La Spiaggia, a Costa Amalfitana, por Kareen Terenzzo
la Spiaggia, a costa Amalfitana
Eu costumo brincar que tenho 47 anos de praia (como dizia um antigo anúncio de protetor solar) porque vou à praia desde bebê. Das lembranças, meio que a partir dos 4 ou 5 anos, de quando passávamos as férias escolares em Santos ou em um aconchegante apartamento na Praia Grande, litoral sul de São Paulo, estar na praia sempre foi como estar em casa.
Como minha mãe não era de praia, a medida que fui crescendo, naqueles tempos da inocência, quando pouco se falava sobre qualquer tipo de violência, ela acabava atendendo aos meus choramingos, quando não esperneadas, e deixava que eu ficasse mais tempo com aqueles que, como eu, podiam passar o dia todo na praia sem se aborrecerem com o sal ou com areia – os bons vizinhos ajudavam no revezamento e ficavam de olho na pequena aqui. Vez ou outra, ela levava um lanchinho reforçado e ia conferir se estava mesmo tudo bem, comigo e meus “tutores de praia”. Mas eu me comportava bem. Bastava deixar que eu brincasse na beira mar… desde cedo aprendi com meu pai a não ter medo do mar mas sim a respeitá-lo. A sede de praia era tanta, que eu só voltava pra casa quando a fome apertava muito ou minha mãe ia me buscar… ou mandava minha irmã. E assim, das descobertas do litoral norte de São Paulo, do Rio de Janeiro, de Santa Catarina e do Nordeste, quando pensava em viajar, pensava “para qual praia eu vou agora?” Estar próxima ao mar, sempre foi uma alegria e sempre foi primeira opção.
Por isso, quando decidi ir para Itália, apesar das tantas sedutoras possibilidades, como Sardenha e Sicília, não poderia deixar de conhecer a famosa costa Amalfitana. E como na Toscana, decidi que percorreria meu trajeto de trem, ônibus e barco. Sorrento foi escolhida para montar minha base, e uma vez lá, seria fácil conhecer as praias ao redor. E assim foi.
De Roma para Nápoles, o trajeto do trem é rápido, e a qualidade da viagem, excelente. Já de Nápoles para Sorrento há um “downgrade” do trem e o tempo do trajeto pode parecer mais longo; durante esse tempo, em um dia muito quente, só conseguia pensar que em breve estaria tomando meu banho de mar azul no Mediterrâneo.
Torna a Surriento
Quando pensava em Sorrento, a primeira coisa que me vinha à cabeça era a música do Pavarotti, “Torna a Surriento”, além do comentário irônico de um amigo “Você vai ficar em Sorrento?! Sorrento é para velhinhos!” Talvez de fato seja. É uma praia, um balneário, bastante familiar. E sedutoramente encantador. Da estação de trem até o bed&breakfast que fiquei hospedada, e no pouco que conheci naquela tarde, tive uma sensação de aconchego… Um sentimento que me remeteu às férias de infância – as pessoas se cumprimentavam na rua (e me cumprimentavam também!), ou simplesmente sorriam umas para outras. Me senti bem recebida… e acolhida.
Assisti ao belíssimo pôr-do-sol, que vi em poucos lugares nessa vida, tomei um spritz num bar com vista de cartão postal ouvindo bossa nova. O que mais eu poderia querer?
O mundo estava perfeito até eu voltar ao B&B, me conectar e tomar conhecimento que as manifestações e movimentos que já vinham acontecendo no Brasil tinham tomado um peso maior. Acompanhar on line aquela movimentação das mídias sociais, das pessoas indo para as ruas, meus familiares e amigos, e eu, que sempre esperei por esse momento no país, sem poder fazer nada, sem participar… senti um aperto no coração. Pode parecer bobagem e piegas, mas é fato: quando você está fora é que você passa a entender e dar mais valor a algumas coisas. E chorei. Chorei pelo meu país, pela pobreza de muitos, pela injustiça, pelas nossas esperanças e de orgulho das pessoas que pacificamente saíram às ruas. Eu estava no paraíso mas queria me tele-transportar para o Brasil. Ouvia falar que aconteceriam manifestações em apoio aos brasileiros em Londres, Amsterdã, Nova Iorque, Paris (que vergonhosamente proibiu a manifestação). Menos na Itália, ou não na costa Amalfitana. Não havia o que eu pudesse fazer. Liguei para minha sobrinha, Camila, que estuda em Londres, e combinamos dela ir me encontrar na Itália. Assim, as duas, chorosas e se sentindo as “ex-patriadas”, fariam companhia uma para outra. O importante pra mim naquele momento era estar o mais próximo possível de casa.
