Escutar é urgente!! por Cris Zanferrari
Mais um texto maravilhoso da nossa amiga do salotto Cris Zanferrari. Esse mexeu demais comigo!! Quantas vezes me encontro conversando com alguém e logo querendo interromper para contar o meu lado da história ou o que aconteceu comigo! Eu, eu, eu!! Ou a cabeça enterrada no celular!! É tão bom lembrar, às vezes, a importância de escutar!! Além de salvar vidas, pode fazer feliz alguém que você ama!
Escutar é urgente
Por Cris M. Zanferrari
Quem alguma vez já atravessou a pé a mais famosa das pontes americanas, a Golden Gate, deve ter se surpreendido com os telefones públicos, ao longo do trajeto, com uma finalidade única: aconselhamento emergencial para momentos de crise, ou, em bom inglês, “Crisis Counseling: there is hope/make the call”. Explica-se: o mais belo postal de San Francisco é também o local preferido por suicidas das mais variadas faixas etárias. Mais de 1.300 pessoas dali saltaram para a morte. Contra tamanho desespero humano, o que pode um telefone, afinal?
Pode muito. Basta imaginar que do outro lado do aparelho haverá alguém capaz de ouvir, com genuína preocupação, os dramas e tormentos de quem faz a ligação. O que não é pouca coisa. Sim, porque escutar é uma arte em franco esquecimento nos dias de hoje. Olhe ao seu redor. A tagarelice ocupa lugar no ônibus, na cafeteria, no escritório, na academia, e, claro, nas redes sociais. Todo mundo tem o que contar o tempo todo. Todo mundo anseia por ser ouvido. Mas quem é que está _ verdadeiramente_ disposto ou disponível para ouvir?
É um desafio escutar alguém sem querer interrompê-lo, sem querer completar uma frase, sem pensar em outras coisas, sem demonstrar impaciência, sem nos distrairmos. Nossa ansiedade antecipa a palavra do outro, e antecipa, assim, a própria vida. Mal nos damos conta de que negócios se desfazem, amizades se desfazem, casamentos se desfazem, vidas se desfazem, porque alguém não escutou.
Escutar é coisa séria. E urgente.
Mikhail Bakhtin, famoso pensador russo, afirmou ser a palavra uma espécie de ponte lançada por alguém em direção a outrem. Ora, se a finalidade de uma ponte é estabelecer uma ligação de um lado a outro, a palavra é o que nos liga, nos aproxima, nos conecta uns aos outros. Certo? Sim, mas a palavra dita só alcançará o outro lado se for ouvida. Do contrário, jamais chegará a ser ponte. Nem elo. Muito menos salvação.
Faça um exercício: experimente ouvir alguém, uma pessoa qualquer. Comece por fixar seu olhar nos olhos dela. Resista heroicamente à tentação de, enquanto ela fala, pensar que outra vez esqueceu de marcar o dentista, lembrar que tem de buscar o cachorro na pet shop, passar na lavanderia, ligar para sua mãe, comprar shampoo. Resista a acelerar o final da conversa, a precipitar a despedida, a desfazer o contato visual. Resista, sobretudo, a sacar do celular para checar novas mensagens ou o que quer que seja. Depois, no uso da mais absoluta sinceridade, responda: quanto tempo durou sua resistência?
Ser um bom ouvinte é um exercício de desprendimento, de entrega, de doação. O bem mais precioso que podemos ofertar a alguém é algo que nos é raro e caro: o nosso próprio tempo. Escutar de verdade, pra valer, é algo que se faz sem pressa, como qualquer outra coisa que se faça com prazer, na qual se ponha, além do tempo, o coração.
Só em 2013, mais de 100 pessoas foram poupadas de fazer parte da triste estatística da Golden Gate. Mais de 100 pessoas foram devolvidas à vida porque alguém as escutou. Prova de que escutar alguém com profunda e sincera atenção e com genuíno interesse é, por si só, uma demonstração de afeto e de resposta. E uma resposta assim, nos dias de hoje, já é quase um abraço.
