O mito de Eros & Psyché – 2ª parte por Luciene Felix Lamy
Continuando do post de ontem com a estória do mito de Eros & Psyché… por Luciene Felix Lamy. Algumas das mais ternas imagens desse famoso casal.
E algumas das mais belas esculturas do apaixonado casal
Obrigada Luciene por mais estes belos posts!! Abaixo o vídeo da “Mala CULTURAL para a Europa” que Luciene oferece. Se você está indo à Europa, Luciene te prepara, em um banho de cultura, para poder admirar mais profundamente a arte e a história deste lindo continente!
“Quando decide viajar, você escolhe o destino, adquire as passagens, reserva o hotel e seleciona os principais pontos turísticos.
Confere seu passaporte, faz as malas e parte em busca de novas descobertas. Obviamente, visitas aos museus fazem parte de seu itinerário.
Preparou-se para contemplar as + belas obras de arte?
Algumas semanas (ou dias) antes de sua viagem, no conforto de sua casa, você e toda sua família munem-se das informações necessárias tais como: períodos, artistas e obras.
Trata-se de um minicurso (de 4 a 6h/aulas) personalizado (on demand), focado nos acervos dos museus que você, sua família e seus amigos pretendem visitar:
Museo del Prado (Madrid) – Museu Calouste Gulbenkian (Lisboa) – National Gallery (Londres) – Louvre (Paris) – Museu do Vaticano (Roma) – Galleria degli Uffizi (Florença) – Pergamon (Berlin) – Galleria Borghese (Roma) e muitos, muitos outros!
Com uma base sólida em filosofia, mitologia e arte, você aproveita mais, MUITO mais, otimizando seu investimento!
Verdadeiramente luxuosa, essa é a única bagagem que não se extravia!
Boa Viagem! Em todos os sentidos.” Obrigada Luciene
Para mais informações, envie e-mail para: mitologia@esdc.com.br
http://www.cursodemitologiaemroma.blo…
http://cittadinettuno.blogspot.com.br
http://lucienefelixastrologia.blogspo…
- September 06, 2015
- 0
- Luciene Felix Lamy
Luciana Garcia
6 de September de 2015Parabéns, Luciene! Lindas imagens, texto informativo e de leitura super agradável!
luciene felix lamy
8 de September de 2015Luciana,
Que bom que considerasses a leitura agradável, amiga!
Muito obrigada por teres vindo prestigiar o Amor e beleza. Zilhões! lu.
Norma Cardoso
6 de September de 2015Lu. Antonio Canova representou a entrega amorosa com perfeição. Temos uma representação favorita :) . pois apesar da imobilidade do mármore representou com maestria a dinâmica do Amor. Grata e Bjs Nac
luciene felix lamy
6 de September de 2015Norma, querida,
Realmente, esse "Eros & Psyché" de Antonio Canova é simplesmente TUDO! Sim! Dinâmico!
O original está no Louvre, em Paris. E a cópia, na Galleria Borghese, em Roma (Paolina Borghese era irmã de Napoleão).
As pernas de Psyché (na escultura de Adolpho Cipriani) são de uma elegância... Sublime!
Um GRANDE beijo, lu.
Carmen Nogueira
6 de September de 2015Luciene, que idéia boa preprarar a "mala cultural" para quem vai viajar.Sem dúvida nenhuma as visitas aos museus são mais interessantes quando se tem essa bagagem cutural.
Sucesso !
Bjo
luciene felix lamy
6 de September de 2015Carmen,
Menina, sabe que me surpreendi com toda essa publicidade postada pela Consu? Bastava o vídeo, rsrsrs. É vero!
Leciono mitologia greco-romana há mais de dez anos e posso lhe garantir que o conhecimento das narrativas mitológicas são passaporte seguro para desfrutar ainda mais da "suave narcose" (2º Freud) proporcionada pela contemplação da arte.
Claro que, se agregar a isso algum conhecimento sobre História da Arte, a profundidade e amplitude de absorção é ainda maior.
Quem tem acompanhado nossos Post's aqui, no ConsueloBlog já sabe identificar uma obra tipicamente renascentista. O próximo passo será o "maneirismo" e também o "romantismo" (os neoclássicos). Se você conferir o Post intitulado "O amor tem poder sobre a guerra: Feliz Dia do Desarmamento", conferirá a análise de um Jacques-Louis David (1748-1825), expoente singular dessa fase.
