Nova Iorque: Museu The Cloisters
Faz (acho que finalmente aprendi a usar este verbo corretamente neste caso!!) anos que queria ir ao The Cloisters mas sempre achava que era muito longe. Hoje me bateu uma coragem e fui!! Descobri que em 45 minutos do centro de Manhattan chega-se lá de metrô! O truque é pegar o express train! As instruções para chegar estão AQUI.
O The Cloisters faz parte do Metropolitan Museum of Art e foi um museu criado para expor o povo americano à arte medieval européia. A iniciativa veio de John D. Rockefeller, Jr. após a compra da coleção do escultor, George Grey Barnard. Este último, nas suas viagens à Europa para procurar pedras para suas esculturas, trazia com si peças de arte medieval. Isto acontecia no início do século XX. Hoje não pode-se mais fazer isto sem milhares de documentos e permissões do governo. Fato está que este bonito museu ostenta algumas lindíssimas peças e partes de igrejas e pátios internos da época medieval. Tudo foi reconstruído peça por peça e inserido no museu após o seu desmantelamento na Europa.
- O documentário abaixo mostra como foi feito o transporte. É um pouco longo, mas pode-se avançar às partes que interessam.
O museu não é muito grande e não tem uma coleção extensiva, mas é uma delícia fazer o passeio até lá para ver a estrutura, seus jardins, a vista do Hudson River, e sim as lindas peças que eles tem, inclusive tapeçarias maravilhosas de unicórnios.
Os incríveis tons e sombras na tapeçaria!! É muito provável que estes sejam o casal que comissionou a série de tapeçaria.
Cheguei por sorte quando estava começando um tour. Foi muito interessante observar o quanto o ponto de vista do guia americano é diferente da do europeu. Discuti isto mais tarde com a Lucia. Acredito que o americano supõe que quem vem visitar o museu não só não sabe nada de arte e história, mas também pouquíssimo da religião católica. Ao invés, um guia europeu tem como certo que seus observadores sabem do que ele está falando e parte para a análise específica de uma peça dentro da realidade artística, cultural e religiosa da época. Isto parece bobo, mas foi quase como uma epifania para mim (ou como a Lucia tão bem descreve, “uma pizzada na cara!”).
Pedi a um casal para tirar uma foto de mim…
Voltando downtown, encontrei a Lucia para o nosso tradicional happy hour com Cosmopolitans!! O meu conselho para qualquer turista (inclusive eu) é fazer meio dia, ou no máximo 2/3 do dia de cultura, e o resto de lazer!! Só assim, ao meu ver, a memória daquelas férias são alegres.
E tive um presente!! A Allegra veio jantar conosco!! Fomos ao chinês Shun Lee (Allegra tinha o direito à escolha e quis oriental!) 43 W 65th St, Phone:(212) 769-3888
Isto foi hoje…até amanhã!!
- August 01, 2013
- 0
- Nova Iorque
Maria Araci
1 de August de 2013Que bom ver isto através dos teus olhos que sabem tão bem olhar!!!!! Tinhamos pensado, agora em junho, em ir até o Cloister, mas como estávamos com um casal de amigos que não conheciam NY ainda, o argumento de ser longe e se perder tempo de ver outras coisas na cidade, pesou!!! Na próxima vez, vamos!!!!! Que carinha linda desta Allegra feliz!!!!!! Redundancia!!!!!! Acho o sorriso da Lucia meio parecido com o teu! Continua aproveitando e com muitos Cosmos!!!!!!!!!!!
consueloblog
2 de August de 2013Muitas pessoas dizem q nos parecemos!!...
Ave Cosmos!!
A Ally é um desbunde mesmo, né?
bjs
c
teresa
1 de August de 2013Just lovely!
consueloblog
2 de August de 2013:-)
Victor Albuquerque
1 de August de 2013Consuelo, posso falar uma coisa?! A foto de legenda "Com o meu Amorzinho", ficou simplesmente perfeita! Duas lindas mesmo. Lindo o sorriso da Alegra!! O homem que se casar com ela, será um grande sortudo! Beijao
consueloblog
2 de August de 2013Também acho!! E ai se não for um gentleman!! ;-) bjs c
Victor Albuquerque
2 de August de 2013kkkkk. Ela não atrairia o oposto de um gentleman, certeza. bj
consueloblog
2 de August de 2013phewwww!
