por Consuelo Blocker
O contar das horas é algo criado pelo ser humano, mas o tempo não. E o que fazemos com esse tempo? No início, a nossa vida é responsabilidade de outros. Mas chega aquele momento quando o tique-taque se torna encargo nosso. Acertamos, erramos, aprendemos e recomeçamos. Há vezes em que o avançar é emocionante. Em outras, dá um medo danado, ou até preguiça.
Estamos perto do Ano Novo. Com ele, vêm listas de intenções e esperanças. Medimos nossos erros e frustrações, analisamos como fazer para mudar a rota. Temos certeza que é desta forma, e neste momento, que tem que ser feito. Por quê? Se as horas são só uma invenção, qual a razão pela qual são elas o ponto de partida? Nem sempre é Ano Novo e nem sempre é segunda-feira, mas sempre é um bom momento para um recomeço.
Erros se acumulam, alguns resolvemos e outros não. Sei que sou a minha maior inimiga, pois os repetirei, já que eles vêm de minhas fraquezas. Com isso, não se autoflagele. Respeite os seus erros. Dê importância e aprenda com eles.
Para quem vê minhas mídias sociais, tudo brilha. Outro dia me disseram: “tua vida parece um conto de fadas”. E de certa forma é. Por que então nem sempre me sinto eufórica? O ser humano tem um gatilho de masoquismo que deve ser mantido sob controle, senão nos auto-sabotamos! Cada dia é um desafio e ele sempre vem acompanhado com a rede de proteção chamada recomeço: se falharmos, podemos nos reerguer.
Proponho hoje, com este texto, fazer de cada momento um recomeço. Pode ser um ano, uma semana ou um dia, basta que aquele seja o momento para um princípio. Aquele segundo que você escolhe virar para o lado que vai construir. O dizer sim. O dizer “eu consigo”. É tua a responsabilidade, e apesar do frio na barriga, a sensação pode ser maravilhosa.
Imagino a vida como um jogo de cartas: a maneira como escolhemos jogar as que nos são dadas determina o resultado. Podemos arriscar, blefar ou usar bons critérios. Depende de nós. Culpar os outros é se distrair da estratégia necessária para jogar direito. Não importa se as cartas são boas ou ruins, é como as jogamos que faz a diferença. E cada mão é uma forma de construir sobre o acerto ou erro precedente. Tento fazer cada dia valer, nem que seja descansando. No fim do dia, ao pôr-do-sol que tanto gosto. Pauso e me pergunto sobre o que vivi e tento aprender com isto! Não sou genial nem perfeita, só vivi o bastante, e errei o bastante para ser analítica.
Sempre gosto de trazer uma analogia dos meus textos com o nosso anfitrião, a Bontempo. Imagino o caminho que esta empresa familiar percorreu. Primeiro, escolhendo o país onde desembarcar, depois a região. A seguir, os materiais adequados. Daí foi a vez de domar suas dificuldades e particularidades, criar um padrão de qualidade e mantê-lo por gerações. São desafios enormes que certamente geraram erros e recomeços necessários para a Bontempo conquistar o lugar em que está hoje. Com certeza, no seu percurso não disseram vamos arrumar isso ano que vem, mas sim agora – o “sim”, essa palavra tão importante para quem desafia seus limites.
As vírgulas, pontos, pausas, interrogações, exclamações dentro da prosa de nossas vidas são nossa responsabilidade. Vamos usá-los com sabedoria. Afinal, o Ano Novo é algo inventado, mas a nossa vida não. É concreta. Vamos fazê-la valer!
Mia Athayde
23 de December de 2016Muito bom ter a tua companhia na vida ... Muito obrigada querida !
Que teu Natal seja Abençoado e Auspicioso e que a Alegria continua a ser tua companheira ...
