Os Pros e Contras de morar na Itália…
“Morar na Itália”, palavras que para muitos parecem um sonho. Eu adoro! Moro em Florença desde 1990… antes da internet! Demorei para entender este país. Hoje sou completamente apaixonada! Foi um processo onde influiu a minha idade, o momento da vida, a companhia, o fato de ser mãe, a maturidade e sim, a internet! (post AQUI) Então hoje quero falar dos pros e contras de morar na Itália!
Pros
- A beleza: A combinação da natureza, arte, arquitetura (dizem que 50% das maiores obras de arte do mundo estão na Itália e 51 monumentos são Património Mundial da UNESCO), proporção faz com que cada manhã e cada entardecer sejam de uma beleza sem fim. Isso tudo ajuda muito o meu Instagram… 😉 É um desbunde!
- A comida: Antes de vir morar na Itália, não tinha idéia do que fosse o gosto verdadeiro de morangos, tomates, pêssegos, presunto, cappuccino e azeite. Em um segundo momento aprende-se a gostar até de dobradinha que vendem em caminhõezinhos na rua! A delícia é tanta, mas a qualidade é excepcional. O respeito pelo ingrediente cria um desprezo pela cozinha francesa (grande rival) onde tudo se amalgama em algo desconhecido coberto por um molho!! Só esse ano percebi que em Florença existem restaurantes japoneses com proprietários chineses, mas não existe nem um restaurante francês! (um post sobre as ciladas gastronômicas na Itália AQUI e 5 pratos típicos de Florença AQUI)
- As férias: Faça o que quiser mas não toque nas férias dos italianos! É algo de sagrado!! Não importa o nível econômico ou social, o mês que lhe é de direito são usados para explorar o mundo. Existem um pouco menos de 60 milhões de pessoas nesta nação, mas em qualquer lugar do mundo você sempre vai encontrar um. Até nos lodges mais longínquos em Botswana, encontramos italianos. Acredito que o mesmo espírito que levou Marco Polo, Vespúcio e Colombo (só mencionando alguns) leva esse povo aos 4 cantos do mundo. Eles adoram explorar e conhecer. Mas a maioria quer voltar para casa! Quando vim morar aqui achei um exagero. Quando se casa então, temos direito a mais 2 semanas naquele ano! Hoje acho super civilizado! Viram só, demorou mas entendi!
- O vinho! Se aprendi uma coisa nas minhas dietas (post AQUI) é que qualquer alimento deliciosamente calórico pode ser substituído por algo que traga prazer e menos calorias…menos o vinho! Nada traz a felicidade, alegria, leveza desse néctar! E nada acompanha alimentos de uma melhor forma.
- Os homens: Não é a toa que o David vem daqui né? Perdi a conta de quantos me disseram ao chegar aqui… “mas como o homem italiano é lindo!”
- Hedonismo: a base da cultura é o prazer… a vertente de tudo é o hedonismo!
- O clima e luz: Temos as 4 estações, mas o inverno não é muito longo e tem o seu charme. A primavera é divina com suas flores explodindo! O verão é tórrido, mas o mar nos três lados desta península em forma de bota serve de alívio. E o outono tem uma das luzes mais lindas que já vi neste mundo! Vejam AQUI um passeio pela Toscana no Outono.
Contras
- Serviço: por alguma razão aqui, não é bem o cliente que sempre tem razão… Pode ser muito frustrante!
- Tratam estrangeiros como estrangeiros… mesmo depois de 27 anos aqui, ainda me olham de forma estranha e não confiam totalmente na minha opinião… Várias amigas estrangeiras me dizem se surpreender também com o jeito que nos tratam apesar de sermos gentis.
- Os horários das lojas: Ainda não entendi como funcionam… segunda algumas fecham, quarta outras, no verão tem um horário e nem pense em encontrar muita coisa aberta nos domingos… (mais AQUI)
- A corrupção dos políticos: infelizmente nos últimos 30 anos se instaurou um sistema de corrupção que corrói a nação e seu desenvolvimento. No início era para o benefício do partido, agora já degringolou… e é para o benefício próprio.
- A burocracia: é enoooormeeeee! E muitos se escondem atrás dela…
- A falta de emprego e oportunidade a quem tem idéias novas e aos jovens. Estamos em um momento difícil. Se quiserem vir morar aqui, venham com muita coragem ou já com um emprego.
