Costanza Pascolato, de onde vem a coragem!!
De onde vem a coragem…
Se, como insistem os mais otimistas, toda perda tem um ganho, imagino que devo ter ganhado muita coragem (ou cara-de-pau, dependendo do ponto de vista..) diante da constatação inevitável de que o tempo leva também o vigor e o impacto mais influente de uma beleza em plena juventude. Nunca foi nostálgica e explico aqui o porquê do tal momento-corajosa. Recebi essa semana um convite para participar de uma seção da (ótima) revista Serafina, da Folha de S. Paulo, cuja ideia é reproduzir, com a cara de hoje (ui!), uma foto marcante do passado. Detalhe: bem conhecida e já bastante publicada ao longo dos anos (confira acima), a foto escolhida pelos editores foi feita pelo cineasta Luchino Visconti numa luz magnífica do ano de 1965 (ui!), quando eu tinha vinte e poucos anos, um cabelão de fazer inveja acrescido de uma extension (made in China), que usava para aumentar (ainda mais) o volume, e, toda montada no frescor, fazer a starlet vestindo Pucci… Pelo menos no que diz respeito à beleza, aquilo seria um auge, convenhamos. Tentei negociar, sob o argumento de que eu não tinha mais a roupa (nem o pescoço, nem o olhar, nem o brinco…). Ouvi como contra-argumento que a produtora era o máximo e conseguiria o impossível, a roupa igual e tal. Ri sozinha pensando na missão impossível da produtora-milagrosa, disse que me sentiria mais confortável com o meu próprio figurino e, resumo da ópera, fui, acredite, capaz de aceitar o convite. Sem perder obviamente a visão crítica da situação nem a risco de documentar o ridículo… Imagine, afinal, uma senhora de 74, na primavera de 2013, com uma extension chinesa no cabelo, fazendo carão meio existencialista ao mirar o infinito numa luz de tarde chuvosa em Higienópolis. Et voilá! Eu própria fiz o make-up, tentei me divertir com a suposta ousadia-coragem-cara-de-pau, decidimos rapidamente que o primeiro click era o melhor de todos e, quando a fotógrafa foi embora, ainda me lembrei de um poema famoso (One Art, da americana Elizabeth Bishop) que recebi outro dia de um amigo e que diz: “A arte de perder não é nenhum mistério/ Tantas coisas contém em si o acidente de perdê-las que perder não é nada sério…” E por aí vai. A propósito: não perca. Em breve nas bancas.
por Costanza Pascolato
E a foto, com a ótima entrevista, que foi publicada ontem no Serafina…
Ps. E já nas livrarias, uma reedição especial, revista e atualizada, do primeiro livro que lancei, O Essencial, que esgotou nos anos de 1990, e traz dicas ainda muito atuais e práticas para lidar melhor com a própria imagem, porque o tempo, afinal, não pára.
Para a compra do livro pela internet, é só clicar sobre o nome de uma destas livrarias on-line:
- November 25, 2013
- 0
- Costanza Pascolato
Célia
25 de November de 2013Linda a sua mãe, tanto ontem quanto hoje. Sem dúvida uma mulher inspiradora! E o melhor de tudo, com humor. Quem ri de si mesmo tem um charme e sabedoria inabaláveis. Parabéns, Mamisa! Bjs
Quiteria Franco- Visual (in) desejado
25 de November de 2013Viva a Costanza que aceita a impermanência com tanto savoir faire.
Interessante é que quanto mais ela , sinceramente se expõe, mais é admirada e prestigiada.
Sem dúvida ela encarna o Essencial do sec. 21.
Viva as gurias Pascolato ,iluminando meus caminhos. :-)
Por macaquice busquei fotos minhas de perfil e verifiquei que resisti bem, mas a única coisa que não mudou foi a linha de nascimento do meu cabelo. Há, Há...
Bjos. mil!
Andrea - Curitiba
25 de November de 2013Dentre todas as fotos de Mamisa que ja foram publicadas ate hoje, esta de perfil de quando era mocinha eh a minha preferida. Adoro essa foto, que retrata tao bem a beleza de CP! E quanto humor, personalidade e elegancia em aceitar tal desafio! E se saiu muitissimo bem, pois ainda da para ver beleza em seus tracos marcantes! Parabens Costanza pelo belo desafio! Bjs a Mamisa e Filhisa...........