Me permiti de sublinhar o que mais achei importante… “um ato de entrega, de doação…” lágrimas…
- November 01, 2014
- 0
- Cris Zanferrari
Antonia
1 de November de 2014Bom dia para todos;
Excelente texto!
Entendi o sentido da mensagem, que é bem amplo na abordagem da questão do ouvir o outro, mas gostaria de me fixar no aspecto do Crisis Counseling.
Admiro esse trabalho de Crisis Counseling e, sem querer, ao longo da vida, o telefone de minha casa tornou-se uma extensão desse ramal.
Estou exagerando um pouco na comparação porque não necessariamente recebo ligações para evitar tragédias, mas a verdade é que minha própria família e alguns amigos sempre me procuram para ajudá-los em algum aconselhamento. Seja de ordem afetiva, profissional , pessoal e etc.
Eu gosto e me sinto bem fazendo isso. Meu mapa astral pessoal talvez explique essa faceta de minha personalidade, não é Lu? Tenho sol na casa 12 !!
O importante é ajudar quem nos procura, porque a vida tem um fluxo de give and receive.
Hoje é você quem escuta e amanhã pode ser você que necessite que alguém lhe ouça!
consueloblog
1 de November de 2014Antonia, certamente, e posso dizer pelo o que leio aqui, vc tem este talento e que sorte de quem pode compartilhá-lo!! Bjs
Luciene Felix Lamy
1 de November de 2014Meu Deus, que texto perfeito, pertinente!
Sim, Antonia: um SOL na 12ª Casa (tradicional de Peixes) é perfeita para isso, amiga. Isso pq a Casa onde "cai" o nosso Sol é onde a gente brilha naturalmente, e você irradia calor e luz nos assuntos piscianos, que numa palavra só é: compaixão!
Consu,
Aprendi muito sobre essa arte (a de escutar, de prestar atenção) contigo!
Num Post bem antigo, onde você lista as atitudes elegantes (não me lembro do título) e até posta uma foto tua com 'ozoião', sendo toda 'zovidos'! :)
Parabéns à Cris por mais esse texto tão sensível, educativo, humano.
Esse é o Blog! O ConsueloBlog! \o/
Zilhões e ótimo FDS à todo Salotto,
lu.
PS: Jamais mexo em celular e afins, foco e presto atenção, mas tinha o péssimo hábito de concluir o raciocínio pelo interloculor (horrível isso), me faltava paciência para aguardar o desfecho das estórias. Mudei isso!
Mari
1 de November de 2014Ai Lu..qdo tu explica tudo fica diferente...tbem tenho o sol na
casa 12, e no dia dessa aula, te confesso q fiquei meio deprê rsrss
pois achei o texto meio triste..talvez não soube interpretar..
Obrigado Lu ...bjuss
Luciene Felix Lamy
1 de November de 2014Mari, minha donzela,
É que com um SOL na 12ª Casa (análoga ao signo de Peixes, que é o útlimo signo e do Elemento Água), estamos sobrecarregados pela vivência (pessoal ou testemunhal) de todas as situações possíveis e imagináveis pelas quais um ser humana passa. Dores inclusas. Somente com o tempo adquirimos o hábito de nos distanciarmos um pouco deixando de ser aquela esponjinha que absorve tudo à volta. Ou melhor: escolhendo melhor o entorno, já que a absorção é quase inevitável.
Dê uma conferida (abaixo) nas 12 missões dos signos.
Mil beijos,
lu.
https://www.consueloblog.com/astrologia-por-luciene-felix-lamy-um-classico-nao-sai-de-moda/
Mari
1 de November de 2014Minha querida profe..eu já tinha lido esse post incrível prá não dizer tocante.. as Doze Missões.. mas li novamente p entender melhor ;) ( aliás li p tds aqui de casa) hehe
mil bjus e obrigado sempre..
PS é uma auto ajuda e tanto né não !!?
Mari
1 de November de 2014Lu qdo falei post tocante me referi tbem à tua historia, todo o drama q tu viveu.. :( bjusss
Cris Zanferrari
2 de November de 2014Muito obrigada pelas palavras tão amáveis, Luciene!!
