Coisas que amo de Florença…
Demorou uns 20 anos, mas hoje AMO de paixão onde moro nos arredores de Florença. Cheguei aqui em 1990. Pensem bem, internet não existia, eu tinha 26 anos e vim para casar! (Quedê o Emoji com a boca de dentes? Ah! Encontrei! 😬) Falava mal a língua e não conhecia ninguém. Era uma menina de cidade grande e vim parar no berço do renascimento (com seu auge há 500 anos atrás, 😏 (tomei gosto!)). Viver em Florença, significava exatamente isto! Viver em um lugar pequeno, longe e onde todo mundo pensa igual! Mas hoje é diferente… tenho internet, meu trabalho, meu amor, minha independência e em 20 minutos ao aeroporto estou a 2 horas de avião de quase qualquer capital da Europa!
Com esse olhar mais doce 😍, posso hoje elencar tranquilamente algumas das coisas que amo de Florença! Aqui vai!!
Beleza: Tudo na Itália é voltada ao hedonismo… Reparem, a arte, a paquera (que não deixa de ser uma arte), o vinho, o clima, a arquitetura e o tempo para apreciar tudo isto. Acho que a Itália é o país que mais tem férias no mundo! Um mês ao ano, além dos feriados e se você casar, dão mais 15 dias para a lua de mel! O happy hour, ou aperitivo, como se chama aqui, é levado a sério!
Comida: Bem, como diz um amigo meu, até misto quente é bom na Itália. E na Toscana, acho que chegamos à perfeição quanto à gastronomia. Aqui, não é o mix dos ingredientes que conta e sim exaltar o sabor extraordinário de cada ingrediente. Por exemplo, agora, em Novembro, quando as azeitonas são colhidas e espremidas para criar o azeite de oliva, experimenta-se sobre o pão torrado ou verduras quase neutras como a erva-doce. Assim sente-se o aroma do azeite intensamente, inclusive o “picante” que existe só no oleo nuovo, o azeite recém espremido!
Provincianismo: Nossa isso me atrapalhava tanto… A “bitolagem” das pessoas!! Mas hoje faço parte. Me deslumbro com pequenas coisas, e tiro tempo para apreciar os detalhes… Acho que vem com um ritmo mais pacato de cidade pequena. Lógico que de vez em quando tenho que fugir à loucura das metrópoles de onde é minha origem. Quando cheguei aqui nem filme em língua original existia! Hoje sim, em um cinema só, mas existe. E para dizer a verdade, jornal entregue em casa, só o International New York Times… mas como falei, agora existe a internet!
Contraste: Poder trabalhar em cidades grandes como São Paulo e voltar a um pequeno éden, quando a internet te mantém conectada, é maravilhoso! Em casa, crio um ritmo meu, mais tranquilo onde me permito de tomar uma taça de café no sofá e ir caminhar nas lindas colinas ao redor de casa por 2 horas! Não deixo de trabalhar, e muito, mas aproveito o ar do campo!
Estações: Antigamente reparava mais nas estações através das flores e folhas no jardim e o guarda-roupa. Mas hoje com as minhas caminhadas (post AQUI de como caminhar salvou a minha vida) reparo nas cores, no cheiro, temperatura, como muda a luz, onde o sol se põe, quantas horas de luz temos, quem caminha na mesma hora que eu (no verão mais velhinhos, agora no outono, tem mais pessoas com seus cachorros… me pergunto o por quê e isso me distrai durante a caminhada.).
Algo que sempre noto são as frutas e verduras de cada época. Os tomates, morangos e pêssegos do verão são imbatíveis! Surreal. Já as laranjas vermelhas em janeiro são de um doce indescritível. As verduras do inverno fazem o melhor minestrone. No outono, alcachofra fica fantástica com o azeite novo! E assim vai!
Vinho: Bidu que vinho estaria na minha lista!! Nessa época tem-se até o vinho-novo. Pouco respeitado antigamente, hoje é algo de divertido. Sem a maturação necessária de vinhos mais importantes, o vinho novo é quase uma brincadeira, um suco, um “refrigerante” dos vinhos, com um gosto menos complexo e um perfume “brincalhão”!
Uma das uvas mais típicas da região é a sangiovese. Não é a minha favorita por ter muito tanino. Então sempre busco outras opções. E tem tantas, inclusive brancos muito gostosos, apesar de tinto ser a força da região.