Mas o importante, queira onde você estiver, é ver o belo, procurar o positivo e especialmente, viver o momento. Só ele é verdadeiro, pois o passado é uma memória e o futuro só uma esperança. Sinta o cheiro com todo o ar dos teus pulmões, veja as cores como se tuas pupilas estivessem dilatadas, sinta o vento na pele até levantar os pelinhos da nuca, beba um copo de vinho degustando-o lentamente e escute o silêncio…
- March 22, 2017
- 46
Juliana
22 de March de 2017A D O R E I a matéria e concordo com cada palavra!
Ainda bem que nós com o nosso espírito brasileiro conseguimos fazer da pior situação uma lição. Já passei por cada uma..e o fato de ser negra casada com um branco recebo cada olhada nas ruas, restaurantes. Mas eu não ligo não. Sigo em frente com cabeça erguida. Bjo Consuelo! 😙
consueloblog
22 de March de 2017Oi Ju, Obrigada por compartilhar! E vc acha que no Brasil seria diferente? Estou perguntando de verdade, não querendo ser polêmica. Racismo é um problema tão grande e "radicado" quando conseguiremos superar isto?!!! bjs c
Laura gimenez
22 de March de 2017Quando você está bem,tudo vai bem!!! Diferenças ,sempre vão existir o importante é curtir as boas!!! Apesar dos pesares,como paulistana curto essa loucura !!!😘😘😘
consueloblog
24 de March de 2017acho tão bacana ver o charme de cada lugar! bjs c
Cyntia Issa
22 de March de 2017Adorei o seu post...suas colocações...É bom ler quando confiamos nas experiências e palavras de alguém
que tem algo interessante para passar. Seu trecho final foi maravilhoso. Muito obrigada e um grande beijo.
consueloblog
24 de March de 2017Obrigada querida! bjs c
Karoline Fernandes
22 de March de 2017Sabe que eu sonho tanto em morar fora ... Tua experiência me veio na cabeça o que uma amiga que tentou morar em Portugal a recém me disse :"É uma experiência incrível, os lugares que você vai descobrindo, a cultura e tantas coisas mas por outro lado, você se sente meio fora do ninho.... O olhar sobre você é diferente.... Vizinhos, tua rua o cheiro dá tua mãe e das tuas coisas fazem uma falta enorme"... Então percebi que por mais que seja um sonho a gente deve experiênciar tentar... Obrigada pelo post incrível... Foi enriquecedor 💓
consueloblog
24 de March de 2017q bom Karoline! Viajar enriquece, mas tem q estar prontos para o lado negativo também... bjs c
Regina
22 de March de 2017Delicia de blog... Florença inspira! e você também!! Bj
consueloblog
24 de March de 2017Realmente é uma cidade inspiradora! bjs c
Mayara
22 de March de 2017Amei! Penso muito em ir para a Itália, e gostaria de ir logo. Já fui à turismo muitas vezes, tenho amigos italianos também. Em 2015 fui em uma festa de casamento em Firenze, e que coisa linda foi! Amo muito a Itália. Quem sabe em 2018 vou, né? Beijos
consueloblog
24 de March de 2017Por que não?!! Estou torcendo! bjs c
Andrea - Curitiba
22 de March de 2017Apresar dos pesares, a Italia ainda eh um dos melhores paises da Europa para se viver, sobretudo para um estrangeiro...Fotos lindas! Bjsssssssss
consueloblog
24 de March de 2017Eu concordo, mas sei que tem quem sofre de saudades e diferença de cultura.
bjs
c
Francine Roos
22 de March de 2017Olá,
Morei por um ano na Itália quando estudei gastronomia. Sempre me senti um peixe fora d água no quesito tratamento pessoal: apesar de ser branca, alta e com nenhuma característica de brasileira, sempre fui tratada mal por ser brasileira. Me respeitavam apenas quando eu dizia que era engenheira ou quando era ríspida como eles. Muitas vezes as outras meninas da aula (italianas) tinham que sair em minha defesa por que ficavam com pena do que os chefs (nunca da escola, sempre os chefs convidados e muitos deles napoletanos) faziam comigo. Mas em fim, apesar dos pesares eu amava tudo na Itália: comida, paisagens... tanto que estou pensando em voltar a morar para sempre, agora com a família toda.
Beijão
consueloblog
24 de March de 2017Responder com a mesma moeda realmente funciona... Bom pra vc q sabe fazer isto! Vc me parece uma pessoa muito corajosa! parabéns! bjs c
Nádia Tiago
22 de March de 2017Olá Consuelo,
Belas palavras sobre a Itália, você revelou tudo com muito sentimento. Amei !!
Conheço apenas Milão, Bergamo e Lago di Commo más, com suas palavras dá para sentir até o sabor da Itália.