E concordo plenamente contigo: ESSE É O BLOG!!!
Bjs meus e ótimo domingo pra vc e pra esse Salotto maravilhoso!!
Cris Zanferrari
2 de November de 2014Olá, Antônia!
Concordo com a Consuelo, você tem o talento para a escuta atenta!
Que bom! Feliz de quem pode contar com a sua generosidade!!
Bjs
Cris
Andreia Mota
1 de November de 2014Meu Deus, que coisa linda! Lágrimas...
Andreia Mota
1 de November de 2014Pessoal, perdão pela frase singela, mas fui tocada pela emoção de imaginar as pessoal pulando de pontes e não consegui conter o choro. Eu realmente sou uma pessoa privilegiada por Deus, nos momentos da vida em que achei que não daria conta do recado/da missão ou até mesmo do peso da minha cruz, recebi não só o conforto dos amigos, como também muito carinho e abraços longos. Alguns chegavam e diziam passei por aqui só pra te dar um abraço. Texto precioso, vou imprimir alguns trechos e colar em paredes, portas e deixar em alguns caixas de correio, isto precisa ser semeado. Obrigada queridas Consuelo e Cris, um longo e carinhoso abraço.
Mari
1 de November de 2014Ownn Andreinha.. p essa pessoa doce como tu, nunca há de faltar um abraço amigo .. ;) bjão querida
Andreia Mota
1 de November de 2014Ownnnn, obrigada mesmo amiga super querida, hoje acordei mais manteiga de garrafa, rssssss. A vida é sempre tão corrida e ser pega por um texto deste quilate nos faz ver o quanto precisamos ter tempo, parar para ouvir/escutar até mesmo o nosso coração. Beijos
Andrea - Curitiba
1 de November de 2014Minha Xara linda, a tua emocao eh a minha tambem!Bjs....
Andreia Mota
1 de November de 2014Lembrei tanto dos nossos papos amiga querida, um beijo grande ;)
Cris Zanferrari
2 de November de 2014Querida Andreia,
Fiquei comovida com as tuas palavras e o teu depoimento!
Tens a sensibilidade que tantas vezes faz falta nos dias atuais... muito obrigada pelo carinho e pela semeadura!
Bjs meus,
Cris
Andreia Mota
1 de November de 2014*pessoas
Maria Vilma
1 de November de 2014Andreia, agora vc tem mais uma amiga, para quando quiser se fazer ouvir, receber um afeto um cheiro... mesmo virtual...
Aliás, o contato pode ser virtual, mas lhe garanto: eu sou
real e estou aqui amiga. Conte comigo!
Um cheiro e um abraço, querida!
Andreia Mota
1 de November de 2014Ô minha querida MaVi, sei muito bem que posso contar com você sempre, assim como também conte sempre comigo, mas o que seríamos de nós sem esta pessoa querida chamada Consuelo "Bridge" Blocker? Aqui no Salotto todo mundo se ajuda, obrigada mesmo por seu carinho e atenção diariamente, um cheiro baianinha :)
Maria Vilma
2 de November de 2014Andreia, vc tem toda razão. Consuelo e o
Salotto fazem toda diferença em nossa vida.
“Nós sempre precisamos de amigos. Gente
que seja capaz de nos indicar direções,
despertar o que temos de melhor e ajudar
a retirar excessos que nos tornam pesados.
É bom ter amigos. Eles são pontes que nos
fazem chegar aos lugares mais distantes de
nós mesmos.” (Padre Fábio de melo).
Aqui, com certeza, encontramos gente assim.
Lenira
1 de November de 2014Olá Consuelo!
Logo que acordei me deparei com este texto.Devo dizer que ele me ajudou a refletir e perceber o quanto certas coisas que nós já sabemos são importantes,mas que infelizmente não conseguimos colocar sempre em prática.Para isso convém façamos leitura diária para não esquecermos a lição,ou seja ler este texto, se não diariamente, pelo menos uma vez por semana nos ajudará a colocá-lo em prática.Quem já tem o dom de ouvir talvez não precise esse tipo de recurso.
Ouvir é uma das jóias da caridade.