.... ou seja um Natal triple A
:))
bjsssss
iara
23 de December de 2016Que vc continue aqui nos trazendo alegria!! Quando descobri esse blog eu estava passando por uma situação muito difícil e era aonde eu conseguia desligar um pouco e pensar :," que a vida pode ser maravilhosa...," vc me passava tanta coisa bonita , alegria de viver e com muita fé , eu superei. Tenho um carinho imenso por vc e por todos que entram nesta sala de amigos, arrumei até um primo, rsrsrs né Cassiano? Aprendi que não devemos contar o tempo e sim viver cada momento, saboreando cada pedacinho de alegria, aprendi tbem que o fundo do poço tem mola, é só ter força e fé! Li alguma coisa um dia assim: " Por que a gente conta o tempo em anos? Por que não em luas como antigamente? ou em sóis que a gente viu nascer?Abraços que a gente deu, lugares que conheceu, sorrisos, talvez. Quantos sorrisos vc tem?FELIZ NATAL,FELIZ RECOMEÇO E COM MUITA FÉ!!! bjus
consueloblog
26 de December de 2016Que lindo Iara! Obrigada! Vc me inspira a continuar! bjs
c
Rita Zeger
23 de December de 2016Bom vê-la sempre!! É prazeroso tê-la por por perto!! Um belo Natal para você e toda a família! Ah!! O texto é maravilhoso!!
Ana Laura Dimas de Freitas Rabelo
23 de December de 2016Feliz Natal para vocês! Que as alegrias se estendam por todo ano novo!
beijos,
AL
Rosa Virginia
23 de December de 2016Carissimos, vamos cantar juntos ?
" Este ano quero paz no meu coração
Quem quiser ter um amigo
Que me dê a mão
O tempo passa
E com ele caminhamos todos juntos
Sem parar
Nossos passos pelo chão
Vão Ficar
Marcas do que se foi
Sonhos que vamos ter
Como todo dia nasce
Novo em cada amanhecer
Este ano quero paz no meu coração
Quem quiser ter um amigo
Que me dê a mão "...
Gracias a la vida!
Saudaçoes natalinas,
Rosa Virginia
Maria Vilma
23 de December de 2016Bela Consuelo!!! Esse é um daqueles textos que, de súbito, nos provocam uma admiração misturada com inveja, pelo desejo de reivindicar sua autoria. Uma prosa lírica, existencial... Você faz poesia como faz bom tempo. Quisera eu ter escrito, pois ele traduz o que penso.
No tempo da vida, a tristeza e a alegria se cruzam o tempo todo, os altos e baixos acontecem com certa frequência, mas eu tenho aprendido ao longo do tempo a investir mais tempo em busca da alegria.
Começar e recomeçar sempre, pois só assim se aprende a criar, a aprimorar uma estética de existência e de tempo mais potentes.
“Não importa onde você parou, em que momento da vida, cansou.
O que importa é que sempre é possível e necessário, recomeçar...
Por isso: Tô relendo minha lida, minha alma, meus amores.
Tô revendo minha vida, minha luta, meus valores.
Refazendo minhas forças, minha fonte, meus favores.
Tô regando minhas folhas, minhas faces, minhas flores.
Tô limpando minha casa, minha cama, meu quartinho,
Estou podando meu jardim,
Estou cuidando bem de mim."
(Manoel de Barros)
Agradeço muito por compartilhar um pouquinho de você e espero seguirmos sempre e juntas, ora enfrentando, ora surfando nessas ondas virtuais, reais...ondas da vida.
Um Natal bento e um Ano Novo de bons ventos e bons tempos para vc, sua família e para todos do Salotto!
MaVi
consueloblog
26 de December de 2016Minha linda, obrigada por regar a minha alma! bjs c
Maria Vilma
27 de December de 2016Oi, querida! Continue espalhando a sua magia por aqui, por todo canto...!
Obrigada! Espero que, em alguma medida, possa colaborar... !
Beijos!!!