Kkk pontos negativos, todos têm e nós brasileiras mesmo com algumas dificuldades tiramos de letra.
Grande beijo.
Nádia
consueloblog
24 de March de 2017Rsss! Nádia me parece que não é "apenas" vc já conhece uma parte bem interessante e linda deste país, não? bjs c
Karina
22 de March de 2017Adorei a matéria, as fotos e o tema! Estou há 4 meses na Itália (lugar pelo qual sempre fui apaixonada e terra dos meus antepassados) por um período sabático. Te sigo no Insta (adoro) e te confesso que o que me levou a ler o seu post foi exatamente o sentimento contraditório que venho sentindo... fico, não fico... fato é, concordo com você é a cada dia que passa me sinto mais em casa (apesar dos pesares), agora vem a parte da coragem, que o coração cheio de fé, sempre ajuda!! Obrigada!!
consueloblog
24 de March de 2017Karina, e quais são teus pros e contras? bjs c
sandra
22 de March de 2017Äte o lixeiro". Nao entendi, ou isso é preconceito?
consueloblog
24 de March de 2017Pode ser considerado sim, mesmo que não era a minha intenção. Peço desculpas. Vou retirar.
Juliana
26 de July de 2017Como você é elegante e querida! Bjs
consueloblog
26 de July de 2017Muito obrigada! bjs c
Simone Mari Stallivieri knob
22 de March de 2017Querida Consuelo! Adoro você. Seu charme, elegância, essa sua maneira de ser, de falar, suas convicções e principalmente esse lindo sorriso que é sincero e cativante. Sempre aprendendo muito com você. Um dia morarei no belo país de meu nono Cesare Domenico Stallivieri, nem que seja por alguns meses apenas. Baci bella!
consueloblog
24 de March de 2017Por alguns meses tenho certeza será maravilhoso! De onde ele é? bjs c
Frederica
22 de March de 2017Adorei o post, Consuelo! Sabe, acho a Itália muito parecida com Portugal. Os contras são praticamente os mesmo de morar em Portugal, e entre os prós também há muitas coincidências. Infelizmente, o culto da beleza aqui não é tão apurado quanto em Itália, mas ainda assim não nos podemos queixar. Talvez por isso tudo, Itália seja o meu país preferido na Europa. Beijo
consueloblog
24 de March de 2017Acho Portugal maravilhoso!! Tem uma das luzes mais lindas do mundo dizia John Houston, o diretor!
bjs
c
Mariana
22 de March de 2017Oi Consuelo! :) Adorei seu post! Moro na Itália faz 3 anos e concordo com todos os pontos que você escreveu! Principalmente o do vinho, o vinho italiano é imbatível! Que maravilha! Eu acrescentaria também dois prós: primeiro, maravilhoso café italiano!! Segundo, a liberdade e tranquilidade ao dar uma voltinha no centro de Firenze à noite e escutar os cantores de rua tocando nas praças e na ponte Vecchio. E mais um contra: como os italianos se lamentam da vida!!! É um negativismo exagerado... uixi! rsrs
Um beijo! E bons passeios pela Itália!
consueloblog
24 de March de 2017Tens toda razão! Morro de rir com isso! Mas acho q eles ficam mais felizes se lamentando... ahahah! bjs c
Denise Luna
22 de March de 2017Puxa, adorei esse post. Muito elucidativo para quem pensa em ir para aí.
Confesso que fiquei surpresa com a discriminação aos estrangeiros! Olha que seu italiano deve ser perfeito e você tem filhos italianos e namorido também! Que surpresa...
Gostaria de saber se a Allegra já sentiu alguma forma de discriminação na universidade por ser estrangeira. Acho que os americanos são mais tolerantes com os europeus do que com os sul americanos....
Bjs
consueloblog
24 de March de 2017Pode ser... não perguntei e ela não se lamentou... a escola dela é meio diferentona... tem muuuuito estrangeiro, então ela acaba não sendo muito diferente... mas vou perguntar! bjs c
Amélia Helena Piccazio
22 de March de 2017Muito legal o post. Confirmou que a Itália é linda; eu amo esse país. Obrigada pelas dicas. Bjs
consueloblog
24 de March de 2017É um prazer! bjs c
Sionéia Chaves Cardoso de Paula
23 de March de 2017Adorei conhecer seu blog. Seus vídeos são muito legais e divertidos. Realmente vc está conseguindo realizar um trabalho diferenciado.
Todos os dias vou dar uma passadinha por aqui.
