Londres: Saatchi Gallery, Paper
Nos domingos em Londres, um dos meus programas favoritos é começar com um delicioso brunch no PJ’s, ir até a loja do Conran encostada no lindo prédio Bibendum (um curioso exemplo da transição do estilo Nouveau ao Deco), passar pela ótima loja Joseph e caminhar até a King’s Road para window shop e terminar o dia na Saatchi Gallery (cuidado que fecham às 18:30).
Desta vez vimos uma exposição fantástica!! Se chama Paper. Com o tico e teco em vacation mode me custou duas salas antes que eu compreendesse o tema!! Mas foi incrível! Lindo com leveza de material e peso de expressão vi algumas das obras mais originais e emocionantes dos últimos tempos.
Sigam-me, please!
Primeiro ADOREI o Japonês Yuken Teruya.
Como explica o catálogo:
No trabalho de Yuken Teruya o descartado se torna o local de transformação poética. Sacos de compras-emblemas de consumismo desenfreado – são colocados dentro da galeria a noventa graus, tornando-se frestas para o espectador. Invertendo o fluxo da indústria da árvore ao papel.
A sensação, quando se está na frente de todas estas “frestas” é de poesia. Um trabalho tão delicado e lindo onde o recorte traz luz à obra e traz a árvore de volta ao papel…
Tem um ótimo post sobre este artista no blog da amiga do Salotto, a Maria Araci, AQUI.
Outro trabalho forte e lindo é de Paul Westcombe, Coffee Cups.
O trabalho de Westcombe era, como acontece com grande arte, nascida do tédio. Trabalhando como manobrista, ele começou a desenhar em qualquer material que vinha à mão, como recibos de metro de Londres e xícaras de café de papel. Estes copos tornaram-se a superfície ideal para seus desenhos carnavalescos de pensamentos neuróticos que afligem a mente em momentos solitários. Seus títulos, como Sexo é chato Comigo, formam um comentário auto-depreciativo.
Deslumbrante o trabalho do brasileiro (que orgulho!!) Marcelo Jácome, Planos-pipas n17
Planos-pipas de Marcelo Jácome ocupa o espaço de desenho, escultura e arquitetura sem nunca, porém, pertencer a qualquer uma destas categoria. Mergulhando em todo o espaço desta sala como um bando de papagaios enlouquecidos, as pipas parecem mover-se em uma unidade semi caótica.
O último trabalho que quero apresentar é incrivelmente forte.
Sempre me questionei como foi a criança que virou um ditador horrível e assassino. É possível que ela já era intrinsicamente ruim? É o que Annie Kevans expõe. Em uma única sala, ela une alguns dos maiores monstros da história…mas como crianças com seus olhares inocentes. Me pergunto se isto fosse possível, o que aconteceria? Eles brincariam? Ou tentariam destruir um ao outro? Como diz o catálogo, este trabalho traz à tona “a disjunção entre o que sabemos hoje e o que não sabíamos então.”
Se estiverem em Londres antes do dia 3 de Novembro, 2013, passem lá, vale a pena!!!
- September 15, 2013
- 0
- Londres, Saatchi Gallery
Rogéria
15 de September de 2013Consuelo, estou adorando seus dicas de Londres.
Estou indo em outubro e anotando todas com carinho.
Beijo e bom domingo!
maria valéria de moraes
16 de September de 2013Fiquei muito impressionada com a última exposição da Annie Kevans, ver estes homens em crianças, parece estranho.
A delicadeza de Yuken Teruya , e a beleza do brasileiro Marcelo Jácome desconhecidos pra mim, gostei muito.
Eduarda
15 de September de 2013Olá Consuelo e meninas do salotto, bom dia!
Interessante certas sincronicidades, pois no Leopold Museum de Viena está acontecendo uma exposição com quadros de crianças que foram vítimas do nazismo e fascismo. A organização na sala de exposição e os retratos desenhados são muito semelhantes, só que a maioria em p&b.Também fiquei fortemente impressionada com ela. Num caso e no outro, perde-se muito em muitos poucos anos de uma vida...Veja:http://www.leopoldmuseum.org/en/exhibitions/51/manfred-bockelmann
Maria Vilma
15 de September de 2013Oh! – Consuelo,
Você mal publicou o post e aqui estou eu novamente!... Como resistir?!?!... O seu blog para mim, é como uma obra literária, que se decompõe ou se estrutura de diversos capítulos, com ensinamentos e descobertas extraordinárias!!! Então... de novo, outra vez... Muito Obrigada!
Bjs!MV
Andrea - Curitiba
15 de September de 2013Geralmente gosto muito de trabalhos com papel, carregam muita poesia...Lindo post!! Bjs e bom domingo a todos!
Maria Vilma
15 de September de 2013Você é linda e engraçada... que para mim, são quase sinônimos!... Rsrsrs...
Bj! Bom Domingo pra você também!
Vilma
Andrea - Curitiba
15 de September de 2013Obrigada Vilma! Bjs........
