Entrevista na BeautYourself
Consuelo Blocker é cosmopolita. Vive na Itália há quinze anos e viaja frequentemente pela Europa em busca de tendências, traduzindo o que vê nas passarelas e nas ruas para as diferentes realidades do Brasil e do Velho Mundo.
Desde 2010, todas essas vivencias foram parar em um blog, o consueloblog.com, atividade que hoje dedica-se exclusivamente.A moda sempre foi presente na família de Consuelo. Sua avó, a imigrante italiana Gabriella Pascolato fundou em 1948 na cidade de São Paulo a Santaconstancia, empresa de tecelagem, em que Consuelo já trabalhou e que hoje está sob os cuidados de sua mãe, a papisa da moda brasileira, Costanza Pascolato. Mas além dessa forte ligação com a moda, o que mais chama atenção em Consuelo, é algo já característico das Pascolato: a elegância. Traço que ela carrega não só na hora de se vestir, como também na personalidade. É dessa maneira, que Consuelo consegue transformar o ambiente virtual que utiliza em algo caloroso.
Além das ruas é de casa que Consuelo produz os posts e responde os cometários do blog © Roberto Leone
Vindo de uma família que sempre esteve atrelada a moda, seria algo natural você se interessar sobre o assunto. Quais são suas primeiras lembranças relacionadas à moda? Você lembra exatamente quando começou a se interessar e levar essa questão mais a sério?
Quando li a pergunta, achei que não, depois percebi que sim. Foi aos treze anos. Meus pais eram separados e mudei da casa de meu pai, no Rio, para a da minha mãe, a São Paulo. Não foi nada de concreto, mas aquele mundo feminino me fez começar a explorar as opções do estilo.
Como se desenvolveu o seu amadurecimento nessa área? O que a Consuelo de hoje ensinaria para a Consuelo jovem?
Acredito que em um trabalho de instinto como é a moda, tem que se acumular conhecimento e o que chamamos “olho”. Não dá para ensinar. A única coisa que diria é ser paciente e respeitoso, quase humilde em entender que é necessário viver para saber.
Você viaja muito, frequenta desfiles e está sempre de olho nas novidades. Como é transferir essas pesquisas para outros segmentos ou até mesmo para o seu dia-dia?
É quase inconsciente. Por exemplo, um ano atrás estava em Londres no verão e vi uma menina com metade da barriga para fora. Isto me chamou a atenção. A minha reação foi de estupor, pois há tempo não via tanta barriga exposta, mas ao mesmo tempo achei que tinha algo ali, era interessante, não estavam erradas nem a proporção, nem a estética. Dito e feito, depois de um mês Marc Jacobs desfilou a barriga para fora.
Como você enxerga o futuro da moda na Europa e no Brasil?
No Brasil sempre digo que o valor de criação é grande e o que precisa melhorar é o acabamento. Na Europa o que se precisa é de clientes.
Há alguma marca/estilista nova(o) que você gosta ou aposta que venha a despontar no mercado futuramente?
Há algumas semanas falei muito disto. Em uma entrevista à rádio francesa e no Consueloblog falei das grandes pequenas marcas se comunicam com ao consumidor de forma simples, sedutora e na mosca. Para mim, as melhores do momento são: Nº21, Aquilano Rimondi, Ports 1961 e MSGM.
Quais as referências que influenciam você?
Tudo! Rua, desfiles, pessoas, casas, exposições, cinema… a vida!
Com a mamisa Costanza Pascolato, que apesar de referência, nunca impediu que Consuelo tivesse suas próprias noções de estilo © Ana Clara Garmendia
Os seus filhos Cosimo e Allegra se interessam por moda? Você tenta passar algo pra eles? Acha que eles seguirão a tradição da família?
Os dois têm grande estilo. Nunca tentei passar algo de moda para eles. A única coisa é que quando vamos fazer compras juntos, ambos temos que concordar com a peça. Ou seja, tem que ser voto unânime! Mas não acho que vão trabalhar na moda.
Quando você sai para fotografar os looks de estilo das ruas, o que você busca?
Pessoas com estilo próprio e elegância, ou seja, uma pessoa chique. A maioria dos fotógrafos fora dos desfiles só fotografam looks coloridos ou excêntricos. E isso não é necessariamente estilo.
O blog ajudou a desmistificar algum rótulo que as pessoas tinham sobre você?
Lógico! A pergunta já alude a isto, ser filha de Costanza. Muitas pessoas sabiam quem eu era mas não o que se passava na minha cabeça.
Há alguma tendência europeia, que em sua opinião, não daria certo no Brasil?
Existem várias. A europeia é mais careta e séria, especialmente no dia a dia. Ela é prática. No Brasil rege a sensualidade.
Há algo que você considera dispensável na moda? Por quê?
O exagero. É quando se perde a mão do estilo.
- November 24, 2013
- 0
maria Vilma
24 de November de 2013Além de tudo... lições de vida valiosas.
Como no caso dessa resposta à última pergunta: "O exagero. É quando se perde
a mão do estilo."
Acho que vale pra tudo...
Obrigada, querida!
Bjs, MV
consueloblog
24 de November de 2013Obrigada querida!!! bjs c
Tania Sciacco
24 de November de 2013Smpre gosto de mais uma entrevista!
