Entrevista para Garagem Daujotas
Recebi um email de Nathalie Daujotas pedindo uma entrevista para o seu BLOG. Com apenas 14 anos, ela tem cara e coragem!
AQUI está o resultado. Obrigada Nathalie!
GARAGEM DAUJOTAS
Conversa de gente fina com… Consuelo Blocker!
27NOV
Suponhamos que nada melhor do que começar a primeira entrevista do Conversa de gente fina com alguém super especial, linda, simpática, inteligente e com milhares de qualidades que eu não saberia nem descrever: Consuelo Susan Pascolato Blocker.
Consu gosta muito de viajar e encontrar coisas encantadoras e também adora fotografar, é blogueira e acima de tudo trabalha como Stylist H.Stern! Sim, ela é filha da Costanza Pascolato.
É como ela mesma diz em seu BLOG ”…Nasci, cresci e casei em famílias que respiram e produzem moda… Do outro lado, o do meu pai, apesar de ser business, também tem um profundo respeito e admiração pela estética e qualidade. A união deste DNA me faz uma pragmática consumidora de tendências…”
Confira aí a conversa com a phyna de hoje!
Nathalia Daujotas: Acredita que os jovens ditam mais moda e cultura por serem mais atualizados?
Consuelo Blocker: Não. A moda vem de todos os lados e ninguém mais dita moda. A internet acabou com isso. Criaram-se tribús e cada um segue a sua tanto online quanto na mídia de papel. As ruas então, são absolutamente democráticas. A night oferece tanta inspiração!…
Nathalia Daujotas: Estilo e personalidade caminham juntos, de fato. Mas com a aceleração de informações hoje em dia, tem muita gente se vestindo praticamente igual, você acha que por as informações que chegam mais rápido afetou tudo isso? Na sua opinião, isso seria falta de personalidade?
Consuelo Blocker: Você é muito jovem e talvez não saiba, mas quase sempre na história da moda, as pessoas se vestiram bem parecidas umas às outras. Como falei acima são tribús. Até acho q hoje existem mais estilos em contemporânea do que antes. Por essa causa é tão difícil determinar qual foi o estilo 2000, depois de tantas décadas que pudemos definir tão facilmente… E isto, na minha opinião, é resultado da velocidade e globalidade da informação.
Consuelo e Costanza ♥
foto por Caio Braz
Consuelo Blocker com Helena Bonham Carter
Nathalia Daujotas: O quê procura encontrar quando viaja?
Consuelo Blocker:Algo que me surpreenda mas entre dentro do que é o zeitgeist!
Nathalia Daujotas: Desde pequena a Costanza lhe ensina muita coisa né?! Qual foi o item mais importante que vc tirou de todo esse ‘aprendizado’?
Consuelo Blocker: Tudo. O seu modo de ser, disciplina, generosidade, atenção, profissionalismo, labuto diário e vontade sempre de melhorar por esforço próprio são o normal, não imposição.
Nathalia Daujotas: Você tem algum ícone fashion?
Consuelo Blocker:Costanza Pascolato, Tilda Swinton, Taylor Tomasi Hill.
Nathalia Daujotas: Você é otimista quanto a moda brasileira? Quais são seus desfiles favoritos quando vem para a SPFW ou Fashion rio?
Consuelo Blocker: Muito otimista!!! O talento criativo no Brasil é enorme e de nível internacional. As dificuldades de fabricação e acabamento estão sendo muito trabalhadas e já melhoraram muito. Se continuarmos assim, seremos tops! A competição das marcas de luxo do exterior, vai dar mais um sopetão que forçará uma melhoria ainda maior e mais rápida. O problema vai ser o custo…
Os meus desfiles favoritos do último SPFW (não fui ao Rio) foram do Vitorino Campos e Alexandre Herchcovitch.
-Nathalia Daujotas.
- November 28, 2012
- 0
Isabella
28 de November de 2012Que graça, Consu! É até engraçado ver alguém mais novo que eu fazendo alguma coisa de útil (coisa que eu não faço até hoje, mas ok) feito ter um blog assim. Não conhecia até entao, pra falar a verdade. Será que meus dias como muito nova já estão acabando...?
