O que melhora o mundo por Cris M. Zanferrari
Estes dias tive uma briga com minha vizinha por uma discórdia quanto a um toldo. Ela me disse coisas horríveis mas eu também berrei. No fim do dia não sabia mais se estava brava com ela, com medo, com vergonha ou quem era a louca: ela ou eu… Daí que Cris, nossa amiga do Salotto e dona do blog Mania de Citação (AQUI) e Instagram Prosa e Poesia (AQUI) me manda este texto! Re-alinhou meus pensamentos, minha mente, minha alma! E vâmu que vâmu Salotto! A vida é uma responsabilidade! Vamos vivê-la feliz!
Todos os dias a vida ou o universo, _ou ainda, como diria Caio, “isso que chamamos assim, tão descuidadamente, de Deus”_ nos dá provas de que o mundo pode, sim, ser um lugar melhor simplesmente porque na vida da gente há gente que melhora o mundo.Dia desses, ao usar o transporte público, reparei que alguns passageiros ao desembarcar agradeciam ao motorista e ele lhes respondia algo que me era inaudível da poltrona onde estava. Quando chegou minha vez, repeti o agradecimento, porque é o que se deve fazer quando um serviço nos é prestado. E então pude finalmente ouvir as palavrinhas mágicas do condutor: Fique bem! Aquela despedida me surpreendeu. Não era um adeus ou um até logo, era antes um cuidado, uma cordialidade auspiciosa. Desci do ônibus com uma certeza: aquele motorista, com o seu “Fique bem”, melhora o dia de muita gente.
Outro dia precisei fazer exames e fui atendida por uma médica extremamente atenciosa, falante e simpática. Sua conversa me distraiu do desconforto e da fragilidade de ser ali, naquele momento, o seu objeto de análise e investigação.
Saí da clínica com uma certeza: aquela doutora, com sua atenção e delicadeza, ameniza o dia de muitos pacientes.
Hoje mesmo cheguei a saber de uma senhora que, para lidar com o agravo de uma fibromialgia nos meses de frio no Sul, costuma fazer de Fortaleza o seu lar até que o inverno se vá. Na capital cearense, ela se dispõe a juntar todo o lixo que encontra à beira do mar durante as caminhadas diárias que faz. Com um saco plástico e uma obsessão por “não poder ver” sujeira, essa senhora deixa a praia mais limpa e bonita para muita gente.
Já deve ter percebido o leitor que não estou a falar de grandes feitos ou projetos, nem estou a exaltar alguma espécie de genialidade ou coisa assim. Estou falando de gente como a gente, de gente que melhora o dia dos outros sendo quem é, sendo como é. Simples assim. Gente de bem, de caráter, de boa vontade, de boa-fé. Gente que devolve o dinheiro do troco a mais, gente que respeita a faixa de segurança, gente que segura a porta do elevador ao ver alguém se aproximar, gente que dá passagem no trânsito, gente que dá ‘bom-dia’ e pede ‘com licença’, gente que se importa com bichos e plantas, gente que se importa com gente. Sei que na maioria das vezes não é fácil, que há os que andam na contramão da cortesia, da gentileza, da bondade, da honestidade. Essa gente certamente ainda tem muito o que aprender, mas, honestamente, quem não tem?
Na maioria das vezes, quando melhoramos _voluntária ou involuntariamente_ o dia de alguém, estamos mesmo é melhorando o nosso próprio dia. E, é claro, há aqueles que, muito mais involuntária do que voluntariamente, salvam o mundo sem saber que o salvam. São vocacionados para a grandeza das atitudes gratuitas e desinteressadas, para a delicadeza da cordialidade, para a beleza da espontaneidade, e para a graça da maior originalidade possível: a de ser quem se é. São pessoas como os gratos, os condescendentes, os artistas, as pessoas comuns do poema de Borges. Sendo simplesmente quem são, fazendo simplesmente o que fazem, “essas pessoas, que se ignoram, estão a salvar o mundo.”