Bjs.
consueloblog
1 de November de 2014Gostei da ideia!! Bjs c
Cecilia Souza
1 de November de 2014Depois dessa leitura eu parei e fui refletir ...... Eu percebi que já fui uma boa ouvinte, mas o "eu" vem prevalecendo ultimamente .... Vou começar a me policiar nisso... E buscar a Cecilia de alguns anos atrás... Não posso me permitir me perder nessa correria do dia a dia ... E deixar algumas coisas importantes passar!!!
Obrigada pelo belo texto.... Bjs no coração de todos!!!
Cris Zanferrari
2 de November de 2014É isso mesmo, Cecília! Escuta atenta requer esse constante "policiamento" de nossa parte... também me esforço continuamente nessa busca!
Bjs
Maria Vilma
1 de November de 2014Consuelo e Cris: Belíssimo texto!!!
Há um texto lindo de Rubens Alves, com o título de “Escutatória”, no qual ele
chama a atenção exatamente para isto. Esse texto tem me ajudado muito
nesse difícil exercício...Saber ouvir. Seguem alguns trechos:
"(...) A gente não aguenta ouvir o que o outro diz sem logo dar um palpite
melhor, sem misturar o que ele diz com aquilo que a gente tem a dizer.
Como se aquilo que ele diz não fosse digno de descansada consideração e
precisasse ser complementado por aquilo que a gente tem a dizer, que é
muito melhor.
(...) A música acontece no silêncio. A alma é uma catedral submersa. No
fundo do mar - quem faz mergulho sabe - a boca fica fechada. Somos todos
olhos e ouvidos. Aí, livres dos ruídos do falatório e dos saberes da filosofia,
ouvimos a melodia que não havia, que de tão linda nos faz chorar.
Para mim, Deus é isto: a beleza que se ouve no silêncio. Daí a importância
de saber ouvir os outros: a beleza mora lá também.
Comunhão é quando a beleza do outro e a beleza da gente se juntam num
contraponto."
Concordo e exercito. Ainda estou num estágio inicial do meu aprendizado,
mas não deixo de desprender todo o meu esforço para aprender a ouvir/escutar melhor.
Escutei e percebi o seu recado, Cris. Obrigada!
Bjs, MaVi
Denise Luna
1 de November de 2014MaVi, você SEMPRE abrilhantando o post da Consuelo.
Fiquei encantada com o que Rubens Alves falou e envergonhada também, pois volta e meia faço exatamente isso que ele disse.....
Pefeito!
A carapuça entrou.
Bjs
Maria Vilma
1 de November de 2014Dê, e me conte, quem sabe ouvir como deveria?..
Acho bem difícil esta questão, né?
Agora Dê, nesse tempo que a gente se conhece (aqui no salotto),
o que eu tenho observado, é que vc sabe dar ouvidos a voz do coração, como poucos.
Obrigada, amiga!
Andrea - Curitiba
1 de November de 2014Nossa querida poetisa MAVI, sempre arrasando nos comments!!Bjs........
Maria Vilma
1 de November de 2014Andy minha linda, vc é que tem um coração que não cabe
em si... No que esse assunto diz respeito, vc vem exercitando
há muito... sim, porque lê os comentários... doar seu tempo
para deixar um recadinho seja nos nossos ou nos seus
comentários, também é uma forma de ouvir, olhar, dar
atenção... afeto ao outro...
Obrigada, por esse abraço amigo, querida!
Andrea - Curitiba
2 de November de 2014Bjs MAVI...e obrigada pelo carinho!
Cris Zanferrari
2 de November de 2014MaVi, sua querida!!
Estou adorando as citações com que você tem nos presenteado!!
Sou super fã de Rubem Alves e tive o privilégio de conhecê-lo e conversar com ele pessoalmente. Fiquei uma semana em "estado de sublimação" depois disso...kkkkkk... Era sabedoria demais para uma única vida!
Obrigada pelo carinho e pela presença!