Beijos,
Sionéia.
consueloblog
24 de March de 2017Olá Sionéia! Fico super feliz! Volte sempre! bjs c
Conceição Marinho Victal
23 de March de 2017Linda Consuelo, somente de cabeças descoladas podem sair pensamentos tão leves sobre como aproveitar a vida em todos os lugares do mundo!! Amei!!
consueloblog
24 de March de 2017Obrigada! bjs c
Marina
23 de March de 2017Adoro a Itália em especial Roma. De Lisboa são cerca de 3 horas de voo, e é uma felicidade voltar a Itália, sempre que possível.
Como turista/cliente também já senti alguma deselegãncia e falta de atenção no atendimento, que prefiro entender como falta de formação profissional, ou poderá ser também um traço cultural?
Mas ainda assim e como na canção, gosto muito das "perfect Imperfections" desse país tão belo.
A sua última foto está linda e tão de bem com a vida!
Bjs
consueloblog
24 de March de 2017Marina, interessante o teu ponto. E vc vê diferença de cidade a cidade? bjs c
Mia Athayde
23 de March de 2017Que delícia de post, Consuelo!
A gente sabe .... em todas as situações, experiências, lugares, etc ... sempre existem pontos positivos e os nem tanto assim.
Mas para mim, uma coisas que é suuuuperrrrrr forte e que me faz um bem danado é este tal de hedonismo tão próprio da Itália. Adoroooooo!
Ser estrangeiro sempre e para sempre, é um ônus administrável mas que pesa.
E este é um fator que está ficando cada vez mais forte no mundo todo ...
Como vc sabe, tenho um irmão que mora em Monza (ao lado de Milão) e é casado com uma italiana criada no Brasil.
Nos anos 1990 eles moraram por quatro anos na Itália (Milão) e sentiram muitoooooo mais a descriminação e o "mau atendimento" nos serviços do que percebem nos últimos 3 anos em que voltaram a viver aí.
Massssss, com as levas de imigrantes, uma certa "intolerância", voltou a dar o ar da graça por aí, segundo me dizem.
Que sempre tenhamos o olhar para os bônus, para o belo, para o positivo ... seja onde estivermos!
E façamos do limão (siciliano, de preferência), uma limonada deliciosa!
Mas, sabe o que seria priceless mesmo?
Ter um cantinho no Brasil e um outro na Itália ou em Portugal .... já pensou que delícia?
bjsssssss
consueloblog
24 de March de 2017Delícia!!! Já me sinto um pouco assim... rsss! bjs c
Maraisa Gardinali
23 de March de 2017Olá, Consuelo!
Adorei o post! Vejo todos, mas nunca os comento... Adoro sua maneira ver a vida, expressá-la e compartilhá-la!
Um beijo!
Maraisa.
consueloblog
24 de March de 2017Oh Maraisa! Obrigada por comentar! Volte mais! bjs c
Maria Celia
23 de March de 2017Seus comentários são muito interessantes e muito disto eu percebi em todas as vezes que ai estive . Morei 20 anos na França e sempre digo que a beleza da França e da Itália faz com que eu aceite engolir toda a grosseria das pessoas que a gente encontra por ai. Acho no entanto, salvo engano, que o homem italiano é especialmente orgulhoso da sua beleza e muito grosseiro com as mulheres ( sinto muito pelo Rob que deve ser diferente pois caso contrario voce não estaria com ele), e não acho que seja especialmente com estrangeiras. Assisti à cenas incríveis com italianas que me deixaram espantada. Senão temos também poucas e péssimas aqui no Brasil também. Então....Bjs
consueloblog
24 de March de 2017Sim o Robbie é diferente. Muito bacana! O machismo ainda é um problema mundial! E não só entre os homens! bjs c
Gloria Jane Melo
23 de March de 2017Olá Salloto,
Linda Itália, linda França, mas para mim só para passear
Morar mesmo, acho que o melhor lugar é perto da família, de preferência no Brasil mesmo.
Temos problemas? Sim! Graves? Sim! Mesmo assim nao abro mão do meu aconchego!
Não se trata de patriotismo, mas gosto de estar com minha família e poder ajudar meus filhos.
Queria que todos morassem perto de mim, mas uma ganhou assas e voou em busca do sonho de morar na Europa.
Beijos a todos!
consueloblog
24 de March de 2017Quando chega o netinho? bjs c
Gloria Jane Melo
26 de March de 2017Oi CONSU
já chegou w já tem 1 mes! É uma linda menininha!
