Receitas light para o dia das mães!!
Enquanto eu vou compilando imagens aqui de Londres, a Jaque-linda (blog dela AQUI) nos oferece estes menus sensacionais para dar um up delicioso e light ao dia das mães!!
Preparações saudáveis e práticas
Que tal substituir as preparações usuais, por preparações mais nutritivas, saudáveis e deliciosas? Chegando o dia das mães, pensei num post que pudesse inspirar a todas nós, com receitas que merecemos porque são mega nutritivas, práticas e que todos vão apreciar. Vão pensar que passamos horas na cozinha e na verdade vamos gastar pequenos momentos. Vamos tentar? Então aqui vão algumas ideias para colocarmos em prática. Vou começar pela maionese nossa de cada dia. Ao invés de utilizarmos a maionese comum nos pratos, vamos utilizar uma maionese a base de abacate. Quem nunca comeu, não torça o nariz, pois o sabor é indescritível!!!
Maionese de abacate
O abacate é riquíssimo em gordura benéfica à saúde, o que torna os valores do bom colesterol alto e do colesterol “ruim”, baixo. Portanto pode ser, e deve ser, utilizado em todas as preparações na qual você usaria a maionese tradicional como batatas, sanduíches, acompanhamento para petiscos, etc.
Ingredientes
Polpa de 1 abacate médio
1/2 xícara de azeite extravirgem
suco de 1 limão
8 colheres (sopa) de água
1 colher (chá) de sal
1 pitada de pimenta do reino ervas a gosto (opcional)
Preparo
Bata no liquidificador a polpa de abacate com o limão, a água e os temperos. Vá acrescentando o óleo aos poucos e batendo. Se desejar, adicione ervas picadas. Acompanha lanches, patês e saladas. Tampado e conservado em geladeira, dura até 3 dias.
Macarrão sem glúten
E o macarrão de domingo? Aquele delicioso que tem ingredientes totalmente especias e segredinhos que ninguém conta? O macarrão tradicional pode ser substituído por macarrão sem glúten. O que quer dizer? Macarrão sem glúten é aquele feito sem farinha de trigo, centeio ou cevada, mas feito com algum outro tipo de farinha que pode ser de arroz, de quinoa, de milho, e outras variações. A novidade é que não só o macarrão, mas a lasanha também pode ser sem glúten. Qual é a diferença? Depois que você ingere uma massa sem glúten, sente-se muito mais leve com a digestão muito mais eficaz. E o melhor, o sabor é o mesmo!!!
Empadão sem glúten
Deixo também uma receitinha de empadão sem glúten e mara!!! Quem já imaginou fazer um empadão, sim eu disse empadão, sem glúten? Ahaaaa… Pois é, aquela receitinha de massa podre, que vai um monte de farinha de trigo, está com os dias contados. Eis que surge uma receita duplamente fácil e tão saborosa que não deixa saudade nenhuma do velho empadão. É o empadão de grão de bico. O grão de bico, por ser uma leguminosa riquíssima em proteína, de digestão fácil e muito nutritiva, pode ser utilizada para a base da massa do empadão, sendo então recheado pela preferência da família, e tão apreciado quanto o outro. Eis a receita!
Ingredientes
3 xíc. (chá) de grão-debico
2 col. (sopa) de azeite extravirgem
3 dentes de alho
1 col. (café) de sal (de preferência, marinho)
Recheio
2 e ½ xíc.(chá) de frango desfiado
2 col. (sopa) de azeite extravirgem
3 dentes de alho
1 cebola inteira picada
1 copo (200 ml) de molho de tomate
4 xíc. (chá) de palmito pupunha picado
½ xíc. (chá) de cheiroverde picado
¼ xíc. (chá) de manjericão picado
Sal a gosto
Modo de fazer
Ponha o grão-de-bico de molho por 2 horas. Em seguida, cozinhe-o por 45 minutos. Escorra a água e bata o grão-de-bico em liquidificador com o azeite, os dentes de alho e o sal, até obter uma massa homogênea. Forre uma fôrma refratária média (cerca de 33 x 22 cm) com metade da massa e reserve a outra metade. Prepare o recheio, refogando o frango desfiado com o azeite, o alho e a cebola. Adicione o molho de tomate, o palmito picado, o cheiro-verde e o manjericão. Acerte o sal e cozinhe até ficar macio. Recheie a massa e cubra com o restante dela, pincele com azeite e leve ao forno preaquecido por 30 minutos ou até dourar.