Da sensação de estar muito longe de casa, mas ainda que me sentindo em casa, na acolhedora Sorrento, me organizei para aproveitar aquele paraíso de forma que pudesse conhecer nos próximos 6 dias, Positano, Amafi, Ravello e Capri, e ainda, deixei um ou dois dias para repetir o que tivesse gostado mais. A escolha foi seguir de ônibus, com suas vantagens e desvantagens. Depois da experiência na Toscana, entender, ou render-se, ao transporte público italiano, à “agenda” dos ônibus, seria uma farra. Como vantagens eu diria que, eu podia quebrar o pescoço para olhar aquele visual vertiginoso sem me preocupar em dirigir… e nem em estacionar o carro. Sem contar as “aulas de direção” – sim, eu confirmo, os italianos são os melhores motoristas do mundo!!!! Aonde para nós cabe, ou passa, um carro, na costiera os motoristas italianos fazem passar dois. Não sem antes buzinar bastante e xingar o outro motorista ou a mãe de alguém. Enfim, passear de ônibus na Itália é divertido.
Positano é a joia da costa Amalfitana. Famosa por ser o destino preferido de casais apaixonados como todo mundo sabe. Eu também sabia, mas fui lá ficar comigo mesma e com meu romantismo. Ou nunca se sabe… A praia, toda de pedras, é uma delícia e sim, a sensação do dolce far niente vem junto. É se entregar a ela. Vale também se perder pelas suas ruelas. Foi nessas andanças que encontrei lojinhas, cafés charmosos e o comércio onde comprei frutas e outras delícias italianas para passar o dia al mare. Além disso, a vista de cima de Positano é mesmo de tirar o fôlego.
A famosa ilha de Capri é um charme só. Imagino como deve ter sido nos anos 70. O atrativo principal são os passeios de barco. Nós optamos por ficar em confortáveis espreguiçadeiras até cansar (cansar o quê mesmo?). A praia escolhida foi a Marina Piccola dona daquele visual que talvez seja o principal cartão postal da ilha. E pra chegar lá, se não for de barco, é pegar o funicular até o topo da ilha e de lá um minibus. Ficou o gosto de quero mais. Capri merece a estadia de dois dias inteiros para conhecer a ilha toda, de carro e de barco, e sua vizinha Anacapri; e não ficar refém dos horários dos barcos, que também, como os ônibus, e digo isso com bom humor, podem ser alterados…
Amalfi, a vizinha de Positano, é mais rústica, mas tem seus segredos se você se aventurar a explorá-la. Lugares deliciosos e escondidinhos que você pode não reparar a primeira vista estão alí, há dois séculos, oferecendo guloseimas de fazer você esquecer qualquer dieta e comer rezando e ajoelhado/a, como o sensacional baba ao rum, as clementines (a nossa tangerina) com chocolate, “n” receitas de limoncello… e claro, os gelatos! Como eu já disse, depois da Itália, nada será como antes, nem seu peso. A praia em Amalfi é mais restrita, ou menos charmosa, às vezes tem só um deck e muita gente querendo um lugar ao Sol. Vale ficar atento/a na estrada que reserva verdadeiras joias de praias naturais, escondidas.
(Infelizmente, por uma distração, perdi a maioria das fotos boas que fiz de Amalfi, por isso, tenho poucas para mostrar)
Ravello foi “A” surpresa. Eu me apaixonei pela cidade e assim como em Sorrento, Siena e Florença, logo fiquei buscando casas para alugar por uma longa temporada. Considerada pela Unesco desde 1996, patrimônio da humanidade, é em Ravello que a vida cultural acontece na costa Amalfitana – festivais de música, teatro, dança, cinema. Tem até um auditório projetado por Oscar Niemeyer a pedido do sociólogo Domenico De Masi, o autor do ócio criativo (e que eu adoro).