Bjo
consueloblog
27 de March de 2017Q amoooorrrrr!!!! o nome? bjs c
Gloria Jane Melo
31 de March de 2017Oi Consu
Estava lhe vrndo em Pelotas! Sucesso total!
O nome.da netinha é Jennifer, mas como ela é tão pequenina, chamo Fefê!!!
consueloblog
31 de March de 2017q amorrrrr!!! parabéns! Mande um beijo para tua filha e genro! bjs a vc também!
PS Sim Pelotas foi top!
Melinha
23 de March de 2017... ótimas observações! Sofri no BR descriminação quando saí do Rio Grande do Sul e fui viver em Fortaleza-CE. Muitos me desestimulavam dizendo que eu não iria conseguir trabalhar na região, devido a diferença de cultura. Fui transferida pela companhia que trabalhava e tive que enfrentar as dificuldades e empecilhos. Este aprendizado foi ótimo. Hoje ,quando visito diferentes países e não sou muito "bem" tratada, uso as técnicas do aprendizado... a propósito, na Itália, consegui algumas conquistas rsss... mas também não perdi a oportunidade de dar umas dicas para que tratassem melhor os turistas... metida eu hem??? Mas como já foi citado acima qquer esforço é possível para curtir -la bella Itália-!!!
consueloblog
24 de March de 2017ADOREI!!! Me ensina? bjs c
Lorena zeller
24 de March de 2017Olá Consuelo!! Belíssimo poste!!! Concordo o Brasil nada muda tbm a quanto corrupção e desemprego.
Mas temos que abrasar o lugar que moramos!!! Sou chilena moro a 39 anos em São Paulo!!!adoro tbm o Brasil!!! Vc posta fotografias lindíssimas. Pretendo conhecer a toscana assim que puder!!! Bjs
consueloblog
24 de March de 2017Lorena, e quais são os pros e contras do Brasil?
bjs
c
Patricia Dias
24 de March de 2017também acho a Itália o país mais lindo do mundo e a melhor comida. Amo passar férias aí. Bjs
consueloblog
24 de March de 2017É uma delícia sim! bjs c
Claudia Baum
25 de March de 2017Consuelo, adoro o seu blog. Me identifico muitíssimo com seu corte de cabelo e seu modo de vestir, és minha blogueira favorita e inspiração. Suas impressões da Itália (e dos italianos) poderiam ser as impressões de alguma cidade da serra gaúcha (todas com forte colonização italiana). Trabalhei 3 anos com patrões de descendência italiana e minha avaliação seria parecida com a sua sobre a Itália, muita coisa boa, mas também algumas não tão boas.... mesmo assim foram patrões maravilhosos e muito engraçados. Estamos aguardando sua vinda à Pelotas. Espero que passes por Porto Alegre, onde moro e deixe sua impressão pela cidade (que já teve fases melhores que a atual, infelizmente). Ciao
consueloblog
27 de March de 2017Adoro POA mas desta vez só no aeroporto... vc vem a Pelotas? bjs c
Norma Audi
25 de March de 2017Consuelo querida, como você é elegante! E não apenas na maneira de se vestir com também na delicadeza de responder aos post de suas seguidoras.
Fiz minha especialização na Itália, morei por 2 anos, e já fazem 17 anos que voltei ao Brasil. Se tenho que pensar nos melhores momentos de minha vida, sempre me leva a Itália. Mesmo com todos os contras, que certamente concordo. Ainda assim acredito ser mais leve morar aí, e já estou me planejando para voltar a morar. Estou conseguindo convencer minha filha a fazer arquitetura aí. Tenho sempre a oportunidade de visitar mas cada vez que vou aumenta minha vontade de ficar... Quem sabe ainda seremos vizinhas rsrsrsrs.
Beijos no teu coração e obrigada por compartilhar tantas informações deliciosas.
consueloblog
27 de March de 2017Lutar pelos sonhos é tão bacana! parabéns! bjs c
Eva Emiliana Mota Fusini
25 de March de 2017Assino embaixo tudo que que você escreveu. Mudei pra Italia com minha família em 1992 e só tenho a agradecer a Deus com muita gratidão essa linda oportunidade. Tenho mais prós do que contras e considero a Italia meu segundo país.