Cassiano Lopes
25 de November de 2013Uma lição de vida! Costanza é TUDO e continua lindísssima como sempre. Adorei a entrevista no Serafina e as fotos estão lindas, cada uma com sua devida beleza de tempos diferentes. Quanto ao O ESSENCIAL, tenho a primeira edição e vou buscar a segunda rapidinho!!! E se tiver tarde de autógrafos, farei o possível para prestigiar essa família linda! Bjo para você e para a mamis e sucesso para as duas! Boa semana. Cassi.
Yula Poletto Dias
25 de November de 2013Bem latente a maturidade nas respostas, que são uma evolução sobre as que foram dadas há décadas atrás.
"Crescer" ( no sentido de amadurecer, evoluir ) - bem - é isso!
Buona settimana, Consu!
Baci
Mia Athayde
25 de November de 2013O tempo passa e leva embora algumas coisas como o frescor da juventude ....
MAAAAS como a vida é sábia, ele também nos oferece a l i b e r d a d e !
É bacanérrimo ser cada vez mais livre para ousar, falar e fazer um pouco mais o que realmente se quer, inclusive, curtir um momento ontem-hoje com muito bom humor!!!!!
Viva Costanza !
Linda, charmosa e cada vez mais divertida !
Ótimo post para começar a semana !!!!!
Thanks Consuelo!
virginia maia
25 de November de 2013Costanza,mulher fantástica!!!!! Serve de inspiração !!!!!! Cada dia mais sábia!!!!! bjs para a familia querida!!!!
Maria Silvia P Orlovas
25 de November de 2013Adorei.
Sua mãe é um exemplo do envelhecer com classe. E coragem.
Ela é mesmo uma deusa, um exemplo para todas nós mulheres.
Beijo e muito sucesso.
Vou correndo comprar meu livro.
MS
Milton Schubert
25 de November de 2013Eu sempre fico tão boquiaberto e sem palavras quando algo vem da sua mãe, Consuelo.
Você sabe, tenho verdadeira afeição por minha avó e por todas as pérolas que ela solta pela vida, mas, de verdade, eu acho mais do que admirável, aos 74 anos, a Costanza ser tão jovem e tão atual.
Parece que se reinventa, sabe? "Miuccia Rules"... Quando alguém de 74 falaria isso???
Fico sempre sedento por mais histórias, por mais entrevistas, por algo novo vindo da sua mãe. Um dia ainda hei de conhecê-la e falar tudo isso pessoalmente. Tá, ela ja deve estar cansada de tantos fãs, mas aqui há mais um..! Fanático :-)
Um beijo pra você, Consuelo!
O post ficou incrível! :-)
consueloblog
25 de November de 2013Oi Milton, sabe q nem reparo mais…Pra mim ela é assim e seria estranho de outro jeito…Ela é muito mais moderna do q eu… :-)
bjs
c
patricia dias
25 de November de 2013muito muito muito legal! parabens a ela pela coragem e a vc pelo lindo post!
Cynthia
25 de November de 2013Que incrível! Com o passar do tempo algumas coisas continuaram, outras só ficaram as lembranças e muitas amadureceram. E a beleza continua a mesma. Beijos
Fabiola
25 de November de 2013Costanza, mulher inspiradora! Sou grande fã, dela e sua! Fiquei muito feliz que O Essencial, que muito presenteei família e amigas, agora está em nova edição. Consuelo, e a coincidência (ou não) da página 74 do Serafina? Adorei! Beijos...
consueloblog
25 de November de 2013WOW!!! Muito perspicaz!! Acho q foi destino…!! bjs c
Mônica
25 de November de 2013Ah mais esta mulher é e sempre será maravilhosa!!!
Que proposta mais linda, e que sorte a nossa por ela ter aceitado, eu amei!
Parabéns Constanza, vc cabe bem em qualquer época, é e sempre será uma brilhante estrela, emanando seu brilho em qualquer idade.
Beijinhos.
Flores e Luz.
MARIA BENINCASA
25 de November de 2013Meu Deus, como ela é demais!! Quanto bom humor para falar de algo que deixaria muita gente, no minimo, chateada! E que linda!!! Parabéns pela publicação. Lady, não é a toa que vc é tão..........Lady!! Não tem como escapar dessa herança genética!!
bjs e boa semana pra vcs
Alexandra
25 de November de 2013Admirável é a única palavra que me ocorre quando penso em sua mãe (fora o fato que ainda querer pegá-la no colo e levá-la pra minha casa....kkkkk).