Fonte Boa Forma AQUI.
Batatas ao forno com azeite e alecrim!
Se for para comer batatas, que elas sejam assadas, e não fritas. As batatas já tem um índice glicêmico alto, ou seja, liberam o açúcar que contem nelas rapidamente no sangue. E se você não gastar este açúcar, caro amigo do blog, ele virará gordura na barrigudinha e nos culotes… Ai que horror!!! Pois é, quem avisa amiga nutricionista é. Portanto, para minimizar o erro, faça-a de modo saudável. Nada de óleos e mais óleos. Corte-as de modo triangular, dê uma pré-cozida mas nada de deixá-las muito moles, espalhe na forma forrada com papel manteiga e untada com um pouco de óleo. Por cima, coloque azeite, alho amassado, alecrim e sal marinho, grosso ou sal rosa. Quem gostar, pode colocar também pimenta do reino moída. Depois que estiverem douradas, sirva.
Pode ser acompanhado de peixe, também ao forno, frango assado, ou carne de panela. Nunca esquecendo a salada verde. Fica uma delícia!!!
Bolo de fubá
Partindo por esta mesma linha, também podemos confeccionar bolos, sem farinha de trigo. O bolo de fubá é um deles. Basta acrescentarmos a medida de fubá na quantidade tradicional sem acrescentar farinha de trigo, seguindo a mesma receita. Por exemplo, ao invés de colocarmos 1 xícara de farinha de trigo e outra de fubá, colocamos 2 xícaras de fubá. E para darmos “empoderamento” a esta receita, no lugar da manteiga, acrescentamos o óleo de coco, que hoje está sendo orientado para a perda de gordura abdominal e melhora na imunidade, dentre outras funções. Em todas as preparações que vá óleo vegetal, pode ser substituído por óleo de coco.
Ingredientes
3 ovos 1 xic açúcar de merara, de coco ou mascavo
1 xic óleo de dodo
1 vidro de leite de coco
2 xic fubá
1 c sopa fermento
Preparo
Bata primeiramente o óleo, açúcar, ovos, acrescentar aos poucos o fubá e por último o fermento. No liquidificador. Me contem depois.
Sorvete de Banana
E como sobremesa saudável, nunca é demais, deixo um sorvete de banana, feito com banana congelada ( nanica ), duas colheradas de sopa ou de mel ou de xarope de agave ou de creme de amendoim sem açúcar e feito apenas com amendoim, já a venda no Brasil.
Modo de preparo
Descasque duas bananas nanicas, ou mais dependendo do número de pessoas, corte em rodelas e congele-as por 1 ou 2 horas em um prato. Caso tenha um mixer, passar as bananas no mixer, caso não pode ser no liquidificador. Depois de passa-las, acrescente a pasta de amendoim ou mel ou agave e sirva como um sorvete. Fica dos céus!!!
Hoje em dia, só não é saudável quem não quer. Temos alternativas muito boas e saborosas para todos os paladares. Basta ter um objetivo claro na mente. Desejo a todas as mães do salotto, um dia das mães de paz, com saúde e que possamos sempre desenvolver nosso lado maternal em qualquer área da vida. Seja com filhos, para quem não os tem, com sobrinhos, afilhados, filhos postiços, bichinhos de estimação, amigos, vizinhos, colegas de trabalho, parentes enfim, qualquer um que eleger adotar.
