ENJOY #1 Ep. 9 Regina Guerreiro | Estilosa, Teimosa, Fabulosa!!
O último episódio da web-series de Regina Guerreiro fala da grande Iris Apfel, ícone de estilo. E vamos continuar de olho nesta grande dama da moda brasileira, pois ano que vem ela lança o seu blog!!
Não concordo com Regina sobre uma coisa neste vídeo. Eu acredito que o estilo Normcore, ao mesmo tempo que pode ser “boring”, reflete os nossos tempos. Nesta época de excessos, saber se vestir com o essencial e ser chique, elegante e demonstrar estilo, é muito mais difícil. Acredito que Regina mesmo, seja mais próxima ao Normcore do que ela indica. Iris Apfel é daquelas excessões maravilhosas!! Ela tem um estilo forte e excêntrico, mas fica bem só nela também pelo fato dela pertencer a outra época e ter uma enorme personalidade. Exemplo negativo para mim disto é Anna dello Russo. A conheci quando era de uma elegância maravilhosa!! O seu se “fantasiar de moda” hoje, é uma caricatura e estratégia de marketing. O contrário da Sra. Apfel e daquilo do qual o Normcore foge.
- December 12, 2014
- 0
- regina guerreiro
Ana Abate
12 de December de 2014Acho que ele era escritor, mostrava sua casa em uma revista de estilo quase que só com o essencial, e disse algo assim que adorei: " já sou muito complicado por dentro, por isso preciso aqui fora ter o básico, ser simples" . Sua casa era incrível, mas só tinha o que realmente era essencial! Quer mais estilo que isso? Estilo de vida, inclusive!
Tenho uma amiga que usa sempre apenas um anel e é super estilosa! Gosto do normcore, acho autêntico tb saber usar o essencial e se destacar com isso em atitude, postura...
Acho a Iris o máximo, mas deve dar um trabalhāo manter e carregar tantos penduricalhos! Mas que ela é um exemplo de mulher e de atitude, isso ninguém discorda, né?
Bj
consueloblog
12 de December de 2014Que bacana isto Ana!! bjs c
Luciene Felix Lamy
12 de December de 2014Gostei e concordo com suas ponderações, Aninha!
Uma das coisas que acho fantástico na tal da tendência "Normcore" é a praticidade que, nos dias que correm, facilita e muito a vida da gente.
Vivemos tempos de excesso de tudo: de informações, de tarefas, de objetos, etc., e essa tendência quem ao encontro de uma necessidade de "aliviada" geral.
Quanto à Iris, pelo pioneirismo, ineditismo (o avançar da idade contribui), ela se destaca e faz jus a ser enquadrada como sendo legitimamente "excêntrica".
Já a Anna, não vejo sequer como uma "releitura" original (parece paradoxal, mas nem é), mas como uma espécie de cópia da cópia da cópia. Não há originalidade, pioneirismo, mas a insistência numa piada que já foi contada. Como bem definiu a Consu: caricatura.
Beijos mil,
lu.
Em tempo: Regina está de "Parabéns"! Aprendo muito com ela. :)
consueloblog
13 de December de 2014Realmente aprendemos muito com Regina, e ela nos estimula a pensar e cogitar! bjs c
Andreia Mota
12 de December de 2014Concordo com a Ana, deve dar um trabalhão fazer esta produção diariamente, mas fiquei curiosa com um detalhe, ela nunca está usando brincos. Entendo que a peça poderia gritar com os óculos ou com os colares, porém, em nenhuma das fotos que vi dela existe esta alternância nos acessórios, ou seja, ela não gosta de brincos? Regina sempre de pretinho e bocão vermelho. Um beijo normcore por hoje, rsssss ;)
Denise Luna
12 de December de 2014Andreia, mas pelo que entendi, essa produção não dá trabalho para ela, mas pura diversão. A mulher é uma árvore de Natal ambulante e ADORA!!!!! kkk
Bjs
Andreia Mota
12 de December de 2014Se eu chegar na idade dela com toda essa motivação, serei uma árvore da felicidade, né não? Rssssss. Beijos Delinda ;)
Denise Luna
12 de December de 2014Assino embaixo também, querida!
