Madame Grès chez Musée Bourdelle
O que tem Madame Grès e Antoine Bourdelle em comum? Neste momento, um espaço. Graças à genialidade do curador Olivier Saillard, os deslumbrantes drapeados feitos por quem sempre quis ser uma escultora, vivem, até 28 de Agosto, ao lado de estátuas monumentais do início do século XX.
Madame Grès dizia que para ela “esculpir” o tecido ou a pedra era a mesma coisa. Em um belo vídeo na exposição, ela conta como assim que vê um tecido, sabe já como será o vestido. Com dedos hábeis e expertos, cria mini pregas arredondadas com alfinetes que sacava de uma bolsinha pendurada na cintura. O resultado, mesmo que exigisse metros e metros de tecido, era leve e ultra feminino. Algo nunca visto antes, só nas antigas esculturas gregas.
Até hoje a influência desta estilista, que trabalhou por 55 anos, é enormemente importante.
A escolha de expor os vestidos ao lado de obras e gessos de esculturas monumentais por um importante artista frances, quase contemporâneo de Madame Grès é genial. O contraste potencia a roupa enquanto ela “vive” perfeitamente ao lado das esculturas imponentes sem perder minimamente o aplomb.
Tirar estas fotos foi para mim um presente. A luz, o ambiente (estrutura dos anos 60 construída para ser o Museu Bourdelle) o contraste da pedra com o tecido, do cinza com as cores fortes revelam e dão ênfase à beleza de cada estátua, de cada vestido enquanto também do novo conjunto.
As imagens aumentam quando clickadas.
Otimo o artigo de Costanza Pascolato sobre esta exposição no site da Santaconstancia, AQUI.
Lili
14 de July de 2011Fantástico, privilégio de poucos poderem presenciar essa exposição.
Fiz um post a respeito, mas nada comparado ao que vc mostrou, nada melhor do que ver ao vivo e a cores! Parabéns
A Rainha do drapeado: http://www.mundodalili.com/post/a-rainha-do-drapeado
consueloblog
15 de July de 2011Lili,
Adorei o teu post!! Cheio de informações. Pena não ter visto ontem quando montei esta apresentação. Teria me ajudado com a informação...
Realmente foi um privilégio ver esta exposição, e fiquei feliz de poder dividir com vcs o q vi...
bjs
c
Ana Laura Rabelo
14 de July de 2011O estilo Grès é muito elegante.Exposição deslumbrante. Síntese perfeita de CP: "o que é menos – e primorosamente pensado e feito – é realmente mais".
Suas fotos estão demais.Fiquei parada um tempão no vestido cinza e preto, e claro que me perdi no pretinho minimalista "Grès vers 1972-75".bj,AL
consueloblog
15 de July de 2011AL querida,
Realmente o cinza e preto é de parar qualquer um nos trilhos!... Mas é tudo lindo neste espaço onde a luz seduz e enfeita ainda mais cada peça...
bjs
c
Dany Paiva
14 de July de 2011Tudo lindo, os vestidos as esculturas ... alias gostei do samurai encostado heheh diferente, e eu amoooo ver as ferramentes usadas, acho por ser arquiteta.
Beijossss
Dany
consueloblog
15 de July de 2011Realmente o samurai me surprendeu e me fez soltar uma risadinha meio barulhenta dentro do museu...era tão surreal...meio empoeirado...sabe?...As ferramentas são deslumbrantes...em vários dos meus posts eu as incluo, especialmente quando bem consumidas com o uso...(Rondini https://www.consueloblog.com/?p=7108
o joalheiro Daniele
https://www.consueloblog.com/?p=5131
e o sapateiro em Florença, Mannina https://www.consueloblog.com/?p=2995=
bjs
c
Mia Athayde
14 de July de 2011UAUUUUU !!!! Que força, que graça, que harmonia e equilíbrio ....
Fluidez e densidade ....
A curadoria de Olivier Saillard está impecável, magnífica !!!!!
Muito obrigada, Consuelo !
bjs
Mia
consueloblog
15 de July de 2011Mia tens toda razão!!!!! O talento e perspicácia de Saillard foi super reconhecida! Ainda bem! Pois ele foi um gênio!!
Harmonia, fluidez, densidade, equilíbrio!! Palavras corretíssimas!!
