Dicas da Puglia no verão
Fomos à Puglia por 10 dias em Agosto. Que região deslumbrante! Povo gentil, clima gostoso, cidades lindas com maravilhosos exemplos do Barroco italiano e um mar de uma beleza impressionante!!
Tem um problema que foi a razão pela qual não fomos antes… fica lotado! Portanto, o nosso objetivo foi conseguir ver a linda Puglia nos lugares menos lotados possíveis… e devo dizer que na maioria dos casos conseguimos!
Apesar de termos tropeçado em Pogliano sul mare que estava transbordando de gente, tivemos a boa idéia de saltar Alberobello (que tantos queridos leitores sugeriram ir) pelo volume de pessoas. Virou quase uma disney dos trulli, construções antigas com teto em pedra a forma de cone característicos da região. Tem que pagar ingresso para entrar na cidade. Não digo para não ir, mas escolham bem a data.
Então o que fizemos? Depois de passarmos por Nápoles (AQUI) que ficava bem no meio do nosso caminho de carro (nossa rota Florença-Martina Franca), chegamos à lindíssima Martina Franca. Por fora, ao nos aproximarmos, nem parecia tão bonita. Porém, ao entrarmos no centro histórico onde ficamos em um bed & breakfast (San Martino, bonitinho, não fantástico, com endereço super!) é maravilhosa!!! Dizem que depois de Lecce, que é bem maior, é a mais linda expressão do barroco pugliese.
Ao andar pelas ruas com chão liso, os detalhes dos palácios barrocos, todos em um tom de bege super clarinho que reflete a linda luz da Puglia, surgem. Usam uma pedra arenosa da região que certamente, como a nossa pedra sabão que tanto ajudou Aleijadinho, era fácil de trabalhar para criar os detalhes rebuscados do período arquitetônico. Nosso hotel era pertinho da praça XX Setembre, que dá na praça da prefeitura e logo a seguir na Piazza Plebiscito com a belíssima igreja de San Martino, encostada na minha favorita, a deslumbrante Piazza Maria Immacolata com um prédio arredondado que a abraça.
Adoramos também passear pelas ruelas e ver os detalhes de como o barroco se amalgama com a vida contemporânea.
Se não abrir, por favor clique AQUI.
Se não abrir, por favor clique AQUI.
Em Martina Franca encontramos o melhor restaurante de toda a viagem. O Tavolaccia 2 (Piazza Plebiscito, 3)! Pratos incríveis com misturas originais de ingredientes tradicionais. Comemos lá as 3 noites que ficamos na cidade! Outro stop absoluto na cidade é o bar Tripoli ( Via Giuseppe Garibaldi, 10). É um bar ultra tradicional onde fomos tomar sempre o café da manhã. Famosa é a raspadinha de café com chantilly! Eu amei a de amêndoas!
Como mencionei fomos também a Polignano a Mare de onde vem o cantor Domenico Modugno que canta Volare! Mas fotografamos mais a vista pois a cidade estava cheia demais e não era agradável.
A seguir fomos à bela Ostuni, a cidade branca.
Ficamos nos arredores em um masseria. Estas são antigas fazendas (quase todas de 1600) que hoje foram transformadas em hotéis ou pousadas, mas mantendo o charme rústico. Em geral elas também mantêm a atividade agrícola. A nossa tinha vários animais e frutos (com os quais me lambuzei, figos, uva, amoras!!… hmmm) ! Vejam no vídeo! Tem até pavão!
Se não abrir, por favor clique AQUI
AMEI a nossa Masseria Salinola! A decoração é um amor e o serviço suuuper cordial com a família de proprietários sempre com a mão na roda (mãe na cozinha, filho na reception e sala de jantar, pai ajudando e assim vai)! De certa forma, a gente se sente em uma casa de família. Não é impessoal como um hotel grande.
No dia 15 de agosto, grande feriado italiano, fomos convidados a uma super festa em uma das masseiras mais renomadas da Puglia, a Masseria Torre Coccaro (5 estrelas Luxo!!). A amiga Rossana Muolo, proprietária nos convidou. Recriam o que seria a festa da aldeia tradicional, mas em uma versão acelerada de altíssima qualidade e luxo sem perder o charme genuíno! A comida toda feita na tua frente em um enorme buffet. Música e shows, fogos de artifício e por fim no gramado do golf que dá na praia, outro enorme buffet de doces com DJ e bar. Essa festa é para quem se hospeda na Masseria. Nos divertimos de montão! Foi realmente sensacional! Inesquecível! Vejam o vídeo abaixo! Vale a pena!
A festa começa a partir do minuto 5:18. Antes é Ostuni. Se não abrir, por favor clique AQUI.
No dia seguinte, não podíamos deixar de visitar a linda Ostuni.
Essa região da Puglia é famosa também pela cerâmica, especialmente aquela de Grottaglie. Nela uma família, Fasano, produz as melhores. Fomos conferir! Adoramos duas lojas. A de Enza Fasano com suas lindas peças de decoração (vejam o site clicando no nome, que vale muito a pena, não deixavam fotografar) e a de Francesco Fasano, um artista, que cria lindos apliques de luz em cerâmica furados que projeta imagens na parede. Um bonito efeito!
E as praias? Realmente lotadas!! Mas quando Roberto e eu colocamos na cabeça de encontrar algo, ninguém nos segura. Encontramos a lindíssima Torre Ovo que fica no Mar Iônico. Mesmo nessa praia tinha uma parte mais cheia perto de um quiosque que vende sorvete. Nós ficamos onde não tinha ninguém até o sol se por. Foi uma das experiências mais lindas da minha vida.