Pode não ter mais o frescor da juventude, mas consegue manter-se tão interessante e.....admirável!
Lindo post!
Beijos sempre.
PS: adorei a parte em que gentilmente e delicadamente poupa a pobre produtora de uma tarefa digna de 007.....rsrsrsrs
Josele Lopes
25 de November de 2013Fiquei encantada, prazer Constanza Pascolato !!!!!!!
Ps. uma sugestão: sorteio ou concurso do livro ^:^
Bjs bjs
consueloblog
25 de November de 2013Boa idéia!!! bjs c
Josele Lopes
28 de November de 2013*:* /
Isabella
25 de November de 2013Ai que máximo! Que fofa a foto! Amei...
O livro ficou lindo. Eu tenho a edição original, sabia? Comprei no sebo. Acho que é mais velho do que eu! kkk A revista vou procurar. Quero ter tambem...
bjs
Izabel Tostes
25 de November de 2013Li Serafina ontem. O post que li agora complementa meu sentimento: Estou amorecida com a postura de CP. O tempo manteve o frescor pela vida! Bjs
Maria Vilma
25 de November de 2013Em cada texto que escreve, Costanza deixa sempre impressa a marca da sua grande alma, que é a alma de quem já alcançou um grau de lapidação tão elevado, que não admite nada mais ou menos. Entrega-se a tudo que faz de forma integral, corajosa e honesta! Uma mulher que será sempre bela, porque o belo nunca expira!
Quanto ao “Essencial”, eu tenho a primeira edição há 14 anos, autografada por você, Costanza... Não vejo a hora de adquirir esta nova!
Um grande beijo, para vc e para a bela Consuelo, que tem uma alma tão grandiosa quanto a sua!
MV
Tino Zahedi
25 de November de 2013What a legendary BEAUTY, your mom, inside and out!
Ju
25 de November de 2013Não é à toa que sua mamisa é considerada um ícone, um mito! Mas, diga-se, um mito acessível, ela não se coloca no pedestal e nem é arrogante! A impressão que eu tenho de Constanza é de uma mulher, desde sempre, linda, inteligente, com um olhar ultra especial para o belo e, acima de tudo, possuidora de um humor impagável e senso crítico.
É difícil ser unanimidade no Brasil, ainda mais sendo rica e bela. Costumamos ser invejosos. Mas Constanza é especial, não é mesmo?! Muito especial. Beijos para toda a família, sorte, saúde e sucesso!
consueloblog
25 de November de 2013Vc tem toda razão!! bjs c
De
25 de November de 2013Meu marido diz uma frase que um seu amigo, dizia sempre: "O homem velho é o rei dos animais." Vendo suas fotos agora, penso o quanto é difícil envelhecer, mas tb a densidade e a liberdade que isso traz. Vc era linda quando jovem, mas hoje... uma mulher que não saberia dizer se é mais sedutora ou divertida... mas passa uma certeza e ao mesmo tempo uma leveza... Enfim, te admiro!!!
Maria
25 de November de 2013Linda sempre.
Preciso urgente do Essencial.
Bj
Maria
consueloblog
25 de November de 2013Da par comparer on line!! bjs c
Maria Araci
25 de November de 2013Que maravilha!!!! Que mulher extraordinária!!!!!! Costanza querida, eu diria que o tempo não fez nada com a sua beleza, só deu alguns retoques!!!!!!!!
Françoise
25 de November de 2013Conheci sua mãe jovem,eu nos meus 17 ,ela 29 e pouco :beleza impressionante ,aliada a uma personalidade incrivel ! O tempo passou,e cá está sua mãe ,com a mesma classe de sempre ,amadureceu e digo, se tornou melhor...e digo o "porque" ,qual uma jóia rara ,o tempo só fez aprimorar tudo que ela tem de bom :elegância ,humor ,inteligência e generosidade .Beleza ,prá mim continua igual .Ou alguém conhece uma mulher de 74 ,bela assim?Parabéns Consuela ,a Mamisa nos surpreende a cada dia ,mulher bonita e forte !!!
Tania Sciacco
25 de November de 2013O frescor da juventude é uma maravilha! Agora o que o tempo agrega na vida de uma mulher não tem preço, a sabedoria, o senso de humor, a gratidão por viver!
Amei as duas fotos, as duas lindas!
consueloblog
25 de November de 2013Toda razão! bjs c
Paula
25 de November de 2013Sou fã número 1 da sua mãe. Número 1. Você é inspiradora, inteligente, chiquérrima e maravilhosa, Constanza!