Que o mundo seja muito mais maternal, do que tem sido. Assim, quem sabe, poderemos viver melhor!! Grande beijo!!!
- May 08, 2014
- 0
- Dia das mães, Jaqueline Müller
Dulce
8 de May de 2014Menina, que delicia Jaque! Com certeza todas as receitinhas farão parte do meu cardápio. Axé!
Jaqueline Müller
8 de May de 2014Quero saber depois, Dulce querida. Muito Axé minha linda!!!
Dulce
8 de May de 2014Consuelo e galera, há tempos ando sentido falta da nossa "Pro". Kd ela? Kd vc Luciene? Vai chegar uma hora, que não vou consegui trapacear a pró e suas faltas vão ficar mais sérias... Nos ajude, der o ar da sua graça, c faz falta! Mavi c que marca ponto assiduamente, que não leva uma faltinha em sua caderneta, êta garota aplicada...! Tás sabendo de algo? Axé!
consueloblog
8 de May de 2014Ela está na Europa!! rssss! bjs c
Maria Vilma
8 de May de 2014Então... Sobre a Lú está respondido.
Dulcíssima...rsss...nem tão aplicada assim, eu falto algumas
vezes... mas o CBlog/Salotto já é parte integrante da minha vida...
Eu também sinto muita falta dessas pessoas especiais: Lu, Ritoka, Grázia... e tantas outras (Rosália – Portugal)...
Apenas algumas...cujo afastamento já dura um tempo
maior...
Mas vc acha um exagero a minha “constância” por aqui...?
“Nem tão pouco, nem tanto”...né não?...Ahahaha...
Bjs, MaVi
Maria Vilma
8 de May de 2014Oops! Não sei se me fiz entender... Apenas alguns
nomes de uma lista (enorme) de pessoas, que fazem
muita falta (todos fazem. São igualmente queridos)...
por não estarem postando com a frequência costumeira.
Dulce
9 de May de 2014Mavi, exagero o que garota! A sua constância é um super importante!. Continue segurando a onda! Axé
Dulce
8 de May de 2014Luciene, vi agora que vc apareceu no post anterior da mala. Ufa, que alivio! Axé!
Ana Laura Rabelo
8 de May de 2014Ah Jaque! Adorei demais! Certíssimo que eu vou tentar o bolo de fubá, a maionese de abacate, a torta de frango!
Eu faço o sorvete de banana, mas, nunca tentei com a manteiga de amendoim. Vou tentar agora, deve ficar delicioso.
Me conta do macarrão: o bifun pode ser usado né?
Estou experimentando receitinhas naturais por influência de minha prof de yoga, essa semana fiz um bolo de banana com farinha de arroz integral e fiquei surpresa com o resultado, principalmente pq não tenho "mão para bolo". Comprei até óleo de coco, manteiga de amendoim, cacau em pó etc, etc. Estou adorando experimentar essas novidades. Até minha filha de 11 anos está aprovando! Amei o post. Beijos, AL
Jaqueline Müller
8 de May de 2014Ah que legal, Al!!! Poxa, é tão maravilhoso, a gente poder comer algo nutritivo e gostosoooo... É para acabar com a fala que tudo que é bom não é saudável... Já era!!! Tudo que é bom e faz bem, pode e deve ser delicioso.
Quanto a sua filha, poxa que legal. Os adolescentes são muito resistentes e se ela está na onda, isso é ótimo sinal.
Um grande beijo!!!
Sara
8 de May de 2014Esse é o famoso post=sacanagem! Mal comecei a trabalhar e me deu uma fome!!! Comidas lindas, amei a dica da maionese de abacate! Beijo!
consueloblog
8 de May de 2014rssss!!! Coloca no subconsciente até terminar o expediente!! (rima foi proposital!) bjs c
Jaqueline Müller
8 de May de 2014Hahahhahah é para aguçar o estômago mesmo, SAraa!!!