Vinho na Itália e na Toscana faz parte da cultura. Acompanha todas as refeições e até dão a crianças um dedinho com água. Não existe pedir refrigerante com a refeição, entra em conflito com o gosto da comida… Aprendi com o tempo. Só comecei a beber de “grande” (depois do divórcio). Mas hoje não entendo outra realidade. Uma boa refeição se torna especial com vinho! E te digo, acredito que qualquer um entra fácil nessa onda.
Andar à noite, e em lugares vazios, a pé e/ou sozinha: Sei que no Brasil isto é quase impossível. Mas é tão gostoso! Não só as minhas caminhadas, mas voltar de um jantar passeando tranquila ou braço a braço com o Roberto apreciando as belezas da cidade é tão, mas tão gostoso! Fico realmente triste que algumas cidades não permitem mais isto!
Localização/Distância: Na Itália, Florença fica bem na rota de trem entre Milão e Roma. Mais ou menos uma hora e meia de cada. Fica perto da praia (1 hora), da montanha (também 1 hora) e de centenas de cidades lindas com seus museus, igrejas, mercados, praças, arquitetura e tradições a serem exploradas e deliciadas. Querendo, cada fim de semana pode ser uma pequena aventura onde se explora e se degusta delícias e belezas!
Meus Florentinos! Cosimo, Allegra e Roberto, produtos DOCG da região! Preciso de mais alguma razão para amar Florença?!!
Com tudo isto, o pessoal aqui da cidade ainda me vê com olhar estranho quando faço algumas coisas… vou falar sobre as estranhezas de Florença na quarta!
- October 30, 2017
- 34
- dicas de florença, florença
Maria José (Zeze)
30 de October de 2017Muito verdade tudo q vc escreveu...Firenze é magia..encanto...emocao e vem lá do fundo....transcende.....
Ps: Só faltou SPRITZ.....ate mais..
consueloblog
30 de October de 2017Rsss! Boa! bjs c
Valentina
30 de October de 2017Que post gostoso de ler, e adorei como você fez a narrativa por tópicos. Fez muito sentido. E este olhar candido para a vida numa cidade pequena é muito bonito.Que vc tenha muitos mais anos de vida neste lugar que parece divino de se viver.
consueloblog
30 de October de 2017Amem! bjs c
Paschoal Cioffi
3 de November de 2017Olá Consuelo,me chamo Paschoal Cioffi,sou de São Paulo e,só agora,felizmente,descobri teu blog. Morei em Firenze em 88 e 89. Vivi tão intensamente e tanto essa maravilhosa cidade .Vc pode imaginar quantas lembranças inesquecíveis eu conservo comigo. Estudei aí história da arte no Istituto Lorenzo Di Medici e,meu trabalho de graduação foi sobre Masaccio e sua arte. Não sei se vc conhece mas sugiro que visite a Capella Brancacci,nella Chiesa del Carmine. Ali estão trabalhos fundamentais do artista,um dos primeiros Mestres a aplicar regras de perspectiva. Passarei a te acompanhar por aqui. Mille Grazie. Ciao.
consueloblog
3 de November de 2017Oi Paschoal!! É verdade! Faz muito tempo q não vou! Quero passar lá esse fim de semana! obrigada! bjs c
Roberta Studart Coimbra
30 de October de 2017Que delícia ler seus textos!Estou chegando...Será que o universo conspirará dessa vez...Espero que sim!Um grande abraço!🌹
consueloblog
31 de October de 2017Oi Roberta! Para que cidade vc vai? bj c
Andréa - Curitiba
31 de October de 2017Como vc já sabe, morei em Florença em 1998. De lá para cá sei que muita coisa mudou...por exemplo os filmes não dublados, o que na época achava super estranho ir ao cinema e não assimilar o filme totalmente, pois se perde muito com a tradução....Mas o essencial continua o mesmo: uma das cidades mais lindas da Europa! Bjsss
consueloblog
31 de October de 2017Linda! sim!! bjs c
Karoline Fernandes
31 de October de 2017Depois de ler a tua experiência... Sinto uma vontade de conhecer Florença... Que todos os dias olho teus Stories.... Já cheguei a sonhar que estava passeando por aí.... É sonho que estou construindo.... E que tenho certeza que vou conseguir!!!! Beijos linda
Graziele
31 de October de 2017a mesma coisa acontece comigo :)
tudo tao lindo ....
consueloblog
31 de October de 2017Sem dúvida! bjs c
Ana Calais
31 de October de 2017Olá, Consu!