Como em tudo nessa vida, qualidade vale + que quantidade, portanto, mais importante que conseguir dar conta de um museu inteiro (tarefa hercúlea para turistas), vale mais conhecer com maior profundidade o conteúdo de algumas obras, o movimento ao qual pertence e algo sobre seus autores.
Muito grata por ter vindo conferir, amiga! Zilhões!!! lu.
PS: Deixarei abaixo o link para algumas narrativas em áudio.
luciene felix lamy
6 de September de 2015Para compreender a Psyche/Alma humana... Ouça as narrativas de Mitos Gregos:
http://lucienefelix.blogspot.com.br/p/narrativas-de-mitos-gregos.html
Palas Athena - Nascimento da Justiça (23/09/06)
As interpretações possíveis às narrativas dos mitos, são inesgotáveis. Dentre as inúmeras leituras que se faz do nascimento da deusa grega Athena está a de que a Justiça nasce da razão (lógos). Sendo seu pai o soberano Zeus, ordenador do Cosmos e sua mãe, a oceanina Mêtis, a presciência, a astúcia, a donzela nasce toda armada e pronta para guerra. Mas somente a guerra como último recurso para se fazer valer a justiça...
Medéia - Ódio e Vingança (30/09/06)
O ultraje pelo qual essa trágica amaldiçoada é obrigada a vivenciar, deixa-a acometida pela atér, cegueira moral que primeiro induz ao estado de desvario, depois, à ação desvairada e por fim, à ruína. A dor da mulher que, após muito amor e dedicação é trocada por outra, que se vê desnorteada pelo abandono do amado é universal e atualíssima. Infelizmente, quem paga o preço são os inocentes...
Eros & Psiquê - Amor (07/10/06)
Após ponderar sobre a saída para o ódio cego de Medéia, entra em cena o responsável pela paixão: Eros (cupido). É ele quem vai nos dizer qual é a condição 'sine qua non' para que possamos ser felizes no amor. Esse mito, além de muito romântico e sedutor como seu protagonista, nos alerta para a inveja, às vezes presente no coração daqueles que nos amam...
Hefestos - Rejeição e Trabalho (21/10/06)
O que faz com que, a despeito de sua origem – deficiência física ou qualquer outra característica alvo de preconceito tais como homossexualidade, fealdade etc. –, uma pessoa seja admirada, solicitada e respeitada por todos? Descubra o poder da disciplina, do talento, da arte e da techné. Reconheça-se em Hefestos...
Ksênia - A lei da hospitalidade (28/10/06)
A importância de se receber bem todo e qualquer estranho, estrangeiro. Respeito que devemos ter para com àqueles que em confiança nos abrem as portas de suas casas e de seus corações. Diz-se que o Ílion (Tróia) sucumbiu por ter desrespeitado essa que é a verdadeira lei da Paz.
Minos e o Minotauro - Apego ao Dinheiro (11/11/06)
Desejo de posse, cobiça, apego material. Somos mesmo proprietários de algo? Conseguiria um próspero rei enganar um deus? Surpreenda-se com o mito de Minos que se vê obrigado a ocultar uma aberração monstruosa, fruto de sua ganância em possuir...
A escolha de Páris - Amor, Poder ou Sabedoria? (04/11/06)
A hierarquia de valores que os antigos gregos estabeleceram e prezavam... Afrodite pandêmia (todo povo) versus Afrodite urânia (celestial)... Ao sucumbir às irresistíveis paixões da carne, em detrimento da razão e da ordem, invertendo valores tão caros aos gregos, Páris, o jovem príncipe troiano, sela o trágico fim de uma dinastia...
A Maldição de Tântalo - Hamartías (marcas) Familiares (18/11/06)
Génos – além de raça, estirpe, família – é descendência, sendo também uma explicitação da natureza dos genitores. Quais são os genes, as marcas, as hamartías de sua família de origem? Dons culinários? Interesse pelos Saberes? Tendência aos vícios? Há muito sabemos que origem não é, obrigatoriamente, destino... O que você está fazendo para interromper a transmissão hereditária das características negativas, legando a seus descendentes um páthos (tendência) melhor?
Zilhões! lu.
Marina Di Lullo
9 de September de 2015Lu, já ouvi alguns anteriormente e é uma delicia te ouvir e aprender com você. Beijos
Carmen Nogueirakc
7 de September de 2015Lu, vou pesquisar os links.
