Porto Venere, 4º capítulo da viagem de vida de Kareen Terenzzo
Visitando Porto Venere na Itália, é uma experiência maravilhosa…mesmo sozinha. Este é o quarto capítulo da viagem de Kareen que a transporta de uma dor profunda ao encontro de si mesma. Os outros capítulos estão aqui: Primeiro Milão, Segundo Londres e Sirmione e Terceiro Cinque Terre. Para ainda mais dicas e informações sobre a sua viagem, não deixem de visitar o blog de Kareen, Vacation Animae.
Parte IV
Al Mare em Porto Venere
Depois da minha passagem por Cinque Terre, restava um dia livre na Liguria. Eu poderia voltar para uma ou duas das terres ou conhecer lugares novos, como Levanto e Porto Venere, ainda que em sentidos opostos, eu teria tempo. E uma das coisas boas de viajar sozinha/o é que você define o ritmo. Claro, se você tem uma alma gêmea e dá tudo certo de viajarem juntos – namorado/a, amiga/o, irmã/o – ótimo. Quando você não tem, ou seu período de viagem não “casa” com o de outra pessoa, o negócio é cair sozinha/o na estrada. E o importante é saber apreciar isso. Tem uma lista de vantagens, e também desvantagens (vou falar mais sobre isso lá no meu blog Vacation Animae. Como boa sagitariana, prefiro não pensar nas desvantagens ou procuro transformá-las em vantagens.
Assim, a desvantagem de viajar sozinha se transforma em uma vantagem que é a liberdade. Talvez esse meu pensamento possa parecer egoísta, e talvez seja mesmo. Mas, a liberdade de acordar a hora que você quiser, de parar onde você quiser, de mudar de ideia sem ter que perguntar ou convencer alguém que sua ideia é melhor, e de fotografar a mesma estátua, por exemplo, de “n” ângulos… bem, me rendo a ela, a liberdade, sem problemas.
Era uma manhã fria, cinzenta e caia uma chuva fina em La Spezia. Eu estava livre para fazer o que quisesse, mas estava refém do tempo. Qualquer programa com aquela chuva seria um pouco chato ou menos bonito. Por isso, me rendi preguiçosamente ao tempo (ou às condições meteorológicas) e saí para tomar um cappuccino, fazer comprinhas.. e me despedir de La Spezia. Esperaria passar a parte da manhã para decidir que direção tomar.
Eu já tinha lido sobre Porto Venere e a chamavam de a “sexta terre”. Se eu já tinha gostado das outras terres, provavelmente iria gostar dessa. Assim, no tempo do tempo, quando a chuva parou, peguei o ônibus para Porto Venere.
A viagem seguiu por uma estradinha linda e sinuosa durante uma hora ou um pouco menos. Estar sozinha nessa hora pode ser uma desvantagem, a tendência é que você fique se perguntando será que é o ônibus certo? Nossa que demorado chegar até lá… e se não for o ônibus certo? Eu também, mas aprendi a afastar esses pensamentos para somente apreciar a paisagem e também a rotina dos moradores da região. Pense que sozinha/o você está mais disponível e atenta ao que acontece ao redor.
Ao tempo do tempo, apesar do vento gelado, o Sol começou a se mostrar entre as pesadas nuvens. Quando chegamos em Porto Venere, embora eu não tivesse a paisagem das casas coloridas vertiginosamente penduradas nas montanhas, literalmente eu estava “al mare” – restaurantes charmosos, barcos a vela ou de pesca, e um clima de balneário tomava conta da cidade. Me senti numa tela de pintura. Foi como se o tempo das horas tivesse sido congelado para que aquela paisagem a minha frente permanecesse ali. Nunca esquecerei essa imagem e desse olhar sobre Porto Venere.
Sem um mapa, e sem querer um, comecei a andar por um “passeio” que se estende lado a lado com o mar. Encontrei um banco, aqueles, com cara de banco de praça, vazio, como se estivesse me esperando, me sentei para contemplar e ficar ali com o mar, a conversar com ele (como diria nossa amiga Alexandra, do Salotto).
