Costumes de Natal na Itália!
Olá pessoal!!! Como vão por aí? Super correndo?! Quase certamente…
Não entendo bem o por quê, mas tem muito mais para fazer agora no finzinho do ano… Porém mesmo com toda a correria fazendo malas, fechando a contabilidade, comprando os ingredientes para a ceia (vocês viram o post de Luciana de Oliveira sobre ceia light e fácil AQUI?) e a loucura de “ter” que comprar um presente, eu adoro essa época do ano!! Acho porque vem repleta de esperança e renascer… no meu caso inclusive o meu aniversário… dia 4 de Janeiro (anotandooooo!!….)!!
Amo também por causa das tradições… são tantas! E para pessoas estranhas como eu que já viveram em várias culturas diferentes, as tradições vão se sobrepondo criando um mix único!! Rsssss!!! Mas vira nosso o Natal, do nosso jeitinho!! <3 Não é mesmo?!!…
O outro dia falando com nossa amiga aqui do Salotto, a Ana Abate que está morando aqui em Florença por 6 meses, comecei a contar o que é de tradição, pelo menos por o que eu sei, aqui na Itália no Natal. Ela riu e ficou surpresa com algumas coisas. Disse que seria simpático compartilhar aqui no blog essas tradições italianas do Natal. Outros leitores como a Dany Cilento concordaram… então, vamos lá!
As luzes das decorações nas ruas se acendem ao redor do dia 1 de dezembro e ficam até dia 6 de Janeiro. As liquidações (pode-se dizer que faz parte das tradições? rssss) começam dia 2 de Janeiro!!
Por o que eu sei, na Itália só se dava presentes dia 6 de Janeiro, dia dos reis magos, como o menino Jesus. Com a comercialização do Natal houve a mudança para o dia 25 de dezembro. Quem é super tradicional decora a árvore só no dia 24. Ela fica até dia 6 de Janeiro, justamente por causa do dia dos rei magos. Sempre se faz um presépio na Itália. Os mais lindos, dizem, estão em Nápoles.
Sempre para os mais tradicionais, dia 24 a noite se faz a ceia, a meia noite vai-se à missa e a seguir se volta a casa para abrir os presentes.
Na ceia serve-se tortellini in brodo di capone (caldo de capão (galo castrado) com tortellini) para iniciar. Depois come-se a carne usada para o caldo com mostarda di Cremona e/ou molho verde. Alguma verdura acompanha. De sobremesa Panetone ou Pandoro. Quem é bem guloso pode colocar entre estratos de pandoro sorvete ou chantilly!!! Hmmmmm…. Tudo com vinho ou Prosecco!! Lógico. A Ana ficou surpresa pois disse que no Brasil é muito mais farto… entendo… Mas na verdade não precisa ser muito mais que isto, não é? (Ah, não deixem de ver este post da nossa nutricionista, Jaqueline Muller, para compensar o famoso pé na jaca desta época de férias AQUI.)
Dois anos atrás, já fizemos o que espero faremos este ano (vejam o post de dois anos atrás AQUI). Meus filhos, minha mãe e eu almoçamos em casa dia 25. Quem faz as compras, acorda e cozinha são os pirralhos (22 e 19 anos). Sentamos e comemos juntos e daí abrimos alguns poucos e bons presentes e daí capotamos de sono com as barrigas cheias. Tudo isto com o som de músicas natalícias!
Este ano quero ver se conseguimos ir ao cinema assistir a Star Wars em língua original!! Assim o anticlimax do Natal vai ficar mais animado!!
E vocês, o que fazem?
Andrea - Curitiba
23 de December de 2015O que??? Cinema na lingua original??? na Italia eh so dublado!!!hahaha Em Roma come-se frutos do mar...Acho que cada regiao tem suas tradicoes.....Bjs e Boas Festas a toda a tua linda familia!!!!!!!!!
consueloblog
24 de December de 2015Oi Andy, exato!! Tem um cinema só com filme em língua original, e prefiro ver assim, pois traduzido me parece como ver um Picasso em outra cor... rss! bjs c
Andreia Mota
24 de December de 2015Minha Xará querida, uma noite de Natal abençoada para você, a Isa e sua família. Um beijo carinhoso em vocês, FELIZ NATAL!!
Andrea - Curitiba
25 de December de 2015Boas Festas Xara lindona!!!!!!!!!!!Bjs nossos a vc e familia.............
Maria Vilma
24 de December de 2015Amada Consuelo!!! Há anos o Natal na minha família tem sido o mais familiar e simples possível. Do nascimento da minha filha para cá, para ser mais exata.