Obrigada
Bjo
Marly Papa
6 de September de 2015Querida Luciene , adorei a história , e como vc colocou pra nós as fotos p/ilustrar , o que não entendi , vc vai dar palestra falando dos museos mais importantes pra preparar qdo as pessoas forem viajar , poderem aproveitar ?
luciene felix lamy
6 de September de 2015Que bom que gostasses, Marly!
Agendo uma tarde, por exemplo, na casa do turista e muno toda família de conhecimentos sobre as obras do(s) museu(s) que pretendem visitar. Simples assim. Mil beijos, donzela! Um ótimo feriado, amiga!
Angela Motta
7 de September de 2015Lu querida, vc manda muito bem, quero um dia fazer a palestra sim!! Te admiro muito! Bjs
luciene felix lamy
8 de September de 2015Angela, querida,
Quero muito um dia tê-la no grupo: é diversão que não acaba mais!
Também te admiro! Entre outras coisas, pelo bom gosto na eleição das peças de sua loja, pela geração de 3 belos Eros e por seres essa pessoa doce e naturalmente sofisticada que és. Mil beijos, saudades, lu.
Maria Benincasa
8 de September de 2015Que luxo poder ter uma aporte de conhecimento desse nivel antes de conferir as obras "in loco"!!! Parabéns Lu, por todo esse trabalho!
Agora, o casal de separou pra sempre?
Bjs da roça (bem chuvosa hj)
luciene felix lamy
8 de September de 2015Maria, donzela,
Luxo mesmo é quando reunimos o conhecimento do mito, do artista e seu período e da filosofia.
Em matéria de Amor, "O Banquete" de Platão é pedra angular: Eros (o Amor) é um "daimon" (anjo) mediador entre o divino e o humano. Não, o casal sofreu, mas foi abençoado por todo o Olimpo e as Bodas são retratadas em belíssimas obras.
Relatei o desfecho no post anterior, quando respondo para a Carmen, dê uma conferida.
Beijos do mar, também bem chuvoso. Zilhões! lu.
PS: Se tiveres interesse, já escrevi sobre "O Banquete", está disponível em meu blog.
Maria Benincasa
8 de September de 2015Puxa Lu, nao tinha visto!!!! Vou correndo lá! Muito obrigada! Smak!
Andreia Mota
8 de September de 2015Eu nunca mais vou observar uma foto ou obra sobre Eros e Psyché sem lembrar de você!!!
Gostei da peça/obra de François Nicolas Delaistre, Eros parece esgotado depois da noite de amor e Psyché pronta para mais uma partida. Beijo grande e obrigada pelo presente.
luciene felix lamy
8 de September de 2015Andreia,
Essa e muitas outras obras do pisciano (9 de março de 1746) François Nicolas Delaistre está no Museu do Louvre, em Paris.
Ah, esse mistério de não se deixar ver deve ter acrescentado ainda mais erotismo às noites calientes do casal... Ui!
Importante é se lembrar da estória que os enlaça. Relate-a a seus filhos e sobrinhos. Assim, quando vivenciarem esses sentimentos, saberão que eles existem "desde que o mundo é mundo". Obrigada mais uma vez, amiga. Zilhões! lu.
Maria Vilma
8 de September de 2015Que coisa mais linda, Lu!
Um Ultra “Dual” Post, para, como o candeeiro de Psyché , nos alumiar de saberes sobre mitos, filosofia e arte; para acender a nossa luz do saber ser, sentir, distinguir, aperceber...
E eu aprendo, aprendo, aprendo e aprendo; agradeço, agradeço e agradeço...!
Muito Obrigada, professora linda!
Um grande abraço!
MaVi
Ps: não saberia escolher uma obra em especial...rsrsr... Já anotei todas as sugestões e referências...
luciene felix lamy
9 de September de 2015MAraVIlhosa!
Que bom que apreciaste, amiga! Oh, um candeeiro... Tão romântico!
Eu também aprendo. E agradeço MUITO também.
Difícil escolher, não é? Todas sensuais, românticas, belas, sublimes. Zilhões!!! lu.
Marina Di Lullo
9 de September de 2015Pinturas e esculturas belíssimas!! Obrigada Consu!! Obrigada Lu!! Beijos