagens como esta que dão razão ao blog. Bjs c
Zoení Tompakow
30 de March de 2014Boa noite Consuelo e meninas do Salotto! Encantada com este poster, relato maravilhoso da Lady Costanza e sua sensibilidade com um novo olhar ao que já era conhecido! Sua terra natal! Maravilhoso ter tal experiencia e o relato me fez estar lá!Fotos lindas cheias de amor e união familiar, bem como é na real!Com observações nem sempre tudo certinho! Estou amando seu blog Consuelo! Ainda não sei qdo terei mais tempo para curtir mais lendo sempre, pois agora sou avó recente de gemeos Liev e Arthur, os meninos mais lindos do mundo rssss e estou ajudando minha filha Helena e sem poder navegar muito na web,embora conectada 24/24 :)
Ainda estarei presente em um encontrinho desses um dia!
Super abraço, sucesso e pedaço de mim estará com vc no SPFW!
Deus abençõe a todos, bjim.
Zoení.
Zoení Tompakow
30 de March de 2014OBS: aaaaamoooooo FOCACCIA! rssss