Fiquei doida para mudar para Firenze amanhã, após ler seu post...rs
Fui apenas duas vezes, mas já sou completamente apaixonada pela cidade. E espero voltar muitas e muitas vezes!
Um detalhe engraçado: " Bidu" é muito paulista. Muitas nem entenderão...rs
Beijo carinhoso😘😘
consueloblog
31 de October de 2017Certamente não entenderam o Bidu... mas uso muito aqui no blog hahah! bjs c
Laurinda
31 de October de 2017Obrigada compartilhar a sua realidade conosco! Que Seu caminho seja repleto de flores e luz!!!! Consuelo vc podia fazer umas aulas de como ter um closet (roupas) funcional !!! Te adoro bjos
consueloblog
31 de October de 2017O que vc quer dizer com funcional?... bjs c
Eliane Del Bosco
31 de October de 2017Já visitei Florença algumas vezes, Mas passear com você por esses locais diariamente é muito gostoso. É relembrar as cores, os gostos, os aromas, aprendendo sempre. Obrigada.😍😘
consueloblog
31 de October de 2017Q bom! bjs c
Cassiano Soares Lopes
31 de October de 2017MARAVILHA! Não conheço Florença e está na minha lista. Se for, acho que fico para sempre! Lucky you & bisou!
Jovita Agra
1 de November de 2017Se vc for, Cassi, tenho certeza que vai amar, mas fique certo que é bem diferente de Amsterdam. Bjos.
consueloblog
2 de November de 2017Rssss! Quem sabe... mas acho q Amsterdã não sai do teu coração! bjs c
Aurea Borne
31 de October de 2017Ai que delícia de post... amo Firenze, só fui 2 vezes, mas vou voltar, ah se vou! Aproveite tudo e sempre desse pedacinho de paraíso, moro em SP, no Paraíso (rsrs) mas, apesar de bom, ah, está muito distante de ser o que o nome promete. Bj no coração
consueloblog
2 de November de 2017Aurea! 2 vezes já é bem bacana! Mas Florença te espera mais uma vez com os braços abertos! bjs c
lucida furtado de oliveira
31 de October de 2017Lendo teu apaixonado texto por Florença,lembrei do tio Giovani,natural de Nápoles,não dispensava um bom vinho no almoço,para acompanhar sua deliciosa galinha ragout.Não sei se escrevi certo.Eu tinha 6 anos de idade,o tio preparava meu vinho adicionando água e uma pitada de açúcar.Amo a Itália,a conheci bem depois e ele, morreu sem voltar à sua terra natal.
consueloblog
2 de November de 2017Mas a tinha no seu coração! bjs c
Ana Guedes
31 de October de 2017Buongiorno (aí já deve estar quase amanhecendo).
Vc descreveu Florença com tanta paixão que estou inclinada a conhecê-la.
Tantti baci.
consueloblog
2 de November de 2017Acho q não vai se arrepender! bjs c
Eliane Linhares
1 de November de 2017Oi Consuelo,
Adorei seus comentários sobre Florença, uma das minhas cidades preferidas na Europa.
Lamento ter que viver no Brasil, país que nasci mas do qual não tenho orgulho tampouco patriotismo! Não preciso ocupar este precioso espaço relatando os motivos, os jornais o fazem diariamente.
Quisera poder desfrutar aqui no Rio de Janeiro, como já desfrutei, do prazer que relata nas suas caminhadas na linda Florença.
Um grande abraço e parabéns pelo Blog.
consueloblog
2 de November de 2017Querida, acho q teu desamor não é pela terra, mas a situação na qual ele se encontra... Isso realmente é fruto do momento... Triste, mas não culpa da linda terra q é o Brasil! bjsc
Denise Luna
5 de November de 2017Padeço do mesmo mal/tristeza da Eliane, Consuelo e dá tanta revolta que a gente começa a perder o patriotismo, porém, sei que o Brasil não tem culpa dos políticos que tem que só pensam nos próprios bolsos em não nos cidadãos.