Antes e ainda quando ela era pequenina, passávamos na casa dos meus sogros, outros parentes, amigos mais chegados... a medida que o tempo foi passando, ela, minha filha, começou a não querer mais sair no Natal, a querer ficar em casa, o que foi ótimo!
A partir daí, o nosso Natal, com raras exceções, tem sido em família - a três - hahaha...
Não há preocupações com presentes, com isso, com aquilo... As preocupações resumem-se: todo mundo junto, ceamos a meia noite... tomamos um vinhozinho... e procuramos, nesse dia, entrar numa boa frequência de energia... Afinal, o aniversariante merece toda deferência...! O Natal deste ano não será diferente.
Catarina minha filha, é quem cuida de tudo por aqui também. Adoramos!!! Há! Tem as musiquinhas natalinas que tocamos várias vezes nesse dia (velhinhas...mas gostamos... hahaha...) e tudo qnto é filme sobre o tema... hahaha... Como eu gosto do Natal!!!
Consuelo, desejo para vc, sua família e amigos e para todo Salotto, um Natal com muita saúde, paz, amor e bênçãos contínuas a lhes agraciar todos os dias.
Beijos, MaVi
consueloblog
24 de December de 2015Adorei essa tua tradição... toda tua!!! bjs c
Maria Vilma
24 de December de 2015PS: Na minha terra, muito distante geográfica e culturalmente da Itália, também se prepara Capão em ocasiões especiais, sobretudo, em comemorações religiosas...
Achei super interessante esta afinidade...rsrs
Bjs!
consueloblog
24 de December de 2015Interessante... quem sabe se tem uma razão pra isso?... bjs c
Claudia Mara Honesko
24 de December de 2015Querida Consuelo, como sou metade italiana e metade ucraniana, e considerando que minha família ucraniana sempre residiu longe de nossa casa, nosso natal seguiu a tradição italiana; mas, nem tão italiana assim! Afinal meus avós vieram no norte da Itália muito jovens e acabam por adotar as tradições brasileiras, com carnes de porco, perus, tender frutas secas e muito vinho! Mas o que mais marcou minha infância nessa época foi o cheiro que o Natal deixava no ar! A começar com minha mãe que montava uma árvore enorme, repleta de enfeites como as lanternas de água borbulhantes que me deixavam hipnotizada! E a alegria de abrir os presentes e ver que o Noel trouxera direitinho o meu pedido! Lembro de minha avó e minhas tias preparando a ceia na cozinha onde o cheiro daqueles assados em fogão a lenha, preenchia a casa toda! Lembro da família toda reunida ao redor da mesa e todos falando ao mesmo tempo! As crianças se sentavam em uma mesa separada, ao lado dos adultos e o vinho era tb servido á elas, mas misturado com água e açúcar... Rsss! Quanta alegria e quantas saudades daqueles dias! Hoje continuamos comemorando o Natal! Eu, enfeito a casa, assim como minhas irmãs e continuamos nos reunindo para a ceia, com os mesmos assados... a família, entretanto, já não é tão grande porque a vida caminha e cumpre o seu papel mas, acho que ainda que eu esteja bem velhinha, sempre vou lembrar dos Natais da minha infância e tudo que o cheiro daqueles assados deixaram no meu coração! ❤️🎄😊
Um natal abençoado a vc e toda sua família!
Claudia
P.S como não posso te dar uma lembrança pessoalmente, deixei a foto de uma linda árvore no seu snap! 🎄😊
consueloblog
24 de December de 2015Nossa! Que mix interessante Claudia!! Adorei as tuas memórias!!! Lindas, lindas!!! E vc escreve lindamente! Obrigada pela árvore!
bjs
c
Karoline Fernandes
24 de December de 2015Estar com a família ou com amigos o Natal é uma das épocas mais lindas do ano... Eu amo e até me emociono...Consuelo me conte, se você já se emocionou em um Natal?
consueloblog
24 de December de 2015Me emociono em todos!!! Sempre!! Mas tenho um filme do primeiro ano que o Cosimo pode ler e escrever a sua cartinha. Foi feita na escola, de freiras, e foi para nós e para Jesus. Que gracinha, lindo, e a Allegra assistindo!! quando me emocionei!!! Foi lindo!
bjs
c
Karoline Fernandes
24 de December de 2015Que linda a sua história de Natal com seus filhos... uma história que eu tenho é de ver decorações de Natal e canalizar meus pensamentos em minha Avó materna (que foi morar no céu quando eu tinha sete anos)... Até hoje faço isso... Me lembro dela... e as lágrimas caem dos meus olhos...
consueloblog
24 de December de 2015Oh Karoline!!! Q lindo! bjs c
Ana Abate
24 de December de 2015Que delicia de Post! Vamos comprar tudo para entrarmos no clima da tradiçāo e cultura pois além de delicioso é bem mais fácil e saudável que no Brasil!!! E minha arvore vou montar hoje tb! Sempre sonhei com uma arvore de doces, biscoitos natalinos enfeitados e vou realizar mais um hoje! Comprei todos numa feirinha e sāo lindos!