Graças aos jardins da Villa Rufolo a cidade exala o perfume típico do Mediterrâneo, e quem gosta de explorações a pé, vale descer a “trilha” até Minori ou até Amalfi. Nós, seguimos para Minori. A paisagem é deslumbrante e num certo momento tem uma bifurcação… para um lado o caminho segue pelas vinícolas e plantações de limão, pelo outro… não sabemos. Decidimos na moeda e nos aventuramos pelo primeiro. Descobrimos nesse dia que não basta ter uma vinícola ou uma plantação de limões, tem que ter quem cuide delas! Vez ou outra éramos surpreendidas pelos latidos “atentos e ferozes” dos cães italianos (risos). Não precisamos correr de nenhum, mas levamos alguns sustos seguidos de risadas. Chegamos em Minori sãs e salvas, e mais felizes.
Procurávamos uma praia menos turística e encontramos Bagno Regina Giovanna. Frequentada praticamente apenas por italianos, que fogem pra lá por ser um reduto um pouco fora do circuito turístico, está a mar aberto e tem uma vista espetacular de 180 graus do Vesúvio à Sorrento. E é free… A praia, que não é bem uma praia, é na verdade um sítio arqueológico: uma antiga vila romana, Villa Pollio Felice, que pertencia a húngara Regina Giovanna D’Anjou (1371-1435), rainha de Nápoles. Por sua conduta “escandalosa” – ela tinha o hábito de se banhar naquelas águas, nua, com seu amante – ficou conhecida como Bagno Regina Giovanna. As ruínas estão lá ainda e infelizmente bem abandonadas. Banho de Sol e de mar lá, só à moda antiga – sem cabines ou espreguiçadeiras. Mas não vimos ninguém nu (!).
No primeiro dia peguei um ônibus lotado. Mas lotado mesmo. Um inglês, já “meio pink” do Sol, sofria de calor e carregava um micro-ventilador que talvez fosse o bem mais precioso dele naquele momento… ele procurava manter uma certa elegância e se segurava como podia, e valentemente, a cada curva sinuosa que o ônibus fazia (e devo dizer, não são poucas as curvas e são sinuosas mesmo). Eu podia vê-lo derretendo, mas não sem seu sorriso no rosto. Este, só aumentava, assim como seus olhos se abriam mais a cada nova e surpreendente paisagem da costiera. Eu, assim como outros, estava na mesma situação, mas sem o ventilador!, meio pendurada, e a cada curva, apenas a janela panorâmica do ônibus me separava daquela imensidão azul. Uma alemã, que estava sentada próxima a mim, olhava preocupada e pronta para “defesa” caso eu perdesse o equilíbrio e caísse em cima dela. Ríamos uma para outra, assim como os demais turistas, de toda parte do mundo, se entreolhavam vez ou outra como se compartilhando através de olhares e sorrisos, uma parte do que estavam vivendo ali. Não me contive e comentei com ela em dado momento, “isso sim é viajar de primeira classe, você não acha?”. Ambas caímos na gargalhada.
Do clima contagiante de balneário, das férias, do esperado verão, das cabines coloridas, das espreguiçadeiras al mare, e o bronzeado, sim, o bronzeado é diferente, do visual da estrada que é tão lindo, mas tão lindo, que dá vontade de você mergulhar lá de cima naquela imensidão. Da cor do Mediterrâneo que é única. Da spiaggia com a beleza e o charme italianos… Foi assim que a costa Amalfitana aqueceu e alegrou um coração saudoso e aflito pelo Brasil.
Cliquem na imagem acima para terem uma surpresa!
Mais, muito mais, no Vacation Animae de Kareen Terenzzo
- January 21, 2014
- 0
Lisa de Trento
21 de January de 2014Que fotos bonitas!!! Que lugares bonitos!!! Realmente uma regiao para ser visitada. Estive la' ha' alguns anos e este post me fez relembrar aquela viagem tao linda. E que relato gostoso de ler.