Bjs
consueloblog
6 de November de 2017Uma grande tristeza em um país tão lindo! bjs c
maria valéria de moraes
1 de November de 2017Nossa Consuelo, tenho te acompanhado faz alguns anos e como eu gosto quando tu fazes um post sobre esta maravilha que é Florença.É uma grande oportunidade morar na Europa. Bjs.
consueloblog
2 de November de 2017Eu gosto muito, mesmo se demorou! bjs c
Jovita Agra
1 de November de 2017Sua Florença é maravilhosa sempre, Consuelo. Realmente, caminhar à noite, numa cidade linda, de braços dados com o respectivo "avec" é muuuuito bom mesmo. Sorte sua, aqui a gente não pode nem mais caminhar durante o dia... Beijos para você e para todos do Salotto querido.
consueloblog
2 de November de 2017Isso realmente é muito triste! Especialmente pois indica q parte da população está muito mal, tanto o ladrão quando quem sofre a agressão! bjs c
Denise Luna
5 de November de 2017Jovita, aqui no Rio está uma tristeza mesmo!!!!!!! :(
Bjs
Marina
1 de November de 2017Consuelo,
Que bom que você aprendeu com o tempo a amar Florença. Estive de passagem por Florença no inverno de 2016 e gostei muito da atmosfera renascentista e da autenticidade da cidade que sabe conservar tão bem os seus edifícios e monumentos, dando uso funcional até aos dias de hoje.
Ficámos no Oltrarno num hotel da Pizza Santo Spirito, que conheci aqui no blog, tivemos sorte e foi mesmo o "room with a view", porque uma das janelas do quarto abria para o Duomo, que ficava como que emoldurado! De noite a vista era ainda mais especial.
Lembro-me que de manhã cedo, dava para ouvir o sino de uma qualquer igreja ( tão bom ) e ver o fumo saindo das chaminés nos telhados.
Aproveitando a sua dica fizemos um inesquecível aperitivo no Procacci e lembro de como foi especial a visita que resolvemos fazer de improviso ao Uffizi, já quase anoitecendo e talvez por isso com menos enchente de turistas.
Fico ansiosa por conhecer as suas estranhezas de Florença! Olha eu estranhei apenas o atendimento na perfumaria Officina S.M.Novella, achei pouco caloroso e snob, sem qualquer necessidade.
Beijos
consueloblog
2 de November de 2017Ah vc tem razão!! Lá todos sempre são assim!! E agora com a caixa lá no fundo, virou quase uma "fábrica"... Mas o lugar ainda é lindo! Mas esse tipo de atendimento estraga a experiência! Sabe q não tinha colocado o dedo , apesar de ter reparado... bjs c
Walmara Lima
1 de November de 2017Desfrutei a vida no último verão fiorentino, retomei meus estudos de Italiano, paixão antiga, e descobri novas paixões. Deixei-me perder por suas vias, como se voltasse no tempo. Encantei-me por sua história e arte, suas cores e cheiros. Ficou um gosto de quero mais e seu texto veio reforçar a certeza de que voltarei pois há muito o que conhecer e de que sim, é impossivel não amar Florença.
consueloblog
2 de November de 2017Walmara, vc explicou tão bem!! bjs c
Gabriela
2 de November de 2017Consuelo, meu filho fará um curso em fevereiro na Accademia d´Arte. Estou vendo com o apartmentsflorence com base no seu post. Você pode me dizer onde a gente consegue chip? No aeroporto ou é em alguma loja? Obrigada demais pelas dicas que você dá, pelo seu texto excelente, que dá vontade de ler tudo! Bjs!
consueloblog
3 de November de 2017Gabriela o chip é melhor vc comprar assim que chega na cidade. Tem várias operadoras, é só ver qual fica mais perto do apt. TIM, Tre, Vodafone... E agora funciona em toda a europa!! bjs c
Jadna
2 de November de 2017Fiquei 3 dias em Florença e me apaixonei! Queria ficar...ficar!!!
O Porcellino disse que irei voltar!!!
Susurrei no ouvido dele: eu quero voltar...ficar...morar...kkk
Jadna
2 de November de 2017Ops! Sussurrei!!
consueloblog
3 de November de 2017Q bom!! bjs c
Marina Di Lullo
2 de November de 2017Consu, a cidade foi te envolvendo, aí nascerem seus filhos lindos, e agora a ama. Que gostoso ler sobre essa história de amor, entre a cidade e você. Estive aí como estudante e, após caminhar e descobrir, sempre dava uma paradinha no rio, de por do sol inesquecível, tão bem fotografado por você e o Roberto. Baci, Marina
consueloblog
3 de November de 2017Oi Marina AMOR!! Adoro tuas lindas memórias! bjs c
Marina Di Lullo
2 de November de 2017Ops, nasceram...