E gente assim não apenas melhora o dia da gente. Gente assim nos inspira e nos ensina aquilo que não consta em nenhum manual de instrução: ser gente de bem. Principalmente, de bem com a vida.
———————————————————————————————————————–
Gente querida do Salotto!
Não podia deixar de compartilhar com vocês esse poema belíssimo do argentino Jorge Luis Borges, chamado “Os Justos”. É um dos meus preferidos da vida!!
OS JUSTOS
Jorge Luis Borges
Um homem que cultiva o seu jardim, como queria Voltaire.
O que agradece que na terra haja música.
O que descobre com prazer uma etimologia.
Dois empregados que num café do Sul jogam um silencioso xadrez.
O ceramista que premedita uma cor e uma forma.
O tipógrafo que compõe bem esta página, que talvez não lhe agrade.
Uma mulher e um homem que lêem os tercetos finais de certo canto.
O que acarinha um animal adormecido.
O que justifica ou quer justificar um mal que lhe fizeram.
O que agradece que na terra haja Stevenson.
O que prefere que os outros tenham razão.
Essas pessoas, que se ignoram, estão a salvar o mundo.
E só para terminar, tenho que colocar este vídeo do final da Copa Euro 2016 de alguns dias atrás que me emocionou… Acho que tem tudo a ver com o que estamos falando…
Se não conseguir abrir, por favor clique AQUI.
- July 13, 2016
- 13
- Cris Zanferrari, Cristina Momberger Zanferrari
Glória Jane Melo
13 de July de 2016Bom dia Salotto!
Hoje estou em São Paulo à trabalho. Acordo cedinho para não perder a hora da reunião e a primeira coisa que leio foi este texto tão suave e que nos mostra que o bem pode ser tão simples. Depois de tantàs notícias de corrupção, discordâncias, esta leitura é daquelas que têm o poder de acalmar, diminuir as batidas do coração e despertar o que há de melhor em cada um de nós. E assim Consu, você vai espalhando o bem. Vamos esquecer o toldo? Rsrsss
Cris M Zanferrari
13 de July de 2016Que bom saber que as palavras também têm o dom de acalmar!
Obrigada, querida Glória!
Bjs
Cassiano Soares Lopes
13 de July de 2016Cris, mais um texto incrível que me emocionou... É bem isso: a simplicidade das pequenas atitudes são grandiosas ao coração e à alma. Muito obrigado amada!
Cris M Zanferrari
13 de July de 2016A simplicidade em tudo é um luxo, né Cassi?
Obrigada pelo carinho, querido!!
Bjo
Sara
13 de July de 2016Texto lindo, poema linda e a imagem do menino português que também me emocionou! Ótimo post! Beijo!
Cris M Zanferrari
13 de July de 2016Esse poema é o meu preferido do Borges, Sara! Fico feliz que também tenha gostado!!
Bjo afetuoso
Fê
13 de July de 2016Ai ..... Borges, Borges, Borges .....
Obrigada !! Eu também estava precisando !!!
Cariños,
Fê
Cris M Zanferrari
13 de July de 2016Esse poema é lindo demais, né Fê?
Bjo carinhoso
Mia Athayde
13 de July de 2016Cris ... ahhhh como vc nos fala resgatando o que é mais caro, simples, genuíno e mais nosso ...
ADORO teus textos ... e não vou parar de dizer isso nunca !
Muito obrigada pelo Amor e Carinho de dividir conosco teus dizeres e melhorar o mundo ... :))
Consuelo, Muitooooo obrigada por abrir esse espaço querido do teu blog do (nosso) coração para essas experiências tão especiais que a Cris nos ajuda a ter.
Muito lindo ... muito emocionante ... muito bom sentir o que eu estou sentindo!
Muito obrigada !!!!!
Cris M Zanferrari
13 de July de 2016Mia, Mia!!!