Viajar é muito bom, e com o mar e aquele horizonte, me senti muito livre. Livre, e não mais assustada. Sim, porque a liberdade também pode amedrontar. Mesmo que seja para alçar novos, coloridos e felizes voos, sair da zona de conforto pode ser doloroso. Literalmente, eu senti isso uma semana antes de iniciar minha viagem. Tive uma crise de dor nas regiões lombar e abdominal. Assim tudo junto durante 3 ou 4 dias. Entrei em pânico. Pronto fiquei doente. Não posso viajar assim. Tenho que cancelar a viagem? Talvez adiar… E se eu piorar no avião? E como vou carregar a mala? Enquanto as “caraminholas” corriam soltas pelos cachos dos meus cabelos, consegui um horário com um “quiropata mago” e com a minha médica acupunturista, a quem apelidei de a fada madrinha das agulhas. Ela sabia que era urgente, expliquei o drama num rápido SMS. E quando cheguei, não precisei falar nada. Como sempre, ela me atendeu toda fofa e acolhedora, mas séria, e como quem quer dar uma bronca, disse: “por que você está se boicotando? Pode parar com isso. Você tem direito a ser feliz e se divertir. Nada de culpa. Vou cuidar de você agora, mas vá viajar sem se preocupar. Divirta-se e a dor vai passar”. Foi fato. Quase nem senti as horas da viagem de São Paulo para Londres. Já em Londres eu não senti nenhuma dor. Sair da casca dói. Mas é necessário. Voltei ao presente, àquele banco, e pensei, aqui estou eu, em paz, feliz, fora da casca.
Logo adiante, avistei um charmoso restaurante, fui até lá e almocei um polvo com batatas maravilhosamente saboroso acompanhado de uma taça do autêntico vinho branco, da Liguria, geladinho. Fechei os olhos na intenção de congelar aquele momento para nunca esquecer o sabor da “terra” da Liguria.
Ventava muito ainda, mas o Sol insistia em permanecer. Pensei, amém, hora de um gelato! Mas antes, quero me despedir desse mar, desse ar, desse infinito… Como eu queria ser como o mar e abraçar toda aquela imensidão. O mar e o céu eram um só. Invejei as gaivotas. E foi assim, numa fração de segundos que aquela paisagem não só ficou eternizada na minha memória, como me presenteou com um insight – o de me aprofundar na fotografia. Não era só a vontade de fotografar a viagem, ou ter mais um álbum lindo de fotos. Era a necessidade urgente e criativa de me expressar. Era “o escrever”, contar e captar estórias através das imagens. Quando cheguei em terras brasileiras, comecei a buscar isso e trabalhei nas versões do meu olhar sobre aquele cenário, do mar e do céu, onde acima corria uma estrada de nuvens.
Em minhas versões:
Fiz uma reverencia ao momento e segui meu caminho, até descobrir a chiesa di San Pietro, uma linda construção de 1198, no estilo gótico, em meio aquela paisagem bruta de pedras, montanhas, mar e ventos fortes. Mais uma vez eu sentia a forza bruta da Liguria.
Não poderia ser diferente, adiei o gelato, e fiquei mais algum tempo sem querer dar adeus para aquela terra. Mas o tempo, no seu tempo, também dava sinais de chuva. Era hora de caminhar por Porto Venere, e até chegar ao gelato, fui descobrindo adoráveis lojinhas de artesanato, de moda, tudo muito original e no melhor estilo italiano, e claro, comidinhas irresistíveis. Foi lá que vi uma mini horta do autêntico pesto genovês. Vontade de levar para casa, ou mudar a casa de lugar!
Finalmente, parei em uma gelateria e mantive a tradição de pedir o meu sabor preferido: pistache! Como plus, pedaços de chocolate. Ah Itália…
Tem mais gelato lá no meu Flickr
Segui para praça para saboreá-lo “al mare” e me misturei aos demais turistas que já começam a se movimentar para pegar o próximo ônibus. Descobri que não só de vinhos e frutos do mar vive Porto Venere. Muitos turistas vão para lá para praticar hiking.