Obrigada!!
bjs grande,
c
Mateus Habib
14 de July de 2011Meu prefiro foi o de camadas laranjas. Esses drapeados da Madame Grès são únicos, frescos e imponentes, elegantes demais!!!! Inspiração eterna...Lindas fotos! Bjsss
Mateus Habib
14 de July de 2011preferido*
consueloblog
15 de July de 2011Mateus, o laranja é lindo mesmo!!! E o todo foi maravilhoso de ver!! Inspiração eterna!
bjs
c
Michelle Moltini
14 de July de 2011Lindas peças!O contraste das esculturas com os drapeados de Madame Grès realmente é incrível!
É sensacional ver como os modelos criados por Madame Grès são super atuais. Ou melhor dizendo não são as peças delas que são atuais, nós que resgatamos o melhor do passado.
bjs
consueloblog
15 de July de 2011SUPER atuais!!! Tens toda razão! Os japoneses, belgas e minimalistas vêm com certeza depois dela!! Adorei " nós regatamos o MELHOR do passado." Espero que seja sempre assim, em todos os setores!!
bjs
c
Gregor Samsa
14 de July de 2011Oi, Consuelo.
A primeira imagem é meio... forte (risos). Mas gostei.
“esculpir” o tecido ou a pedra era a mesma coisa"... puxa, é difícil imaginar isto. Vou refletir sobre a ideia e procurar aprender algo com isto.
Mas peraí... se vestidos são expostos em museus franceses, cadê os que são feitos pela Santaconstancia..??? Ah, isto não vai ficar barato... me espere na porta do Louvre que eu vou buscar a minha "peixeira" e a minha tapioca. A cobra vai fumá!!!
(risos)
Abraços.
Luciene Felix Lamy
14 de July de 2011O choque, talvez se dê porque é um centauro, meu amigo, rs.
Adoraria ver a expressão de sono (?) em seu rosto e o que tem atrás de uma das mãos. Se Antoine Bourdelle era amigo de Rodin, não há como estranhar o estilo: um rompante! Adorei essa sua frase: "Vou refletir sobre a ideia e procurar aprender algo com isto." Eu também, eu também, rs.
Estou muito feliz que estejamos desfrutando de tudo isso aqui. Bjs, lu.
Gregor Samsa
15 de July de 2011Luciene
Era mais pelas formas duras, a expressão no rosto e o ângulo da cabeça.
Obrigado por comentar.
consueloblog
15 de July de 2011Gregor!! Seu danado!
Sabe q pensei muito em como estes vestidos ficariam ótimos no Fluity!!!
A Madame Grés queria ser escultora, sua família a obrigou a trabalhar na moda...então ela uniu a sua paixão ao seu dever, e no fim se apaixonou por o que fez e foi super reconhecida e nos deixou uma herança ENORME!!!
bjs
c
Luciene Felix Lamy
14 de July de 2011Mas que presentaço no dia da tomada da Bastilha, hein?
Essas vestes são monumentos!
Como Matheus, o de camadas (laranja) e o nude, que está ao lado, são dignos de nota!
O adorno (um colar?) com o que parece ser a cabeça de carneiro: espetacular!!!
Este post, como tantos outros, está uma verdadeira aula de educação estética.
E quem contempla o belo, se esquiva da fealdade (feiúra).
A cúmplice ternura entre mãe e filha, imortalizada na escultura, é emocionante demais!!! Beijos e mais beijos Consu querida.
PS: Estou zarpando para Curitiba agora (não sou rainha mas tb tenho "minha astróloga" particular, a xará Luciene de Morais), mas acompanharei o Blog de lá.
PPS: Uma muito feliz Lua Cheia em Capricórnio (15/7) para vc minha adorada!
consueloblog
15 de July de 2011OI querida,
Sim o adorno é um colar. Também fiquei super emocionada com a escultura da mãe e filha...demais!
Adoro Curitiba! Curta!!!