Você é uma querida!! Muito, muito obrigada pelas tão queridas e gentis palavras!! Espero sempre poder merecê-las!!
Bjo grande e carinhoso
Giselda
13 de July de 2016O vídeo do pequeno(grande!) portuguesinho é emocionante.Lembra o nosso poeta que escreveu nos muros da cidade:"Gentileza gera gentileza " .Sigo dando bom dia, boa tarde às pessoas..Algumas,poucas não respondem.Pode ser que não se achem merecedores .Devem ser infelizes,coitados..Como dizia Braguinha ,"a vida só gosta de quem gosta dela"!
Cris M Zanferrari
13 de July de 2016Também me o comovi com o vídeo, Giselda! Esse gesto solidário e empático do menino é um gesto que melhora o mundo!
Bjo e obrigada, querida!!
Frederica
13 de July de 2016Obrigada às duas, Consu e Cris! O mais engraçado destes aparentes pormenores, é que podem acontecer todos os dias, aliás acontecem, mas nem sempre estamos atentos ou queremos vê-los. E as brigas, às vezes, são importantes, servem para gerar harmonia depois :) beijos
Cris M Zanferrari
13 de July de 2016É isso mesmo, Frederica! Vivendo e aprendendo!
Bjs, querida!
Andrea - Curitiba
13 de July de 2016Como sempre, mais um grande texto de nossa querida Cris!! Gracas a Deus, eu e minha familia sempre agradecemos ao porteiro por abrir a porta, ao acenssorista , a alguem que nos da passagem, ao vendedor que nos passa um preco e por ai vai......Ha pessoas que diante de um maioral chegam a ser capachos e diante de um humilde pisam nos mesmos. Conheco muuuita gente assim! O que esperarm da vida?? Algum bom retorno?!.....Uma vez, ao entrar no elevador com meu vizinho antipatico, o qual malmente respondeu ao meu bom dia, senti-me muito mal, pois sou muito sensivel e me magoo facilmente...Fiquei mesmo chateada com aquele estupido...mas ao abrir a porta de casa meu sobrinho, na epoca com 3 aninhos, me recebeu com sorrisos e abracos tao gostosos que o imbecil do vizinho ficou para tras...quem saiu ganhando fui eu!! Bjs.......
Cris M Zanferrari
13 de July de 2016Andrea querida,
Você e sua família conhecem a etiqueta das boas-maneiras, da boa educação, da cordialidade! Isso é cada vez mais raro de se ver, e deve ser por isso que nos admiramos quando conhecemos pessoas assim!! Pode ter certeza: você e sua família também salvam o mundo!!
Bjo super afetuoso pra vc, querida!
Andrea - Curitiba
14 de July de 2016Obrigada Cris pelo carinho e pelas lindas palavras! Bjs....
Renata Di Pietro
13 de July de 2016ESSE TEXTO LINDO,E ESSE VIDEO EMOCIONANTE !!! OBRIGADA!
Cris M Zanferrari
13 de July de 2016Que bom que gostou, Renata!
Bjo e obrigada!!
Marina
13 de July de 2016Adorei este tema e "Porque na vida da gente há gente que melhora o mundo", é tão reconfortante ler isso! Aproveitando o assunto do futebol porque Portugal foi o vencedor do Euro 2016 e foi um feito magnifico, merecido e que trouxe tamanha leveza, felicidade e orgulho em todos nós aqui! O gesto desta criança ao consolar o adepto da França, mostra a capacidade de se permitir ficar feliz e ao mesmo tempo a intenção de querer transmitir uma dose dessa felicidade pelo contágio daquele abraço. Mostra Tolerância e Respeito e a enorme capacidade de sermos gente de coração inteligente. Um beijo
Cris M Zanferrari
13 de July de 2016Viva Portugal!!
Viva toda a "gente de coração inteligente."
Beijinhos, querida Marina!
