Por que os italianos são um povo magro?
O querido leitor João Phelippe compartilhou comigo as razões pelas quais os italianos são um povo magro. Achei interessante e tive que compartilhar com vocês!
Vejam só o que ele me escreveu:
Hoje compartilhei pelo Face uma matéria super legal comparando os pratos típicos da Itália como pizza, pasta e risotos… que são adorados no mundo todo… E questionando por que os italianos estão entre os povos mais magros do mundo e os brasileiros e americanos estão entre os mais gordos do mundo.
- Forma do preparo, recheamos muito, massas grossas e ingredientes industrializados.
- Comer sempre produtos regionais… muitos legumes… tudo muito fresco… com azeite
- Quantidade do que se come.
- O hábito de caminhar… fazer muitas coisas andando… ir ao trabalho ou atividades corriqueiras andando… Os italianos são um dos povos que mais caminham… nós brasileiros uns dos que menos caminham… por segurança nas ruas… mas política para ciclistas etc. que levam a preferirmos o transporte privado.
Os restaurantes usam tudo fresco também… e se algum prato tem algum ingrediente que é congelado, ou industrializado, é obrigatório constar no cardápio indicado tal situação sob pena de multa ou até prisão.
Quanto a este último ponto, João Phelippe tem razão que é lei, mas mesmo se não fosse, o italiano é tão particular com a sua comida, que exige essa clareza no menu!
Então o que acharam? Eu concordo 100% e moro aqui há 27 anos!
Karoline Fernandes
7 de August de 2017Que matéria interessante!!!
consueloblog
9 de August de 2017Aprende-se muito com pouco às vezes! bjs c
Celia Wolak
7 de August de 2017Só nos resta mudar para a Itália!!
consueloblog
9 de August de 2017hahahaha! bjsc
Glória Jane Melo
7 de August de 2017Verdade. Algumas de nossas receitas têm bastante creme de leite, e para facilitar o dia a dia em casa, quem não é bom na culinária usa molhos prontos que são ricos em sódio e conservantes. Vamos dar preferência aos molhos pomodoros e esquecer os cremes!
consueloblog
9 de August de 2017E nos sentimos melhor depois de comê-los! bjs c
Marina
7 de August de 2017Consuelo, muito interessante o tema e faz todo o sentido!!
Uma coisa que reparei num Macdonalds, em que estive em Roma (a fome apertou e estavámos já sem tempo para almoçar convenientemente) é que os jovens acompanham o menu com água e não com refrigerante. Uma certíssima atitude!
Beijos
Luciana Rodrigues
7 de August de 2017E os menus infantis têm fruta picadinha ou iogurte.
consueloblog
8 de August de 2017Bacana isso! Bjs
consueloblog
8 de August de 2017É raro tomar refrigerante (ou suco q não seja vinho) nas refeições por aqui!
Bjs c
Karoline Fernandes
8 de August de 2017Vinho da melhor qualidade né???? Que delícia!!! Já inclue uns tomates Confit hummmm!!!
consueloblog
9 de August de 2017Mas o vinho de todo dia tmbm é bom e barato! bjs c
Anna Faldini
9 de August de 2017Uma coisa que sempre me acontece quando estou no Brasil ou nos USA e me servem a água da casa, depois vem o garçom e me pergunta o que eu quero beber, como se água não fosse bebida !
E o brasileiro tem o péssimo hábito de tomar suco nas refeições. Em vez de água. Tudo bem fora das refeições, mas com comida não é boa ideia. Mas as pessoas acham que servir um almoço só com água não é bonito.
consueloblog
9 de August de 2017Não sei se é uma questão de bonito... acho q é hábito. Mas para o italiano, misturar os gostos de um suco com a comida não faz sentido. Quando estou no brasil e peço caipirinha para acompanhar a refeição, escolho de limão pois fica bom com os alimentos, e sem açúcar (nem adoçante). bjs c
Andrea - Curitiba
7 de August de 2017Uau!! Adorei teu texto, Joao Phelippe! Sim, tudo verdadeeeee!!! Bjsssssss
consueloblog
9 de August de 2017E vc morou lá então sabe! bjs c
Fabiana Bitencourt
8 de August de 2017Adorei a matéria...e as fotos também.
consueloblog
9 de August de 2017Q bom!! bjs c
Luiz Roberto LUCARELLI
8 de August de 2017Realmente, é fato. Na Itália come-se muito bem, tudo muito saudável e as cidades facilitam a caminhada diária, fatores que contribuem para um corpo esguio. Obrigado João Phelippe e Consuelo por compartilharem conosco essa matéria. Serve de estímulo para tentarmos, aqui no Brasil, a mudar um pouco nossos hábitos.
consueloblog
9 de August de 2017Às vezes são fatores simples q esquecemos de colocar em ato... como subir as escadas.. Eu sei q as minhas caminhadas me ajudaram muito!. bjs c
fernanda ramos
8 de August de 2017Consu, faz uma matéria nesta linha mas com o teu ponto de vista. O que nota de diferença na alimentação daqui e dai já que tens a oportunidade de conviver com frequência nos dois mundos. Abraços!