Gostei do que voce falou sobre as pessoas sempre terem sido meio iguais... Me lembrou um livro que eu estou lendo agora, da Françoise Vincent-Ricard (só não me pergunte o título, porque não lembro). Ele fala sobre como eram "copiadas" as pessoas e o que elas usavam durante a história. A sua ultima resposta me lembrou aquela monografia chatíssima que fiz no ano passado, hahaha. Mas o que eu achei mais interessante mesmo foi a sua observação sobre nao ter um padrão definido para os anos 2000, porque acaba que é bem verdade pela razão que voce citou. Acho que agora isso de década nao serve mais e devia ser separado por períodos mais curtos, já que uma década inteira parecida vai ser meio impossível daqui pra frente.
e eu adorei sua foto com a Helena. Ta ótima! E a blusa da menina é o máximo, Strokes é maravilhoso. É handmade, será?
bjs
Mari
28 de November de 2012sempre tão lindaaa...
consueloblog
28 de November de 2012Obrigada!!! bjs c
Mia Athayde
28 de November de 2012Olá Consuelo!
Olá pessoal do salotto !!!!
Olhando as fotos (lindas como sempre) fiquei com uma pulga atrás da orelha e resolvi fazer uma pergunta / lançar uma troca de ideias sobre o uso de peles ....
E aí?
Também acho lindo, esquenta que é uma delícia, o toque é único mas .....
Muitas vezes fico na dúvida em usar ou não ......
Como vc / voces vêem isso ??????
bjssss
claudia brunaldi
28 de November de 2012Eu sou até vegetariana, então...
eloisa cruz
28 de November de 2012Eu uso, sempre usei e sempre usarei. Sou contra maus tratos a animais, mas, não sacrificamos animais para nos alimentarmos?? Em minha opinião é o mesmo. Só que já passou um inverno no hemisfério norte sabe, que pele no inverno não é luxo, é quase uma necessidade. É a única coisa que esquenta de verdade. É confortável, aconchega.
Luciene Felix Lamy
28 de November de 2012Sacrificamos (pasme!) até para lazer, Elo... (vide rinhas de galo, touradas, etc).
Respeito profundamente sua opinião, amiga, mas não estou convencida de que seja realmente 'o mesmo': há 'animais' que precisamos sacrificar, até por questões de higiene e saúde, como os ratos, por exemplo (urghhh!).
Mas, ponderemos: as estatísticas 'pesam'. Se somente aqueles que realmente precisam de peles comprá-las, o número de sacrifícios, creio, diminuirá sensivelmente.
Neve não é muito a nossa realidade. E, para nós, talvez seja mais fácil nos abstermos de vestirmo-nos com pele de animal do que recusar uma ida à churrascaria, rsrs.
Lembrei do alemão Oskar Schindler, que conseguiu salvar cerca de 1.200 judeus das câmaras de gás.
Fazer um pouco, que seja, é sempre melhor que não fazer nada. ;)
Beijos,
lu.
PS: Tenho priorizado massas, peixes e frutos do mar.
eloisa cruz
29 de November de 2012haahahaa Pois é Lu, eu continuo adorando um bom churrasco, apesar de amar frutos do mar. Essa questão é muito polêmica. Se pensarmos bem, coitadinhos dos bichinhos. Mas que pele esquenta de verdade, quando nos deparamos com o inverno europeu, isso é fato. -13, -20 em St Moritz sem um casaquito de pele, é de chorar de frio.... beijosss
Luciene Felix Lamy
29 de November de 2012Elo,
Se a gastronomia não fosse um grande prazer, a 'gula' não figuraria entre os 7 'de caput', rsrs.
Sim, amiga: a questão é polêmica, mas discutí-la, não precisa ser. Já frequentei blog's em que as pessoas, ao invés de debaterem ideias, se engolfavam em afrontas pessoais homéricas...
Aqui, isso não rola. O 'espírito' é outro. ;)
Sabe que nunca me detive a pensar nessa questão do uso das peles? E olha que isso isso é tão antigo... Lembrei de Hércules (modo de dizer) e a pele do 'leão de Neméia'; Ou da égide de Athena, feito com pele de cabra.