LÚCIA BRASIL
13 de July de 2016A TODO MOMENTO DE NOSSAS VIDAS, CRUZAMOS COM PESSOAS NEGATIVAS. MUITAS VEZES, ESTAMOS DE GUARDA ABERTA E AÍ, NOS CONTAMINAMOS.TENHO UMA PRÁTICA PARA ME PROTEGER: QUANDO ALGUÉM FALA DE TRAGÉDIAS, BRIGAS, VIOLÊNCIAS, SEMPRE CANTO UMA MUSIQUINHA ALEGRE, REBATO FALANDO DE COISAS ALEGRES. QUANDO PERCEBO INVEJA(DAQUELE TIPO QUE DIZ: FAZ UM BOTOX QUE SUA TESTA ESTAR ENRRUGADA... REBATO COM UMA FRASE DE SABEDORIA SOBRE IDADE E VIDA. CARA FEIA SE REBATE COM UM SORRISO.BOA NOITE SALLOTO, FIQUEM BEMMMMM!!
Cris M Zanferrari
13 de July de 2016Querida Lúcia,
Acho que você faz bem em rebater com positividade e alegria! E assim vamos melhorando o mundo e a vida!!
Bjo grande
Benedita
13 de July de 2016Querido Salotto, lindas palavras! Compartilho uma frase da Madre Teresa de Calcutá que uma Querida Chefe sempre citava: "Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz."
Cris M Zanferrari
13 de July de 2016Benedito querida,
Eu adoro essa frase da Madre Teresa!! É como um código de ética para a vida, não é mesmo?
Bjs carinhosos
Denise Luna
13 de July de 2016Cris, parabéns pelo texto. Eu me identifiquei muito com você quando também fui fazer um ultrassom e a médica, super simpática e carinhosa, tornou aquele momento frágil em um exame menos tenso e tranquilo.
Aprendi o valor de um sorriso e procuro praticá-lo quase que diariamente. É impressionante como um sorriso sincero quebra barreiras e acalma as pessoas.
Bjs
Cris M Zanferrari
13 de July de 2016Delinda querida!!!
Então você sabe exatamente do que estou falando! E como é bom e reconfortante se sentir acarinhada, seja por palavras ou por um sorriso! Pequenos gestos melhoram a vida, mas melhoram sobretudo a nós mesmos, né?
Obrigada pelo carinho, amada!!
Bjo grande e afetuoso
Marly Papa
13 de July de 2016Cris que lindo post , é tão fácil fazer o nosso próximo feliz !!! Um sorriso , uma boa palavra , escutar , como está difícil as pessoas dedicarem um tempinho pra escutar o outro , dar um abraço gostoso , um beijo afetuoso , se colocar no lugar do outro , são pequenas coisas que podem fazer toda a diferença no dia de uma pessoa !!! Temos que ter esperança que o mundo vai melhorar !!! Bjs e mto obrigada !!!
Cris M. Zanferrari
14 de July de 2016Eu sempre tenho essa esperança, Marly!!
Obrigada, querida!!
Bjs afetuosos
Maria Vilma
14 de July de 2016Cris, o que dizer...!? Seus textos têm sempre esse notável dom de amplificar o silêncio que alinhava, emenda, e remenda e as palavras, que dispara em mim muitas reflexões e inquietações em relação a humanização do comportamento e dos gestos, desses mais simples e grandiosos gestos humanizados, que se expressam sempre que se abrem alguma fresta para a vida passar. E qualquer ser humano pode e deve abrir essa fresta... Quem sabe, uma janela, uma porta, um portão por onde possa circular calor humano e mais de humano em nós...!
Muito obrigada, Cris! Obrigada, Consuelo! Vou continuar sempre agradecendo a vocês por isso...!
Beijos,
MaVi
Cris M. Zanferrari
14 de July de 2016MaVi, querida!!