Jairene
8 de May de 2014Jaquelinda, um bjo grande, menina!! Saudades... <3
A cozinha ainda é um mistério para mim, rs... Mas acho que posso tentar a maionese ou o sorvete... Depois conto pra vcs, rsrs...
Consu e Salotto amado... Que lindas palavras da Jaque!! Simm... "Que o mundo seja mais maternal!" ... Talvez seja esse o caminho. Bjos!! :***
consueloblog
8 de May de 2014Também gostei muuuuito! bjs c
Jaqueline Müller
8 de May de 2014Saudades, menina Jai!! Cê sabe que pra mim também? Só consigo cozinhar quando é facinho assim....O mais complicado fica fora dos meus dotes..rsrs
E desejo de coração, porque a experiência de ser mãe está nas mãos de todos nós. É só adotarmos a idéia. ;)
Um super beijo!!
Andreia Mota
8 de May de 2014Querida Consuelo, adorei o colorido das flores!
Jaquelinda (me perdoe se eu estiver abusando da intimidade, rssss), que post delicioso!!! É de comer com os olhos!!!
Amei a receita do empadão, porque só de pensar na receita original, já engordei!!! Rssss
E as batatas assadas, hmmmm!
Fiquei curiosa em saber qual a bebida ideal para este cardápio. Quais os sucos ideais? Ou podemos beber um vinho? Fato ou ficção que o suco de laranja interrompe a absorção do ferro dos alimento, se ingerido juntos? Bj grande.
Jaqueline Müller
8 de May de 2014Querida Andrea, você está mais que autorizada a me chamar do apelido carinhoso dado pelo salotto. Aliás, que pretensão a minha, mas é uma delícia le-lo.
A bebida poderia ser uma água aromatizada, sucos cítricos de limão ou suco de maracujá. Quanto ao suco de laranja, é ficção! Muito pelo contrário, o suco de laranja ajuda na absorção do ferro. Pode ingerir junto sim!!!
Grande beijo querida!!!
Andreia Mota
8 de May de 2014Jaquelinda obrigada mesmo!!!! Eu sempre faco a opcao da agua aromatizada por influencia de uma vizinha querida e que nao consome produtos industrializados. Muitos beijos e boa noite.
Jaqueline Müller
8 de May de 2014Meus amores, que delícia saber que vocês estão apreciando. Como sempre, com o toque de Consuelo.
Meninas, como estarei na clínica o dia inteiro, e sem acesso a internet, preciso da compreensão de vocês para me aguardarem até a noite, que respondo tudo, prometo, tim tim por tim tim.
Grande beijo em todas!!! e nos meninos abraços..rsrs
Beijãoooo !!!!!
Ana Abate
8 de May de 2014Nossa! Delícia as receitas , já estou indo fazer o bolo! Mas me diga onde mais posso usar o oleo de coco pq no bolo ok que o sabor nāo deve atrapalhar, mas onde mais? Indicqa pra gente qual massa da pasta comprar que nāo tenha glúten tb...Bj Jaquelinda!
Denise Luna
8 de May de 2014Adorei tudo e vou imprimir algumas receitas para começar a experimentar. Nada como ter uma expert para nos dar opções mais saudáveis e menos engordativas de tudo o que é delicioso!
Jaque, fiquei surpesa pq ontem, vendo o programa da Bela Gil, ela recomendou, além do óleo de coco extra virgem, o óleo de girassol. Você apoia?
Esse Salotto é glorioso, pois temos personal experts em todas as áreas!!!!!!!!!!
Beijos para todas
Jovita Agra
8 de May de 2014Ótimo vc perguntar, Denise, pq substitui o óleo de soja pelo óleo de girassol já faz algum tempo, e recomendei a secretária usar em quantidades bem menores. E aí, Jaque, qual sua recomendação?
fatima
8 de May de 2014pegando carona.... vc poderia falar um poquinho sobre a soja na alimentação?