No ítem comida, tudo é incomparável e posso dizer por experiência própria, porque durante 21 anos comi italianamente, experimentei quase todos os tipos de pratos mas atualmente, tem 5 anos que estou comendo francesmente e a diferença é realmente grande. Em casa não abro mão da cozinha italiana para não perder a linha, visto que a cada dois meses estou por aí tb. VINHOS? Mamma mia... vai descer um CHIANTI hj à noite, o melhor de todos, toscanamente falando e "per fortuna" é praticamente o único vinho italiano que encontro por aqui. Tinha que ser um Chianti. Tudo de bom pra vc e sua linda famiília e muita gratidão pela nossa vida. Gran bacione
consueloblog
27 de March de 2017Eva, vc mora onde? bjs c
Eva Emiliana Mota Fusini
3 de April de 2017Hoje estou morando no sul da França na Costa Azul a 12 km de Saint-Tropez a Cavalaire Sur Mer (cavalérrrrrrr, esses erres franceses chatérrimos e os biquinhos tb que as pessoas acham chique :( :( :( ) e feliz da vida pois estou a 200m da praia, enfim, sonho realizado. Grandissimo beijo
Ana Carolina Carneiro da Cunha
28 de March de 2017Maravilha de post!!!! Realmente a Itália é imbatível....Fiquei surpresa com sua revelação que lhe olham de forma estranha por ser estrangeira! Vc com ascendência italiana, com essa bagagem cultural, de elegância, nível sócio-econômico elevado, imagine uma pessoa que vá em busca de um lugar "Sob o Sol da Toscana" rsrsrs....Como turista a gente não percebe isso.....
Suellen Batista
21 de April de 2017Amei o texto, estamos nos programamdo para morar fora do Brasil, e a Itália está entre as opções. Seu post foi muito enriquecedor. Parabéns.
ANTONIA VALVO
30 de April de 2017Sono italiana, ma vivo in Brasile sin da piccola.
Mi sto organizzando per fare la via del ritorno...vediamo...
Insegno l`italiano da 30 anni qua e vengo in italia 2 o 3 volte all`anno.
Cerco di comprare una delle borse di CHEZ DÉDÉ, (come la tua, SANTORINI) ma sembra quasi impossibile.
Una volta la mail, non è corretta, l`altra volta va bene, ma non concludo lo stesso...roba da matti...
Per favore, dammi una mano!!!
Antonia
consueloblog
30 de April de 2017Ciao, Stranissimo! Puoi parlare con loro via instagram o Facebook. O riprovare senza sbagliare il processo, specialmente se fai consegnare in italia dovrebbe essere facile.
Baci
c
Marcela Souza
11 de July de 2017Que delicia de post... estamos indo morar em Milão em Novembro. Somos recém casados e preparados para todas as novas aventuras que teremos na Itália. Ansiosos para essa nova experiência e convictos que teremos muitas boas histórias para contar em breve! Obrigada por dividir as suas com a gente
Grande beijo
consueloblog
11 de July de 2017Sim!! Quero ver o teu vídeo quando chegar a hora! Que emoção estar no começo desta aventura com a cara e coragem!
bjs
c
Stella
4 de August de 2017Obrigada por seu post, muito bom! Estou buscando lugares para morar e trabalhar na Italia, país que já conheço relativamente bem, mas como turista. Queria uma opinião sua se for possível: meu marido e eu, ambos brasileiros com cidadania italiana, estamos morando no México (viemos a trabalho mas não gostamos daqui) então, assim que pudermos, gostaríamos de tentar morar na Italia e abrir um negócio (sonho antigo dos 2!). Porém, pensamos em um lugar turistico de praia. Será um investimento nosso. A questão é, onde?...Não temos filhos, tenho 49 anos e meu marido 43. Muito obrigada por sua opinião!
consueloblog
7 de August de 2017Nossa, difícil dizer pois lugar de praia é lindo no verão, mas no inverno tão triste...
Adoro tudo no mediterrâneo, inclusive a sardegna. Talvez o sul do país seja mais gentil com estrangeiros...
bjs
c
Alessandra
11 de August de 2017Achei os italianos bem educados em relação aos alemães o que me desanimou foi o transporte público achei péssimo . A comida boa mas Roma é uma cidade muita cara infelizmente mas é bela :)
Sarah
9 de October de 2017Olá.. Acabei de conhecer seu blog e já me encantei. Sou bisneta de Italianos e estou solicitando minha dupla cidadania. Creio que passarei a te seguir a partir de agora. Escreve muito bem e me tocou com as palavras. Parabéns!
consueloblog
9 de October de 2017Q delícia saber disto! Volte sempre! bjs
c
monica milone
10 de October de 2017Concordo com tudo que disse! E no ano que vem quero ficar uns meses na Toscana.
Sandra
28 de October de 2017Olá, amei seu blog. Sua forma elegante e positiva em descrever as belezas e agruras do cotidiano rsrs.
