Os maiores erros quando se quer perder peso!!
Que melhor lições que estas depois das folias do Carnaval! Obrigada querida amiga e super-nutri Jaqueline Muller!
Os maiores erros quando se quer perder peso
Ano começando… 2017 já começou? Não, no Brasil infelizmente só depois do carnaval… meus pacientes já começaram, mas a grande maioria leva em consideração a festividade como marcador no calendário. Como eu escrevo aqui para o público da Consuelo que é mundial, devo também entender que estes já estão organizando o seu ano.
Bem, então para você que está esperando a festa passar e para aqueles que gostariam de começar um novo objetivo de vida para sua saúde, falo com ambos.
Então, vou começar com os maiores erros de quem quer perder peso, e no próximo Post, vou falar os segredos poderosos para que você possa alimentar-se corretamente e perder peso, que tal?
- Ingerir açucares, sem saber que está ingerindo –
Ouço muito no consultório que o paciente quer trocar o pão francês por tapioca. Então saibamos que: tapioca, pão francês, farinhas branca, macarrão branco, arroz branco, mel, biscoito ( bolacha ), açúcar, batata inglesa, bolo, são transformados em açucares imediatamente, após serem ingeridos, no seu corpo!!! Ah Jaque, mas eu não posso comer? Poder pode, mas não pense que como você não toma açúcar no café ou em qualquer outra ocasião, não esteja ingerindo açúcar de alguma forma. NÃO SE ENGANE!!! Ah, mas não poderei comer nunca? PODERÁ! Mas tudo tem seu momento certo. O que eu quero que entenda é: não se engane, você está ingerindo AÇÚCAR !!!!
- Gorduras devem ficar fora da dieta? –
Gordura é uma forma de saciar o paladar e a fome. Gorduras são necessárias para o corpo humano, para seu equilíbrio salutar, para sua disposição, energia, para saciedade. Banir a gordura da dieta, pode ser um erro que pode pautar a sua continuidade ou sua desistência de mudança de hábitos. Gorduras como: abacate, azeite de oliva, castanhas, gordura do coco na fruta – coco, azeitonas, gorduras dos peixes, manteiga de garrafa ou clarificada, gema de ovo, gordura da linhaça, da chia, chocolate amargo são excelentes fontes. Mas não quero dizer que você possa ingeri-las de maneira desenfreada. Quero dizer que você não deve retira-las da sua dieta de maneira drástica, mas sim ingerir de forma equilibrada e orientada.
- Controlar calorias somente, vai definir a qualidade da dieta ?–
Se você pensa que caloria é tudo na vida, por favor, não penteie o cabelo, porque ele vai cair, não lixe suas unhas, porque elas estarão fracas, não saia sem creme, porque sua pele estará ressecada. Tudo depende do momento que você está na vida, qual ciclo de vida que pertence (idade) e como está sua saúde. Basear sua dieta na dieta do amigo (a), é um erro mais que crasso, é um erro que chega ser inocente. Cada um tem uma resposta metabólica, devido ao estado de saúde, atividade física e ciclo de vida. Pode ser que controlar calorias seja a resposta para um período, mas para o outro não será saiba, disso. Como também, exagerar nas calorias, pode levar ao insucesso. Portanto, é um dos maiores enganos pensar que só as calorias devem ser levadas em consideração, tanto muito quanto tão pouco.
- Ignorar que existe um período de adaptação do corpo
Qualquer mudança de algum hábito pode levar algum tempo de adaptação hormonal do seu corpo. E esta adaptação pode levar a você a conclusão que, àquela filosofia alimentar não serve para você ou seu estilo de vida sendo que, provavelmente você levou mais de 20 anos, fazendo as mesmas coisas, e em 2 meses quer que tudo responda da maneira que você pensou e desejou que acontecesse. Calma, seu corpo é uma máquina e como tal, precisa estar em condições favoráveis para responder positivamente. Quanto tempo isso leva? Depende de cada um. Isso você vai se responder observando!