Bjs
Lisa
consueloblog
21 de January de 2014A Kareen é cobrissima!! bjs c
kareen terenzzo
21 de January de 2014como diz a Consu, coreeeei!
obrigada a vocês duas... o fato é que a Itália é linda demais, divertida demais, um benção ter estado lá
beijos
Sandra Pires
21 de January de 2014Ficou com sabor de "quero mais", gostaria de estar neste momento no Bagno Regina Giovanna, que lugar maravilhoso!!! Parabéns Kareen você escreve muito bem!Abraços!
consueloblog
21 de January de 2014Impressionante como as estórias fluem no texto da Kareen... bjs c
kareen terenzzo
21 de January de 2014Eu também Sandra rssss
Obrigada Consu e Sandra, fico feliz que vocês gostem
Beijos
Alexandra
21 de January de 2014Dio mio!!!
Sem folego, sem ar, sem fala e sem palavras......
Só olhos marejados e aquela sensação de saudade (de novo)........
Um beijo e.....obrigada.
consueloblog
21 de January de 2014Tinha certeza q vc ia adorar este post!! bjs c
kareen terenzzo
21 de January de 2014Rssss é mesmo Alexandra... Eu amei essa viagem. Vale muito a pena.
Bjs queridas
Alexandra
25 de January de 2014Kareen querida, também amei essa nossa viagem....rsrsrs
Tenho certeza que vale muito a pena. Um dia eu vou.
Beijos
Alexandra
25 de January de 2014Isso foi como um afago direto no coração. Obrigada, minha flor!
Beijos.
Jovita Agra
21 de January de 2014Que delícia de post, Kareen! Estou sem palavras para expressar o que senti ao ler seu post. Lindo, emocionante, delicioso! Belas fotos, deliciosos e refrescantes gelatos, paisagens impressionantes, e principalmente a alegria no rosto de vcs ao curtir estes locais paradisíacos. E ainda tem gente que não acredita que Deus fez tudo isso...
Parabens e obrigada.
consueloblog
21 de January de 2014Tmbm me emocionei... fui montando, montando, montando o post e um sorriso abrindo no rosto... bjs c
kareen terenzzo
21 de January de 2014ahhhhh é hoje que vou dormir nas nuvens...
obrigada a vocês, sou privilegiada de compartilhar muinhas experiências e sentimentos aqui com vocês
um beijo grande
ps foi uma alegria só ;)
Denise Luna
21 de January de 2014Jovita, faço minhas (com sua licença) suas palavras. Hoje o dia foi estressante, ando um pouco cansada do calor, da sujeira e da falta de segurança do RJ e abrindo o blog (como faço diariamente) pude viajar para um paraíso, pensar numa viagem possível, sonhar e sorrir.
Obrigada, Kareen e Consuelo!
Bjs
consueloblog
21 de January de 2014Venhaaa!! bjs c
Denise Luna
21 de January de 2014Vou pensar seriamente!
Bjs querida
kareen terenzzo
21 de January de 2014Obrigada você. Agora, relax e rumos aos sonhos, beijos
Jovita Agra
21 de January de 2014Tem toda a autoridade para usar das palavras, Denise. Mas o sentimento ao ler, ou melhor, delicar-se com este post foi esse. E acrescento uma nota: valeu o look positivo/negativo na foto da nossa cronista com a irmã modelo, muito lindinhas. Estas fotos de infancia são ótimas. Bjo.
Jovita Agra
21 de January de 2014Leia-se 'deliciar-se' em vez de 'delicar-se'.
kareen terenzzo
21 de January de 2014hahaha, adorei Jovita!
obrigada querida!
beijos
Maria Vilma
21 de January de 2014Karen,
Depois de ler mais este belo texto, ver essas fotos maravilhosas... eu não posso sentir
outra coisa além de gratidão por cada emoção... por cada momento abençoado, por
todas as surpresas lindas... que vc vem compartilhando ao longo das suas andanças...!
O meu coração tem se divertido muiiito...!!!
Um grande abraço!
MaVi
consueloblog
21 de January de 2014O coração dá piruetas!!! Agora, temos que dar crédito também à pesquisa precisa e perfeita de Kareen nesta viagem!! bjs c
Maria Vilma
21 de January de 2014Não só dou os créditos à Karen, como também a você, que
tem as portas do coração escancaradas para permitir o
nosso acesso a essa beleza toda!
Um grande beijo,
kareen terenzzo
21 de January de 2014Mavi, com certeza!!! Estou aqui, viajamos juntas, graças à Consu.