Fones Sudio Sweden, coloquem o voucher ConsueloBlocker para receberem 15% de desconto
Se não abrir, por favor clique AQUI.
Como era o nosso último dia, Roberto e eu logo dissemos: “vamos voltar o ano que vem!!!?” E quando o entusiasmo inicial venceu e a nostalgia começou a tomar conta, me perguntei: “E se não for tão maravilhoso quanto da última vez? Será que vale a pena estragar a linda memória?”… Acontece isto com vocês?
————-
Joana Resek, a querida ilustradora do mapa no início do post.
SaveSave
Marcia
26 de August de 2017Lindo e utilissimo post! Sinto o mesmo receio de voltar a um lugar inesquecivel, com medo de que nao vai ser a mesma coisa e nunca eh, porque a gente muda e os lugares apesar de permanecerem, tambem sofrem mutacoes. Arrisque uma outra vez e guarde na memoria os momentos especiais
consueloblog
29 de August de 2017Vc me entendeu!!! bjs c
Karoline Fernandes
27 de August de 2017Das coisas que mais amei neste post.... As tuas fotos de perfil ( você fica linda desse jeito).... Da festança com fogos e bebida com comida rsss.... Das fotos de vocês juntinhos e por último amei a alça da câmera do Robbie (eu quero rssss) Beijos Musa.
consueloblog
29 de August de 2017Rsss! obrigada! bjsc
Martha Mandinho
27 de August de 2017Dicas preciosas!
Tem vinho branco muito bom, verdade?
Um amigo italiano do Venetto sempre aconselha ir a Puglia mas ñ conseguimos chegar!!
Setembto é boa época ou maio?
💋💋💋💋
consueloblog
28 de August de 2017São ótimas épocas! A Puglia está em alta !! bjs c
Giselda
27 de August de 2017Que blog! Vi num fôlego só ,querendo absorver tudo .Aí voltei pra ver tudo novamente,com calma . Realmente,quanto mais se sabe da Itália,mais se quer conhecer.Demanda uns 2 meses de viagem pra dar conta desses lugarezinhos encantadores e cheios de personalidade.Esses, de hoje , já foram pro meu caderninho. Mais uma vez,obrigada.E nem se preocupe com "olho gordo" em cima do Roberto.Claro que tem ,mas você é garantida .Beijo .
consueloblog
29 de August de 2017Rssss! Obrigada Gi! bjs c
ANDREA BATISTA
27 de August de 2017Lindas fotos.
Fui para Puglia e aluguei uma casa por 20 dias em Lecce. Amei!
As praias eu achei bonitas mas não achei que nao vale a pena ir para só para visita las. Lecce é linda e não tão turístico como as outras cidades.
consueloblog
29 de August de 2017Tenho q ir! Já está nos meus planos! bjs c
Marina
27 de August de 2017Mais uma viagem pela bela Itália que é um vasto território cultural! Que privilégio terem essa beleza toda tão perto. O post está tão bem detalhado, acho a Ilustração tão bonitinha e captou tão bem a essência do vosso roteiro.
E no final vocês encontraram a vossa praia e ela retribuiu surpreendendo-vos com esse pôr do sol, certamente inesquecível! <3 Fotos maravilhosas! Só faltou aparecer "The End" como no cinema :)
Beijo
consueloblog
29 de August de 2017Awn! Adorei a tua leitura do post! obrigada! bjs c
Jovita Agra
27 de August de 2017Puglia maravilha! Fotos incríveis. Amei. Bjos.
consueloblog
29 de August de 2017Eu tmbm! bjs c
Cassiano Soares Lopes
28 de August de 2017Eu acompanho o Consueloblog há uns seis anos eu acho e desde então, fico maravilhado com esses lugares fantásticos que você visita e compartilha conosco.
Creio que na Itália não existe um lugar "mais ou menos". Todo canto é belíssimo, poético...
Mais um lindo post, como sempre.
Seu bronze está mara e o Roberto ficou super charmoso com barba.
Repito reforço: você tem que lançar um livro com as suas dicas de viagem logo logo.
Não vou te ver dessa vez, mas te abraço com meu coração e desejo sucesso absoluto em sua produtiva e esfuziante semana aqui no Brasil.
Bjocas Super C!
consueloblog
29 de August de 2017Obrigada por todo esse teu carinho especial Cassi!! bjsc
Privado
30 de August de 2017Gosto do seu trabalho e do seu estilo mas acho indelicado e invasivo quando você filma outras pessoas, como a família inglesa curtindo momentos de privacidade que você decidiu colocar online para o mundo. Não importa, na minha opinião, que seu comentário tenha sido postivo sobre eles. Você não sabe se eles apreciam que você decida sobre a vida deles sendo mostrada para o mundo ou não.
consueloblog
30 de August de 2017Vc tem razão! bjs c
carmem lenora
1 de September de 2017Carissima Consuelo,estou maravilhada com o seu blog,você divide generosamente as idéias,enderêços,tudo,gostaria,se possível mostrar os lugares ainda pouco conhecidos na Itália,ou seja,o artesanal,será que tb. se chama a Itália profunda?A gente aprende muito,quando tiver mais concreta a idéia em viajar para a Itália,conhecer estes recantos aonde são povoados de alegria,e estudar a língua!!!Muiitssimo grata,continue,e escreva o livro,carmem lenora.
Pietro
7 de January de 2018INTERESSANTE SERVIZIO PER CONOSCERE LA PUGLIA ADESSO HO SCOPERTO LE LAMPADE Del Ceramista Francesco Fasano . la Masseria Sanivola di Ostuni . Io sono di Grottaglie
Grazie Consuelo
consueloblog
8 de January de 2018Sono patsesche, vero?! bjs c