Mais que arte contemporânea, mais que botânica, mais que arquitetra, Inhotim é a harmonia entre todas estas. Apenas fora de Brumadinho, a uma hora de Belo Horizonte, esta iniciativa de Bernardo Paz é uma das maiores coleções de arte contemporânea brasileira expostas ao público.
Harmonia entre paisagismo, arquitetura e instalações. A esquerda a recepção e direita se vê um pouco da intalação de Oiticica, Penetrável 5.
A reception é deslumbrante com ótimo serviço e duas lojinhas de souvenir.
Cada espaço é dedicado a um artista, e nasce já com esta função das mentes do time de arquitetos de Inhotim (Alexandre Brasil, André Luiz Prado, Bruno Santa Cecília, Carlos Alberto Maciel e Paula Zasnicoff).
Um dos meus favoritos é o Sonic Pavillion de Doug Aitken. Em uma sala circular de vidro, o artista cria um furo do diâmetro de um prato, da profundidade de 220 metros onde são instalados microfones geológicos. Dentro da sala vedada, amplificam-se os sons da terra captados pelos microfones. Tem-se a clara sensação que a terra mãe tem uma alma, e através desta obra, nos aproximamos a ela!
O pavilhão do fotógrafo Miguel Rio Branco, é deslumbrante e a sua obra Tango Azul, uma série de meninos no pelourinho lutando/dançando capoeira emocionante!!
Cada galeria se harmoniza com o jardim externo.
O que dizer da galeria de Adriana Varejão imerso na natureza?!!!
Seus trabalhos usam muito a água que, portanto, não poderia faltar no seu pavilhão!
De dentro, as formas geométrica, até das sombras, são incríveis!
Galeria de Chris Burden com a obra Samson, (1985) que trata da dicotomia entre quebrar as restrições das leis das galerias enquanto absolutamente preso a elas para a sobrevivencia do artista.
Várias obras são expostas ao externo, inclusive outra obra emocionante de Chris Burden.
Para construir esta obra, foram jogados com um guindaste de uma altura de 40 metros estas vigas de ferro sobre cimento semi-endurecido. O acaso de como as vigas se enfiaram na terra é importante a esta obra.
O espirro do cimento nas vigas mostra a força com a qual ela penetrou o cimento.
Nossas queridas do salotto, Ana Laura e sua filha Ester de Belo Horizonte vieram visitar.
A assinatura de Chris Burden.
O filme que mostra a execução da obra.
Outra linda obra externa é a Penetrável 5 de Hélio Oiticica.
Roberto AMOU!!!! Tirou tantas lindas imagens.
Lindo também, sobre esta ladeira, Viewing Machine de Olafur Eliasson. Uma peça interativa onde uma imagem adquire o aspecto que conseguimos com um caleidoscópio (o meu retrato acima foi feita com esta obra). “Na etimologia da palavra caleidoscópio, estão as palavras gregas kalos (belo), eidos (forma) e scopos (observador) – “observador de belas formas”, algo que o artista reinterpreta no título da obra: “máquina de ver”.
O artista Jorge Macchi, foi comissionado por Inhotim para concretizar uma de suas aquarelas. O resultado foi esta piscina que os visitadores podem usufruir nadando com maiô ou lingerie escuro. Tem até pavilhão com toalhas para se secar!
Yayoi Kusama criou sobre um dos prédios de Inhotim, o Narcissus Garden onde 100 bolas ocas de ferro prateadas flutuam por piscinas d’água criando um som delicado enquanto refletem a nossa imagem.
Uma garça também aprecia a beleza.
Edgard de Souza…
Ester adorou A Origem da Obra de Arte de Marilá Dardot, onde o especador escolhe vasos em forma de letras, põe terra e sementes e os dispõe em um campo criando assim a obra. “Plantar palavras, semear ideias, é o que nos propõe o trabalho. No contexto de Inhotim, onde natureza e arte dialogam de maneira privilegiada, esta proposição se torna, de certa maneira, mais perto da possibilidade.”
O galpão com todas ferramentas disponíveis: terra, semente, luvas vazinhos, regadores…
Seus jardins nascem da concepção de Burle Marx em 1984. Eles acompanham o espectador de um pavilhão ao outro com suas mais de 1000 espécies de palmeiras, mata atlântica e caminhos que mudam de clima e aspecto de acordo com a obra que se está alcançando.
Uma das mais de 1000 palmeiras.
Os deslumbrantes bancos de Hugo França esculpidos de árvores brasileiras, estão espalhados pela propriedade para um momento de descanso e introspecção. A madeira de suas obras é de árvores que caíram naturalmente, morreram ou foram descartadas por não serem adequadas para fazer canoas.
Nos contaram que Inhotim vem da contração mineira de “Senhor Tim” (sinhor tim…inho tim), proprietário de uma das várias fazendas que foram compradas por Paz para criar este espaço cultural.