Reparei na lua cheia, mas obrigada por avisar que é em Capricornio! Bom, foi um ótimo dia!! Acabei de comprar minha casa hoje!!!! Um dia para abrir champagne (q já comprei!)
bjs querida a toda a família!
c
Adrianne
15 de July de 2011Minha flor querida, parabens!!!! Momento de alegria master!!!! Adorei!!!!! Entao, daqui tambem vou estourar uma rolha em sua homenagem. E quanto ao post, absolutamente perfeito, daqueles que devem ser visitados e re-visitados seguidas vezes. Abracos para as duas.
consueloblog
15 de July de 2011Querida!! Obrigada pelo carinho e energia positiva!!!
bjs
c
Leny
14 de July de 2011Nossa...uauuuuu....que vestidos. A marca Gres nao existe mais. Certo?? Mas, os perfumes ainda sao vendidos???
consueloblog
15 de July de 2011Oi Leny,
Por o que eu sei, é assim mesmo...Não lembro bem, mas acho que compraram a marca pouco tempo faz e talvez tenha um relaunch...mas não tenho muita certeza e não encontrei nada sobre isso...
Assim que souber te aviso...
bjs
c
Luciene Felix Lamy
14 de July de 2011Acabo de ler a matéria que indicou (Caçamba! Como Costanza entende de moda!) e aproveitei para me deleitar com o vídeo dos comentários de Mamisa na mostra da Princesa Grace Kelly, na FAAP. Também fui prestigiar com tooooooda família, inclusive mamãe que, costureira que é, deslumbrou-se. Fiquei "parada" no mapa (astrológico) da escorpiana, rs. Aliás, soube que Grace Kelly era fascinada por astrologia também. Rainier nem era tão bonito, mas com o passar dos anos (ao lado daquela beleza toda, por osmose talvez) tornou-se um homem maravilhosamente lindo!!!
http://www.tvcultura.com.br/metropolis/programas/63768
dricamelo
14 de July de 2011Lu concordo com você, Costanza entende e escreve muitoooo bem de moda.
Boníssimas férias!!!!
Bjs
consueloblog
15 de July de 2011Ditto!!!
bjs
c
consueloblog
15 de July de 2011Lu,
Vi o vídeo, e como o artigo, a Mamisa dá um show de conhecimento e observação!! Sou uma sortuda mesmo de tê-la como mãe!!
bjs bjs
c
Cláudia Prado Reis
14 de July de 2011M A G N Í F I C A ! ! !
Post maravilhoso e a reportagem da sua mãe na Vogue está excelente!!
Bjs
consueloblog
15 de July de 2011Ficou feliz? Viu só, vc pediu, eu fui!! Rssss
Que ótimo q vc gostou!
bjs
c
Cláudia Prado Reis
17 de July de 2011Obrigadíssima!!!!!
Vai ter post de casamento na praia?? Adoro!!
Bjs
Sarah
14 de July de 2011Voce de verdade è UMA craque no assunto. Desde que descobri tuo blog, nao sei Como pude viver " sem voce". Morro de medo que voce se encha e nao divida mais con a gente este ESPETACULO!
obrigado de verdade
consueloblog
15 de July de 2011Sarah!! Muitíssimo obrigada pelas tuas palavras!!! Eu adoro o que faço e espero fazê-lo por muito tempo!! Se gente como vc continuar passando por aqui...
bjs
c
maria tereza
14 de July de 2011Que bela exposição,Consuelo.Lindas as fotos !
Boa noite
MT
consueloblog
15 de July de 2011Obrigada querida!!! Realmente foi um deleite!
bjs
c
dricamelo
14 de July de 2011Consuelo... seguindo a citação de sua mamisa "elegância significa uma economia teórica"... e não podendo deixar de registrar... o post está maravilhosamente "Elegante"!!!!
Como diz a Lu tbém estou zarpando e sem tecnologia. Descanso geral!!!
Bjs
consueloblog
15 de July de 2011Que delícia!!! Mas é feriado?...Divirtam-se!! Vou sentir saudades!! Eu também estou indo para a praia amanhã para uma festa de casamento...todo mundo de branco na praia...
bjs
c
Mia
14 de July de 2011Não havendo óbice de qualquer natureza quanto ao uso de máquina fotográfica, a blogger EXPLODE.
FANTÁSTICO!!!!!!