Jaqueline Müller
8 de May de 2014Meninos, ela está certíssima!!! Não recomendo fritura, mas se for para fritar que seja no óleo de coco ou azeite de dendê ou óleo de girassol. Na verdade o õleo de coco a gente pode colocar em qualquer preparação. O sabor fica levemente de coco. Podemos fazer arroz, preparar farofas, bolos, enfim, onde quisermos.
Denise que bom que gostou do post! Grande beijo!!!
Denise Luna
8 de May de 2014Jaque, adorei o sorvete de banana, mas você teria uma outra opção para a manteiga de amendoim? (o sabor me enjoa).
Tks e bjs
Jaqueline Müller
8 de May de 2014Então Denise, pode colocar mel ou agave, acrescentar canela também, pode bater com ou castanha do pará ou castanha de caju para substituir o amendoim, ficará saboroso também, porém cautela na quantidade. Nada de exagero, certo?
Denise Luna
9 de May de 2014Lógico, entendi! Até pq as gorduras boas TAMBÉM engordam, né, Jaque?
Bjs e obrigada
Jaque Müller
9 de May de 2014Sim De!!! Grande beijo!!
Fatima
8 de May de 2014Jacqueline, bom dia! Adorei as seugestões, o empadão sem gluter então deve ser maravilhoso, vou fazer, beijos Fátima.
PS Sei que a Consu está viajando, beijos pra ela também.
Jaqueline Müller
8 de May de 2014E é, Fátima. Você vai ver!!! Grande beijo!!
Jovita Agra
8 de May de 2014Jaque, com um cardápio desses toda mãe vai ficar nos trinques. Vou testar o empadão (sou gulosa!) e ver se a galera daqui de casa vai gostar. É muito verdade o que vc diz, hoje só não é saudável quem não quer. Bjo grande e obrigada pelas suas tão valiosas dicas. Feliz dias das mães a todas a mulheres do Salotto, pois acredito que não é necessário gerar para ser mãe; ser mulher já é naturalmente ser mãe.
Jaqueline Müller
8 de May de 2014Verdade Jovita, somos mães por natureza. Não importa do que, ou o que escolhemos para adotar.
Quero saber dos resultados depois do quitutes prontos, heim?
Grande beijo!!
Mateus Habib
8 de May de 2014A maionese de abacate parece deliciosa!!!!
Vou testar ;)
Sempre saio daqui com um aprendizado novo...
Bjs
Jaqueline Müller
8 de May de 2014Me conte depois, Mateus!!
Bj
Maria Vilma
8 de May de 2014Juntar a família em volta da mesa é um dos melhores presentes que uma mãe pode ganhar no seu dia – mesmo uma família pequena, como é o meu caso...
Jaque, eu tenho sorte...rss... A minha filha pula de contente nessas ocasiões em que
nos reunimos para festejar qualquer coisa... sob qualquer pretexto... e para tanto,
não mede esforços, sai na frente e agiliza tudo...! E eu adoro! Já pedi para ela ver no blog (eu estou no trabalho), assim, ela já vai tomando as primeiras providências
para o nosso almoço do dia das mães...! Que Delícia!!! E ainda por cima...eu Amoooo bolo de fubá! É o nosso bolo, juntamente com bolo de cenoura (alternadamente)... ahaha...curinga, nas comemorações festivas aqui de casa...
Que coisa linda vc disse, usando o sentimento maternal como parâmetro. Seria tão bom, não é? Pois como mãe fique imaginando... o que não se faz em nome da
proteção dos filhos. Simplesmente tudo. Estender essa ação para além... seria realmente muito bom!
Um IMENSO abraço!
Feliz dia das mães para vc também!
MaVi
Alexandra
8 de May de 2014E por falar em família, MaVi amada, como vai a sua? Tá tudo bem?
Beijocas.
Maria Vilma
8 de May de 2014Por falar em família, carinho e tenrura, nós sentimos muito
a sua falta, Ale!!! Eu sei... Vc já explicou... Mas falta assim
mesmo...!
