“Negritude, Negritudo!” por Regina Guerreiro
Hoje voltamos a mostrar um vídeo da web-série fantástica da divina Regina Guerreiro! Negritude!
Só ela para falar com tamanho conhecimento, sensibilidade e respeito sobre uma cultura que leva o nome pela sua cor de pele. E que cultura, que nos trouxe surpresa e qualidade com cor, estética, música e atitude! Obrigada Regina! Obrigada povo negro!
O vídeo
Se não conseguir abrir, por favor clique AQUI para vê-lo no YouTube.
E algumas imagens do vídeo.
- August 12, 2015
- 8
- regina guerreiro
Sandra
12 de August de 2015Que lindo hein
Andrea - Curitibaa
12 de August de 2015Grandes palavras, oh grande Regina!! Eu admiro e respeito muito a cultura negra. O que seria de nossa pais sem a sua grande influencia! Infelizmente, o racismo eh escancarado neste pais......Nos EU, eh com grande alegria que eu tenho o respeito e a amizade dos muito afrodescendentes que ainda tem uma certa prevencao contra os brancos...infelizmente....Nos, aqui do outro lado do continente, mesmo com esse ¨ranco da aceitacao¨, ainda temos tanto a lamentar....Palmas para o grande YSL, o primeiro a reconhecer a beleza e o valor da mulher negra!! Bravo meu poeta, poetinha, o grande Vinicius de Moraes, meu poeta predileto que tanto enalteceu em suas musicas a alma africana! Palmas tambem para as modelos que estao chegando agora nas grandes passarelas internacionais aplaudidas de pe e glorificadas por tanta gente que antes nem pensaria em tal fato! Viva Lupita, para mim a maxima representante da mulher africana na industria cinematografica, a maior beleza e elegancia enter as atrizes! Viva a feijoada e os quindins! Viva o meu jazz desenvolvido pelos negros americanos ao tirarem um grande sarro das dancas esnobes dos brancos decadentes! Viva o meu sapateado, inventado com tampinhas de garrafa coladas nas solas dos sapatos da meninada dos suburbios novaiorquinos ao acharem graca do que poderiam fazer ao som dos grandes instrumentistas, ambos com a mesma cor e ideologia! Esse ranco jamais acabara mas o poder e o sucesso dessa grande raca sera sempre maior!! Bravo, chapeau Regina!!!!!! Bjs......
Andreia Mota
12 de August de 2015Aplausos de pé para o seu comentário!!!!
Beijo grande minha Xará
Andrea - Curitiba
12 de August de 2015Obrigada minha linda!!!!!! Bjs.......
Verônica Valério
14 de August de 2015Andrea, honesto e grandioso o seu comentário! Sensível a sua percepção... Beijos!
Andrea - Curitiba
14 de August de 2015Obrigada Veronica! Bjs.......
Tânia Sciacco
12 de August de 2015Fantástico! Também amo a cultura negra!
Luciana Rodrigues
12 de August de 2015Emocionante! Compro panos africanos no mercadinho aqui de Roma... e faço saiassss pra mim! Posso mandar uma fotinho? Beijosssss
Verônica Valério
14 de August de 2015Luciana, adoraria ver! Beijos!
consueloblog
14 de August de 2015Mande simmmmm!! Quero ver! bjs c
Andreia Mota
12 de August de 2015. Delírios fashion, adooooro! Quem não têm que atire a primeira pluma, hahaha.
. Bábu mermu por feijoada, acarajé e quindim hummmm!!!
. Lembrei-me do filme “Quase Deuses” na hora, minto, na verdade lembrei-me de vários filmes, inclusive do primeiro desenho animando de princesa negra da Disney (A princesa e o sapo).
. Conclusão do post de Regina Guerreiro - mais uma lição e experiência de vida na caixinha dos favoritos.
Beijos Diva, Beijos Salotto ;)
vera
12 de August de 2015Adorei! Parabéns, Regina por mais este post delicioso!
Daniela G.C
12 de August de 2015Viva a diversidade......Viva as diferenças.... Amei o post Regina parabéns...... Saint Laurent maravilhoso já erá um visionário!!! Beijos Consu e Salotto!!!!!
luciene felix lamy
13 de August de 2015E eis que a África também corre em minhas veias! \o/
Excelente o vídeo! Regina, como sempre, mandando muito bem.
Como voluntária da ONG de inclusão sócio-educacional, EDUCAFRO, em agosto de 2006 levei meus alunos à exposição "Deuses Gregos", na FAAP. A alegria de vê-los saber identificar TODAS as divindades logo na entrada, foi algo de indizível, de uma satisfação ímpar. Claro que aproveitei a ocasião para informá-los sobre a analogia, a correspondência que há entre os deuses greco-romanos e os africanos.
Segundo o antropólogo Claude Lévi-Strauss, sentimentos universais tais como o amor, a guerra, o desejo por saúde e prosperidade, anseio pelo poder e etc., sempre fomentaram mitos entre todos os povos.