BJK
consueloblog
15 de July de 2011Querida!! Foi fácil pois era tudo LINDO!!!!! Luz, lugar, vestidos, esculturas, cantos empoeirados e montagem...
bjs
c
Adriana
15 de July de 2011Simplesmente Magnifico!!!! Suuuper poetico...Romantico...e misterioso!!! Adorei
consueloblog
15 de July de 2011Sabe que é isso mesmo!?!!!! bjs c
Gina
15 de July de 2011Quanta generosidade em nos presentear com essas belíssimas fotos!
consueloblog
15 de July de 2011Obrigada Gina! A luz estava linda e as fotos, também achei, ficaram muito lindas!
bjs
c
luisa strina
15 de July de 2011Vi esta exposicao ha pouco e suas fotos documentam incrivelmente bem.
Revi vestidos deslumbrantes e ate detalhes que nao tinha prestado atencao.....
obrigada queridinha
bjs luisa
consueloblog
15 de July de 2011Luisa pensei tanto em ti enquanto postava. Queria mesmo que vc visse...fico muito feliz que viu e que gostou!!!
É realmente bellissimo!!
bjs grandes!
Consuelo
Luciana Castelan Bastian
15 de July de 2011Genial! Absolutamente encantador. Obrigada Consuelo por compartilhar sua sensibilidade e descobertas. Fiquei emocionada ao longo das imagens. Continue abrindo portas para nós. beijos, Luciana
consueloblog
15 de July de 2011Luciana, é um prazer! Especialmente quando sinto sinceridade como a tua! bjs c
Angela V Nadur
15 de July de 2011Consu, voce a cada dia nos encantando.
Me deslumbrei com:
- Suas fotos e observação fotográfica cada vez mais profissional (está tento boas aulas com o Sr. Roberto, não?). A profissão que está desenvolvendo para voce inclui ser fotógrafa, guia turistica e cultural, ultra conhecedora da moda e hábitos de desejo e consumo. Amazing!!!!
- Outro item: Madame Grés, com seu trabalho maravilhosamente minuncioso. Gostaria de pesquisar sobre seu dia a dia no trabalho, sua metodologia.
- Suas jóias. Vi apenas uma. Consu, voce gostou?
- E as esculturas ainda não tenho opinião formada e não ser, lindas.
beijosssss
Manuela Salazar
16 de July de 2011Minha colega de blog esteve em Paris há algumas semanas e foi nessa exposição... Confesso, que fiquei meio doída (nada sério haha) por que queria muito poder vê-la de perto! Ainda mais depois que li a coluna da Costanza na Vogue sobre a contemporaneidade de Madame Grès. E seu post com melhores detalhes de tudo me ajudou a entender tudo melhor e perceber que ela era realmente uma visionária e que seu design é absolutamente atual. Sem carinha de brechó ou roupa vintage. Parece que os vestidos saíram da passarela de uma Lanvin, ou Calvin Klein, MiuMiu e até da Versace, isso só citando alguns que seus vestidos me lembraram.
E, gente, o que era essa curadoria e montagem? Banquetas? Genial!!!
Gostaria de descobrir mais sobre a vida da Mme! Será que existe algum livro legal sobre ela?
Obrigada por nos mostrar mais detalhes da mostra! Amei!
bjos,
Manu
Adrianne
18 de July de 2011Bonita Manuela, voce encontrara algumas publicacoes sobre Madame Gres, especialmente sobre sua obra e estilo de trabalho, consultando os acervos dos livreiros virtuais. Eu sugiro duas publicacoes mais antigas : "Madame Gres- Sphinx of Fashion", de Patricia Mears ; "Madame Gres", de Laurence Benain, Assouline ; e outra bem atual, deste mesmo ano, que funciona como um catalogo da exposicao parisiense, Interessante principalmente pelas fotografias e demais ilustracoes, eis o titulo "Madame Gres: La Couture a L'ouvre". No mais, no livro "Goddess-The Classical Mode" , que aborda a influencia da cultura greco-romana na moda e seus costumes, o trabalho dela recebe enfoque particularizado. Espero que voce goste , perdoe minha ousadia e receba um abraco carinhoso, Adrianne
Manuela Salazar
19 de July de 2011Nossa, Adriane! Muito obrigada pelas dicas! Vou atrás desses livros com certeza! Um beijo!!