Lisa de Trento
1 de August de 2013Gostei do The Cloisters, com todos aqueles jardins por perto, os patios, as tapeçarias, realmente bem interessante. Sim, tem razao de dividir a viagem em parte cultural e parte lazer. A viagem fica bem mais divertida e completa!
Boa aquela placa no meio das plantas !!
consueloblog
2 de August de 2013Não somos de ferro...portanto o equilíbrio fica no meio!! bjs c
vera
1 de August de 2013Oi, Consuelo
Que bom saber que você visitou The Cloisters!
Eu já estive lá (e também fui de metrô). Não
sei se você reparou, mas no jardim há uma área só com plantas
medicinais (e, quando fui, um senhor cuidava delas). Coisas de monges...
Achei tudo simplesmente um esplendor (pena que a maioria dos
turistas não vai até lá, muitos por desconhecimento mesmo).
Abraço,
consueloblog
2 de August de 2013A Lucia me contou mas perdi as plantas medicinais... uffi!! bjs c
Silvia Kunrath
1 de August de 2013Consuelo.
Visitamos em junho The Cloisters e ficamos agradavelmente surpreendidos. Utilizamos ônibus para ir até o parque, mas não foi uma boa idéia - foi demorado e tivemos que trocar de veículo - vejo que deveríamos ter ido de metrô. Adorei as tuas fotos, ficaram muito lindas ! um abraço
consueloblog
1 de August de 2013Q bom q vc gostou! Acho q de ônibus tem o lado bacana de ver grande parte da cidade que nunca vemos...mas demora demaissss! bjs c
consueloblog
2 de August de 2013obrigada!! O ônibus é longo mas vê-se uma Manhattan que não vemos nunca... com tempo também vale à pena! bjs c
Lisiane
1 de August de 2013Ótimo post!
Saindo do lugar comum! E agora com uma visão diferenciada sobre a visita a este museu, que sempre deixo para depois...
Para a próxima viagem. A placa no meio das plantas é mesmo perfeita!
consueloblog
1 de August de 2013Era essa mesmo a minha intenção! bjs c
consueloblog
2 de August de 2013Linda né...achei q era pra mim ;-)
bjs
c
Mar
1 de August de 2013Adorei Consuelo!!!Tb pensava como vc,o fato de ser longe,acabava pesando...Amei as tapeçarias de unicórnio!Me encantei quando as vi pela primeira vez no Moyen Age,agora quero ir tb ao Cloisters para ver essas.O museu realmente superou as minhas expectativas!Ah! E que linda a foto de vc e sua filha!Cheia de poesia e amor...
Bjsssssss
consueloblog
2 de August de 2013Muito amor!! bjs c
Estê Toledo
1 de August de 2013Dear CS,
Muito legal o Post, bem diferente, uma Nova York sob um olhar bastante incomum daqueles que estamos acostumados!!!
Publiquei uma fotinho nossa no insta... vai lá dar uma olhadinha,
Um beijo grande...
Ps. sua bebê tá grande e linda...
consueloblog
2 de August de 2013Eu viiiii!! obrigada!!! bjs csj4u
Ana Beatriz Simonetti
1 de August de 2013Vou contar uma pequena história, se me permite. A primeira vez que fui a NYC, em 1998, fiz um tour de van com pequeno grupo de brasileiras. Havia uma senhora muito chic e fina que estava indo pela enésima vez, mas não demonstrava nenhum pedantismo. Ela me falou pela primeira vez deste museu, dizendo que iria lá no dia seguinte. Nunca me esqueci dela. Como era minha primeira vez, estava louca para ver Times Square, Broadway, Empire State Building etc. Na segunda vez que fui, estava com os meus ainda meninos (hoje 25 e 21 anos). Também não rolaria um museu deste tipo. Fomos sim ao de História Natural. Tenho fé de ainda ir lá! Agora com vontade reforçada pelo seu relato. Thanks!
AB
consueloblog
2 de August de 2013Não é o museu mais lindo do mundo...mas é muito único... e a viagem faz parte da aventura! bjs c
Andrea - Curitiba
1 de August de 2013So vc mesma para nos mostrar coisas diferentes em N.Y., alias, onde quer que seja!! Nunca fui neste museu, mas depois de ver este belo e proveitoso post, ja estou me programando!! A Allegra esta muito fofa!! Bjs......
consueloblog
2 de August de 2013Achei mesmo q vc iria gostar!! bjs c
Rosália Moreira
1 de August de 2013Boa noite Consuelo!