Mas o ponto nevrálgico não é uso 'hierofanizado' (sacralizado, pois acredita-se na 'transferência' do poder do animal àquele que se reveste com a pele do mesmo), nem devido às adversas condições climáticas (tão elementar), o ponto crucial é o uso por ostentação, 'vanitas', demonstração de riqueza, poder*.
Isso, creio, tá ficando 'datado'. Sem dúvida, pode ter sido (e realmente FOI), mas não é mais por isso que ansiamos.
Beijos,
lu.
(*) Conheço quem fez coleções, precisando até projetar câmaras frigoríficas para mantê-las. Outros tempos... Graças a Deus!
consueloblog
29 de November de 2012Por qual razão vc aceitaria o uso? bj
Luciene Felix Lamy
29 de November de 2012Necessidade climática mesmo.
Mas, creio que para quem habita ou circula nesses locais (frio rigoroso, neve) há gerações dispõe das peles de herança: basta reformar, como vc fez! ;)
Para os transeuntes 'eventuais', há opção de empréstimo, locação, sei lá, nunca pensei mesmo nisso. ;)
Mas, acaba de me ocorrer outra ideia: peles de répteis, especialmente de cobras... Urgh: tenho verdadeiro PAVOR a cobras, rsrs. Não me sentiria bem alisando a pele de uma, num acessório. Mas isso é como EU me sentiria.
Beijos,
lu.
PS: Outra loucura: dizem os antigos que, ingerir carne de coruja (ô bichinho bonito!) nos deixa + inteligentes: vou ficar burrinha ad infinitum, rsrs.
consueloblog
29 de November de 2012Ah nessa vc tem uma aliada!! Realmente é uma assunto complicado por não termos todas as informações! bjs amiga c
Luciene Felix Lamy
28 de November de 2012Fôfa a menininha!
Quanto às peles, Mia Athayde, penso que, se o propósito for se aquecer, através do desenvolvimento e aprimoramento da tecnologia, o Homem já superou essa arcáica necessidade.
Jamais compraria, mas, se herdadas, tb não as jogaria fora.
Pitagóras e os pitagóricos abstinham-se de ingerir animais que precisam ser mortos para nos alimentar.
Infelizmente, ainda não consegui atingir esse patamar de evolução... :(
Sem dúvida, essa atitude explicita um dos + elevados graus de 'humanidade'.
Parabéns, Claudia Brunaldi!!!
bjs,
lu.
teresa
28 de November de 2012Concordo, herdadas sim, compradas não, o mundo era outro...Tenho 2 peças que meu pai deu pra minha mãe recém casados, anos 60, no auge do amor...Pra mim são puro aconchego, ainda mais que os 2 já se foram...
consueloblog
29 de November de 2012Mia, é lógico que não posso negar que uso ou gosto de peles. Sempre apareci usando estolas e também herdei um casaco da minha avó que já foi visto.
Nunca foi uma ambição minha ter um casaco de pele, mas quando chegou, achei lindo, também porque era da Nonna.
É uma discussão muito complicada esta das peles e por isso nunca me manifestei. Mas como vc me pergunta, vou dizer o que penso.
Sei que até vc usar um casaco de pele vc não entende o quanto é agradável como ele te aquece por te deixar na temperatura perfeita sem suar. É muito estranho, acredito q tem a ver com ser algo de natural. Além disto, um casaco ou estola de pele dão um glamour imediato a qualquer look. É lógico que eu não quero que matem bebês foca a marteladas para q eu possa ficar glamourosa. Acredito porém que se todos os animais usados nas roupas fossem assassinados assim, os casacos custariam ao menos 20 vezes o que custam.
O outro argumento é que enquanto carne nos alimenta, pele é só para o prazer estético. Como se defender de um argumento assim?... Não tem resposta...mas me parece que se não existissem peles, estes animais não teriam nascido, pois são cultivados. Daí outra pergunta impossível de responder, não? Damos ou não a vida a estes animais?
Sei pouco de todo o processo, sou ignorante, talvez por isso continuo usando as peles. Porém acredito que antes de ter uma opinião extrema, qualquer um tem que ser muito bem informado sobre todo o processo. Pois sem informação mas com uma posição inflexível, uma pessoa passa de animalista a fanático, e isto é perigoso.