consueloblog
9 de August de 2017Interessante... vou pensar! bjs c
Ana Maria Cunha Barreto
8 de August de 2017Parabéns pela matéria!!!Estive na Sicília por duas vezes, na casa de uma amiga e tive a oportunidade de ir a uma feira.Os tomates maravilhososss!!!A comida e doces Siciliano são inigualável!!!Bjsss
consueloblog
9 de August de 2017Nossa, os doces são famosos! bjs c
Ana Maria Cunha Barretoa
8 de August de 2017Ops!!! Retificando: A comida e os doces Siciliano são inigualáveis!!!Bjs
Cleusa Maria Antonia
8 de August de 2017acabei de te conhecer e estou apreciando muito seus comentários , você tem muito bom gosto.
consueloblog
9 de August de 2017Obrigada! bjs c
Ale Leite
8 de August de 2017Genial ! Depois de 17 dias visitando esse país incrível, comendo tudo do bom e do melhor e bebendo vinhos maravilhosos, voltamos todos pra casa com o mesmo peso....mas também andamos pacas como vc bem sabe....beijos e viva a Itália, a pasta, a pizza e o vinho.
consueloblog
9 de August de 2017VIVA!!!!
bjs
c
PS 20,000 steps and counting! hahahahah!
Anna Faldini
9 de August de 2017Quando minha filha era pequena, na França, para comemorar o seu aniversário, mandei uma bandeja de brigadeiros para serem comidos pelas crianças.
Ao buscar minha filha no fim do dia, ela veio com a bandeja ainda com metade dos brigadeiros, depois de um dia inteiro com os brigadeiros na classe, metade ainda estava lá. Não foram comidos.
Mesmo crianças pequenas acharam muito doce e não quiseram.
Até o achocolatado para as crianças na Europa e escuro cor de chocolate mesmo, e quase não é doce. As crianças e os adultos também não gostam de doces muito doces. Preferem não comê-los.
consueloblog
9 de August de 2017NOSSA!! ACONTECEU COMIGO TMBM!!! Q engraçado! Exato, acham muito doces!
bjs
c
Patrícia
11 de August de 2017Os nossos doces MUITO doces! Puro açúcar! A vantagem é que tenho cada vez menos vontade de comer ;-)
Anna Faldini.
11 de August de 2017Nossa, coincidência mesmo Consuelo.
Mas meus filhos também não gostam de doces muito doces, não comem nada numa mesa de doces maravilhosa de casamento brasileiro. Acham muito doce !!
Ana
9 de August de 2017Post ÓTIMO!
Mas o que eu quero mesmo é a receita dessa pizza, hahaha! It looks DIVINE! Bjkas
consueloblog
9 de August de 2017Hahahahah! É do meu querido Rocco! bjs c
Marcela
9 de August de 2017Consu, sempre tive uma curiosidade:
As grávidas italianas (e europeias em geral) conseguem abster-se do vinho nesse período? Por aqui no Brasil a orientação básica é abstenção total, sendo liberado para aquelas que queiram 1 taça por semana ocasionalmente, depois do primeiro trimestre.
Imagino como será na Europa que o vinho alem de tudo é visto como alimento e é tão enraizado culturalmente na vida de todos.
Beijo grande!
consueloblog
9 de August de 2017Quando eu estava grávida era zero vinho... não bebia na época então não foi difícil...
Minhas amigas não beberam... e tenho pouco contato com outras grávidas! kkkk bjs c
Maria Doris
9 de August de 2017Bem interessante essa materia.Gostei. Mas aqui no Brasil,( em minha cidade) o calor e intenso, como caminhar assim.
consueloblog
9 de August de 2017Nas horas menos quentes? Eu tenho andado aqui no verão lá pelas 19 horas, e olhe que chegou a 45 graus aqui... bjs c
Marly Papa
10 de August de 2017Como se come bem e sano na Itália , eu consigo até perder uns quilos , pq acho que o forte é o salgado , como gosto de um docinho , consigo me controlar melhor , as cores das fotografias estão um show e o tema não podia ser mais atual !!!
Saudades da Itália !!!
consueloblog
10 de August de 2017Verdade, né? bjs c
Ana Abate
11 de August de 2017Eu e o marido somos a prova viva disso! No período que passamos aí emagrecemos 6 quilos cada um comendo de tuuuudoooo e tomando nosso gelato e docinhos todos os dias!!!! Ê saudade...
consueloblog
11 de August de 2017E vinho, né Ana?!!! Bjs
Ana Abate
11 de August de 2017Muito vinho e essa rotina não perdemos não... rs
ADRIANA SPINELLI CAMPAGNOLLO
15 de August de 2017Vinho todos os dias!!!!!
consueloblog
16 de August de 2017hahahaha! Tmbm! bjs c
Márcia Cruz Gerges
15 de August de 2017Gostei, é isto mesmo. Desde que tive filhos e a pediatra sugeriu que recebessem alimentos feitos em casa, tenho esta prática de comer tudo feito em casa, assim, somos todos magros e adeptos de exercícios, para compensar o uso do carro, rs rs. abraços
consueloblog
16 de August de 2017Pronto! bjs c