Sandra Pires
25 de November de 2013Consuelo, eu trocaria "coragem" por "generosidade" que me parece ser um dom de família , já que a generosidade acontece quando alguém acrescenta algo ao próximo, posso dizer que para mim acrescenta inspiração, no mínimo. Que mulher elegante e bela!!!!
Carla Di Pietro
25 de November de 2013Maravilhoso você compartilhar imagens de sua mãe , de sua filha, suas .... Todas lindas e generosas.
Fiquei feliz em ler esse post hoje e ter certeza que só se ganha na vida quando sabemos aprecia-la.
Bjs carinhosos
camila zanoelo
25 de November de 2013ELA É DEMAISSSSS!
Ana Abate
25 de November de 2013Consuelo...Que máximo essa reproduçāo que contém em si muito mais que a passagem do tempo ou a "perda" de alguma coisa como a juventude, coisa essa que todos perdemos, mas o quanto ganhamos com o tempo e sua māe é um dos maiores exemplos disso! Tenho tanta admiraçāo por ela! Dei para minha māe o Confidencial de presente e comprei um, claro e já vou comprar o Essencial para nós duas! Ela nāo fará um lançamento? Ela fez uma dedicatória tāo linda no meu Confidencial que queria repetir a dose...já pensou que presente único e maravilhoso de natal?
Parabéns pelas novidades do blog que agora já é uma revista eletrônica da maior qualidade! Vc dá um abraço na sua māe por mim? Bj
consueloblog
25 de November de 2013Vai ter lançamento simmmm!!! Assim que for tudo definido posto aqui! bjs c
Ana Abate
25 de November de 2013Oba!!! Entāo vou esperar! Bj
Luciene Felix Lamy
25 de November de 2013Da convicção?
Ah, nada como estar com "Victor!" \o/
Aristóteles diz que é a coragem é 1ª qualidade humana, pois garante todas as outras.
Como admiramos! Ambas belezas: Pandêmia e Urânia.
E a gente é assim, feitos do Céu e da Terra.
Parabéns, "MamisaDiva"! *** Costanza Pascolato ***, você é ESTRELA!
Zilhões,
lu.
Sonia heloisa ferrari scacalossi
26 de November de 2013Luciene estou sempre aprendendo com seus textos.Bjs bom dia
Luciene Felix Lamy
27 de November de 2013Menina,
A gente aprende o tempo todo com todo mundo!
Postei essas duas imagens de Costanza em meu face e olha só o comentário que um amigo, simples de tudo, escreveu:
"O que eu percebi, é que ela mantinha a cabeça erguida, e mantem.". \o/ Aplausos!!!
Beijos,
lu.
Sonia heloisa ferrari scacalossi
25 de November de 2013Oi Consuelo Ter mãe aos73 anos como referncia é pra la de...... Costanza sua beleza e joavilidade permanecem mesmo que com algumas ruguinhas oque importa? Inspirando varias geraçõesÉ para poucos Muito poucos......Adorei as fotos.....bjs
Leda Orsi
25 de November de 2013linda Costanza, hoje e sempre!
Jovita Agra
25 de November de 2013O frescor da beleza da juventude em nada supera a beleza da sabedoria e segurança da maturidade. Aceitar o passar dos anos com naturalidade torna a pessoa plena e moderna sem cair no ridículo. Parabens Constanza pela demonstraçao de coragem, sao atitudes como esta que me faz admirá-la mais. Em tempo: as duas fotos estao belas!
Marly Papa
25 de November de 2013Constanza , pessoa impar , a sua beleza só melhorou com o tempo , pq agora vc tem uma bagagem de vida , que da nó em qq mulher mais jovem , a sua beleza interior ultrapassa os limites do exterior , ontem vi seu depoimento no Fantástico , e me emocionei , qta generosidade em expor os seus sentimentos a todos em pró de auxiliar as mulheres que hoje podem estar enfrentando um câncer , tenha certeza que Deus viu mais esta sua atitude e agradou muito o nosso pai , vc foi linda e vai continuar linda , isso foi um presente que recebeu , levar a todos o Belo , adorei o seu texto , e só acrescentou a mais o que sempre senti por você minha Ídala , beijo afetuoso , Marly
Ana Laura Rabelo
26 de November de 2013Quero o livro nas mãos! bj, AL
Adrianne
26 de November de 2013Simplesmente Show!