O que você acha?
bjs
c
Mia Athayde
30 de November de 2012Consuelo querida e caríssimas que participaram deste papo com suas colocações e comentários,
Algumas conclusões a que cheguei com a ajuda de todas:
peles são mesmo deliciosas de usar :) esquentam, enfeitam, acarinham !
herdar ok :)
comprar nop :(
Sendo assim, usamos as que herdamos quando quisermos.
Isso também pode ser visto como um comportamento sustentável - reuso o que já existe, reclico caso troque um fecho que ficou ruinzinho e reduzo o consumo não comprando um casaco novo !
Um grande beijo em todas e um ótimo fim de semana !
Thanks again!
Mateus Habib
5 de December de 2012Consu, sempre quis te perguntar sobre isso! Acho incrível, acho um luxo instantâneo, como vc disse, glamoriza qualquer look, mas sempre me senti culpado por gostar de peles. Por mais que a industria da alta moda não tenha pena de assumir que gostam, vide fashion shows e anna wintour. Pra mim era um guilty pleasure admirar as peles, e você, como esperado, se posicionou muito bem! Concordo com tudo que disses!
Adorei a polêmica mas sadia discussão ;)
Bjs
Andrea - Curitiba
28 de November de 2012Que menina mais amadurecida! Vc como sempre, com as respostas certas na hora certa! Adorei o ¨phina¨ com ph... Mia, quanto as peles, tenho varias, pois aqui no sul a gente usa, mesmo. Quando viajo as uso tambem, ja que as tenho...Mas eh aquela velha estoria: usa-se ou nao? Vao te jogar tomate nas costas? Eh feio? Eh anti-etico? Sabe que eu acabo ficando na duvida, acabo pensando tres vezes antes de usa-las...Nao compro mais, nem quando viajo. Sabe que no Maine ( estado americano, fronteira com o Canada), onde morei,ha fazendas inteiras somente para a criacao de visons(mink) para a confeccao de casacos e afins...E em N.Y. ja vi protestos e mais protestos contra o uso indiscriminado de peles...Fendi ainda lanca em suas colecoes, e muito! Entao, a gente acaba nao sabendo se usar ou nao eh o mais adequado..O que faco com as minhas peles? Com a palavra, nossa mestre!!!!
eloisa cruz
28 de November de 2012Consu, amei a entrevista. Que graça!!! Que perguntas!!!!! Também adorei as fotos diferentes. Muito bem escolhidas!!!
Ana Lúcia
28 de November de 2012Fico muito feliz quando encontro jovens interessados , produzindo e fazendo acontecer!!
Nosso Brasil precisa deles!!
Bjs
Bruna Pegoraro
28 de November de 2012Sempre quis te entrevistar mas achava um tanto quanto utópico, agora me animei.. Como faço para falar contigo!
Um beijo enorme
www.brunapegoraro.com.br
consueloblog
29 de November de 2012Me escreva nas mensagens do Facebook Consueloblog! bjs c
Liz Feldman
29 de November de 2012Oi Con, as mulheres q te inspiram são duas deusas, longilineas e com pernas longas. A Tilda alem disso e uma super atriz. Vc viu I am love? O figurino e ela estão deslumbrantes. Bom, ok! E entre os pobres mortais, ninguem te inspira?? Bjs
consueloblog
29 de November de 2012Inspiração em geral vem de semi-deuses...E para vc poder reconhecer, tinha que ser pessoas notas. Entre os ricos mortais tem tantos...Quase sempre mulheres, porém, que lutam a cada dia para chegar mais próximas dos seus sonhos sem perder um momento para sorrir a quem amam. E também são sempre mulheres inteligentes...Generosidade, stamina e felicidade me inspiram! bjs c
Liz Feldman
30 de November de 2012Querida Con, concordo com vc. Acho q não fui muito clara na minha escrita. Eu não me referia a mortais pobres X mortais ricos. A expressão correta seria "simples mortais", em contraposição às "deusas" citadas.