Pode-se alugar um carrinho de golf exclusivo com guia e motorista para visitar Inhotim se se há pouco tempo. Com Carine e Charles escolhendo o percurso a seguir. Todas informações no site oficial
Em vários pontos encontram-se restaurantes ou lanchonetes, sempre lindas e elegantes, onde descansar e comer.
O lindo restaurante Oiticica com buffet. Como a obra do artista que fica logo na frente, este é um espaço que vive dentro da natureza com a penetração de seus observadores. Painéis de aluminio abrem e fecham de acordo com o clima e o sol.
Eu sou um perigo em buffet, especialmente Mineiro!!
Um terraço pizzaria deslumbrante próxima ao Galpão Cardiff & Miller.
Até a toilet é linda em Inhotim.
É impossível cobrir tudo em um só dia, fazendo com que o visitador vá embora com a vontade de “quero mais”.
Experiências diferenciadas de som, luz e idéias, fazem de Inhotim uma meta onde é impossível sair sem uma opinião forte, que seja positiva ou negativa (apesar de nunca ter ouvido alguém falar mal). Sou entusiasmada com a vida, e algo como Inhotim, é daquelas coisas que me fazem acreditar que o ser humano é capaz de criar maravilhas para fazer deste nosto momento no universo algo de espetacular!!
sensacional! as fotos estão simplesmente lindas! obrigada pelo passeio. A Ester é uma graçinha. bj e boa viagem! - cade o Roberto que não apareceu nas fotos? hope he is ok!
Querida Consuelo,
Conseguistes nos passar o necessário encontro da alma com a natureza. Conexão, Espetáculo da Vida!
Obrigada sempre. Grande abraço,
Malu.
A Ester é "sweet" tal qual a mamma. E o aro dos óculos num "ton sur ton" com uma da cores da camisa... também ela é frequentadora do salotto, hahaha!
AL é mulher maravilha, gaaaaaaaaaaata!
E por que não o look do dia com Laurita? Consu, deu bobeira nessa, né não?
Inhotim é esplenderosa
Robbie e Consu são generosos por nos levar a este passeio magnífico!!!! Ainda tem mais?
Muito sucesso na exposição de 2ª-feira
Fotos... fotos... e mais fotos
Não me deixem de fora não!
BJk
Que lindo relato vc fez de Inhotim, esse lugar verdadeirmente mágico que, como vc diz, é a harmonia perfeita entre arquitetura, paisagismo e arte! Lá, tudo nos encanta, tudo nos atrai e nos envolve, convidando a muitas outras visitas.
Quem sabe vc volta outras vezes e traz seus filhos?
Beijinho! :-)
Que lindo! Encantador meeeeesmo!
E rever as adoráveis AL e sua Ester por aqui... muito belas. :)
Tô passando na correria, assim que puder comento mais.
Mil beijos,
lu.
Somente hoje, pude me deter e ler as legendas com calma...
"as palavras gregas kalos (belo), eidos (forma) e scopos (observador)", e não é que essa danada já tá explicando grego? Perfeito!
Viajar assim, é outra coisa!!! ;)
Mil beijos, prossigam!
lu.
Que lugar!!! Às vezes é preciso ir lá uma "italiana" prá nos mostrar coisas que acredito, pouquíssimos brasileiros devem conhecer. Obrigada por partilhar conosco!
Adorei aquelas esculturas de Edgard de Souza.
Bjs!
Rita
Inhotim é realmente um sonho, visitei uma vez com o Murilo, o que também acabou deixando o espaço hilário com os comentários dele, imagina!!! Quero muito voltar!!!
Obrigada por me fazer lembrar!!!
A obra de Chris Burden não te lembrou o desfile de inverno com os cristais da Chanel???
Estou programando para amanhã a tarde ir na exposição do Roberto, você estará lá???
Oi Consuelo,
Sou fã de sua mãe e agora sua fã também...Seu bom gosto é indiscutível!!!adoro seus posts e este do Inhotim está bacanérrimo!!! parabéns!!!! legal divulgar nosso Brasil também...Grande beijo para você
Consuelo, adorei as fotos lindas! Ja estava planejando ir aInhotim, agora então, vou em julho se Deus quiser !
A exposição do Roberto vai até quando ? Irei a SP no último final de semana do mês .
Bjks
Desde uns dois anos atrás quando ouvi falar de Inhotim pela primeira vez fiquei fascinado! Mostrar ao mundo que nem só de museus e cidade vive a arte é uma missão que Inhotim vem cumprindo com maestria.
Fiquei encantado com a maneira pessoal, até carinhosa, com a qual você escreveu esse post. Tenho que confessar que essa é a quarta vez que volto a ele e tenho certeza que não vai ser a última. Adoro como você consegue se projetar em tudo que escreve, sempre nos trazendo posts relevantes e emocionantes.