Querida Consuelo e queridos do Salotto, desejo com muita energia que todos tenham um natal de bençāos em suas famílias e unidos por uma oraçāo por todos nós e pela paz no mundo!!! ✨🌟💫⭐️🙌🏻
consueloblog
24 de December de 2015Ana!! Que lindo!!! Mande fotos!!! E a paz no mundo, por cliché que possa parecer a frase, é realmente a coisa que todos desejamos!
bjs enormes
c
Rô
24 de December de 2015Neste Natal fará um ano da ausência de nosso filho, ele foi assassinado no último Natal, numa lanchonete, ao voltar pra casa, de uma balada, com amigos... pensem como será?
Deus está conosco e com ele, é no que acreditamos, assim e com esta fé, seguiremos adiante.
Um Feliz Natal a todos!!!
🎄🌲⛄⭐🎁😇🌹👐🌸💞💋
Rô
24 de December de 2015Me desculpem pelo desabafo, mas, não consigo me controlar, às vezes, é maior do que eu.
Sorry!!!
Viva a vida!!!!!
Beijo no seu coração Consuelo. Você é linda de viver!!!
consueloblog
24 de December de 2015Te entendo!!... Aqui estamos entre amigos! É aqui q vc deve se desabafar!! bj c
Maria Vilma
24 de December de 2015Rô, querida, um grande e afetuoso abraço! Que Deus esteja sempre pertinho de vc.
Bjs!
MaVi
consueloblog
24 de December de 2015Querida Rô, uma dor que não tem tamanho! Mas juntos espero amenizá-la!! Abraço carinhoso! c
Gloria Jane Melo
24 de December de 2015Bom dia!!
Sempre gostei muito do natal. Especialmente do natal com gosto de infância, do menino Jesus, do jingle bell e etc. Há alguns anos passamos o natal na praia, vêm os filhos, genros, nora, cunhada, até os que moram no exterior, a turma toda e fazemos nossa versão de natal tropical, mas sem perder o foco natalino. Assim temos perú, salpicão e uma mesa de drinks com frutas da época.
Todo ano combinamos presentear apenas o amigo secreto mas ninguém consegue cumprir o prometido e sempre tem um monte de presentes. No dia seguinte, muito banho de mar.
Assim passamos nosso natal.
Desejo a você, sua família e todos do salotto um alegre e feliz natal. Que uma onda de amor envolva todos os lares e a paz possa reinar em cada coração.
🎄🎄🎄
consueloblog
24 de December de 2015Obrigada Gloria!! Me deu uma vontade desse banho de mar!! bjs c
Dany Cilento
24 de December de 2015Querida Consu, você não imagina como fiquei feliz de você ter gostado da idéia do post de Natal, e ainda ter me citado, um verdadeiro presente!! è tão enriquecedor vermos as tradições em outros paises!! Aproveito para desejar a você e sua linda família um Santo e Abençoado Natal!! bjo carinhoso
consueloblog
24 de December de 2015Foi uma ótima idéia!! Obrigada a vc e feliz Natal!! bjs c
consueloblog
24 de December de 2015Dany! Que raiva!! Só agora que vi que o corretor havia posto cimento!! Mas corrigi, finalmente!! rss! bjs c
Dany Cilento
26 de December de 2015Vcê é demais, Consu!! Já corrigiu o errinho!!! bjos
consueloblog
27 de December de 2015Foi.. mas q pena não ter feito antes...
Andreia Mota
24 de December de 2015Adorei conhecer um pouco mais da tradição italiana, aqui no Brasil e principalmente no Rio, vai chegar uma hora que a ceia vai ser sorvete e água de coco. Risos, morro de vontade de passar o natal no frio, quem sabe ano que vem? Dany obrigada pela sugestão do post, Ana linda Abate, eu quero ver a árvore de doces. Beijos em você, no Salotto e boas festas!!!
