Jet lag, como combatê-lo em maneira sadia e natural. Jaqueline Müller dá a dica!!
Outro post top da nossa Jaque-linda que tem seu ótimo blog ótimo, o Nutrição, Saúde e Paladar e também mantém uma página no Facebook.!! Como combater aquela sensação horrorosa do jet lag!! Tudo de maneira sadia e natural! Vamos lá!
Jet Lag, por que tê-lo? E se tê-lo, como combatê-lo com a alimentação?
Quem nunca viajou e sofreu com o Jet Lag, que atire a primeira maçã… ou melhor, atire nada. Coma-a!!!
Então, hoje vamos entender um pouco deste resultado em nosso organismo depois de um vôo longo e cruzando fuso horários, e saber o por que ele interfere no nosso organismo. Desta forma, vamos ficar atentos com alguns passos na alimentação, que podem nos deixar mais confortáveis.
O que é jet lag?
Jet lag, também, é uma desordem temporária que causa fadiga, insônia e outros sintomas, como resultado das viagens aéreas em diferentes fusos horários . É considerado um distúrbio do sono do ritmo circadiano, que é uma interrupção do relógio interno do corpo.
E qual opções temos, então?
Vamos lá!
- Jejum – Sim, Jejum! Quando fazemos voôs de longa duração, seja para o leste ou oeste, o organismo será afetado com a mudança de fusos. Portanto, devemos adaptá-lo para que ele se adeque aos horários do destino, sem que soframos muito com isso. Os especialistas apontam de acordo com pesquisas recentes que, façamos uma boa refeição antes de sairmos de casa, e até a entrada do avião, com frutas (claro devidamente levadas na bolsa) e castanhas. Bem, até aí. Durante o vôo não devemos ingerir mais nada, a não ser hidratação com água ou água de côco (dependendo da companhia aérea), durante toda a viagem. Bebida alcoolica? Nem pensar!!! Você terá toda a disponibilidade do mundo no seu destino, para usufruir…
- Evitar café preto antes do vôo, pelo menos até 15h não beber durante e quando chegar, só beber até às 15h e depois disso, não beber, é uma das recomendações ímpar.
- Beber água todo o tempo, desde a hora que saiu de casa, até a hora que chega no destino, e lá o tempo todo.
- Pode também, ingerir bastante frutas antes, até chegar, no avião e no destino.
- E no destino, o que fazer? Bem, chegando lá já são outros 500, ou melhor, outros tantos de alimentos… Na chegada você terá que fazer a refeição do horário, e bem fartamente. Assim estará ensinando ao seu organismo, o horário e o que vai receber, da melhor forma. Depois de um jejum prolongado, ele entenderá bem. Então, o que comer? Uma refeição bem rica em proteínas. Caso você chegue no café da manhã, prepare peito de peru, ovos, queijos, presunto cru, e pouco, bem pouco carboidrato. Na hora do almoço, repita a dose. Bastante proteínas boas e magras como frango, peixe, carne vermelha sem gordura e tudo grelhado ou assado e pouco carboidrato também. E por último, pasmem, vocês nunca mais me virão dar este tipo de orientação em outro momento….Rsrsrs No jantar, por incrível que pareça, vão diminuir a quantidade de proteína e aumentar a de carboidrato… Verdade! E por que isto? Porque assim, você vai ajudar o seu organismo a ter sono, entrar no ritmo local, sem grandes sacrifícios. Repita a dose no dia seguinte. Mas são só dois dias, depois volte a alimentar-se da maneira que está habituado. Muitas frutas, verduras, legumes e nada de carboidrato a noite…. 😉
E depois nos conte como foi a viagem!!!
________________
E se por acaso ainda não viram, aqui estão os outros ótimos posts de Jaqueline no Consueloblog:
SUCOS DETOX
REJUVENESCER ATRAVÉS DA ALIMENTAçÃO
SUCOS PRÉ E PÓS TREINO
Cassiano Lopes
21 de November de 2013Jaquelinda!!! Super dica essa. AMEI! Na verdade, TODAS as suas dicas são fantásticas. Os sucos que você me indicou? Tô amando e já consegui dar uma enxugadinha. Feliz da vida! E que venham mais dicas amada. Bjocas com sabor do super açaííííííííí! rsrsrs
Jaqueline Müller
21 de November de 2013Querido Cassi, fico tão contente em saber que as informações estão sendo bem aproveitadas... Isto é que me dá um sorriso abertão no rosto, e a sensação que Consu e eu estamos no caminho certo.
Poxa, emagreceu? Caraca!!! Eu quero ver isto!! Posta pra gente as fotos saradão, viu?
Grande beijo, CAssi. Fique com Deus!
Cassiano Lopes
22 de November de 2013Tô no processo Jaque, tô no processo. Estou muito feliz e empolgado. Idade nova, fase nova, ano novo em breve, tudo novo! Bjocas amada.