A última foto é para a posteridade. Parabéns à Lucia.
Embora o facto de todas essas obras primas terem sido vendidas tão facilmente, e muitas delas pela Igreja, me faça pensar acerca do valor do dinheiro e de que todos temos um preço, a verdade é que adorei a visita ao Cloisters e o seu ponto alto que é a tapeçaria "O Unicórnio Cativo".
Gostei da sua reflexão sobre a atitude e trabalho do guia norte americano e concordo com tudo o que disse. Muitas coisas unem os homens e muitas outras os separam. Talvez por isso a tolerância e educação para a diferença sejam cada dia mais importantes.
Um abraço.
Rosália
consueloblog
2 de August de 2013Exatamente!! bjs c
Luciene Felix Lamy
1 de August de 2013Inusitado, simplesmente fantástico!
Nada como saber escolher o que contemplar no mundo.
Nessa foto contigo, Allegra parece já ter nascido com o delineador da avó!
Mil beijos,
lu.
PS: Adorei tb sua dica de proporções: "O meu conselho para qualquer turista (inclusive eu) é fazer meio dia, ou no máximo 2/3 do dia de cultura, e o resto de lazer!! Só assim, ao meu ver, a memória daquelas férias são alegres." Palavras de quem realmente SABE do que está falando.
Beth Bucker
1 de August de 2013Também sempre achei muito longe do centro e nunca fui ao The Cloisters, agora mais um incentivo pois estou lendo 2 romances baseados nas tapeçarias do unicórnio, e o museu é lindo , foi construído com pedras vindas de um castelo Europeu, amei a dica do trem expresso, obrigada sempre ! Beth
Maria Vilma
1 de August de 2013Consuelo,
Você é mesmo muito especial!!!! Obrigada, pelo banho de informações!!!
Esta foto sua com Allegra é de tal beleza...ternura... Eta! cheiro Booommm!!!!
Abraços!
Vilma
cezar estorani
2 de August de 2013Oi mamãe coruja!!!!!! Nunca vi nada sobre esse Museu The Cloisters . Achei lindo o local. Deve ser um passeio pra acalmar os ânimos nessa metrópole tão agitada. bjs
Luciana Rodrigues
2 de August de 2013Meu marido adora o The Cloisters, que ele conheceu ainda jovem, nos anos 90. Eu nunca fui, mas planejamos visitá-lo juntos em uma próxima visita a NY. (Se as crianças deixarem, claro!)
consueloblog
2 de August de 2013Acho q é bem legal para crianças...um museu fácil e não cansativo... bjs c
Janisete Miller
2 de August de 2013Adorei o post, Consuelo! Também sempre quis conhecer o The Cloisters, mas em todas as vezes em que estive em NYC, nunca me programei para ir pela mesma questão de achar que era longe...Obrigada pelas dicas que certamente serão um incentivo na próxima visita!
Além da beleza do museu e do seu acervo - lindíssimas as tapeçarias - o jardim e a vista do Hudson valem a pena também, não? Uma vista inesquecível do Hudson River e Hudson Valley, para mim, é a partir da Tappan Zee Bridge sobre a parte mais larga do rio indo Upstate na I-87.
bjs.,
consueloblog
2 de August de 2013Não é o melhor programa de NYC mas muito original e peaceful se vc já fez todo o resto!! bjs c
PS Nossa acho q nunca vi a vista do TZ Bridge
Quiteria Franco- Visual (in) desejado
2 de August de 2013Há tempos eu estava desconfiada que Consuelo é uma professora nata e hoje tive a certeza nesta aula maravilhosa sobre The Cloisters. Fiquei com vontade de voltar lá e repetir teu olhar. Tem começo, meio e fim, como fazem os bons mestres- sem rebuscamentos.
Meu professor de História da Arte acredita que ao invés de Idade Média deveríamos pensar em Formação da Cristandade Européia, tal a importância do período.
E não é que a Consuelo parece ter buscado, em suas imagens, essa abordagem?
Fiquei comovida e impressionada e brindaria com um Cosmopolitan, no ponto!
Bjos.
consueloblog
2 de August de 2013Ohhh Qui, assim vou ficar me achando demais!!... Cosmos já!! ;-) bjs c