O que é elegância?…
Bom dia Salotto!!! Nestes dias de Pitti Uomo uma pergunta tem surgido repetidamente: o que é elegância! Tanto em referência aos looks dos bonitos homens que usam do evento como uma passarela, quanto ao que faz de um deles elegante e de outro algo ridículo… tem um termómetro?
Tentei responder nos pequenos intervalos de 10 segundos do Snapchat… Foi um começo, mas acho que tem mais.
Se não conseguir abrir o vídeo sobre elegância, por favor clique AQUI.
Hoje no seu Snapchat, Isabel Junqueira (Snapchat: JunqueiraIsabel) nos mostra a linda foto de Marcel Duchamp por Ugo Mulas na Fondation Cartier-Bresson (acima). Na minha opinião, esta é uma pessoa elegante. Tem a ver com o porte, a consciência de quem se é, a humildade a maturidade (mental) e a inteligência. Pode-se ver uma pessoa elegante no seu porte e na luz dos seus olhos. E esta beleza é eterna, é forte!
Tem também a elegância como a da minha mãe, Costanza Pascolato. Ainda não encontrei alguém que não a ache linda e um ícone de elegância. Ela mesma se surpreende, mas sabe, como boa virginiana, como usar esse seu dote natural à sua vantagem. Sua disciplina diária matutina entre beber 1 litro e meio de água, se maquiar, pentear e vestir demora duas horas. Vale a pena, não existe uma pessoa que a veja e não se lembre dela.
A internet amplificou a importância da imagem. Democratizou a sua divulgação e ofuscou a sua definição quanto ao que é elegância. Além de tudo virou um business, como bem disse Ale Farah hoje no seu Snapchat (@alefarah) a uma polêmica que a revista GQ trouxe hoje. Vender o look do dia rende para todos: produtores, revistas, modelos e blogueiros. Então é inútil reclamar.
Mas para reconhecer a elegância, como disse no meu Snapchat (@consueloblocker), requer um olho treinado, portanto profissionalismo. Como a um crítico de arte ou cinema, é necessário entender a história e cultura do ofício a ser discutido. Infelizmente revistas e sites começaram a mandar fotógrafos nos arredores dos desfiles que nem paixão por moda tem (estou generalizando, lógico). O briefing: fotografar o que tiver de mais “original” (leia-se colorido) ou fotografar o que os grandes streetstyle photographers (como o The Sartorialist, Garance Doré, Tommy Ton, etc) estavam fotografando. Isto gerou uma legião de pessoas coloridas de pouco estilo (sempre generalizando…) que aproveitaram do momento para auto-divulgação. É muito mais difícil detectar a elegância pura, do que o excesso…
Tudo isto para dizer o que? Que na minha opinião, elegância está em primeiro encontrar o teu estilo, e depois ter um ótimo relacionamento com ele!! Essa intimidade gera um look descolado com o qual se vive confortavelmente, com o qual nos apaixonamos e que se reflete em tudo: comportamento e brilho no olho!!
Existe algo de mais elegante do que um sorriso?
- January 14, 2016
- 17
- Consuelo Blocker, consuelo responde
larissa
14 de January de 2016Sua mãe Constanza, bem como vc também, são um grande símbolo de elegância!
consueloblog
15 de January de 2016coradinha... bjs e obrigada! c
Gloria Jane Melo
14 de January de 2016Existem tantos tipos de elegância...as que mais observamos são as pessoas que têm uma boa postura, um estilo bonito no vestir, mas existem outros tipos de elegância: a elegância do falar, da linguagem que se usa, de como se relacionar com as outras pessoas, (sem insinuaçőes desnecessárias e muito menos humilhações), até a elegância de como cozinhar sem fazer bagunças na cozinha! E por aí vai...Existem as que nascem desde o berço, as que se adquirem ao longo da vida e algumas até que se perdem. Ser elegante é um exercício diário, que você e sua mamisa fazem com perfeição.💗💗💗
Mia Athayde
14 de January de 2016Gloria, vc foi muito assertiva na sua colocação!!!!!