O paralelismo entre as divindades helênicas e o panteão orubá ou afrobrasileiro fica assim:
Oduduá = Chronos (Saturno) ou Ouranós (Urano)
Oxalá = Zeus (Júpiter) ou Chronos (Saturno)
Xangô = Zeus (Júpiter) ou Poseidon (Nettuno)
Iansã = Hera (Juno) ou Perséfone (Prosérpina)
Oxóssi = Apolo (Hélios) ou Órion
Ossaim = Quíron ou Prometeu
Obaluaiê = Hades (Plutão), Apolo (Hélios) ou Asclépio (Esculápio)
Oxumarê = Píton, Boréas ou Zéfiro
Nanã Buruku = Deméter (Ceres) ou Gaia
Obá = Ártemis (Diana) ou Atena (Minerva)
Euá = Perséfone (Prosérpina) ou Atena (Minerva)
Oxum = Afrodite (Vênus)
Logum-Edé = Adônis ou Eros (Cupido)
Iemanjá = Hera (Juno), Afrodite (Vênus) ou Tétis (mãe de Aquiles)
Ibeji = Dioniso (Pã, Bacco)
Aganju = Poseidon (Nettuno) ou Atlas
Orumilá = Apolo (Hélios)
Ogum = Ares (Marte) ou Hefestos (Vulcano)
Exu = Hermes (Mercúrio) ou Dioniso (Pã, Bacco)
Zilhões!
PS: Piro num acarajé.
Verônica Valério
14 de August de 2015Luciene, que maravilha de exposição! Palmas para você, Regina e Consuelo! Beijos!
luciene felix lamy
14 de August de 2015Verônica,
Assim que puder, preciso pesquisar e fazer um Post extra sobre a exaltação da beleza negra na Arte.
Uma das mulheres mais lindas, antigas (cerca de 1.300a.C.), poderosas do mundo era negra: a rainha Nefertiti*, consorte do faraó egípcio Amenófis IV, que tributou honras e glórias ao deus SOL (Aton), mudando seu nome para Akhenaton. \o/
(*) Consuelo já a fotografou para nós, em Berlim.
Verônica Valério
14 de August de 2015Que maravilha, Luciene! Então siga a diante com seu nobre propósito!
Boa sorte e muita inspiração!
Beijos!
consueloblog
14 de August de 2015Pombas Lu, até isso vc sabe?!! bjs c
luciene felix lamy
14 de August de 2015Parafraseando Sócrates, só sei que nada sei, donzela.
Mas morro de curiosidade... Zilhões!!!
Verônica Valério
14 de August de 2015Consuelo, mais uma vez você desponta na corrente vanguardista do comportamento, dentro da sua proposta de blogueira em tempo integral, ao trazer esse ótimo vídeo, da ótima Regina Guerreiro, abordando a temática da diversidade da cultura negra. Essas "sacadas" afirmam o seu posicionamento antenado diante da pluralidade e da diversidade da vida contemporâneo. Você tem uma percepção aguçada - aliás, você é uma personagem real, despudorada, desinibida e incrivelmente espontânea e verdadeira. Sem firulas e frescuras. O que a coloca a anos-luz de distância de suas colegas blogueiras!!! Mais Consuelos, please!
De quebra, ainda nos contempla em seu (e nosso) espaço com uma reflexão sobre o racismo e os seus desdobramentos, na ótica de Regina Guerreiro.
Como mulher negra, sinto-me feliz e reconhecida por perceber-me inserida num espaço midiático, que na maioria das vezes, pouco contempla a realidade do povo negro.
Continue trazendo novas temáticas de exposição, reflexão e debate sobre a diversidade e a pluralidade cultural e comportamental. Pois é delicioso ler seus posts, bem como todos os comentários de pessoas bem incríveis e antenadas que a acompanham.
Grata!
Votos de saúde, bem-aventurança e vida longa e feliz!
Black is beautiful!
Beijos!
consueloblog
14 de August de 2015Oi Verônica, obrigada pelo teu testemunho! Só na pele pode-se saber ao certo o q se passa no Brasil... quer elucidar? bjs c
Verônica Valério
14 de August de 2015Sim, Consuelo. Mas o primeiro passo para combater o preconceito é assumir que ele existe e que fazemos parte de uma cultura que o sustenta e o alimenta por meio de padrões de beleza inalcançáveis e irreais. Por isso, aprecio seu estilo low profile, ao mesmo tempo classicamente chique, sem afetação. É verdadeiro e legítimo! Isso é um referencial muito positivo para nós, "mulheres comuns", com as nossas rotinas tão atribuladas. Você carrega a diversidade na própria genética - o que muitos do mundo da moda insistem em neutralizar e renegar. E está sempre disposta a fazer uma leitura sobre a composição do belo no mundo real e muitas vezes tão superficial. Provando que o estilo é o contraponto do status quo.
Depois, é fazer exatamente o que você está fazendo: abrir espaços para campos de reflexão e debate junto a pessoas de realidade socioeconômica e cultural variada. Assim, revela-se uma problemática que está diante de nossos olhos, mas que recusamos em aceitá-la, assumindo a nossa responsabilidade nesses processos e compreendendo os meios como eles se constroem e se mantêm. Regina Guerreiro foi bem assertiva nesse aspecto e muito feliz!
Prossiga, portanto, antenada, bela, livre e caminhando com a alma aberta... "Levando a lua nova na mão, como pouca gente faz " (Naire e Paulinho Tapajós).
Beijos!
consueloblog
17 de August de 2015Comentário muito bem escrito com ótimos pontos a serem cogitados!! Obrigada! bj sc
Andrea - Curitiba
14 de August de 2015Veronica querida, vc deve ser linda!!!! Tenha muito orgulho de sua raca,pois vcs fazem a grande diferenca!!! Bjs no coracao........
Verônica Valério
14 de August de 2015Beijos, querida! E viva a diversidade no Brasil e no mundo...