Bjs meus
Maria Vilma
3 de November de 2014Nossa, Cris! Posso imaginar... Que privilégio poder estar
com alguém, que mexe com os nossos sentidos, ativam,
clareiam, ensinam com seus olhares, sentires e saberes...!
Olha, adorando estou eu, os seus textos /cutucadas em nosso coração e alma...
Obrigada!
Cris Zanferrari
3 de November de 2014Bjs, MaVi, e boa semana!!!
Fatima
1 de November de 2014Ouvir o outro sem contar nada de nós mesmos é tão difícil não ? Que puxão de orelha! Parabéns Consuelo, como sempre!
Bj grande Fatima V
Denise Luna
1 de November de 2014Bestie, concordo 100%, até pq falo pelos cotovelos!!!!!!!!
Deus foi sábio pois nos deu 2 ouvidos e somente uma boca, mas o que nós fazemos????
Bjs
ps: Você viu o nosso post do encontrinho do Salotto no Rio?
Andrea - Curitiba
1 de November de 2014Somos duas, De!!!! Bjs......
Fatima
2 de November de 2014Vi sim!!!! Maravilhosas!!!! Adorei o local tbm, é na lagoa? Bj grande
Mari
1 de November de 2014Bom dia Consu e Cris minha conterrânea super talentosa .. que lindo texto! ele nos dá um "sacode'' e nos faz refletir sobre tudo isso! ..o qto ouvir uma pessoa pode ser tão importante p salvar sua vida! é muito forte mesmo!..
''...ser um bom ouvinte é um exercício de desprendimento,de entrega,de doação.''Lindo..
Bjus e bom finde à todos .. :)
Cris Zanferrari
2 de November de 2014Muito obrigada, Mari querida!!
É realmente assim que entendo essa escuta atenta: como uma verdadeira entrega e doação. O que não é nada fácil, reconheço!
Bjs e bom finde pra todos nós!!!
Ritinha Medina
1 de November de 2014Escutar exige mto mais do que ouvir.
E é triste constatar como a nossa crônica 'falta' de tempo tem nos impedido (oi?!) de alimentar a rica ponte de troca em que todos saem no lucro.
Bela reflexão!
Lição de casa prô final de semana, prá semana, prô mês, prô ano, prá vida...
Bjkas,
PS - Ainda q com atraso, seja muito bem vinda ao CBlog, Cris!
Luciene Felix Lamy
1 de November de 2014Meu sincero "Obrigada" à querida amiga que tanto me escuta com todo carinho e paciência do mundo! Te adoro, Ritinha.
Que todo o Olimpo a abençoe e a todos que amas.
Ritinha Medina
1 de November de 2014Luuuuuuuuu,
Agora quem ficou vermelha feito um tomate, fui eu!!!
Em nossas conversas, divagações e fabulações, as trocas sempre acontecem em via de mão dupla.
E eu fico eternamente grata por todo o conhecimento q vc generosamente coloca a nossa disposição.
Privilégio o meu de poder usufruir disso tudo no particular...
Amém para as bençãos de todo o Olimpo.
Grazie, cara amiga!
Bjkas,
PS - Atenção, salottisas queridas. Sem cotovelites agudites, por favor! Tem Lu prá todo mundo!!! rsss
Laíse
3 de November de 2014Ritinha, você é demais! E agora então, depois desse comentário de nossa brilhante Lu, afirmando seu carinho por você...
O blog da nossa diva Consuelo é o mais que perfeito da blogosfera, por permitir esse entrosamento tão especial entre nós. Bravo!
Cris Zanferrari
2 de November de 2014Muito obrigada pela acolhida, Ritinha!!
Essa lição de casa, como você bem a chamou, procuro fazer todos os dias, e confesso que às vezes é bem difícil...hehehe...
Bjs e bom domingo!!
Denise Luna
1 de November de 2014Parabéns pelo texto, Cris!!!!!!! Nota 1.000.
A carapuça entrou!
Bjs
Luciene Felix Lamy
1 de November de 2014Denise, se permites, olha a origem do provérbio que indaga se "a carapuça serviu", aqui: http://lucienefelix.blogspot.com.br/2013/02/o-mito-do-rei-midas-sociedade-de.html
Cris Zanferrari
2 de November de 2014Obrigada, Denise!! Pode ter a certeza de que ao escrever, fui a primeira a vesti-la!!!