Adorei!
Denise Luna
15 de January de 2016Elegância no falar é nota DEZ. Adorei! Vou pensar nisso.....
Bjs
Cassiano Soares Lopes
15 de January de 2016Gloria, assino embaixo! Concordo com você. Elegância é ser natural, sem forçar nada. Ser gentil, educado, organizado... Bjocas!
consueloblog
15 de January de 2016"Ser elegante é um exercício diário," Que lindo!! Estou adorando os comentários!! Aprendendo muito! obrigada! bjs c
Mia Athayde
14 de January de 2016Putz ... difícil definir conceitos ...
Mas este, em especial, é tão bacana quando a gente encontra, é tão prazieiroso quando faz parte de uma pessoa com quem a gente convive ...
Talvez elegância seja uma forma leve de ser ... ela é confortável, é equilibrada, respeitosa, adequada ...
Penso que elegância extrapola o estilo, o vestir, a moda ...ou talvez até anteceda tudo isso ...
Mas concordo super com vc que nada é mais elegante do que um sorriso de verdade !!!!!!
:))
consueloblog
15 de January de 2016" uma forma leve de ser " lindo!!
bjs c
Eduardo Jurek
14 de January de 2016Consuelo, tenho uma pergunta: Como tu acha que esse "olho treinado" pode ser treinado? Eu tento entender como os críticos de moda/arte/gastronomia tem "aval" pra falar sobre alguma coisa, entende? Eu queria entender o momento em que percebemos que temos o olho treinado! (ficou meio confuso, mas espero que tenhas entendido:) ). Adoro seus snaps e o seu blog!! Me inspiras muito!
consueloblog
15 de January de 2016Entendi sim. Difícil entender o momento, mas para mim é exposição ao bom e bonito. Quanto mais se vê, mais se absorve e mais fácil é possível construir uma opinião. É como estudar. Meu pai sempre diz que o design italiano é o melhor por eles estarem cercado de coisas bonitas e em proporção a vida toda. E o Reinaldo Lourenço me falou quando estava vendo uma roupa muito feia "Não olha que polui o inconsciente." Acredito nisto... No limite, lógico. Não tem q negar a realidade, e estamos falando de roupa, né?
bjs
c
Priscila Nisidozi
14 de January de 2016Acho que e isso mesmo que vc colocou Consuelo... e uma mistura de comportamento, estilo e postura. Sua mae com certeza e o melhor exemplo disso... ela pode estar de calca jeans e camiseta, que mesmo assim continua elegante!!!! Ou seja, nao e a roupa, vem da pessoa e do seu comportamento tambem... e inclusive acho que sua mae trata desse tema muito bem no livro dela "O Essencial". Muito legal essa reflexao...
Bjs
consueloblog
15 de January de 2016Priscila concordo com vc totalmente. Mas me veio algo em mente lendo o teu comentário. Por mais que a roupa não nos torne em pessoas elegantes, tem roupas q são mais glamurosas e nos sentimos mais elegantes, não? bjs c
Priscila Nisidozi
19 de January de 2016Ah sim.... verdade Consuelo! Com certeza algumas roupas nos deixam mais elegantes... mas essa elegancia que vem do "ser" infelizmente nao sao para todos viu... rsss. Alias, me esqueci de dizer que alem da sua mae, a filha (vc) herdou muito bem isso dela... Vc tb e suuuuper elegante! Adooooro o estilo de vcs duas... sao inspiracoes pra mim!!!! Bjs
consueloblog
20 de January de 2016Obrigada! bjs c
Claudia M Honesko
14 de January de 2016Creio que a elegância vai muito além do estilo... A elegância esta na forma de viver! Como voce bem disse, a elegância está vinculada a outras coisas, as que não são materiais! Além das que você citou acrescentaria valores, educação, cultura, ética e honestidade (todas lato sensu). A vestimenta nem sempre faz uma pessoa elegante, assim como uma pessoa elegante nem sempre se faz pela vestimenta!
