Voltamos à falar da minha cidade favorita, Florença!
Quando estive por lá acho que comia um gelato por dia, primeiro porque o gelato de lá é incomparável com qualquer outro e eu sabia disso! Segundo porque fazia muito calor, mas se tivesse frio eu mandaria ver nos gelatos do mesmo jeito. Sorvete é meu doce preferido, gosto de coisa gelada e gosto de coisa doce, LOGO… gelato é minha paixão!
Sugiro que pegue os sorvetes na casquinha ou no copinho pequeno e que vá provando um por um desses gelatos! Em geral, a dose pequena desses super sorvetes vai te custar uns 2,50 euros e lhe dará direito a escolher 2 sabores. Algumas gelaterias têm a opção de porção de 1 euro, que eles chamam de baby ou degustação, que se restringe a um sabor só.
Meia observação: em razão da Itália ser famosa pelos seus gelatos você os encontrará por toda parte. Nem todo gelato que se encontra por lá é bom, ok? Quando você vir uma pilha enorme de sorvete, parecendo uma montanha, bem colorido, na porta dos lugares duvide da qualidade! Por isso as dicas desse post são tão preciosas! Você precisa e merece provar o verdadeiro e melhor gelato italiano!
Sem rodeios e com muita propriedade (meus quilos extras pós temporada fiorentina confirmam minha sabedoria) apresento-lhes as melhores gelaterias de Firenze.
MANGIA CHE TI FA BENE!
1. Gelateria la Carraia
Vamos começar com a melhor logo de cara! Gente, trocaria todos os doces do mundo pelo gelato daqui! Principalmente pelos sabore chocolate branco e pistache. O sorvete é cremoso, com consistência e sabor muito bons!
Acho a diferença desse gelato para os outros é realmente a textura e a cremosidade. O atendimento é ótimo, lá tem alguns banquinhos pra sentar, mas bem poucos. Convido você para ir à beira do rio Arno apreciar a vista.
O sabor creme de amêndoas também é muito bom e o sabor mármore Carraia (chocolate com pedacinhos de biscoito) é muito famoso também, mas pra mim o de pistache é imbatível.
Só chegar lá e falar PISTACHIO (O “CH” pronuncie como você diria Pinochio, som de “QUI”, ok? – o som é diferente do português)!
Meu último dia de Florença, meu aniversário, almoçamos no Caffé Cibreo e depois “mangiamos” um gelato na La Carraia! Aniversário dos sonhos.
Onde Fica? Tem dois endereços:
– a oficial (primeira a existir) fica na Piazza Nazario Sauro, 25-red, Firenze, Itália – logo ao final da Ponte a La Carraia, no sentido centro histórico Oltrarno (outro lado do rio Arno). Você atravessará a ponte e ela estará lá te esperando.
– a filial fica na rua onde ficava minha escola de italiano (impossível resistir no pós aula): Via dei Benci, 2, Firenze – próximo à Piazza Santa Croce.
2. Lindt
Sim, quando digo Lindt, quero dizer Lindt… e só isso acho que dispensa comentários. Primeiro que a loja é enorme e um paraíso para comprar todos os tipos de chocolate da marca, mas pra mim, o melhor está no gelato de lá. Pra ser sincera não lembro qual o sabor que provei de lá, mas lembro de ser muito bom e dessa opinião ser unânime entre minhas amigas. Acho que pedi pra pessoa que me serviu me sugerir e me servir o que saia mais.
O cheiro da loja é inesquecível, só de lembrar me da água na boca.
Saindo dali é só sentar num dos banquinhos de frente para o Duomo e apreciar a vista. Curta o movimento fiorentino, o gelato. Aiai! Dolce Far Niente!
Para encontrar a Lindt, posicione-se como se estivesse de frente para a entrada do Duomo, ande para o seu lado direito dando a volta no Duomo e ela estará lá!
Horário: Todos os dias, das 10h-20h.
Onde Fica? Piazza Duomo 15R, 50122 Florença, Itália – basta você andar ao redor do Duomo e enc0ntrará a Lindt.
3. Badiani
Esse lugar não é só uma gelateria, mas uma confeitaria onde eu tive uma das experiências mais gostosas em Florença.
Tava bem cheio quando cheguei lá. O lugar é grande, diferente das outras gelaterias então fiquei meio perdida, mas funciona igual… siga o movimento, procure seu lugar na suposta fila, peça o seu sorvete. Tem diversos sabores. Bom, diferente das outras, aqui tinha lugar pra sentar e outras coisas para comer.
Por ser afastada do centro histórico, mais exatamente próxima ao estado da Fiorentina e à 850m da minha casa em Florença é um lugar mais de locais. A vibe é boa.