- Fazer atividade física de forma descontinua
Falar sobre atividade física é algo que me remete aos tempos em que não parávamos quietos na nossa infância. Hoje vejo crianças e adolescentes sedentários, em frente à televisão e com um cansaço interminável. Este comportamento é estendido para a vida adulta. Sempre recebo casos, que o adulto começa a atividade física e quando em um mês, por motivo de viagem ou doença, precisa parar, logo perde o músculo adquirido com tanto suor e se entristece. Isso acontece muito devido à falta de adaptação do corpo às atividades. Durante a formação na adolescência e vida adulta, nunca praticando atividade física, ao parar, perde a massa muscular rapidamente. E quando volta, sente mais dores e motivo de desestímulo. NÃO PARE!! Sempre esteja em movimento, isso não só vai ajudar na perda de peso, vai auxiliar na sua qualidade de vida em qualquer ciclo que estiver.
MO VI MEN TE – SE!!!
- Não saber dosar as expectativas
Quando você está em mudança alimentar, não deve se comparar com o outro indivíduo. Somos pessoas diferentes, com estilos de vida diferentes. Homens perdem peso mais facilmente que mulheres. Algumas mulheres perdem mais rápido que outras, e cada um é um. Não alimente frustração, não se pese todos os dias, não seja fator de comparação para outro senão só para você. Você é sua referência. Massas de gordura e muscular têm formações diferentes e pesos diferentes. Portanto, não seja precipitado (a) na sua avaliação e crítica !!!
Concluindo, existem muitos erros, mas selecionei os mais presentes em clínica e em palestras que ministro. Seja você a sua maior atenção, com metas ou objetivos em mente para você e não do outro para você. Seja você sua maior expectativa. Não transfira para outras pessoas, responsabilidades que não são delas. Faça então você em você.
Faça você sua melhor ação em você. A melhor versão de você, está em suas mãos !!!
Até o próximo post!
Jaqueline Müller
Nutricionista
((12)) 98111-2767
Atende no Rio de Janeiro, São Paulo e mundo!
Contato: jaquenutrition@gmail.com
Insta: @jaquelinemullerp
- February 24, 2017
- 22
- Jaqueline Müller
Eliane
24 de February de 2017Fantásticas orientações
mirna giampiccolo
24 de February de 2017NOSSA !!
muito bom esse texto, caiu que nem uma luva para mim que quero perder peso!
vamos lá!
Jaqueline Müller
24 de February de 2017Mirna, faça apostas com você mesma de quem vai vencer essa parada !!! 😘😘
Andréa , Curitiba
24 de February de 2017Grandes dicas Jaquelindaaaaaa!!!!!!!Também caíram como luva para mim!!!!!Maos a obra!!!!Obrigada por tanto nos ensinar com tanto altruísmo!!!!Bjs no coração.....
Jaqueline Müller
24 de February de 2017Querida linda Andréa,
Fico tão feliz quando vai ao encontro do que precisam.
Fique atenta ao próximo !!! 😘😘🌺🌺
Marisa M. Barbosa
24 de February de 2017Adorei seu post e adoro seus snaps!
A tapioca que virou moda no Brasil, acaba sendo uma vilã😳
Obrigada por dividir conosco!
Bom descanso, pois vc disse que não curti carnaval!
Beijos
Jaqueline Müller
24 de February de 2017Obrigada, Marisa!!! não curto mesmo. E acho que seria uma boa época para faxinarmos nosso país, mas vamos deixar para outra ocasião minha opinião...rsrsrs
A tapioca virou uma versão prática e saborosa do pão francês que é feito de farinha de trigo. Além de tudo isso, ela é bem em conta, por isso tão adotada. E cá para nós.. É uma delícia!!! mas tem sua mea culpa e não podemos livra-la.
Beijos!!!
Mia Athayde
24 de February de 2017Jaque, ADOREI !!!!
Teu texto está objetivo, claro, em tópicos e com muita didática!
Parabéns !!!!!
E, de imediato me lembrei da tapioca com queijo branco que como antes de fazer minhas aulas de pilates porque, sem tapioca, fico fraquinha fraquinha!!! Já fiz o teste e é fato!!!!!
E haja perseverança e determinação!!!!!
Bora lá !
bjssssss
Jaqueline Müller
24 de February de 2017Obrigada, MIa!
Mas isso aí. Se tem uma atividade física envolvida, super válida a tapioca. O problema dos açucares é comermos e pensarmos que não tem e ficarmos sem movimento. Daí vem toda consequência...
Grande beijo!!!!