😘
consueloblog
15 de January de 2016Gostei! bjs c
Neide Felix
14 de January de 2016Putz Consuelo, responder isso para você que convive e circula num universo absolutamente abundante de lugares e pessoas nesse nicho, acho meio punk. Mas vamos lá. Elegância, vai alem da estampa e todo pacote de comportamento, postura, educação, amabilidade, civilidade e outros exercícios de convivência.
Certamente não é um quesito que se adquire, penso que seja um instinto que se nasce. Enfim, não se explica, mas constata-se seja à frente ou fora dos holofotes.
consueloblog
15 de January de 2016Sem dúvida... e um pouco pode-se aprender por estar exposto a ela! bjs c
Rô
15 de January de 2016São muitas as opiniões e colocações a cerca da elegância.
Prá mim ela está intrínseca no ser, seja homem ou mulher... vem de berço... não necessariamente com posses, como normalmente se imagina.
Encontramos tantas vezes, numa singela postura um ato elegante. Postura, acho que tem muito a ver... Não querer mostrar-se além do que se é, mesmo sendo, entende?
A discrição é elegante e cativante. Amo a beleza e a elegância discreta de uma mulher... de um homem, enfim.
Obrigada por compartilhar tamanha elegância!!!
Grande beijo
consueloblog
15 de January de 2016Sem dúvida independente das posses! "A discrição é elegante e cativante. " bjs c
Andreia Mota
15 de January de 2016Claro que não existe!!! E quem resiste a um sorriso, mesmo que seja com o olhar? Beijos Diva, beijos Salotto mio!
consueloblog
15 de January de 2016Bingo! bjs c
Jana_M
15 de January de 2016Estou muito de acordo com a tua análise: encontrar e sentir-se bem com o próprio estilo, estar à vontade, é elegância. Entre as minhas amigas e colegas de trabalho, identificaria como elegante aqueles que sabem bem o que lhes funciona e o que é melhor evitar, os que praticam um olhar diário para si mesmo buscando consistência; sem cair numa repetição irrefletida. Lhes cai tão bem o que escolhem que mesmo usando coisas parecidas sempre é diferente, um quê de novidade na maneira em que apresentam suas eleições. Uma organicidade no vestir que traz a sensação de que aquela peça, aquela camisa/blusa/lenço/sapato etc, tem tudo a ver com o sujeito que o veste. Quando me deparo com isso, quando presencio a passagem de alguém assim, nasce dentro de mim uma admiração instantânea. São anjos e pontos de luz. :)
consueloblog
15 de January de 2016"Pontos de luz", lindo isto! Concordo! bjs c
Teresa
15 de January de 2016Não acho que elegância seja algo que vem de berço... aliás, desculpem mas essa história de berço é horrível, parece que "condena" qualquer um que não seja "bem nascido"!!! Acho que elegância se aprende sim, como tudo na vida, desde que a pessoa queira e tenha a capacidade de reconhecer seus dons e dificuldades. O mundo está cheio de exemplos de mulheres e homens incríveis hoje, que não tiveram o tal berço e mesmo assim aprenderam. Quanto ao sorriso sincero... sim, ele é essencial!!! bjos!
consueloblog
15 de January de 2016Oi Teresa, concordo. Mas acho q tem quem nasce elegante, independente da classe econômica e cultural. E também vice-versa, não? bjs c
Teresa
15 de January de 2016Acho que sim, mas daí me parece que é um dom pessoal, nada a haver com o tal berço! Acho que todos conhecemos pessoas de uma mesma familia, teoricamente com o mesmo berço e que tem comportamentos bem diferentes diante da vida! Apenas minha opinião... bjs
consueloblog
18 de January de 2016Isso mesmo!! Acho q estamos todos de acordo!! bjs c
Juliana Toledo
15 de January de 2016Teresa, muito bem colocado seu comentário. Bjs.
luciene felix lamy
15 de January de 2016Salotto querido, li e gostei de todas as manifestações sobre elegância (Gloria mandou bem!).