A minha família vai muito bem querida! A sua, também?
De mãe para mãe, aquele abraço!!!
Alexandra
9 de May de 2014MaVi amada, você é uma linda!
Por aqui tudo muito bem, graças a Deus.
Um mega, ultra, super beijo.
Jaqueline Müller
8 de May de 2014Obrigada, MaVi!!!
Adoro reunir também, inclusive minha mãe neste domingo, não sabe que vou para casa dela, e levando minhas filhas... Será que ela vai gostar? Presentão!!
Grande beijo querida!!!
Alexandra
8 de May de 2014Jaquelinda de meu coração, quanta coisa gostosa!!!!
Hummm....fiquei salivando e com certeza vou agregar alguns pratos ao almocinho de domingo.
Coisa linda essa que você disse do mundo mais maternal....sabe que eu acho que é isso mesmo que tá faltando....as pessoas se olharem com carinho e afeto....
Beijo bem grandão e um super upa!
Jaqueline Müller
8 de May de 2014Alexandra querida linda, que saudade!!!
É o que eu desejo, um mundo mais maternal!
Grande beijo, e um upaaa bem quentinhooo!!!
Luisa
8 de May de 2014Oi, Consuelo,
Adoro o seu blog!
Acompanho sempre, mas é a primeira vez que comento.
Você é linda e muito atenciosa.
O seu casaco Prada é um arraso ( sei que este não é post)....Mas não posso deixar de comentar e agora sei que a pashimina é Ferragamo. Estás linda, como sempre.
Não li as receitas, a dieta pede.
Ótima estadia em Londres!
Um abraço,
consueloblog
8 de May de 2014Obrigada querida! bjs c
Andrea - Curitiba
8 de May de 2014Jaquelinda maravilhosa!!! Amei as receitas e vou adota-las logo!!!! Obrigada por ser tao generosa para conosco! Bjs......
Jaqueline Müller
8 de May de 2014Querida Andrea, grande beijo!!!
Cassiano Lopes
8 de May de 2014Amei as dicas da Jaquelinda e vou me adiantar fazendo a maionese de abacate no sábado para uns petiscos, pois é aniversário da minha sister! As batatas gratinadas com alecrim e a carne de panela fazemos em casa sempre, só que em uma versão menos saudável hehehehe Tudo anotado meu povo! E em breve, início ao projeto #cassi40! Bjocas e obrigado pelas dicas deliciosas. P-S: te contei Jaque que com a dica dos sucos e do açaí perdi três quilinhos? TUDO! Bjo.
Andrea - Curitiba
8 de May de 2014UHU!!!!!!! Congrats!! Bjs...
Jaqueline Müller
8 de May de 2014Cassiii, juraaaaaa???? Que orgulhooooo!!!!
Quero ver este projeto em prática heim? Grande beijo!!!
Tânia Sciacco
8 de May de 2014Amei as receitas Jaque! A de abacate já faço direto! Vou comprar o oleo de coco, você acha que tem que ser orgânico ou o extra virgem já faz bonito? Beijos querida e obrigada pelo post delicioso!
Jaque Müller
9 de May de 2014Tania, minha linda precisa ser extra virgem, e se for organico melhor ainda.
Muitos beijos e estamos as ordens!!!
Monica Pena
9 de May de 2014Gostei muito das dicas e das receitas.
A do macarrão sem glúten, estou para experimentar há tempos!
E será para agora!! rsr
Post maravilhoso e funcional, parabéns Jaqueline!
Jaqueline Müller
12 de May de 2014Obrigada, Monica!! Grande beijo!!!
Suelen
13 de May de 2014Oi!! Depois de muito tempo voltei...rs, querida jaque estou com uma dúvida! Eu chego da facu por volta de 23:30 e troquei o pão q comia por uma sopa de legumes, está certo o que eu fiz? E tbem como só uma fruta no intervalo da facu, está certo?
Desde já obrigado!
bjim