Peguei meu gelato, pegaria um bumba na frente da Badiani em direção ao centro não lembro exatamente pra fazer o que, mas estava chovendo. Resolvi sentar. Uma senhorinha italiana muito fofa perguntou se o lugar ao meu lado estava livre. E ela ficou ali contando da vida dela, dos netos, da família, da chuva… fui conversando… aí ela me perguntou se eu morava longe. Não sabia o que responder exatamente, disse SIM e NÃO, que minha casa em Florença ficava ali perto, mas morava mesmo no Brasil, que era brasileira.
Ela ficou surpresa, perguntou como eu entendia tudo e respondia tudo em italiano eu contei que estava lá fazia 3 semanas (na época) estudando a língua e tal. Mas fiquei feliz porque ela nem percebeu a diferença. Saí saltitandooooooo. Eis que depois parei pra pensar… claro que aquela senhora era ainda mais boazinha do que eu imaginava, claro que ela percebeu que eu era estrangeira. Que fofa! E posso dizer que não foi a primeira vez que senhoras italianas conversaram comigo do nada, uma delícia isso. Falam que os europeus são mais frios né, não tive essa impressão não.
Talvez a Badiani não entre no seu roteiro padrão de turista, mas se for assistir algum jogo por lá lembre-se dela. Ou se tiver mais tempo. É um lugar agradável para um lanche da tarde e café da manhã. Reparei que aceitam encomendas de tortas e bolos. Quero voltar!
Ahhhh, prove o sabor Buontalenti, é como um gelato de creme, mas melhorado, uma receita antiquíssima e muito premiada, que segundo o que dizem ninguém consegue repetir igual.
Onde Fica? Viale dei Mille, 20, Florença – umas 4 quadras do estádio
4. Vivoli
Tá… não colocaria a Vivoli na minha lista. O gelato é bom, mas achei os outros melhores. Mas todo mundo coloca a Vivoli entre os melhores, o lugar é super premiado então tá aqui.
Fora que é super central, perto da Piazza Santa Croce e do Museu Bargello, fica entre os dois na verdade.
Trata-se de uma gelateria muito tradicional, uma das mais antigas de Florença.
O lugar é maior do que as gelaterias convencionais da cidade, tipo uma confeitaria mesmo. Até encontrá-la você terá que andar por algumas ruelas do centro histórico, uma experiência encantadora.
Onde Fica? Via Dell’Isola delle Stinche, 7r, Firenze, Itália
5. Perché No
Porque não provar mais essa gelateria? Todos os dias eles trazem um sabor novo. Prove o cheesecake! Huummm esse post está torturante!
Fica entre a Piazza della Signoria (você certamente passará por ela) e a Piazza della Repubblica. Andando “pro fundo” da gelateria você encontrará a casa (e museu) de Dante Alighieri (Via Dante Alighieri, 14, 50122 Firenze).
Onde Fica? Via dei Tavolini, 19-rosso 50122 Firenze
6. Gelateria Santa Trinita
Acho que depois da La Carraia, essa é a minha favorita. Quando saía em Oltrarno, a Santa Trinitá estava no meu caminho para casa e eu nem tentava resistir. Acho que é a única gelateria da lista que fica aberta até tarde!
O lugar é agradável, o atendimento é bom. Prove o sabor Buontalenti ao Mascarpone. Acho que é nutella (ou algo parecido) com mascarpone. Impossível não amar. Nocciola também é bom, frutti di bosco também… ai gente, difícil sugerir sabores porque isso é muito de gosto. Minhas sugestões são essas, mas vai com fé no seu sexto sentido, ok!?
Florença tem uma rua de comércio chique né… ao final dessa rua tem a ponte Santa Trinitá e ao final da ponte esta a Gelateria Santa Trinitá. Não tem erro.
Tem lugar pra sentar, mas não muito também. As vezes sentava lá dentro, as vezes saia andando e tomando meu gelato, as vezes parava na ponte Santa Trinita, ficava entre a vista e o gelato.
Ela é próxima da Gelateria La Carraia. Então se quiser fazer um passeio nas duas ao mesmo tempo pra comparar e voltar aqui e contar qual preferiu eu agradeço.
Onde Fica? Piazza Frescobaldi, 11-12r Firenze, Itália – basta atravessar a ponte Santa Trinitá (pra mim a mais bonita de Florença) no sentido centro histórico para Oltrarno (outro lado do Rio Arno).
7. Grom
A Grom nasceu em Torino e se espalhou por toda a Itália.
Já falei da Grom quando falei sobre gelato em Milão (aqui), comparando com a Cioccolati Italiani. Não acho que é o melhor gelato da cidade, mas ainda assim é indiscutível que seja um gelato de qualidade.