Uma das frases de Mamisa que carrego até hoje (algo como): "Elegância é respeitar o espaço alheio".
Fico imaginando alguém vestindo chita, outro alguém trajando Dior e... Definitivamente, elegante será aquele(a) que souber - naturalmente - respeitar o espaço alheio. Sobre elegância, penso tratar-se - antes de tudo! - de certa postura diante da vida. Se vem de berço? Só se for do berço da Alma! E até mesmo esse, constrói-se.
Aqui mesmo no Salotto, nos deparamos com pessoas simples e delicadas, sempre muito elegantes!
E por falar no Salotto, ouso mencionar a Alma que + me impressiona por sua elegância: Adrianne Gonçalves. \o/
Zilhões!!! lu.
consueloblog
15 de January de 2016Oi Lu! Falou bem!! bjs c
Adrianne
17 de January de 2016Tu es linda e generosa, Lu. E sou imensamente sortuda pois moras no meu coraçao.
Texto show, Consuelo. Parabens!!!!!!!!
consueloblog
18 de January de 2016bjssss! c
Maria Vilma
15 de January de 2016PS: Post com texto primoroso como o seu, com comentários preciosos como esses... é para calar-se e ouvir
como música que se desprende das coisas mais belas... E para isso, todo silêncio é pouco!
Muito obrigada, amor!
MaVi
Denise Luna
15 de January de 2016Falou e disse, MaVi, aliás, você é uma mulher elegante.
Bjs
luciene felix lamy
16 de January de 2016"Muito obrigada, amor!" Há algo + elegante?
Maria Vilma
16 de January de 2016Delinda, Lu!!! Meus amores... se vcs conseguem identificar em mim algum traço de elegância, sobretudo, dentro da perspectiva do ser...sem querer dar uma de arrogada... hahaha... eu fico muito feliz e grata! Feliz por que estou conseguindo aprender... e grata a todas vcs, por serem excelentes professoras e tão generosamente ensinar sobre seres e saberes.
Muito obrigada!
consueloblog
18 de January de 2016Lindo isso MaVi! bj
Denise Luna
15 de January de 2016Nossa, minha querida, Musa,
Que assunto mais interessante com comentários tão diversos e também enriquecedores.
Concordo com seu ponto de vista. E por favor, me passe o link da sua mãe falando sobre elegância (você comentou) porque quero muito ouvi-la falar desse tema.
Levei alguns anos para encontrar meu estilo e me sentir bem na minha própria pele em todos os sentidos. Consegui isso só depois dos 40 e tenho até algumas amigas que me elogiam dizendo que sou elegante!kkkk
Mas a elegância, além de você se sentir bem externamente e ter um senso de faixa etária, cultura e adequação ao ambiente, é ter um sorriso sincero, como você mencionou e ser também elegante de alma, não é mesmo?
Bjs, minha Musa Elegante!
Ana Emilia
15 de January de 2016Denise, adorei seu comentário tão sincero quando diz "levei alguns anos para encontrar meu estilo e me sentir bem na minha própria pele". Acho que é isso que acontece comigo, ainda estou na busca. Mas já me sinto bem mais feliz comigo hoje depois dos 30 do que quando tinha 20 e poucos anos. É uma busca diária, não é mesmo? Estou nessa busca, aprendendo também aqui com o Salotto.
Denise Luna
16 de January de 2016Ana, você chega lá!!!!!!!!! kkkk Uma das dicas é aprendendo com quem sabe e isso, você já está fazendo!
Bjs
consueloblog
18 de January de 2016Costanza fala de elegância em seus livros e conversas... não lembro de um link nesse momento...