Obrigada pelas palavras lindas e de apoio de vocês. Meu coração bate feliz
Beijos carinhosos
consueloblog
22 de January de 2014:-)
Maria Araci
21 de January de 2014Kareen: obrigada por me trazer a memória uma viagem que fizemos para a Costa Amalfitana!!! Foi daquelas experiencias inesquecíveis na nossa vida! Em Ravelo, através de um senhor dono de uma loja onde compramos uns corais fomos a um restaurante divino!!! Ele ligou dizendo que eramos uns primos brasileiros e até nos indicou o que comer: crespoline, manicareto, talharin a pescatore e gamberoni!!!! Ficamos em uma mesa em semi-circulo, no terraço, olhando a vista deslumbrante de Maiore!!!! Voltei contigo, a ver tudo isto de novo!!!!!!
consueloblog
21 de January de 2014Adorei tua estória!! A Itália é linda...mas também seus italianos!! bjs c
kareen terenzzo
21 de January de 2014Ah que delícia Maria Araci! Eu teria ficado mais tempo lá em Ravello... Que lugar! Ahhhh Itália!!!!!
beijos
Andrea Ramos
21 de January de 2014Ahh que lindo, Kareen!!! Saudades da Costeira Amalfitana. Quando eu fui pra Itália, era um dos lugares que não podia deixar de ir. Se eu não fosse, eu morria! rsssssss Fixação!
Acabou que pegamos tempo feio... E por causa dele, não deu pra ir a Capri. (pegamos o ônibus de Sorrento até Amalfi, também... lotado, não sei como conseguimos ir sentadas)
Ahhh os casamentos foram bem uns 3!! Muito legal, valeu a minha insistência rsss Já vi que tenho que voltar! bjs!
consueloblog
21 de January de 2014#natorcidaparaatuavolta!!
Andrea Ramos
21 de January de 2014obrigadaaaaa!
kareen terenzzo
21 de January de 2014Como a Consuelo disse, estamos na torcida pra tua volta!
Beijos!
Luisa Demuth
21 de January de 2014Uau, Kareen....... Apaixonante! Quanta coisa bonita! Quantos cantos e horizontes belos. Notei que nesse pedaço de sua viagem você está radiante!! Relato maravilhoso... Beijos.
consueloblog
21 de January de 2014E que bronze!!! Sabe q aqui o bronzeado é mais dourado do q no Brasil?... bjs c
Luisa Demuth
21 de January de 2014Mesmo? Explica pra gente isso.................. Beijos...
consueloblog
21 de January de 2014Não sei bem o por quê, mas acho que é o ângulo que o sol entra na atmosfera. Viu só a cor da Kareen na primeira foto... dourada...
bjs c
kareen terenzzo
21 de January de 2014Oi Luisa, bem notado, estava mesmo. Alegria alegria! Que bom que você gostou. É isso mesmo, o bronzeado é diferente! Não sei!!! Mas adoooro rssss. Como a Consu disse, deve ser essa coisa da atmosfera, do hemisfério, porque quando estive na Grécia foi assim também. É uma cor diferente e duradoura. Talvez também por conta do clima mais seco. Se eu puder, verão no Mediterrâneo sempre hahaha beijos
teresa
21 de January de 2014simplesmente, um show!!!!
consueloblog
21 de January de 2014Viva!! bjs c
kareen terenzzo
21 de January de 2014Viva viva! Bjs
Andrea - Curitiba
21 de January de 2014Kareen, que lindo!! Estive tres vezes na Costa Amalfitana..Da ultima vez, abril do ano passado, fiquei na cidade de Pompei, bem em frente as escavacoes! A visitei tres vezes ja e da ultima fiquei mais de 5 horas la! Pensei que vc tambem iria visita-la....As praias sao mesmo lindas, mas desta vez quis voltar a visitar mais Pompei e voltar mais a Napoles e aos seus museus...Desta ultima vez, contratei os servicos de um motorista pois dirigir la eh como vc bem disse, o pescoco rodando e a gente nao sabendo onde estacionar!!hahaha.....Viajamos com vc! Bjs e parabens pelo belo post!!!!!!!!!
consueloblog
21 de January de 2014Pompei é incrível também!! bjs c
kareen terenzzo
21 de January de 2014Oi Andrea, ahaaaa mas eu fui a Pompeia e Herculano! Próximo post! Junto com Nápoles ;)
Obrigada querida por me acompanhar aqui!