Vive cheia. Prove o Crema di Grom e Nocciola e tinha um sabor que se não me engano chamava Bacio di Latte.
Onde Fica? Via del Campanile, 2, Firenze, Itália
—————
O que acharam da lista? Conhecem alguma?
Aqui, um mapa com indicação do tesouro! Ahhhh e durante o post, o que tiver em laranja e grifado é link, ok? Pode clicar que você vai cair na página oficial ou no endereço do lugar! Ajuda muito na hora de viajar.
Denise Luna
29 de November de 2014Dá vontade de pegar um avião, agora!!!!!!!!
Se bem que o Brasil está muito melhor em matéria de sorvetes depois do aparecimento dos Sorvetes Itália, Mil frutas, Momo.... fora as gelaterias internacionais como Vecchio, Baccio di Latte, etc....
Vivian Campanelli
29 de November de 2014Aqui no Brasil o meu preferido é Baccio di Latte, mas ainda assim, nada se compara com o gelato fiorentino né!? Vontade de montar nesse mesmo avião aí! hehehe
Maria Vilma
29 de November de 2014Bom dia, doçuras!
Consuelo / Vivian: Eu gosto de coisas doces... mas sorvete, qualquer que seja
(ainda bem!), não me enche os olhos... Mesmo assim, fiquei com água na boca,
lendo as histórias e impressões acerca dessa iguaria, descritas pela doce-alegre, “sorvetóloga” e saltitante, Vivian.
Tanto, que me deu vontade de acrescentar mais um tantinho de doçura como ingrediente... nos trechos da música de Marisa Monte:
“Venha pra cá, venha comigo!
A hora é pra já, não é proibido.
Vou te contar: tá divertido,
Pode chegar!
Jujuba, bananada, pipoca,
Cocada, queijadinha, sorvete,
Chiclete, sundae de chocolate.
Traz todo mundo, 'tá convidado, é só chegar.
Traz toda a gente, 'tá liberado, é pra dançar,
Toda tristeza deixa lá fora; chega pra cá!”.
Para adoçar e alegrar ainda mais o nosso dia!
MaVi
Vivian Campanelli
29 de November de 2014Aiiii MaVi que delícia!!! Caiu bem essa música ao post mesmo... vou ver se acrescento no Destinos e Receitas essa semana!! Fico feliz que tenha gostado do post!!! bjo e bom final de semana!
Maria Vilma
30 de November de 2014Ôôô... minha linda! Como o seu post, esta música (Adoooro!)
é um convite para festejar os momentos... a vida... com
alegria... doces/doçuras... sem culpa...rsss...
Muito obrigada, por compartilhar meiguice e achados conosco!
Bjs, MaVi
Andreia Mota
29 de November de 2014Diva querida!!!!
Babando é a ordem da noite, rssssss!!!!
Lembrei da época que o sorvete da Kibom era adicionado em latas* decoradas com motivos de Natal, hoje até o sabor não é mais o mesmo. Vivian obrigada por compartilhar a emoção de saborear um gelato conosco, um beijos as duas e bj Salotto.
*isto mesmo, lata de ferro.
Denise Luna
30 de November de 2014Andreia, do céu!!!!!! Tinha esquecido completamente dessa época dos sorvetes Kibon em lata.... Era tão bom não é?
Mas pelo menos agora, temos mais opções, bem mais caras, mas melhores.
Bjs
Vivian Campanelli
30 de November de 2014Não conheci Kibon em lata! :( :(
Fiquei com vontade agora gente! Como é que faz!? hahaha
Que bom que gostaram do post gente! Sejam bem vindas no www.destinosereceitas.com.br também!
Bjos pra vocês!
Andreia Mota
30 de November de 2014Ô querida, são lembranças dos anos 70, você é uma mocinha linda, mas acho que seus pais conheceram, um beijo grande.
Achei uma, só pra você ter uma noção do que era.
De, olha que saudade!!!
http://img1.mlstatic.com/s_MLB_v_V_f_3524287138_122012.jpg
Vivian Campanelli
1 de December de 2014Aiii gente!!! Podiam fazer uma versão retrô! hahaha Adorei!!! Sabe saudades do que não conheço?? hahaha
Maria Benincasa
29 de November de 2014Nossa, que lombriga que me deu!!! Se a De me der carona....rsrs
Bjs da roça!!
Claudia Vasques
30 de November de 2014Excelente lista! Mas eu trocaria a Lindt, que nao faz gelato italiano, pela Gelato di Carapina, da Piazza della Signoria.