Você é que tem o dom das palavras!! Quanta poesia em "amplificar o silêncio que alinhava, emenda, e remenda as palavras". Você é poeta, menina!!!
Muito obrigada pelas belas, lindas e poéticas palavras!! Amei!!
Bjo super afetuoso
Maria Vilma
14 de July de 2016Beijos Cris! Obrigada pelo carinho!!! Eu gosto muito de poesia. ;D
Cris M Zanferrari
14 de July de 2016Beijão, MaVi!!
Karoline Fernandes Lino da Silva
14 de July de 2016Lindo e ao mesmo tempo uma ajuda e tanto!!! Devemos sempre manter a calma... E tudo dará certo...
Cris M Zanferrari
14 de July de 2016Obrigada, Karoline!! Que bom que gostou!
Beijos
Fatima Bertoche
14 de July de 2016Lindo texto. Com simples gestos podemos tornar a vida melhor!!
Cris M Zanferrari
14 de July de 2016É isso mesmo, Fátima!! Pequenos gestos fazem toda a diferença!
Obrigada, querida!
Bjs
Ana Abate
15 de July de 2016Cris, quanta sabedoria com tanta simplicidade... Sim, é o dia a dia, as palavras, o sorriso, os gestos quase sem importância e a doação que mudam o mundo! Esse video emocionante mostra isso e transforma as diferenças em amor! Bj
Cris M Zanferrari
15 de July de 2016Isso mesmo, Ana, você disse bem: "os gestos quase sem importância" são muuuuuuuito importantes!!
Obrigada, querida!
Bjo afetuoso
Marina Di Lullo
15 de July de 2016Querida Cris,
São essas pequenas comunicações diárias que tornam a vida mais bela. Ouvir do segurança do estacionamento do clube "boa sorte hoje, menina", perguntar se a tosse da senhora que faz hidroginástica melhorou e, sentir que estamos por aqui pra que contem conosco, amigos, familiares, é uma grande alegria!! Às vezes não somos correspondidas, no nosso afã, só nos resta caminhar. Expressão martelada, mas verdadeira: "Keep walking".
O vídeo é muito emocionante!!
Beijos e muito carinho Cris,
Marina
Cris M Zanferrari
15 de July de 2016Marina, minha querida!
Que lindos exemplos você citou! Amei!!
Muito obrigada pela companhia aqui e lá no Mania! É sempre uma alegria "ouvir" o que você tem a dizer, porque você o diz com muita sensibilidade e afeto!!
Bjo cheio de carinho pra vc!!
Marina Di Lullo
15 de July de 2016E Cris, como vc está linda na foto com o Carpinejar e que cabelo lindo, todo revolto!! Bjs
Cris M Zanferrari
15 de July de 2016Ahhh, gentileza sua, Marina!! Meu cabelo aí estava sem corte, mas ele é revolto mesmo e há alguns anos já que resolvi assumi-lo como ele é...hehehe...ficou tudo mais fácil!
Bjo agradecido!
Andreia Mota
17 de July de 2016Ô minha querida Cris, bom dia!!
Lendo seu texto veio na mente todo o meu dia a dia, o motorista do ônibus, a mocinha na porta do restaurante, a caixa do supermercado...
Fazer o bem é o melhor presente que podemos receber, um sorriso, um abraço, um e-mail, um bilhete, não importa a resposta, mas a forma como o bem retorna pra gente, isso sim não tem preço. Um dia alguém me disse que o Tony Ramos é a pessoa mais querida dentro da Globo e fui procurar entender o porque. Descobri que ele além de ser um excelente ator, tem algo muito especial como filosofia de vida: Vamos melhorar o nosso hoje porque não sabemos do amanhã. Achei tão lindo isso!!! O que eu tento explicar nesse devaneio virtual é que, no fundo, o bem faz mais bem pra gente, ficamos mais leves, mais felizes. E se depois de tudo nada der certo, cantemos! Um beijo carinhoso e um abraço apertado de saudade.