Bjs
consueloblog
13 de December de 2014Andrea, nunca notei... Acho q o brinco teria q ser grande e a orelha não "aguenta" mais! rssss
bjs
c
Andrea - Curitiba
12 de December de 2014Conheco gente como a Iris, super ultra arrumada, mas isso faz parte da personalidade, do estilo. Sem isso, elas nao seriam elas mesmas. E olhe que tem-se que ter uma baita personalidade para ser assim! Admiro gente desse jeito....Concordo com vc sobre ADR..fugiu de tudo o que ela era, virou escrava e caricatura de si mesma...uma pena, pois ela poderia continuar sendo o que era...Quanto a nossa querida e fashion Regina, acho que ela falou no geral, em como a moda quer impor um certo padrao natural, que no fundo sempre existiu...Bjs.......
consueloblog
12 de December de 2014Sabe q vc tem razão!! Acho q era isto q ela quis dizer! bjs c
Andrea - Curitiba
12 de December de 2014Acho que sim.....Bjs...
Maria Vilma
12 de December de 2014Há que se ter atitude. Muita! Para ser ou não ser...
O poeta Pablo Neruda tem algo a respeito das inúmeras possibilidades de
ser e de se reinventar, que eu acho extraordinário:
“O homem quer ser peixe e pássaro,
A serpente quisera ter asas,
O cachorro é um leão desorientado,
O engenheiro quer ser poeta,
A mosca estuda para andorinha,
O poeta trata de imitar a mosca.”
Particularmente, agradeço a vc por nos apresentar Regina Cordeiro.
Provavelmente, não teria sabido desse trabalho dela se não fosse por vc...
Adorei conhecê-la e aprender um montão de coisas com ela.
Obrigada!!!
MaVi
consueloblog
13 de December de 2014É q Regina saiu do âmbito por um tempo por razões pessoais. Mas ela começou lá atrás. Marcou a moda brasileira. Pioneira mesmo! E sabe muita coisa! O blog há de ser muito interessante!
bjs
c
Maria Vilma
13 de December de 2014Tenho certeza, Consuelo.
Bjs
Aline Rochedo
12 de December de 2014Susan Sontag escreveu um ensaio em meados dos anos 1960 que pode ser interessante para quem se interessa pelo "estilo" da Iris. O texto se chama "Notes on 'camp'" e está disponível neste endereço: http://www.book.tubefun4.com/downloads/Sontag.pdf.
No mais, muito obrigada pelo vídeo - tirei meu pretinho básico e coloquei o mais colorido dos meus vestidos! ;) Bjs
consueloblog
12 de December de 2014que máximo Aline!! Adorei q vc se coloriu!! E "camp" é um conceito difícil de entender! Obrigada pelo esclarecimento com esta leitura das boas!! bjs c
Denise Luna
12 de December de 2014Eu ADOREI essa matéria sobre a Iris pq a acho fenomenal. Fiquei surpresa e também, muito contente com o casamento de anos, que lindinhos....
Eu também acho que todo o estilo é uma questão de atitude e ela tem a liberdade de ser o que ela é pq tem atitude para tal.
Eu só uso o que vou dar conta, i.e. tem que subir no salto ou é melhor nem usar e se sentir insegura.
Pessoalmente, não curto o normcore mas entendo que é um movimento de exaustão da ditadura da moda.
Viva a Iris, um ícone, principalmente pela idade. Peço a Deus para chegar aos 90 e se chegar, com a vivacidade e modernidade dessa mulher bacanérrima.
Tenho um pouco de Iris dentro de mim que eu controlo.....kkkk
Bjs
consueloblog
13 de December de 2014Ahahhaha!! Vejo bem essa fera contida em ti! bjs c
Ana Laura Rabelo
12 de December de 2014Íris é demais! Pessoas como ela são raras e admiráveis.
No mais, sempre me adaptei melhor ao "less is more", acho que nasci assim. na verdade é meu estilo mesmo como a excentricidade cabe muito bem em poucas.
Claro que não há mal algum se sucumbirmos à tentação de um colar mais exótico, anel grande, batom bem vermelho (adoro).
Afinal, todas nós merecemos um dia de Íris, interpretado-a à nossa maneira.
bjs, AL
consueloblog
13 de December de 2014AMEI!!! E soltemos a Iris em cada uma de nós!! bjs c
Jovita Agra
12 de December de 2014Consuelo, reparou nas pulseirinhas da Sra Apfel? Lembrei de alguem... Bjos e bom final de semana Salotto querido.
Denise Luna
12 de December de 2014Jovita!!!!!!!! Saudades suas!