Beijos
Ana Rosa
21 de January de 2014Ficou a vontade de ir também, e desfrutar de tanta beleza.
consueloblog
21 de January de 2014Desfrutar...é esta a palavra certa!! bjs c
kareen terenzzo
21 de January de 2014é bom demais mesmo!
faz bem a alma
Beijos
virginia maia
21 de January de 2014Kareen querida!!!!Estava anciosa esperando essa tua viagem!!!!!Viajar contigo e Consuelo é um previlégio de poucos!!!!!Viva Salotto!!!!!Superou minhas espectativas!!!!Essa viagem com minha familia está programada e com teus relatos e fotos.....esperamos concretizar,se Deus quizer!!!!Até mudei o lugar que íamos alugar casa!!!!Estou pendendo agora por Ravello!!!!!Que tu achas???Nós,como Andrea,......quando estivemos lá....optamos por Pompeia!!!!Mas valeu também!!!!Amei Sorrento!!!!beijo enorme para ti e Consuelo,que por sinal....está cada dia mais linda!!!!!!
consueloblog
21 de January de 2014coradinha te digo q é uma delícia mesmo viajar com Kareen!! Ainda bem q ela está nos contando tudo isto!! Imagine se tivesse ficado tudo fechado a 7 chaves!!... bjs c
kareen terenzzo
21 de January de 2014Consu graças a você não está fechado a 7 chaves, que pôs pilha, acreditou e abriu portas! Amém Santa Consuelo, porque eu mesma não acreditava, confesso... rssss
Virginia, Deus há de querer e vocês irão fazer uma bela e divertida viagem. Eu gostei muito de ficar em Sorrento. Acho que se não ficasse lá ficaria em Ravello. O único senão de Ravello é que não é tão perto das praias... Sorrento têm ônibus para todos os lados e barcos! Tem "metro barco" também rssss, verdade, porque tem porto, isso facilita o acesso às praias. Mas se vocês alugarem um carro está valendo ficar em Ravello.
Depois conta tudo pra gente!
beijos queridonas
virginia maia
22 de January de 2014Obrigado,querida!!!!Ajudastes demais !!!!!!! Tuas dicas foram muito valiosas!!!!Estamos pensando em ir no meio do ano!!!!Vamos nos falando!!!!VALEU!!!!!! bjsssssssss
Tânia Sciacco
21 de January de 2014Eu quero ir! Parece um lugar que saiu de um filme, um livro, um sonho...
Lindo Kareen!!
consueloblog
21 de January de 2014É mesmo!!!! Também fiquei com esta sensação!! bjs c
kareen terenzzo
21 de January de 2014Sim, a Itália é cênica... e charmosa, divertida...
Beijos
Janisete Miller
21 de January de 2014Kareen e Consuelo queridas,
Vocês não vão acreditar, mas ontem eu estava pensando em quando este post sobre a Costiera Amalfitana seria publicado - não sei porque...sintonia? - e hoje quando abri o Cblog, there it was!
Adorei o texto e as fotos belíssimas que me trouxeram ótimas recordações de uma viagem muito gostosa que fiz por lá há algum tempo...Achei tudo tão lindo e amei a comida, mas como só fiquei uma semana por lá visitei apenas Salerno, Amalfi, Positano, Pompéia e Herculano. Quero muito voltar e conhecer mais ao sul Sorrento, Capri, Sicilia...you name it! inspirada por vocês...
Your post brightened my day! Obrigada!
bjs.,
consueloblog
21 de January de 2014Oh que bom querida!!! Acho que foi o teu pai e a mãe a Kareen falando lá em cima que te cotucaram!! :-)
kisses my love
c
kareen terenzzo
21 de January de 2014Ohhhhh! Que lindo! Nossa também quero Sicília, Sardenha, E tudo de novo rsss...
Beijos e obrigada pelo carinho
kareen terenzzo
21 de January de 2014gente, tem um errinho no texto de Amalfi o correto é "muita gente querendo um lugar ao Sol", sorry ;)
consueloblog
22 de January de 2014Pronto, corrigi...
Maria Cecília
21 de January de 2014Nossa Kereen, quanta invejinha boa de tudo isso que você viveu!