O Sol começava a se despedir deixando o tempo frio. Provavelmente o ônibus voltaria lotado para La Spezia. E assim foi. Com certa dificuldade eu e outros passageiros dividíamos aquele pequeno espaço, cansados, procurando um jeito de se segurar, às vezes um se apoiando no outro para manter o equilíbrio na sinuosa estradinha. Quase ninguém conversava. Mas o que se via em todos aqueles rostos do ônibus circular entre Porto Venere e La Spezia, era a mesma cara de felicidade.
Lindo este capítulo também, não é? E só para deixar registrado, o meu sabor preferido também é pistache!!
Não esqueçam de passar lá no blog de Kareen, Vacation Animae.
- November 18, 2013
- 0
- Kareen Terenzzo, Porto Venere
Alexandra
18 de November de 2013E que conversa deve ter sido, Kareen queriiiiida!
Vontade de vender tudo por aqui, passar a mão nos meus amores e ir viver em Porto Venere, perto de nosso "grande amigo", ao sabor do tempo e do vento.....
Você está certa quanto a sua habilidade com fotografia (não é Consulinda?....você e Roberto tem propriedade para falar disso)....são lindas!....e me transportam.......
Amei! Obrigada por partilhar.
Beijos imensos
PS: certeza que voltarei várias vezes para observar, sonhar.....e sentir.
Cassiano Lopes
18 de November de 2013Ale, amada. Tenho certeza que muito em breve você vai realizar esse seu sonho lindo! Estou na torcida por ti e fico vibrando com a sua empolgação de sonhar sem limites! Como dizia Picasso, se você sonha é porque é real. Beijo querida. ;-)
consueloblog
18 de November de 2013Linda esta Cassi!!!
Andrea - Curitiba
18 de November de 2013ALE E CASSI: que frase linda!!!!!!! E como nosso querido Cassi, penso que logo vc realisara teu sonho! E quanta ¨fofura¨da parte da Kareen em citar teu nome....Ela eh mesmo uma fofa!! Bjs a vcs......
kareen terenzzo
18 de November de 2013Ah Andrea... Obrigada! Você também é uma fofa!
Não teria como não citar...
Bjs
consueloblog
18 de November de 2013Imagens maravilhosas!!! bjs c
Cassiano Lopes
18 de November de 2013Tudo lindo!!! Sintonia perfeita. Bjos à todos!
kareen terenzzo
18 de November de 2013Alexaaaandra! Sim, uma conversa e tanto. Também tenho vontade de largar as coisas aqui e viver al mare. E como a Consu falou, se pedir, dá certo. E eu já pedi daqui uns anos, me mando dessa cidade maluca rsss.
Obrigada pelo carinho e pelas palavras de apoio.
As fotos estão sendo encaminhadas _/\_
Bj grande, Kareen
Alexandra
18 de November de 2013Sabe que já nem me lembro desde quando....mas sempre falei que ao chegar na aposentadoria (vide formar e encaminhar a Lelê e colocar alguns projetos em prática) eu iria largar tudo e morar na Bahia, em uma casinha de pescadores, de frente para o mar. Quando já velhinha, sem ter que me preocupar com pele e com mais nada, poderia andar pela praia pretinha como um carvão.....kkkkkk. E o Waine (meu marido) adotou minha idéia e sempre diz que também vai. Bom pra mim....ganho a companhia de nosso "grande amigo" sem perder a companhia de meu grande amor.....
Talvez não seja na Bahia, mas que eu vou, ah eu vou.....
Beijos minha linda Kareen.
kareen terenzzo
18 de November de 2013Ahhhhhhh! Lindo projeto de vida Alexandra. Apoiadíssima :)
Bjs
kareen terenzzo
18 de November de 2013Alexandra amada, ups, respondi pra você lá embaixo ;)
Bjs
Alexandra
18 de November de 2013Acho que nossa Consuamada deu um jeitinho....rsrsrsrs
Bjs
Alexandra
18 de November de 2013Cassi, Andrea, Consuelo, Kareen, MaVi e todo salotto, vocês me são tão preciosos e carinhosos que agora quem tá chorando sou eu.
Obrigada pela torcida. Meu desejo se realizará a seu tempo, com certeza. Não tenho pressa, pois a espera apura o deleite.....