Giselda
23 de December de 2016Se a sua vida é "um conto de fadas " é porque você merece e faz dos limões que se lhe apresentam belas limonadas,caipirinhas ...Há que ter talento!E você inspira tanta gente que só isso já vale a pena.Obrigada pelas ótimas ,lindas matérias que nos informam e nos encantam.Que seu Natal seja muito feliz junto aos seus queridos e que 2017 venha esplendoroso !!!
consueloblog
26 de December de 2016Uma caipirinha é sempre bão, né?... bjs c
Teresa
23 de December de 2016Nesse mundo maluco, carregado de violência, intolerância e indiferença, esse espaço pode ser considerado um oásis! Que cada um de nós possa levar esse espírito de comunhão pras outras esferas da vida, "gentileza gera gentileza"! Feliz Natal e um Ano Novo muito melhor!
Andrea - Curitiba
23 de December de 2016Grande texto, oh grande diva!! Desejo a vc e linda familia, bem como a todos deste amado Salotto, um feliz e abencoado Natal!! Bjs a todos......
consueloblog
26 de December de 2016Embaixadora! O q seríamos sem vc?! bjs c
Cezar estorani
24 de December de 2016Sim, mais um ano juntos. Embora não tenha escrito muito por aqui, mas vcs estão sempre em minhas leituras! Beijos no coração . Paz muita paz ❤️Natal é a época da celebração dos símbolos da vida! Representada pelo pinheiro, o verde da esperança; a estrela como símbolo da paz e o presente, a solidariedade. Diante de todos esses elementos que tornam o nascimento algo tão importante a ser celebrado, não poderia faltar a sua amizade CONSUELO Um grande beijo! Feliz Natal!
consueloblog
26 de December de 2016Meu querido! Feliz de saber q vc está sempre por aqui! bjsc
Cassiano
24 de December de 2016Emocionante texto Super C!
Vamos recomeçar sempre que for necessário para seguirmos em frente com as maravilhas dá vida!
Um beijo, um abraço de urso, obrigado por tudo e Feliz Natal amada! ❤❤❤
Marlene Fuganti Cabello Campos
26 de December de 2016Adoro seus textos escritos com o coração vamos rumo a 2017,recomeçando com Alegria esperança,Fé , Gratidão!!! Deus Abençoando e Eluminando nossos Caminhos!!!! Beijos ConsueloQuerida !!!Marl
Marina Di Lullo
26 de December de 2016Consu querida, que texto bonito, esperançoso!! A beleza é essa mesma, a cada manhã, um novo dia, contando com tudo que vivemos até aqui, erros e aprendizados, vamos em frente, on the road again.
Que 2017 seja iluminado, abençoado e amoroso!!
Beijos, a você e a todos amigos do Salotto
Marina
consueloblog
26 de December de 2016SMACK! bjs c
ROSÂNGELA DIAS
26 de December de 2016Que genial Consuelo!
Costumo viver um dia de cada vez. Se o fizer bem feito, estará valendo a pena.
É como penso. É como vivo. E, assim, nada mais é do que recomeçar a cada novo instante vivido.
Pois, viver é tão simples, porquê complicar não é mesmo? Ha ha ha ha!
Sigamos.
Beijo no coração
Regina
27 de December de 2016Feliz Ano Novo e continue continue com esta alegria que só você erradia !!!!!! Beijoss😘😘😘
Claudia b de araujo
28 de December de 2016Mais um ano com sua alegria e bom humor e um olhar positivo da vida que nos faz crescer e seguir em frente , bj e feliz 2017.
Claudia
4 de February de 2017Tanto lindas como verdadeiras suas palavras que tanto me tocaram... também faço parte dessa parcela de seres humanos que se autossabotam (quero crer que nem todos o façam porque aprenderam a não faze-lo e em breve fazermos parte desse grupo, que tal?). Te descobri recentemente e me encantei pela pessoa linda que vc. é tem sido uma grande "companhia". grata. abraço.
consueloblog
5 de February de 2017Olá Claudia! Obrigada e bem vinda!! Te aguardo mais vezes nos comentários! bjs c