Dulce Mello de Menezes
21 de November de 2013Jaqueline,
Mais uma super dica! Eu que sou viciada em carboidrato, fazia tudo errado. Fico lhe devendo mais este conforto. Daqui pra frente entrarei no avião com meu farnel!
Carinho, cheio de Axé, para que sua alma tenha a melhor energia ao alimentar seu corpo, Dulce
Jaqueline Müller
21 de November de 2013Obrigada, Dulce!!!
Grande Axé pra ti também!!!
Beijãooo!!!
Dulce Mello de Menezes
21 de November de 2013Pensando bem as companhias já deveriam ter se tocado! Quanta ignorancia!
Mais Axé, mais carinho, Dulce
Jaqueline Müller
21 de November de 2013Estão quase lá, querida Dulce....Não estão servindo quase nada...rsrs Agora pelo menos ainda temos água para beber, daqui a pouco vão cobrar..
Bons tempos da Varig...rsrs bjkas!!!
Maria Vilma
21 de November de 2013Amei, Jaque!!!
Obrigada, por nos fornecer mais informações… é sempre bom aprender mais um pouco.
Estou curtindo muito suas dicas e já coloquei algumas em prática... Rsss... Vc é uma pessoa admirável, competente e... divertida!... Um incentivo e tanto, para adotarmos hábitos de vida mais saudáveis!
Ah! Quando for possível... se for possível... comente sobre os suplementos, exemplo, os complexos vitamínicos “De A a Z”.
Muito Obrigada, Jaque!
Beijos, pra vc e pra Consu!
MV
PS: carboidrato à noite de jeito nenhum, mesmo????
Jaqueline Müller
21 de November de 2013Obrigda, Maria Vilma. Poxa agradeço... a alimentação saudável e funcional, faz isso com a gente... a gente fica bem, de bem com a vida e de bom humor...
Em uma próxima oportunidade, farei os comentários sobre vitaminas como sugeriu... olha, você vai amar!!!!
Quanto aos carboidratos... você pratica atividade física? Que horas? A noite?
Sente fome de carboidratos a noite?
Bem, sem saber as respostas, carboidrato a noite... nem pensar!!!
Grande beijo!!!!
Maria Vilma
21 de November de 2013Jaque,
Pratico atividade físisca (poderia ser mais...), mas de forma inrregular... por motivo de trabalho.
Sinto fome de carboidrato à noite, principalmente de pão, que eu adoro! Inclusive, o pão é o alimento que eu tenho mais dificuldade de cortar...
Obrigaaaada, querida!
Bjs, MV
Jaqueline Müller
21 de November de 2013Maria, notícias boas e ruins...rsrrs precisa cortar este pão...boas, pode-se reverter esta vontade com suplementação, mas infelizmente não posso fazê-la pois aqui é um bate-papo. Mas há solução para o seu caso...rsrs
Bjãooo
Maria Vilma
22 de November de 2013Obrigada!!!!!
Sonia heloisa ferrari scacalossi
21 de November de 2013Jaqueline. Não sabia do jat lag.porem qdo viajo sempre a noite me alimento em casa ,leve.tomo bastante água.No avião sem champanhe.Pois,ja passei mto mal (hipo glicemia) mas tomo café da manhã no avião .certo ou errado? Vou seguir sua orientação. Vcé de S.Paulo? Mande tel....bjs.
Jaqueline Müller
21 de November de 2013Moro no interior de São Paulo, querida Sonia. Bem, vou deixar meu celular, mas antes, sim o café da manhã precisa ser evitado. Dependendo da hora que chegar. Como expliquei, se chegar na hora do almoço, faça o almoço, se chegar na hora do café, o café, porém só proteínas... ovo, queijo, frango, carne, ok?
Grande beijo!!!
(12)98111-2767
Sonia heloisa ferrari scacalossi
21 de November de 2013Jaquelinelinda 12 ddd qual cidade? Bjs
MARIA BENINCASA
21 de November de 2013Quanta dica boa hein dona Jaquelinda! Obrigada!!
bjs
Jaqueline Müller
21 de November de 2013Obrigada, Maria Benincasa!!!
Um super beijo!!!
Sara
21 de November de 2013Obrigada Jaquelinda (como diz o salotto) estou amando os seus posts!! Anotando 'tudim'!!!
Semana que vem vou fazer a semana detox com suas dicas, que amei!!!
Mas tenho uma dúvida, você disse que a base proteica é omelete, mas posso comer frango e peixe?
Bjos
Jaqueline Müller
21 de November de 2013OI Sara!!! Obrigada!! Amei o Jaquelinda...rsrs as meninas do salotto são generosas...mas sim, podes comer frango e peixe, tranquilamente!!!
Grande beijo!!! ( ah nos conte tudo depois!!! Tudim!!!)
Sara
23 de November de 2013Obrigada! Contarei tudoo!!!
Dany- São Paulo
21 de November de 2013Oi Jaque:
Adorei as dicas, mas será que dá para entrarmos no avião levando na bolsa, frutas?
É que eles são tão chatos com a bagagem de mão...