Concordo muito com as tuas conclusões... bjs c
Ana Emilia
15 de January de 2016Tenho aprendido muitas coisas com seu blog e com os comentários também, pois o debate enriquece ainda mais o texto e me ajuda a refletir diante de vários pontos de vista. Só sei que quero ser elegante como vocês, digo mais na maneira de ser do que no vestir, pois me sinto satisfeita como me visto, mas ainda tenho muito a aprender sobre comportamento. Gosto da maneira simples como você se mostra. Se algum dia te encontrasse no aeroporto, falaria com você, não me sentiria constrangida. Gosto especialmente do snapchat, sem filtros, gente como a gente, com suas alegrias e desafios. Um beijo.
consueloblog
18 de January de 2016Oi Ana Emilia, gosto muito do Snap também... é uma forma ainda mais próxima de se comunicar... bjs c
Paula Moiano
15 de January de 2016Boa tarde Salotto! Gostei de todos os comentários! Pra mim ser elegante é ser educada, gentil, se comportar bem, ter discrição, ser humilde, respeitar as pessoas... Ninguém é perfeito mas podemos exercitar essas qualidades diariamente! Um beijão! Paula
consueloblog
18 de January de 2016Bingo!! bjs c
Eduarda
15 de January de 2016Adorei o tema do Post! Em Latim Eligere, outra forma de dizer escolher, deu elegans que na sua origem significa "fazer boas escolhas". Como disse a Luciene, esse é um dom da alma e se reflete em tudo na vida. A vestimenta é apenas a manifestação mais visível aos primeiros olhares, e pode perfeitamente enganar ao observador apressado (por muitas vezes ser susceptível a muitas variáveis que são externas ao observado em questão...).Meu jardineiro se veste com roupas muito surradas e é uma das pessoas mais elegantes que conheço.
luciene felix lamy
15 de January de 2016Eduarda, minha querida, trouxeste a etimologia!!! \o/
Como enriquecestes nossos conhecimentos, amiga! "Eligere" = eleger, elucida (e muito!) a questão.
Eleger é escolher e, sem dúvida, somos e manifestamos nossas escolhas.
Curiosamente, nem sempre nossas escolhas são pautadas pela razoabilidade, pela racionalidade, como se escolhe as melhores frutas no mercado. Escolhemos conforme nossa vontade*, pois é ela quem dita as predileções. E pode ser traiçoeira, tão traiçoeira que não podemos contar sequer confiar na lógica para respaldá-la**. Sabe quando a gente até tem consciência de quando uma roupa, uma atitude, uma coisa (ou alguém) "não presta", mas ainda assim, insistimos? Encontrando mil "razões" que nos justifique?
Convém então atentarmos ao imperativo (ordem) que nos orienta a conhecer e dominar nossa vontade, pois o autodomínio sobre a vontade (à qual convém direção e propósito) é o que nos leva às melhores escolhas, eleições, daí, consequentemente, à verdadeira elegância.
Agradeço muitíssimo pela oportunidade de fazer uma das coisas que + gosto, amiga: pensar.
Zilhões!!! lu.
(*) Sobre a Vontade: http://lucienefelix.blogspot.com.br/2015/08/a-vontade-em-thomas-hobbes.html
(**) Em Hamlet, Shakespeare chama a atenção para o fato de que "a razão é alcoviteira da vontade".
PS: A moça que trabalha aqui em casa tb é de uma elegância ímpar: jamais testemunhei inveja ou ouvi de seus lábios, maledicências sobre terceiros.
Eduarda
16 de January de 2016Não conhecia seu Blog Luciene! Muito legal: -arte e filosofia deram um belíssimo casamento.
Adrianne
17 de January de 2016Eduarda, o blog da Luciene eh apaixonante.
Denise Luna
16 de January de 2016Eduarda, Adorei o significado de Elegância! Perfeito!