Beijos e bom domingo!
consueloblog
24 de November de 2013bjs e bom domingo pra ti também! bjs c
Sonia heloisa ferrari scacalossi
24 de November de 2013Oi Conuelo. Respostas sensatas sempre como conhecedora de moda e olhos atentos para tudo ,é isso que faz o diferencial do blog Bjs. Bom domingo.
consueloblog
24 de November de 2013Obrigada Sonia! bjs c
ivani weffort
24 de November de 2013Consuelo concordo com você sobre o exagero. E creio que aí a brasileira se perde. Quer sempre o mais sensual, o mais apertado, o mais colorido e tudo degringola!!!!! bjs
consueloblog
24 de November de 2013Te entendo…mas não deixa de ser um estilo…interessante, não é?… bjs c
Maria Araci
24 de November de 2013E agora.... a gente sabe o que passa nesta cabecinha e conhece a verdadeira Consuelo!!!!! Pra mim das melhores e mais agradáveis surpresas que tive nos últimos anos!!! Conhecer alguém tão interessante e com tanta coisa para nos mostrar, ensinar e transmitir com um espirito pleno de alegria!!!!!!
consueloblog
24 de November de 2013Querida!! Não deixam de ser seus olhos carinhosos que vêem tudo isto… bj c
Grazia Cardoni
24 de November de 2013Consuelo, vc como sempre,coerente com sua formação , moda de vida , estilo e elegância natural. Sem exageros, sem querer mostrar poder ou coisa semelhante! Também concordo que sua mãe seja uma grande referência pra vc, mas percebo-a autônoma, com um jeito (especial) próprio de ser...que sabe transmitir todo o seu aprendizado, sem querer impor nada( nem p/ os filhos) ! Parabéns pela entrevista e por tudo 0 que tem conquistado !
Ótimo domingo pra vc e pra todos, bj no coração!
consueloblog
24 de November de 2013bj querida Grazia e obrigada pelo carinho! c
Andrea - Curitiba
24 de November de 2013Mil entrevistas sejam dadas, mil novas formas de resposta sem perder a tua propria essencia...adoro isso em vc!!Bjs e bom domingo!
consueloblog
24 de November de 2013Só vc mesmo Andy para ser tão gentil!! bjs c
Andrea - Curitiba
25 de November de 2013Verdade verdadeira, lindona....Bjs...
Cássia
24 de November de 2013Acho lindo como você consegue "flanar pelo salão",mostrando sua própria identidade,seu jeito de ser,com doçura e alegria! Bj
consueloblog
25 de November de 2013Obrigada Cássia, é uma honra poder "flanar" por este Salotto!! ;-)
bjs
c
Jaqueline Müller
24 de November de 2013Segundo suas palavras sábias: "A única coisa que diria é ser paciente e respeitoso, quase humilde em entender que é necessário viver para saber". Levar isso para nosso viver, é essencial. O saber anda junto com a humildade, pois quanto mais pensamos que não sabemos, mais aprendemos. Você é linda demais! Um beijo.
consueloblog
25 de November de 2013Amor!! Então tenho q incluir todos! Né não?… bjs c
Quiteria Franco- Visual (in) desejado
25 de November de 2013O sorriso maroto da tua foto é adorável! Coisa do Roberto?
Tua relação com a Moda é inspiradora para todos.Diria que é Humanista!
Existe?
Bjos. e uma boa semana!
consueloblog
25 de November de 2013Vai perguntar pra mim se existe a palavra?!!! Tô com o tico e teco da línguas tão misturados q nem eles sabem mais qual é a direita ou a esquerda…rsss… mas vale super o conceito e agradeço!! bjs c
Cassiano Lopes
25 de November de 2013Consu, amada. Como já disse nossa querida Andrea, não importa quantas entrevistas sejam feitas, sua essência é própria, maravilhosa. E sempre aprendemos algo. Bjo gde! Cassi.
Andrea - Curitiba
25 de November de 2013Verdade, Cassi!! Bjs...
consueloblog
25 de November de 2013Ainda bem vcs dão valor ao q tenho a dizer…n é mesmo?.. ;-)
bjs
c
Cassiano Lopes
25 de November de 2013Always darling!!! Bjocas.
Andre Breitman
25 de November de 2013Adorei o Golias de pelucia! Que honra!
consueloblog
25 de November de 2013QUERIDOOOOO Vc reparou?!?!?!??! Always wondered if you would ever see it!! bjs c
MARIA BENINCASA
25 de November de 2013Cada dia sou mais tua fã, sabia?
bjs
consueloblog
25 de November de 2013corei……….
Alexandra
25 de November de 2013Adorei! A cada entrevista descobrimos um pouquinho mais do jeito Consuelo de ser....
Beijo grande.
consueloblog
25 de November de 2013Thanks!
Katiasp
25 de November de 2013Muito boa a entrevista!! Mostrou de forma clara quem vc é!!Parabéns!!
consueloblog
25 de November de 2013:-)
Marly Papa
25 de November de 2013Estou atrasada , ontem o maridão pregou um susto , e passei tarde e noite no hospital, mas com final feliz , vc como sempre com a dose certa na entrevista , se saiu super bem
Sempre nos ensinando algo novo , desta vez foi como mãe , como agir p/ comprar roupa com os filhos , só comprar se for unanime a escolha , p/ mim é tão desgastante comprar com a Mirella , que já entreguei a Deus , ela é Fashion demais pro meu gosto , gostaria de ter escutado esta frase a muitos anos atras , mas vou passar p/ as filhas mais velhas p/ usarem a sua tática , obrigada outra vez !!! Bjs !!!
consueloblog
26 de November de 2013Oi querida, sabe q a teoria é melhor q a prática e existem tantas exceções!! Rssss mas em geral foi uma boa tática...rsssss
Feliz q o maridão tá melhor!
Bjs c