Heloisa jennings
3 de November de 2017Oi Consuelo
Sou sua seguidora - alias v. e a unica que sigo, ha anos e adoro Florenca e seus blogs.. Ja estive ai umas 40 vezes, mas sempre em hotel .Viajo sempre so c/ meu marido, que agora nao estaa dirigindo mais pela Europa. Ficamos varias vezes em Il Borro, que amo.
Estamos pensando em ficar um mes em Florenca, no ano que vem- agosto/ setembro , mas queremos ficar como "locais", entao alugar um apto bem central- seniors, but locals....
Adoro a casa do Roberto, mas acho que alem de ser muito grande p/ 2, nao poderiamos usufruir a cidade e ir de trem para as queridas cidades vizinhas.. Como v. conhece tudo ai, talvez possa indicar-nos um apto no centro- who knows?
Muito obrigada,
Heloisa
consueloblog
4 de November de 2017Oi Heloisa, o Roberto também tem dois após pequenos na cidade, entre em contato por favor com ele pelo email rleone.mail@gmail.com
Senão sou parceira da ótima apartmentsflorence.it Eles tem quase 300 apts dos quais escolher pois a villa do Roberto é realmente muito grande e um pouco fora do centro.
bjs e conte comigo
c
Veronica
3 de November de 2017Realmente a Toscana como toda a Itália são muito envolventes, amei os dias que passamos na Itália, amei tudo!!!😘😘😘
consueloblog
4 de November de 2017Q bom!! bjs c
Denise Luna
5 de November de 2017Querida, que texto mais gostoso de se ler. Sempre aprendendo algo com você.
Não pude deixar de notar que a sua tv é de um modelo mais antigo e por aqui, a maioria das pessoas que conheço tem modelo flat de tv como se as antigas fossem já obsoletas. Acho que na Europa as pessoas não tem essa pressa tecnológica e essa mania de trocar os eletrodomésticos e celulares pelo último modelo!
Bjs
consueloblog
6 de November de 2017Acho q eu sou uma anomalia... Eu nunca ligo a tv, só nas olimpíadas e copa do mundo... então não preciso trocar. Mas não conheço ninguém que não tem um flat screen... rssss! bjs c
Natalia
5 de November de 2017Olá Consuelo! Adorei o texto, estou mt curiosa agora para saber sobre o post que está por vir, o que os fiorentinos acham esquisito de nossos hábitos! Ah, e clato, também muito curiosa por seu livro sobre Florença! Adoro seu blog, Bjs
consueloblog
6 de November de 2017Cruzando os dedos para conseguir fazer este livro! Gostei da idéia do post!
bjs
c
Denise Luna
6 de November de 2017E eu já na fila para comprar esse livro, aliás, vou pedir para você fazer é seu guia para a Toscana! You can do it, baby and VERY WELL!!!!!!!!!
Bjs
consueloblog
6 de November de 2017Tô trabalhando nisso também! bjs c
heloisa
6 de November de 2017Muito obrigada Consuelo. Voce e mesmo um amor. Entrarei em contato c/ o Roberto e c/ a agencia, p/ ver se acho algo bem confortavel e conveniente. Um grande abraco. Continue sempre felize radiante,
Heloisa
consueloblog
6 de November de 2017Obrigada!!! bjs e boa sorte! c
Slana
16 de November de 2017Maravilhoso! Da até vontade de ir para Itália!
consueloblog
16 de November de 2017q bom q gostou! bjs c
Marcela Cristina de Souza
17 de November de 2017Que delícia ler esse post, quero aprender a Amar Milão também... cheguei a pouco aqui também e como vc a 20 anos atrás ainda não domino a língua (digo ainda pq são apenas 2 semanas aqui :) ) mas tenho a internet e diversos recursos que me deixam confortável - inclusive seu Blog - com histórias que me inspiram e dicas para me tornam mais fashion huhuhuhu.
Grande abraço... Ciao
consueloblog
17 de November de 2017Marcela boa sorte!! É complicado no início, mas este é um belíssimo país! Vc viu o outro post sobre o que acho estranho? rsss.. bjs c