E dessa vivência esse post com fotos incríveis que você e Consuelo compartilham conosco. Amei! O relato, o gelato e as fotos maravilhosas. Parabéns!
Grazia Cardoni
21 de January de 2014Ah, Karen , que saudade de vc...de suas estorias pela Itália que tanto amo!!! Quero guardar este post da Costa Amalfitana , que ainda não conheço, p/ seguir todas as suas dicas, quando eu for!!!
Querida , este post está especial! Primeiro que vc está iluminada mesmo! Captou todas a energia boa do sol e da bela região! Emocionante vê-la menina ao lado de sua mãe e irmã relembrando momentos felizes! Acho que vou dormir encantada com suas imagens...como se fossem uma cantiga de ninar...que nos faz sonhar!!! Sonhos bons , claro!rssss
Beijo em todas, abraço a te!
*****************************************************
Grazia Cardoni
21 de January de 2014Ops, sonhos bons, para nós todas!
Bjsss
consueloblog
22 de January de 2014bj!
Denya
22 de January de 2014Que maravilhoso relato desse pedacinho do paraíso! Kareen tem uma forma toda sua e mais do que especial de reportar as suas experiências cheias de emoção.... Essa região da Itália é um sonho e só aumentou a minha vontade de voltar ali. Bom demais poder "viajar" com essas lindas imagens! Beijos pra vcs, Denya
kareen terenzzo
16 de July de 2014Oi Denya! Obrigada bjs
claudia
22 de January de 2014que post mais lindo...
Adoro ver fotos de lugares que quero ir tiradas por alguém que eu "conheço". Sempre me emociona mais que uma de revista. Já achava tudo maravilhoso, mas na hora da surpresa da penúltima foto chorei...
Parabéns.
kareen terenzzo
16 de July de 2014:) :) :)
beijos
Marly Papa
25 de January de 2014Kareen. , que delicia de post , viajei junto , vc tem uma maneira de transmitir muito gostosa , isso é um paraíso , gostaria mto de fazê- lá desta forma , sem compromisso de horário , parando aonde da vontade , curtir cd cantinho ,as fotos estão um sonho , vou compartilhar porque esta demais , parabens mais uma vez , me tornei sua fã. Um bj e obrigada !!!
kareen terenzzo
16 de July de 2014Marly! Obrigada! grande beijo
Ritinha Medina
27 de January de 2014Querida,
Além de morar perto do mar, acho q a pequena Kareen deveria ser escritora e fotógrafa qdo crescesse...
Talento e sensibilidade é q não faltam!!!
Mais do que os lugares, amo o seu relato...
Bjkas,
kareen terenzzo
16 de July de 2014Hahaha, estamos trabalhando para isso Ritinha
beijo grande e obrigada
claudia
15 de July de 2014Ola Kareen,
Me apaixonei por Bagni della Regina Giovanna!! Estou indo sexta pra Positano e agora com certeza entrou no meu roteiro, obrigada! Duvida que eu fiquei é como voce foi embora do Bagni, tem que subir e voltar ate Ravello? Como retorno a Positano?
Muito obrigada!
Claudia
kareen terenzzo
16 de July de 2014Olá Claudia, tudo bom?!
Para ir na Bagno Regina Giovanna você tem que ir para Sorrento. É perto do centro de Sorrento. Nós pegamos um ônibus para ir e voltar. É super tranquilo.
De Positano, onde entendi que será sua base, tem ônibus e barco para Sorrento.
Já de Positano para Ravelo, você tem que ir para Amalfi e de lá pegar outro ônibus...
Mas se você alugar um carro, tudo fica mais fácil.
Espero ter ajudado. Mas qualquer coisa, pode falar ;)
beijos e ótima viagem
Daniele
9 de September de 2014Kareen, eu já queria ir para Itália, agora a vontade só aumentou!!!
Adorei!!!
Claudia Bezerra
3 de August de 2016Olá Kareen,
estou indo para a Costa Amalfitana em setembro e eu havia programado dormir 3 noites em Positano e fazer passeios de carro até Ravello. Diante do que você escreveu, achei que deveria mudar e dormir 2 noites em Positano e 1 noite em Ravello.
O que você acha?
abs,
Claudia.
consueloblog
4 de August de 2016Claudia escreva no Face da Kareen, acho q é mais fácil q ela te responda lá... bjsc