Isso me fez pensar um pouco mais. Talvez ao considerar essas mulheres deusas eu esteja mistificando-as em função da distancia e pelo fato de só ter acesso à sua "persona pública". Vc por ex. é uma pessoa pública, mas se desveste dessa aura "celebrity", q muita gente bem menos qualificada faz questão de desfilar. Acho q seu encanto e poder de penetração, junto a mim, p ex., vem exatamente desse despojamento de se apresentar sem maquiagem, na sua casa, com sua familia, sem medo de ser feliz. Acho isso maravilhoso! Muitos bjs
consueloblog
30 de November de 2012querida! N era uma crítica, mas só uma explicação! Obrigada pelo carinho!! Mesmo! Me sinto tão feliz de ter tantos novos amigos, mesmo virtuais! É uma benção ENORME!! bjs c
Luciene Felix Lamy
30 de November de 2012Tantos Amigos!
Ainda duvidas que teu Asc. seja Aquário???
(O que será que rola na Casa XI..? ;) )
E, em sendo Aquário na Casa I, na VII tá o régio Leão: é na 'parceria' com o 'Outro' que vc + brilha!
O 'virtual' é 'real', é uma realidade, amiga.
Beijos e que os deuses a abençoem a todos nós, sempre,
lu.
Ana Rita Soares
29 de November de 2012Gostaria de pedir permissão para postar este link: xxxxxx
Se alguém ainda tem dúvida de como estes casacos são produzidos então assistam e tirem suas conclusões.
Abraços!
consueloblog
29 de November de 2012Ana Rita, aprovo o teu comentário, mas não pude deixar o vídeo por ser forte demais. Sabemos todos destas crueldades, e é exatamente isto que tem que terminar. Como em qualquer setor, a crueldade não pode ser aceita! Mas vc acha, ou sabe, q todos os animais usados para peles morrem assim?
bj
c
Ana Rita Soares
29 de November de 2012Sim, Consuelo. Estas peles são retiradas dos animais ainda vivos por várias razões. É uma dor e sofrimento sem fim. Rogo para que leis punam com rigor pessoas que ainda praticam esta crueldade desnecessária em nome do ego e da ostentação. Tenho profundo amor e respeito pelos animais e enquanto viva eu estiver defenderei esta causa com unhas e dentes.
Luciene, querida, pessoas como você fazem esse mundo valer a pena.
Abraços
Luciene Felix Lamy
29 de November de 2012ÁRTEMIS*!
"Inspiração em geral vem de semi-deuses".
Reverência: temos aqui uma Ártemis!!! :)
claudia brunaldi
3 de December de 2012Ana Rita, concordo com vc totalmente. Mas é sempre mais fácil não saber...
Luciene, apesar de participar pouco do salotto, leio sempre e observo o quão ponderada e querida você é. Parabéns pelas suas intervenções. Se quiser, veja onde eu gosto de receitas mais elaboradas:
www.cantinhovegetariano.com.br
www.menuvegano.com.br
e dos livros:
A Cozinha Vegetariana de Astrid Pfeiffer (autora brasileira, comida vegana moderna)
Simples e Sublime - Isik Polater e Manju Patel - ( autoras estrangeiras, comida vegetariana moderna com toques orientais)
bjs
Luciene Felix Lamy
29 de November de 2012Ana Rita, querida,
Rogo por todo o Olimpo: não poste, please!
Vira e mexe, recebo algum link assim. Nem clico. :(
Nunca consegui (nem conseguirei jamais) assistir a algo assim.
Sou daquelas almas que não podem ver sangue de jeito nenhum: um 'cortinho' no dedo, desmaio. Para um simples exame de sangue, é quase um mês de preparação psicológica.
Igualmente sensível, estou certa que compreenderás.
Mil beijos,
lu.
Luciene Felix Lamy
29 de November de 2012Em tempo, digno de nota:
Muito elegante e cortês vc 'pedir permissão' para postar.
Muito sensível Consu não postá-lo.
Grata a ambas.
bjs,
lu.
Priscilla
29 de November de 2012Ah que gracinha Consu!!
e a entrevista ficou muito bacana.
Posso dizer seu post sobre o almoço "colorido" ficou maravilhoso? quantos looks lindos!
Não esqueci do resto da nossa entrevista não! Logo logo vai p/o ar.
bjo grande
Pri
http://www.styledchicas.blogspot.com.br