Tks, tks and tks!
Querido Gabriel, lindo o teu depoimento e fico honrada com as tuas visitas!! Adoro arte, mas não sou grande crítica... Porém, todas as vezes com a qual me depararei com ela, a trarei a este nosso canto!
bjs
c
De fato Inhotim é um sonho acordado. Visitei com um grupo de excurção e fiquei mesmo com gosto de quero mais pois não vi nem 1/3 do museu. Voltarei assim que puder e super recomendo, esse lugar maravilhoso e que poucos conhecem. Acho que deveria ser mais divulgado, parabéns!!!
Sei que já faz algum tempo que esteve em Inhotim, mas gostaria de saber quantos dias acha necessário para se ter uma boa viagem para lá. Obrigada, bjbj
Leave a comment
Your email address will not be published. Required fields are marked *
Silvana Mendonça
9 de June de 2012sensacional! as fotos estão simplesmente lindas! obrigada pelo passeio. A Ester é uma graçinha. bj e boa viagem! - cade o Roberto que não apareceu nas fotos? hope he is ok!
Ana Laura Rabelo
10 de June de 2012Obrigada Silvana! A mae aqui agradece. Bj,
Adrianne
9 de June de 2012Que maravilha eh a Ester!!!!! Parabens Lauritta, sua princesa eh um encanto :D
Ana Laura Rabelo
10 de June de 2012Obrigada Dri! Sou obrigada a concordar com você! ;) bj, AL
Mia
10 de June de 2012Coruuuuuuuuuuuuuuuuuuja!!!
maria lucia souto miranda
9 de June de 2012Querida Consuelo,
Conseguistes nos passar o necessário encontro da alma com a natureza. Conexão, Espetáculo da Vida!
Obrigada sempre. Grande abraço,
Malu.
Mia
9 de June de 2012A Ester é "sweet" tal qual a mamma. E o aro dos óculos num "ton sur ton" com uma da cores da camisa... também ela é frequentadora do salotto, hahaha!
AL é mulher maravilha, gaaaaaaaaaaata!
E por que não o look do dia com Laurita? Consu, deu bobeira nessa, né não?
Inhotim é esplenderosa
Robbie e Consu são generosos por nos levar a este passeio magnífico!!!! Ainda tem mais?
Muito sucesso na exposição de 2ª-feira
Fotos... fotos... e mais fotos
Não me deixem de fora não!
BJk
consueloblog
9 de June de 2012Ooops! Sorry! AL, na próxima fazemos look do dia!
Ainda tem um post de Ouro Preto amanhã!!
Bjs e obrigada por segunda!
c
Ana Laura Rabelo
10 de June de 2012Imagina! Foi um presente e tanto passar a tarde com voces, só temos que agradecer! Tenham uma ótima viagem de volta! Bj,
Ana Laura Rabelo
10 de June de 2012Ei Mia! Obrigada,vc eh muito generosa comigo! Mas, a Ester eh sweet mesmo.(rsrs) Bj, AL
Mia
9 de June de 2012Ahhhhhhhhhh, valeu muito.... pois tinha a maior curiosidade pra saber a origem e o significado da palavra Inhotim, mais mineiro impossível, sô?
Maria Araci Corrêa Meyer d'Avila
9 de June de 2012Que lugar fantástico!!!
Cristiane Pereira
9 de June de 2012Que lindo relato vc fez de Inhotim, esse lugar verdadeirmente mágico que, como vc diz, é a harmonia perfeita entre arquitetura, paisagismo e arte! Lá, tudo nos encanta, tudo nos atrai e nos envolve, convidando a muitas outras visitas.
Quem sabe vc volta outras vezes e traz seus filhos?
Beijinho! :-)
Solange
10 de June de 2012Não conhecia. Fiquei deslumbrada
Luciene Felix Lamy
10 de June de 2012Que lindo! Encantador meeeeesmo!
E rever as adoráveis AL e sua Ester por aqui... muito belas. :)
Tô passando na correria, assim que puder comento mais.
Mil beijos,
lu.
Luciene Felix Lamy
10 de June de 2012Somente hoje, pude me deter e ler as legendas com calma...
"as palavras gregas kalos (belo), eidos (forma) e scopos (observador)", e não é que essa danada já tá explicando grego? Perfeito!
Viajar assim, é outra coisa!!! ;)
Mil beijos, prossigam!
lu.
Ana Laura Rabelo
10 de June de 2012<3 !
Francisco
10 de June de 2012Consuelo e Roberto,
tenham um ótimo dia em Ouro Preto!
Que a despedida da cidade seja feliz!
E, para todos nós do salão, desejo uma semana inspiradoura.
Rita Branco
10 de June de 2012Que lugar!!! Às vezes é preciso ir lá uma "italiana" prá nos mostrar coisas que acredito, pouquíssimos brasileiros devem conhecer. Obrigada por partilhar conosco!