Vivian Campanelli
30 de November de 2014Não provei o gelato da Carapina!!! Tenho que voltar já! :) hehehehe adorei a sugestão! bjooo
Daniela Giuliboni Coelho
30 de November de 2014Que tortura rsrsrs pois adorooooo tudo o que é doce,adorei o post e me deu uma vontade de tomar um gelato, eu estou indo agora matar minha vontade bjsssss e obrigado por esse gostoso post Vivian.Bjsss Consu e Salotto!!!!
Vivian Campanelli
30 de November de 2014Fico muito feliz que tenha gostado Daniela! Seja sempre bem vinda no www.destinosereceitas.com.br. Para pararmos de babar nessas delícias que encontramos só na Itália temos algumas receitas deliciosas no Blog. Inclusive algumas Receitas de Destino, que são receitas originais dos cantos mais deliciosos do mundo, tipo... receita holandesa, francesa, suíça, brasileira e claro, italiana! :)
bjooo
Ane
1 de December de 2014O meu preferito é o de marrone da Vivoli, de castanhas, sazonal, só tem no inverno, a partir de novembro. o La Carraia é maravilhoso, concordo sobre chocolate branco e pistacchio, divino! Mas eu ia sempre na "filial" do la Carraia perto "de casa", na Via de' Benci, quase esquina com o Corso de' Tintori, passava na frente todo dia a caminho da Scuola Toscana. Bacio sabor Baci Peruggini a tutti!
Vivian Campanelli
1 de December de 2014Ane, você estudou na Scuola Toscana?????? Era lá que eu estudava também!!!! Que legal!!! De onde você é? Sonho em voltar pra lá! E agora, em janeiro, vou pra Istambul visitar minha colega de casa que é de lá! Que saudades daquele lugar! Via de´Benci rocks!!! :)
Ane
3 de December de 2014Oi, querida! Moro no Rio mas sou gaúcha de Santa Maria. Já estudei lá em três oportunidades, duas vezes em 2012 e uma em janeiro/fevereiro deste ano de 2014. Eu tinha uma colega de Istambul também, mas não lembro o nome dela. Ela chegou quando eu estava indo embora em fevereiro/2014. Morei em Firenze em 2012 com meu marido e os dois filhotes pequenos, no Corso de' Tintori, pertinho da Scuola Toscana. Caterina, Carmen, Lorenzo, Alberto, Laura, Lavinia, Daniella, meus professores queridos. Com Caterina, Carmen e Lorenzo tenho contato até hoje via Facebook. Em dezembro 2015 passaremos nova temporada, até fevereiro 2016...muito longe pro meu gosto. Quero mais gelato!!!!
E tu, de onde és? Vamos manter contato! Quem sabe não temos mais amigos em comum? Beijos!
E tu
Vivian Campanelli
16 de December de 2014Aiiii arrepiei só de ler o nome dessas pessoas queridas! Parece que escuto a voz do Lorenzo e da Lavinia! Essa temporada pro final do ano que vem é pra valer? Sou paranaense, de Londrina. Sonho em levar meu namorado pra Florença!
A Scuola não fecha dezembro e janeiro? Pra mim é sempre a melhor época para férias longas!
Vamos manter contato sim, please! Tenho um blog também, o Destinos e Receitas (www.destinosereceitas.com.br). Te convido desde já pra fazer parte dele também. Pode dar pitacos, sugerir posts, criticar... estamos abertos! hahahaha E, se quiser, me adiciona no Facebook também! Procure por Vívian Campanelli, tenho certeza de que me reconhecerá pelo cenário! Aii que coincidência boa!
nina
20 de January de 2015You missed the absolute BEST ice cream, not only in Florence, but in the WORLD! ;-) Gelateria dei Medici in Via dello Statuto. A bit off the beaten path, but well worth the effort! Blows these other ones mentioned out of the water!
consueloblog
20 de January de 2015Good to know!! Thank you Nina!! I didn't know it but will have to try!! And meet you soon!! bjs c
Marcia
1 de July de 2016Além da já citada Carapina, gosto também da Edoardo, na piazza del Duomo.
Gabriela
12 de September de 2016Oi, Consuelo!
Estou pesquisando uma viagem para Florença e fiquei pensando se há opções de alimentos/doces sem açucar para uma pessoa com diabetes. Já li os posts no blog com os nomes de sorveterias e restaurantes e procurei no google também com "diet", "sugarless", "senza zucchero" e palavras similares e tudo o que indica é "você não se arrependerá em sair da dieta", "aqui não é o lugar para fazer dieta" hahaha. Como o pessoal com restrição de açucar faz? tem sorvetes/doces sem açúcar por aí ou não é da cultura local fazer essas restrições? Estou intrigada.
Obrigada!