Este país e belíssimo!
Temos uma marcenaria aqui no Brasil e meu marido é descendente de italiano. Você acha que ele conseguiria se colocar no mercado por aí?
consueloblog
28 de October de 2017Nossa, isso é difícil dizer! Acho q depende do que ele sabe fazer e onde vcs iriam morar. Se ele fizer muito bem o seu trabalho, gosta de trabalhar muito e for a uma cidade menor, talvez. Mas e daí as saudades?... bjs c
Helaine
14 de November de 2017Oi Consuelo adorei seu blog. Estou há 6 meses morando com marido é um casal de filhos em Bergamo no norte da Itália, estou odiando, choro todos os dias, sofro todos os dias com a falta de educação dos italianos.... muito triste mesmo, e agora estou num desespero total, pq vendi tudo que tinha no Brasil pra começar uma nova vida aqui com minha família aqui, imagina minha situação, estou sem chão. 😢😢 Que tristeza na alma, que povo ignorante e mal educando, estou pensando talvez de ir pra Portugal, menos dificuldade no idioma já ajudaria. Bjs
consueloblog
15 de November de 2017Acho Portugal uma ótima, ou vá ao sul da Itália, vc deve se dar melhor!
Espero que teus filhos e marido estejam gostando mais!
bjs
c
Aline
23 de May de 2018Oi Helaine!
Gostaria de entrar em contato com vc. Eu meu marido é um casal de filhos, estamos pensando em ir morar na Itália, exatamente como vc fez. Gostaria de saber como vc está agora, se se arrepende ou se adaptou.
PS: Consuelo, parabéns pelo seu blog, o descobri hoje e estou adorando!
Nilce Silva
16 de December de 2017Olá, muito bom seu blog. Eu e meu marido (ambos aposentados no Brasil) chegamos há 20 dias. Estamos adorando. Por enquanto só prós (à parte, claro, a saudade da família -, mas a internet ajuda um pouco). É bem verdade que nos preparamos durante um ano para a mudança (inclusive a língua, estudamos por dois anos, o que faz toda diferença pelo que eu senti em relação às outras vezes que viemos a lazer). Escolhemos a cidade de Ventimiglia, na Liguria - fronteira com França, para viver. É linda, simpática e o clima é ótimo, além disso é o lugar onde, pelo menos por enquanto, não sentimos nenhum tipo de preconceito, muito pelo contrário. Já alugamos apartamento (de imobiliária) e o processo foi incrivelmente simples e rápido. Espero que continue assim, porque tenho muitos planos, entre eles fazer um curso de artes plásticas em Firenze :)
Grande abraço.
consueloblog
18 de December de 2017Nossa q máximo! Adorei o pique de vcs! bjs c
Jacqueline
29 de December de 2017Amei seu blogue, estou na Itália a seis meses, me casei aqui... Estou ainda me adaptando, vivo na região de Friuli Venezia Giulia. Quanto ao comportamento dos italianos conosco, é exatamente como vc mencionou, me incomoda um pouco.., Emprego está muito difícil, porém com todos os problemas que a Itália está vivendo agora ainda assim é muito bom viver aqui..
Seu texto me deu uma razão pra seguir em frente.. Obrigada
Jacqueline
consueloblog
3 de January de 2018Siga! E vai encontrar a tua praia! bjs c
Elainy
8 de January de 2018Amei o blog, muito carismática e descreve com clareza um pouquinho da Itália, estou com muitas duvidas,e pesquisando bastante sobre esse país, pois não conheço a Itália e como vou me casar com italiano em breve estaremos nos mudando e tudo isso está me tirando meu sono, pois não sei o que posso encontrar nesse mundo novo para mim, todas as informações são de extrema importância para mim, decidir o melhor para nós.
consueloblog
9 de January de 2018Mas é justamente o desconhecido q é tão empolgante! Vc deve ser jovem e certamente é corajosa, além de mulher. Depende só de vc amar aqui! Tem muita coisa maravilhosa, algumas chapinhas, alguns desafios e muitas saudades. mas é um lindíssimo país cheio de cultura, beleza e vinho bom! ;-) Sem falar do teu amor! bjs c
Luma
12 de January de 2018Amei seu comentário sobre a Italia, estou pretendendo ir em 2019 para morar. Um pouco da familia do meu esposo reside já ai um tempo. Meu medo é me frustar em questão a emprego e estudo (gastronomia).