Manuela Salazar
19 de July de 2011e faltou um N no seu nome na minha resposta! =D
Dani Argibay
16 de July de 2011É muito lindo! Parabéns pelo previlégio e obrigada por compartilhar maravilhas assim!
christine Schonburg
16 de July de 2011Consuelo, este seu post esta realmente um arraso!! a expo é maravilhosa! A escolha do lugar é simplesmente perfeita, as esculturas e vestidos, ferramentas e acessórios, tudo convivendo com a maior naturalidade e harmonia e se completando, como se sempre estivessem estado juntos! Tuas fotos estao barbaras e a matéria da tua måe completa este post quase nos dando uma aula!
Fiquei morrendo de vontade de ir ver pessoalmente a expo, e especialmente ver de perto os colares sensacionais (de uma modernidade absurda, nao?)
bjs!
Rosângela Ferreira Leite Santos
18 de July de 2011Olá Consuelo, adorei o post!!!, que bom, informações de primeiríssima qualidade acerca do maravilhoso estilo Madame Grés, ainda tão atual e usável. O considero um verdadeiro marco do bem vestir com estilo e elegância.. parabéns pelos informes fantásticoss
Roberta Gerhardt
20 de July de 2011Querida Consuelo!
Sempre que posso, estou aqui e procuro ler o que andei perdendo... E este seu post está absolutamente impecável! Impecável em todos os sentidos! Parabéns!!!! Que delícia! Beijos, com muito carinho da Roberta Gerhardt.
consueloblog
20 de July de 2011Roberta que delícia ter vc por aqui outra vez! Adoro teus comentários. Muito obrigada pelos elogios a este post que realmente achei ficou muito bom, mas porque tudo é lindo mesmo!
Como vai a nossa mascotinha Violeta?
bjinhos
c
Isabella
21 de January de 2013Vi o link para esse post no post do Fuerzabruta e cliquei. É um dos meus favoritos ever, não sei como não tinha comentado na época!
A quinta foto é, desde que o post saiu, o meu plano de fundo da tela home do iPhone. Acho lindo o contraste entre o vestido tão delicado e as esculturas. Essa sala é maravilhosa, por sinal...
Além disso, essa exposição é, sem sombra de dúvidas, a que eu mais amei ver em toda a minha vida. Nesse dia eu estava muito mau humorada, aí peguei o metrô e fui pra lá bem no final do dia... e voltei super feliz. Acho que ela foi muito inteligente em combinar o museu com as peças da Mme. Grès, uma artista incrível. Assim como disse sobre a foto, o contraste é demais. E parece que um complementa o outro...
O atelier pra mim é uma das melhores partes. Entrei lá e aquele ambiente era tão lindo e intimista que cheguei a me emocionar. Eu estava com umas francesas lindas e elegantes lá dentro e vi que elas também se sentiam assim. Maravilhoso!
Estava tão apaixonada por aquilo tudo que assisti cada video várias vezes e tentei decifrar todas as plaquinhas (sendo que eu não falo francês, mas ok). Passei muito tempo lá dentro, até meu pai começar a mandar mensagens reclamando que eu tinha sumido... ;)
Já falei demais, né? hahaha. Mas ver esse post de novo me lembrou muitas coisas boas e eu AMEI poder relembrar aqui. Fiquei super feliz de ver tudo isso mais uma vez!!
bjs
http://hrvatic.tumblr.com
consueloblog
21 de January de 2013Querida q bom q estas imagens te levaram a uma memória alegre...e fiquei honrada com o teu plano de fundo!! Esta foi realmente uma exposição divina, e as fotos facilmente ficaram lindas! bjs c
Isa de Curitiba
31 de October de 2015Consuelo querida, obrigada por essa postagem maravilhosa, Madame Grès juntamente com Antoine Bourdelle. Deve-se, pois, destacar o merecido mérito do seu Curador, que expôs, de maneira bastante envolvente, a arte tão contrastante das imensas e pesadas esculturas de Antoine Bourdelle com os drapeados impecáveis de Madame Grès, resultando numa completa harmonia. Parabéns pelas fotos, percebe-se, nitidamente, os acessórios da Madame Grès e os instrumentos de trabalho de Bourdelle, chega a ser emocionante apreciar. Um grande abraço fraterno e, mais uma vez, obrigada por me levar nessa magnifica exposição!