Marina
24 de February de 2017Jacqueline, gostei muito do seu texto, informando com clareza e objetividade. Chegou também no momento certo para mim, que este ano decidi perder algum peso. Tomar a decisão é o primeiro passo; já começei as caminhadas e estou a cortar nas farinhas e açúcar. Falta só definir um plano de dieta, que se adapte ao meu metabolismo e estilo de vida.
Bjs
Marina
Jaqueline Müller
25 de February de 2017Marina querida,
Fico grata quando atinjo os corações sas pessoas. O meu próximo post falarei disso, os passos para atingir seu objetivo e com certeza planejar é um deles. Exercício realmente é uma atitude importante.
Grande abraço e obrigada , Jaqueline
Denise Luna
24 de February de 2017Grande Jaque, sempre nos ensinando a comer melhor, obrigada!
Confesso minha ignorância, pois levei um susto com o açúcar da tapioca! Todas as formas de refinamento (farinha, açúcar, macarrão) eu já sabia mas não tinha ideia de que a tapioca continha o famigerado inimigo das artérias!
Chego a conclusão que há uma ligação entre os carboidratos e o açúcar, pois um se transforma no outro, então temos que diminuir ao máximo os danados Cs :(
E as frutas? O processo é o mesmo?
Jaqueline Müller
25 de February de 2017Denise querida,
Sim carbos se transformam em açúcar. A velocidade de cada um será determinada pelo tipo de carboidrato que é. Exemplo batata doce é carbo, porém a transformação é lenta, o que nos é favorável. Adoro as frutas. Come las com a casca é melhor para nossa saúde. Claro as possíveis. 🍎 maca , 🍐 pêra, 🍇 uvas, pêssego 🍑, ameixa , frutas vermelhas e etc são bons exemplos. As mais doces que contém mais açúcares são indicadas para certos momentos do dia é claro, depende de como é seu dia em termos de queima de calorias. Mas também contém açúcares mas são favoráveis à saúde. Em suco não é tão favorável assim, porém como sempre tudo em seu momento certo é muito bem - vindo !
Flavia Amaral
26 de February de 2017Parabéns Jaque...vc sempre abrindo o leque de informaçoes p todos nós, leigos ou nao. Obrigada por compartilhar só coisas boas e que nos acrescenta a todo instante!! Vc é um exemplo p mim.
Jaqueline Müller
27 de February de 2017NOssa que querida!!! Um super beijo eu que fico muito feliz por saber disso. beijão !!
Ana
26 de February de 2017Oi, sabe dizer qual a máquina fotográfica do Robbie? Acho as fotos dele do insta tão bonitas e nítidas! Obrigada
Jaqueline Müller
27 de February de 2017OI Ana, vou perguntar para a Consu. Beijao
consueloblog
27 de February de 2017Vc acredita que é o iPhone?!!!!! Sèrio! bjs c
ana
6 de March de 2017nossa, mas tem algumas que parecem ser diferentes. Apesar de todas terem uma definição e luz muito boas, tem algumas que "gritam" e parecem ser de câmera profissional. Obrigada pela info.
Marta Oliveira
26 de February de 2017Olá Jacqueline muito bom seu post,adorei. Tenho 61 anos e sinto que o metabolismo está mais lento e emagrecer os 5 kg que ganhei quando parei de trabalhar está demorando um tantinho à mais. Agora que tenho tempo para mim depois de aposentar, caminho todo dia no Ibirapuera, faço pilates, treino funcional e agora zumba! Quero ter saúde e me sentir bem na minha pele independente de modismos. Super beijos
Jaqueline Müller
27 de February de 2017Exatamente, Marta! Isso mesmo, faça por você pelo seu bem estar! Grande abraço!!
Ana Abate
27 de February de 2017Ótimas dicas Jaquelinda!!! Para mim é muito difícil retirar o açúcar. E quanto ao exercício continuo... Meu sonho! Bjs
Jaqueline Müller
27 de February de 2017Uma hora, o destino muda!! rsrs um beijo minha querida amiga!
Laura Abreu
27 de February de 2017Ótima orientação! Obrigada. beijos
Jaqueline Müller
27 de February de 2017Obrigada pela visita, Laura!! grande abraço!
Vânia Rolemberg
1 de March de 2017Jaqueline, seu post caiu como uma luva para mim, aos 52 ganhei alguns quilinhos e não tô me movimentando pra perder. Obrigada, querida, pelas dicas, vou ficar ligado a aqui aguardando os próximos! Bjoca