Adorei aquelas esculturas de Edgard de Souza.
Bjs!
Rita
Angela Motta
10 de June de 2012Espetaculo!! Fotos lindas e explicacoes precisas!! Amei, parabens! Bjs
Lia Dalri
10 de June de 2012Oi, Consuelo:
Inhotim é realmente um sonho, visitei uma vez com o Murilo, o que também acabou deixando o espaço hilário com os comentários dele, imagina!!! Quero muito voltar!!!
Obrigada por me fazer lembrar!!!
A obra de Chris Burden não te lembrou o desfile de inverno com os cristais da Chanel???
Estou programando para amanhã a tarde ir na exposição do Roberto, você estará lá???
Bj. / Lia
consueloblog
10 de June de 2012Oi Querida!!
Com o Murilo!!! Hahhaaa!! Q experiência!!!
Amanhã estarei lá até as 15:30.
Bj grande e obrigada por passar lá!!
C
Adriana Pessoa
10 de June de 2012Feliz demais em saber que vocês gostaram de Inhotim!
Realmente um belo cartão de visitas da nossa Geraes.
E com uma cicerone da terra, melhor ainda.
Bjs.
Ana Cristina Ramos
10 de June de 2012Maravilhosas as fotos , muitas obras não cheguei a ver! Esse gostinho de quero mais é o máximo!!!
ana paula Lorentz
10 de June de 2012Oi Consuelo,
Sou fã de sua mãe e agora sua fã também...Seu bom gosto é indiscutível!!!adoro seus posts e este do Inhotim está bacanérrimo!!! parabéns!!!! legal divulgar nosso Brasil também...Grande beijo para você
Beatriz Dotorovici
10 de June de 2012Consuelo, adorei as fotos lindas! Ja estava planejando ir aInhotim, agora então, vou em julho se Deus quiser !
A exposição do Roberto vai até quando ? Irei a SP no último final de semana do mês .
Bjks
consueloblog
10 de June de 2012Oi Bea, a expo vai até o dia 24..bjs c
Cinthia
10 de June de 2012Consu querida, você estará amanhã às 11h na exposição? Al Tiête, ok?
Eu sou apaixonada por Inhotim, vejo que tem muita coisa nova desde que fui.
Abs, Cinthia.
consueloblog
10 de June de 2012Oi Cinthia, amanhã estarei lá das 11 às 15:30. bjs c
Cristina Putz
10 de June de 2012Faz tempo que estou querendo programar essa viagem... Agora se tornou prioridade! Orgulho ver um Brasil assim! Suuuuuuper thanks!!!
consueloblog
10 de June de 2012É maravilhoso e realmente um orgulho!!! Temos que divulgar ao mundo!
bjs
c
Evilasio
12 de June de 2012inhotim é espetacular. como você disse, o tempo lá nunca é suficiente...
Gabriel Tavares
15 de June de 2012Desde uns dois anos atrás quando ouvi falar de Inhotim pela primeira vez fiquei fascinado! Mostrar ao mundo que nem só de museus e cidade vive a arte é uma missão que Inhotim vem cumprindo com maestria.
Fiquei encantado com a maneira pessoal, até carinhosa, com a qual você escreveu esse post. Tenho que confessar que essa é a quarta vez que volto a ele e tenho certeza que não vai ser a última. Adoro como você consegue se projetar em tudo que escreve, sempre nos trazendo posts relevantes e emocionantes.
Tks, tks and tks!
P.S. Continue com os posts sobre arte. Eu os AMO!
consueloblog
15 de June de 2012Querido Gabriel, lindo o teu depoimento e fico honrada com as tuas visitas!! Adoro arte, mas não sou grande crítica... Porém, todas as vezes com a qual me depararei com ela, a trarei a este nosso canto!
bjs
c
Janete da Costa Porto
16 de May de 2013De fato Inhotim é um sonho acordado. Visitei com um grupo de excurção e fiquei mesmo com gosto de quero mais pois não vi nem 1/3 do museu. Voltarei assim que puder e super recomendo, esse lugar maravilhoso e que poucos conhecem. Acho que deveria ser mais divulgado, parabéns!!!
consueloblog
16 de May de 2013Obrigada Janete!! Vou re-postar logo esta matéria! Vc me deu uma boa idéia! bjs c
Fernando Cunha
23 de May de 2015Inhotim é maravilhoso. É meu sonho visitar lá algum dia.
Muito obrigado pela matéria!
consueloblog
23 de May de 2015Não deixe de ir! Inesquecível!! bjs c
Ana Rosa
23 de October de 2018Sei que já faz algum tempo que esteve em Inhotim, mas gostaria de saber quantos dias acha necessário para se ter uma boa viagem para lá. Obrigada, bjbj