Bjs
consueloblog
13 de December de 2014ahhahah Jovita!!! Ontem mesmo completei o meu look pulseiras para o inverno! Acordei feliz! bjs c
Daniela Giuliboni Coelho
12 de December de 2014Iris disse em uma das suas entrevistas que devemos cultivar pelo menos uma marca registrada no look, no caso dela são os óculos gigantes!!!!! Bom a imagem dela já fala por si só......Ela é excêntrica mas ela pode e combina com ela, fora que vc precisa ter muitaaa atitude...... isso ela tem de sobra.Agora quando ela diz que mais e mais e menos é um tédio, bom isso vai da personalidade de cada um o importante é vc ter o seu próprio estilo de se vestir e saber segurar o que veste. Bjssss e que vcs todas tenham um ótimo final de semana
consueloblog
13 de December de 2014Oi Daniela! Falou e disse!! bjs c
Denise Luna
13 de December de 2014Daniela e Consuelo,
A Costanza já tem a marca dos óculos também! Ah, e eu ia esquecendo do cabelo preso e alto em cima!
Bjs
Denise Luna
13 de December de 2014E a nossa Musa, as pulseiras!!!!!!!!!! kkkk
jeanine fontan
13 de December de 2014Querida,
Tive o prazer de conhecer pessoalmente a Iris em sua passagem pelo Brasil a convite da Swarovski. Uma mulher inteligente, moderna e extremamente "descolada"do alto dos seus quase 100 anos. Ficamos imensamente felizes porque, diante da seleção de grandes designers brasileiros apresentados pela Vogue, ela se encantou e decidiu comprar 4 peças da Caleidoscópio, que lógico, rapidamente se tornaram presentes pela fã enlouquecida e orgulhosa;)
Ela nos contou que faz doações anuais do seu imenso acervo, apoiando, entre outros, bolsas de estudo para formação de profissionais em várias escolas de moda americanas.
Nos contou que hoje em dia não é mais uma consumidora voraz como antes, somente arregala os olhos, através dos enormes óculos, para peças que considere singulares.
E além disso, segundo ela, o marido já chegou na idade de ter um pouco mais de conforto na sua parte do "guarda-roupa"!!!
Acho que todas nós temos o nosso "dia de Iris", é saudável e faz um enorme bem ao ego.
Beijocas!
consueloblog
13 de December de 2014Que maravilha ler este teu depoimento!!! Obrigada!! Bjs c
Marina Di Lullo
13 de December de 2014As expressões "vestia a mulher como um apartamento decorado", "vendaval de colares" e "ela é um Mapa Mundi" exemplificam a sutileza das idéias de Regina Guerreiro. É como uma arca da sabedoria da moda que, quando aberta, tudo ou quase tudo vem à tona. Entendo que ela veja a moda não como o retrato de uma época. Sim, devemos buscar o reciclável, o sustentável e a austeridade que o Planeta roga. Mas Regina vê a moda como arte, personalidade, estilo, criatividade e sempre como algo que virá. Ela busca o porvir, tanto em termos de quem a faz como de quem a usa.
Cátia Camargo
13 de December de 2014Boa tarde amigos do Salloto!
Embora um pouco 'over' em minha humilde opinião, acho intrigante a personalidade de Iris Apfel!! Morri de rir com a máxima: "More is more and less is a bore."
Tão singular, que privilégio conhecer sua história.
Abraços a todas!!!
Marina Di Lullo
13 de December de 2014Cátia, a Iris representa no meu entender um "farol" no tanto de coisas que Regina quer dizer, mas não pode ser copiada, está fora da curva, naquele espacinho reservado aos que são eternos porvir e aí já ficam no âmbito da inspiração.
Catia Camargo
13 de December de 2014Concordo Marina, querida!
Por isso a chamei de singular!!!!
Acho que eu, nem em um zilhão de anos, chegaria as pés de Iris. Ficaria uma caricatura horrenda! E isso também é para quem personalidade... E que personalidade!
A própria Regina, se me conhecesse, se acharia "boring".
Um beijão! ;-)
Catia Camargo
13 de December de 2014Opa Corrigindo, Regina ME acharia "boring"...
Priscila
14 de December de 2014Adorei!!! Admiro pessoas autenticas que nao tem vergonha e nem medo de expor o que sao e o que gostam, mesmo que aos olhos dos outros pareca um exagero! Iris Apfel e demais e esta de parabens!!!
consueloblog
14 de December de 2014Falou bem!! Bjs c
IRENE
16 de December de 2014Estranho essa coisa de estilo No meu modo de ver, estilo é ser o mais simples possível e ter na segurança que passamos aos outros o diferencial Precisamos estar bonitas por dentro, o resto reflete sobre cada uma das nossas ações
Antecipadamente te desejo um 2015 cheio de boas novidades para nós É um enorme prazer receber o que postas