Obrigada, Lu, pelo esclarecimento sobre a origem da expressão... adorei saber!!
Bjs em vcs, meninas queridas!
Andrea - Curitiba
1 de November de 2014Parabens Cris! Mais uma vez vc brilhou no post e nos fez pensar!Bjs..........
Cris Zanferrari
2 de November de 2014Muito muito obrigada, Andrea!!
Fico muito feliz de saber que as palavras podem iluminar nossas vidas e suavizar nossos caminhos!
Bjs meus
Silvia Hahne
1 de November de 2014Mais um texto magnífico da Cris; como bem disse a Andreia Mota, é para ser colado em paredes, portas e onde mais for possível, para ser lembrado todas as vezes em que não conseguirmos nos afastarmos do eu - eu - eu!
Pessoalmente, sei o quanto é complicado em tempos de tanta informação imediata, onde podemos trocar idéias sem sermos interrompidos, mas...ao vivo e a cores, é que a coisa pega. Confesso, tenho dificuldade em ouvir e egoisticamente, me aborreço, quando o outro da mesma maneira também não ouve.
Lição de casa para os próximos dias, meses...anos!
Beijos
Andreia Mota
1 de November de 2014Silvia querida, isso mesmo, compartilhar, beijo grande :)
Cris Zanferrari
2 de November de 2014Muito obrigada pelo carinho, Silvia!!
Sinto, cada vez mais, que o Salotto fala a mesma língua, por isso nos entendemos tão bem!!
Bjs e abraços afetuosos
Cassiano Lopes
1 de November de 2014Um dos textos mais verdadeiros que eu já li. Sei bem qual é esse sentimento desesperador de querer que alguém te escute... Parabéns Chris! Parabéns pela parceria Consu! #intears
Andreia Mota
1 de November de 2014Cassi meu querido, meu colo, minhas orelhas e meus ombros estão a sua disposição, eu prometo não te interromper, um abraço longo e carinhoso ;)
Cassiano Lopes
2 de November de 2014Merci Andreita!!!
Cris Zanferrari
2 de November de 2014Cassi querido!!
Que lindo saber que você achou o texto verdadeiro!!!
E como bem disse a Andreia, estamos todas aqui: prontas para ouvir e abraçar através das palavras!!
Bjs meus
Cassiano Lopes
2 de November de 2014Obrigado Chris! Bjocas.
Katia Holanda
2 de November de 2014Sensível esse texto ! Me faz pensar : Vamos exercitar nosso dom de escutar.
Obrigada meninas , xoxo.
Cris Zanferrari
2 de November de 2014Vamos sim, Katia!!!
Muito obrigada!!
Bjs afetuosos
iara
2 de November de 2014Temos cursos de oratória, mas tbem estamos precisando de curso de escutatória!
Simone Carvalho
3 de November de 2014Texto maravilhoso! É isso mesmo, precisamos sempre exercitar nossa disponibilidade em escutar! Escutar é sim um gesto de amor, atenção, carinho, cuidado e respeito!
Obrigada por compartilhar conosco esse texto, Consuelo!
Bj!
Simone Carvalho
3 de November de 2014E obrigada a vc, Cris Zanferrari, por essas sábias palavras!
Cris Zanferrari
3 de November de 2014Obrigada, Simone!!
Uma linda e abençoada semana pra vc!
Bjs meus
Shirley Stamou
5 de November de 2014Palavras salvam vidas.
Quem é psicólogo, psiquiatra ou mesmo um bom amigo (de verdade), sabe disto.
beijos
Daniela Giuliboni Coelho
5 de November de 2014Escutar é muito diferente de ouvir.Escutar requer mais que ouvir.Ouvir a gente ouve o que é dito,no significado estrito da palavra,escutar é bem diferente requer um autoconhecimento e conhecimento do outro,escutar é uma habilidade que as pessoas estão perdendo e deveriamos dar uma atenção maior a isso.Bjsss a todos.