Façamos boas escolhas, meninas!
Como a gente aprende aqui....
Bjs
consueloblog
18 de January de 2016Exatamente!! Adorei saber das origens!! Obrigada! bjs c
Marina Di Lullo
15 de January de 2016Consu, quando vi a foto de Ugo Mulas de Marcel Duchamp, no Snapchat da Isabel Junqueira, fiquei hipnotizada, pela profundidade da foto, parecia em 3D. Confesso que admirei a cena como um todo e fiquei pensando em como o fotógrafo foi incrível. Você me chamou a atenção ao retratado e, realmente, muito elegante em sua segurança de simplesmente ser. Eu vejo a elegância em ser sincero consigo e com o próximo e em ser gentil. E o sorriso? Sempre, nos olhos, no coração, na expressão.
Beijos querida,
Marina
consueloblog
18 de January de 2016Vc é a rainha do sorriso, portanto também da elegância! bjsc
Marina Di Lullo
19 de January de 2016Oh Consu, diante da sua bondade e candura, veio-me um sorriso de alegria e amor. Muito obrigada querida!!! Mille baci, Marina
Maria José
15 de January de 2016Olá Consuelo!
A elegância é acima de tudo, possuir verdadeira distinção no campo moral e intelectual. É ter o sentido da harmonia, uma harmonia feita de graça e simplicidade. É possuir um estilo pessoal, ter personalidade própria e não imitar tudo o que é moda ou tendência. A elegância é sobretudo ter a coragem de afirmar o melhor de nós próprios com o maior requinte possível.
Para mim a Consuelo é uma mulher muito elegante!
Sou portuguesa, sigo há algum tempo o seu blog e gosto muito. Identifico-me um bocadinho consigo, talvez pela idade e pelo estilo de vestir, gostava que fosse pela vida maravilhosa que tem! A minha não tem o glamour da sua vida, pois trabalho num Hospital onde sou Psicóloga. Também tenho dois filhos, o mais velho já é médico e o mais novo está a tirar o seu curso superior noutra cidade, gostei muito da carta que escreveu quando a sua filha foi estudar para fora. Identifiquei-me também consigo, pois fica uma pedronha no coração.
Um grande obrigada Consuelo, pois foi responsável por eu ter criado o meu blog, pois considerava que isto dos blogs era para gente mais jovem.
Um grande abraço e desejo-lhe tudo de Bom e de Bem para a Consuelo, filhos e mãe( que é linda!) continue a inspirar-nos.
Maria José
https://avidaemtonssuaves.wordpress.com
consueloblog
18 de January de 2016Olá Maria José! Que lindo!! muito obrigada!!!
Adorei as tuas palavras e vou lá ver o teu blog agora! bjs c
Ana Abate
16 de January de 2016Quantos comments pertinentes!!! Elegância é uma forma de vida! Em tudo se pode demonstrar elegância ou deselegância apesar do figurino! Achava o Chico Xavier de uma elegância impar e sempre tão simples! Já estilo acho que se demonstra mais com o figurino e com atitudes. Apesar de pessoas privilegiadas como você já terem no DNA ambos, penso que pode-se conquistar e aprimorar com o interesse, treino, curiosidade e uma certa sorte também... Podemos?
Bjs
consueloblog
18 de January de 2016Vale!!! O Salotto é todo elegante!!! bjs c
Patricia Abrão
1 de March de 2016Olá, Consuelo! Lendo os comentários eu percebi como é complexo definir elegância, mas é incrível como percebemos a deselegância de forma imediata. Pessoas deselegantes, no modo de vestir ou no de agir, chamam muito a atenção. Eu acho que elegância pode até vir "de berço" sim, mas nunca é tarde para se aprender novos conceitos!
Bjs a todas!
Patricia
www.belezaexplicada.com.br
consueloblog
1 de March de 2016Muito bacana isto que vc escreve! obrigada! bjs c