consueloblog
26 de December de 2015Oi querida! o que reparei, acompanhando o festejamento do pessoal pelo Snap, é que no Brasil, talvez pelo calor, é uma festa!! Teve quem voltou às 6 da manhã pra casa!!! Aqui é muito mais pacato!! Mais comida e presentes... Até o Papa Francesco pediu para sermos menos materialistas... foi a mesma sermão do padre no Duomo. bjs c
Cassiano Soares Lopes
25 de December de 2015Que delícia! Natal e Ano Novo tem essa magia de transformação no ar... Eu fico mais quietinho e pensativo. Sinto muita saudade dos meus avós... E em casa é uma grande comilança, lambanças e afins hahahaha Minha mãe prepara tudo, enquanto eu, minha irmã e meu papis somos os ajudantes. A árvore montamos no começo de dezembro e desmontados no dia de Reis, aniversário do meu sobrinho mais novo. Na mesa? Peru, lombo, farofa, maionese, empadão, arroz e uma salada. Só carbs porque os meus sobrinhos são chatos demais para comer... Drinks e sobremesas acompanham sempre. Fazemos amigo secreto porque nos presenteamos durante o ano. É uma farra boa! Fervo total! Bjocas e Feliz Natal queridos!
consueloblog
26 de December de 2015Que delíciia Cacho! Vi um pouco no Snap!! bjs c
Marina Di Lullo
25 de December de 2015Consu querida, passamos o Natal na casa da minha mãe, que é italiana, adora cozinhar e segue toda a tradição que vem dos nossos antepassados. Como não comiam carne vermelha antes da meia-noite, a ceia de Natal ficou de bacalhau, frutos do mar, vinho, frutas da época, frutas secas e doces. No dia de Natal, hoje, ela faz um brodo com galinha caipira recheada e taglioline e também uma paleta de agnellino (cordeiro) assado e salada. Na noite vêm minha irmã e irmão e famílias e trocamos presentes. Beijos, paz, amor e harmonia pra você e o Salotto
consueloblog
26 de December de 2015Que delícia Marina!! Tão feliz que vc pode estar em família e feliz no caloroso abraço do amor que extende ao céu!! bjs c
adelia
25 de December de 2015sua mae cozinha de estola de pele?
Maria Vilma
25 de December de 2015Oi, Adélia! Meu nome é Maria Vilma. Frequento, entre muitos daqui, esse espaço há muito tempo. Nós amamos muito a Consuelo e sua linda mamãe - lindas as estolas que ela usa, não?
É quase um costume, devido ao amor e ao respeito que temos por Consuelo e uns aos outros, recebermos os que chegam com muito carinho: por ela, por nós, para agregar e fazer a roda da amizade girar... Com vc não seria diferente. Chega bem, querida! Nós gostamos de gente do bem!
E para vc sentir-se em casa e porque hoje é Natal, desejamos que Deus cubra de bênçãos vc e sua familia!
Tenha um Natal repleto de amor, paz e bem. Amém!
Dany Cilento
26 de December de 2015Disse tudo, Mavi!!!
Viviane Marques
26 de December de 2015Mavi, minha linda!!! Concordo com a Dany, disse tudo. Adoramos receber bem, boas energias, bom astral, e generosidade. Bjs!!!
consueloblog
26 de December de 2015Oi Adelia, sempre afiada... Ela não cozinha... bjs c
Marina Soffici
26 de December de 2015Oiiii Feliz Natal! Também passa is o Natal tranquilos em casa aqui em Firenze. Fiz brodo di carne em vez de cappone e os tortellini foram de ricotta e espinafre. Depois, como segundo, um prato super traditional Fiorentino, que Caterina dei Medici levou com sua corte para a França: Anatra all'arancia (pato com laranja)... Surpreendentemente leve, mesmo acompanhado de batatas assados com alecrim e azeite de oliva. A sobremesa ficou por conta dos jovens: Valentina fez brownies e Tommy fez sorvete de baunilha! A tarde Também foi traditional: assistimos Shrek pela enésima vez! Todos os anos vejo alto de novo em Shrek que nao havia notado antes. Acho que esse filme virou o "FILO Rosso" de nossos Natais!
Desejo a todos um 2016 perfeito e muuuuuuita Paz e muuuuuito Amor
consueloblog
26 de December de 2015Nossa! Que sofisticação!! Pato com laranja!! AMO!!! Oi Marina!!! Adorei o teu Natal!!! Vc é incrível!! bjs c
PATRICIA DIAS
7 de January de 2016TO ADORANDO TUDO, ZAPEANDO AQUI NO SEU BLOG SOBRE Florença. BJS
Mapi Félix
30 de December de 2016Hola, Consuelo...
Hace poco que conozco tu blog y desde ese día te sigo.
En España las tradiciones son muy parecidas a las de Italia y no tanto a las de Brasil. Pero sea dónde sea la Navidad es una época preciosa sobre todo porque nuestros hijos vuelven a casa llenándola de alegría.
Te deseo un Feliz año nuevo y que sigamos viéndonos por aquí.
Un Abrazo
consueloblog
30 de December de 2016Gracias Mapi!! Happy holidays!!
consuelo