Maria Araci
15 de September de 2013Que dia maravilhoso deve ter sido este!!! Que exposições interessantes e intrigantes!!! Qual será mesmo o gatilho que transforma estas crianças que desenhavam inocentemente como as outras, em pessoas destruidoras de esperanças?! Obrigado pela referencia ao meu blog!!!!! Bjs e bom domingo.
consueloblog
16 de September de 2013O comentário da Lu explica um pouco... pelo menos a teoria! bjs c
PS O teu most merece ser citado!! <3
Marcia Spedicato
15 de September de 2013Que privilegio dividir o seu olhar .... Sao momentos deliciosos para mim ler seus posts! Poesia pura essa exposiçao em Londres! Obrigada ....
consueloblog
16 de September de 2013:-)
Rosiane
15 de September de 2013Prezada Consuelo,
Incrível. Faço exatamente a mesma pergunta que você há muito tempo: como será que foi a vida de fulano de tal; um ditador, um criminoso, ou alguém que está para encarar a pena de morte? Quando trabalhava como repórter na editoria de polícia no Brasil, sempre, sempre pensava nesta pergunta ao cobrir notícia de um crime violento; como teria sido a infância daquela pessoa? ou quando presenciava mães visitanto seus filhos na cadeia; algumas até mesmo escoltadas por policiais fortemente armados. Portanto o seu post me falou muito. Você sabe se a exposição é itinerante e se vem a Boston, ou qualquer lugar próximo em Massachuesetts?
Um abraço a aproveito para dizer que te acho muito simpática e "the real deal",
Rosiane
consueloblog
16 de September de 2013Não sei... Sorry...
Incrível a tua experiência!!... bjs c
Sonia Heloísa Ferrari Scacalossi
15 de September de 2013Oi Consuelo amei as exposições..que previlegio nós do salloto temos vc para vermos co" isas " lindas sem sairmos de casa. Qtas novidades de Londres.Tenho um neto de 7 anos que ama ir a exposições.Vou mortrar a eleBjs. Sonia
consueloblog
16 de September de 2013Depois conte a reação dele! bjs c
Bell Pollesi
15 de September de 2013Que gostoso poder acompanhar as exposições sob sua ótica!!!!! Me encantei com a arte nas sacolas de papel...engraçado que eu dou aula de vitrinismo no Senac e ensino meus alunos, montando vitrines em caixas de sapato...qq hora vou fazer uma exposição delas!!! bjs
maria cristina de noronha
15 de September de 2013Oi Consuelo,
amei seus comentários, principalmente o que se refere a Marcelo Jácome.
Se você sente orgulho, eu mais ainda por ser prima desse grande artista e grande figura humana. Abraços, Cristina
p.s. adorei seu look de visita ao museu!
consueloblog
16 de September de 2013Oh MARia Cristina!!! Q sorte a nossa de ter vc neste salotto!! POis o q vc achou da obra? Diga a ele por favor, q o salotto está apaixonado por ele! bjs c
Verena
15 de September de 2013Humberto Branco (Brasil) quem foi? Me ajuda. Connheço bem a história do Brasil. Nao estou reconhecendo. Por favor quem souber escreve ok?
Eduarda
16 de September de 2013Verena,
É o Castelo Branco, o primeiro presidente da ditadura militar pós golpe de 64.
Luciene Felix Lamy
16 de September de 2013Amei todos os trabalhos!
O delicado, nas sacolas, os copinhos e a alegria de Marcelo Jácome.
Mas esse último, com as imagens dos grandes assassinos quando meninos, me intrigou.
Ontem mesmo, na Folha de S. Paulo, li sobre o Bashar Assad: uma mulher linda, três filhos... Não sei sobre o veneno (tão viciante) que experimentam quando estão no poder; mas não medem o horror para mantê-lo.
O pessoal da psico deve ter algum estudo sobre o perfil desses grandes ditadores. Será que há alguma fratura psíquica, que eles tenham em comum? Histórico de abuso (ou bullying); Figura materna e/ou paterna castradora e dominante? Doentio desajuste psíquico?
Ah, sei lá... E pensar que Hitler estudou na mesma classe que um Wittgenstein... :(
Beijos,
lu.
Ana Laura Rabelo
16 de September de 2013Ao ler a lista dos ditadores, percebi que o Humberto Branco se trata do General Humberto Castelo Branco, que foi apenas o primeiro se uma série...
Me fez pensar que nossa história é recente e como temos tanto ainda para aprender. Na verdade, ando querendo renovar minhas esperanças.
Achei o lugar muito interessante. Novidade. bj, AL
Jovita Agra
16 de September de 2013Quatro artistas, com técnicas de trabalhos tao diferentes, mas todos eles impactantes.
O do brasileiro, as pipas coloridas, leves e soltas, refletem o colorido do nosso país.
Mas o trabalho do japones me impressionou imensamente pela delicadeza, pela maneira de expor, o angulo de se observar a peça refletida pela luz, etc.
Gosto imensamente deste lado cultural do Salotto. E parabens pelas fotos, passaram uma visao perfeita das peças e das instalaçoes.
Bjos.
Jana_M
17 de September de 2013Exposição muito bonita, Consuelo! O Marcelo Jácome está atualmente expondo no Parque Lage (aqui no Rio) também. Uma instalação dentro daquela piscina vazia ("Pontos Suspensos"), onde fica o café do parque. Faz parte de uma exposição coletiva da EAV (Escola de Artes Visuais) e vale muito uma visita pra quem estiver na cidade ou planejando vir! Fica o registro aqui pro salotto. ;)
Bjs!
consueloblog
17 de September de 2013Eu vi no Facebook dele!! Muito lindo!!! Obrigada por avisar. bjs c