Água, por exemplo, nem pensar, já esvaziaram minhas garrafinhas várias vezes (snif, snif, snif)
bj
Dany
Jaqueline Müller
21 de November de 2013Oi Dany querida!
Sim, entrar no avião pode, só não podes entrar no país com nada de alimento. Mas a sugestão é o seguinte, você vai se alimentar até entrar no avião. Nadica de nada dentro dele, e só se alimentar de novo, no destino. E durante a viagem, água!!! Antes faça uma refeição completa, se der, ou um jantar ou um almoço, ou um café da manhã. Veja a hora do seu vôo e planeje sua rotina.
A água, a companhia aérea oferece. Leve uma garrafinha de água vazia, para reabastecer e não precisar toda hora chamar o comissário. É interessante dar umas passadinhas para deixar o sangue circular, pois é preciso. Ficar sentada muito tempo, também não é legal.... (esta dica é preciosa!)
Grande beijo!!!
Ana Laura Rabelo
21 de November de 2013Dicas preciosas Jaque! obrigada e bj,AL
Jaqueline Müller
21 de November de 2013Al, amada!! Um beijão!!!
Andrea - Curitiba
21 de November de 2013Jaquelindalindalindalinda!! Como sempre, vc arrasou nas dicas!!! Ha muitos anos atras, quando Mamisa ainda era casada com o Nelsinho Motta e vivia na ponte aerea S.P.- N.Y., ao ser perguntada sobre o que comia no aviao, ja que viajava bastante, ela disse: ¨Somente agua morna para hidratar o organismo! ¨....Mulher que sempre sabe das coisas!!! Sempre a frente de seu tempo!! Exemplo sempre a ser seguido!! Bjs e obrigada...............
Jaqueline Müller
21 de November de 2013Andrea super linda!!!
Mamisa é vanguardíssima!!!
E água morna, os japoneses bebem direto, nós que viemos com a ocidentalização e a gelamos..rs
Beijão querida Andrea!!!
maria conceição
21 de November de 2013Muito boas suas dicas para viagem,sempre me perguntei porque nas viagens de
avião eles não ofereciam maçãs.nas sobremesas ou no cafe da manha e lanche da tarde.E
Marly Papa
22 de November de 2013Minha linda só agora eu li o seu post de dicas de beleza através da alimentação e hoje do jet leg , amei os 2 , vc é mto especial , nos dando estas dicas preciosas em abundância e com tanta generosidade , sabe que eu e meu marido , sempre brincamos que somos a alegria das companhias aéreas e dos comissários de bordo , a primeira pq não consumimos nada e dps pq não incomodamos o pessoal de bordo , tomamos o nosso remedinho p/ dormir assim que decola e pedimos p/ acordar 15 minutos antes de aterrissar , isso ocorreu pq percebemos que qdo jantávamos no avião , nos sentíamos estufados , com a digestão lenta e resolvemos jantar antes ou tomarmos café da manhã legal e fim , foi sem querer , mas vale a pena , vc chega inteira , bjs gde e obrigada pelas dicas barbaras !!! Fica aqui o meu testemunho , p/ incentivar o pessoal do saloto .
Alexandra
22 de November de 2013Jaquelinda amada, quanta coisa boa a gente aprende contigo! Muito, muito bom.....
Por motivos técnicos (rsrsrsrs) não pudemos fazer nossa semana detox aqui em casa....mas não desisti e quando fizermos te darei notícias.
De qualquer forma, algumas diquinhas estão sendo incorporadas na rotina da família, que eu não sou boba né!...kkkk
Beijo imeeeenso.
Adrianne
22 de November de 2013Jaque - linda, maravilhosa e , nao por acaso, minha queridissima - amei o texto. Enriquecedor, fez-me pensar!!!!! Um dia voce ainda vai transformar a minha vida...beijao, Dri
Grazia Cardoni
24 de November de 2013Olá Jaqueline!
Ainda é tempo de comentar o quanto suas dicas foram importantes !!! Acredito mesmo que faz diferença seguir seu ritual de alimentação pré/durante/pós viagem. Vou me lembrar de vc na minha próxima viagem ok?
Obrigado querida e grande beijo.
Martha
30 de November de 2013Adorei o post, sempre evitei comer no avião instintivamente...e sempre tomei muita água! Vou tentar comer o carboidrato na noite da chegada... esta eu não sabia mas faz muito sentido!
Mateus Habib
4 de December de 2013Jaaaaaaaaque!!!! Olha que eu sou muito pontual, mas estive em Miami (lembra que conversamos sobre o café da manhã? rs) e me atrasei para esse post divino. Claro que me dei mal: entrei em jejum no vôo, além de estressado, já que estava atrasado e o ar condicionado deu problema, tive aquele sono despedaçado, jantei aquela comidinha safada de avião, bebi vinho (!!!) e, claro, tive um jet lag terrível, faltei até minha amada psicóloga. Vou a Madri pro natal e o reveillon e vou IMPRIMIR esse post!!!! Rssss
Bjs e muito obrigado!!!!