consueloblog
12 de January de 2018Estudo de gastronomia não vai ter modo de não gostar... emprego realmente está difícil! bjs c
Dayane
8 de February de 2018Parabéns pelo post ! amei
Estou indo no final do Ano para Bréscia, porem tenho uma filha de 9 anos que não fala absolutamente nada de italiano, sera que as escolas dão algum tipo de suporte ;; estou indo a trabalho e ficarei por 3 anos ;(, se puder me ajudar com informações agradeço Bjusss
consueloblog
11 de February de 2018Isso depende muito da escola e da comunidade. Vc não consegue falar com a escola antes de ir?
bjs
c
Christian
7 de March de 2018Ola, eu estava pensando em ir morar na Italia, em Milao. Eu queria saber se e muito dificil de se acostumar com o clima e com as pessoas.
Se puder me dar algumas dicas ou como foi para você se adaptar seria legal!
Grato desde ja!
consueloblog
9 de March de 2018Eu acho q depende se vc está acostumada a ficar fora do Brasil, pois é bem diferente. Eu adoro morar aqui, hoje, mas demorou para me acostumar. Mas vc assistiu o vídeo? Falo disto no vídeo. E é importante ter a permissão de trabalho e falar a língua! Para morar, não para visitar.
bjs
c
Manoela Sena
8 de March de 2018Que coisa linda Consuelo, que texto leve e verdadeiro. Amo a Itália, quero ir, mas entendo que há uma preparação necessária a ser feita para não sofrer e passar dificuldades. Adorei... Luz pra você!
consueloblog
9 de March de 2018Obrigada! Sim! Tem que se preparar para vir para cá e também para deixar casa. No Brasil somos muito ligados às nossas raizes... A saudades pode ser tão grande ao ponto de atrapalhar a adaptação... bjs c
Melina
14 de March de 2018Cheguei agora no seu site, este é o primeiro artigo e só posso dizer que adorei. Imagina os próximos artigos... Dos inúmeros sites que li sobre a Itália, o seu foi o único que traduziu uma essência, algo verdadeiro. Sem nuances comerciais ou extremamente turística, mas sim um olhar sobre a vida e suas experiências. Parabéns!
A propósito, eu, meu marido e dois filhos (14 e 10 anos) pretendemos passar uns meses na Itália depois do reconhecimento da cidadania italiana, provavelmente entre maio e outubro/19. Estou em dúvida se escolhemos a Ligúria (possivelmente Genova) ou Florença. Como não iremos trabalhar, apenas apreciar este país, queríamos um lugar que nos proporcionasse lazer, cultura, esporte, estudos (gastronomia, artesanato, fotografia...). Você pode me dar uma dica? Um grande abraço e sucesso!
consueloblog
15 de March de 2018Eu gosto de Florença por ser mais central, fica perto tanto de Milão quanto Roma. É lindíssima, passam mais estrangeiros e talvez o clima é mais ameno... Genova nunca morei... mas são decisões bem pessoais. Vai visitar as duas antes . Acho importante. bjs c
Melina
19 de March de 2018Muito obrigada pela atenção. Você é incrível. Estou adorando o blog, inclusive me inscrevi no seu canal do YouTube. Apesar de entrar aqui através de pesquisas (no Google) sobre a Itália, acabei descobrindo esse seu universo que me inspirou e despertou em mim um outro olhar sobre a vida. Incrível como influenciou o meu comportamento e me motivou a procurar meu estilo, para que me sentisse bem na minha pele...
Ah, acredito que ficaremos em Florença no ano que vem! Tem mais a ver com o nosso perfil.
Mais uma vez obrigada, um grande beijo e muito sucesso!
Pedro Mendonca
14 de December de 2018Oi Consuelo, boa noite.
Primeiramente gostaria de lhe dar os parabéns pelo blog e pelas dicas conferidas.
Se puder me dar uma orientação, ficaria muito grato. Estava pensando em talvez passar um período na Itália com minha esposa e meus dois filhos pequenos (um de 2 e meio e a outra de 6 meses), talvez uns 6 meses, talvez até um ano. Saberias me dizer qual seria o custo mensal para um padrão de vida médio-alto? Estavamos pensando em talvez ir morar em Firenze, mas ainda não escolhemos o local e nem definirmos se iremos mesmo ou não.
Muito obrigado
consueloblog
19 de December de 2018Olá Pedro, isso seria muito difícil para estabelecer. Não sei te dizer. Vai depender de tanto!!... Eu acho menos caro q São Paulo, por exemplo, por termos escola e hospital de graça, podemos usar o sistema publico de transporte... etc... mas não consigo te dar uma cifra...
bjs
c