Beijos imensos.
Alexandra
18 de November de 2013Ah Andrea amada, a Kareen é mesmo uma coisa fofa. Mais uma maravilhosa surpresa neste lugar abençoado.
Beijinhos.
Maria Vilma
18 de November de 2013Decidindo vir pra Bahia, já tem aqui uma amiga, que receberá vc e sua trupe com todo amor e carinho!...
um grande beijo,
MaVi
Alexandra
18 de November de 2013Kkkkk....é mesmo, querida! Quem sabe não está escrito....só Deus sabe o que a vida nos reserva.
Beijos mil.
Andrea - Curitiba
18 de November de 2013ALE, bjs........
ivani weffort
18 de November de 2013Kareen texto impecável e fotos maravilhosas. Também gostaria de ser uma gaivota.....sonho antigo esse!!!!!. Escreva sempre que nós continuaremos a te prestigiar!!!!!bjs
kareen terenzzo
18 de November de 2013Oi Ivani, obrigada! Sobre as gaivotas, não é?
Um beijo e asas aos sonhos
ivani weffort
18 de November de 2013Querida muito obrigada, sempre procuro dar asas aos meus sonhos
Aguardo os próximos passos!!!! bjs
Maria Vilma
18 de November de 2013Kareen,
Tenho viajado na garupa dos seus relatos comoventes, à proporção que avanço na leitura, fico imaginando sensações do tipo: frio, medo, fome, dor, cansaço, desconforto, desânimo, prazer, deslumbramento e, por fim, a sensação de dever cumprido.
Obrigada, kareen, pelo prazer de começar uma semana com uma história tão boa, quanto a que findamos a semana passada.
Beijos: Kareen e Consu.
kareen terenzzo
18 de November de 2013Oi Maria Wilma, eu agradeço as suas palavras e a companhia na garupa ;)
Beijos, Kareen
Maria Vilma
18 de November de 2013Querida,
Eu é que agradeço pela sua descrição, que me fez viajar sua viagem...
Que beleza! Peço então, que prossiga, continue o trajeto, que lhe seguiremos!
Bjs! MV
Conceição
18 de November de 2013Adorei! Tentei comentar no teu blog, mas não consegui. Enfim...só ora dizer que viajar consigo não é o mesmo que viajar sozinha. Sozinhas estamos quando não temos consciência de nós mesmas. Voce esta lúcida, presente, pés no chão. Está com voce mesma inteira, logo, na melhor companhia.
Sou casada há quase 30 anos, mas não dispenso minha companhia. Volta e meia vou me encontrar no mundo. Levar a alma pra passear, como diz uma canção.
Boa viagem! Continuarei acompanhando e viajando contigo!
Bjs, procê e pra Consu.
consueloblog
18 de November de 2013Conceição concordo em pleno com isto!! E dá para sentir no texto quando a Kareen esta consigo e quando ela se perde um pouco…pra logo, logo se reencontrar. Eu acho q por isto estes relatos são tão lindos, pela fragilidade.
Obrigada por teu lindo comentário!
bjs
c
kareen terenzzo
18 de November de 2013Hahaha verdade Consu !
Em tempos que todos só mostram "o que é bom", ainda tem espaço para fragilidade... Fragilidade essa que eu "meio ignorava"...
Um brinde à vida como ela é!
Bjs
Conceição
18 de November de 2013O bom de ser "perder" nessas terras é que vc vai tomando um gelatto até se encontrar ;)
mais bjs
consueloblog
19 de November de 2013Con, hahahahh!! gelato GPS…bjs c
kareen terenzzo
19 de November de 2013ótimo!!! adorei também gelato GPS rssss
consueloblog
20 de November de 2013rsssss!!
consueloblog
19 de November de 2013Kareen, vc teve q ser forte no trabalho, na dor…agora é teu momento e a fragilidade é tão meiga e sedutora ao mesmo tempo…também porque vc n fica perdida nela, contempla e daí busca a solução…very noble of you! bjs c
kareen terenzzo
19 de November de 2013verdade Consu, sabias (e lindas) palavras... e dá-lhe lencinhos ;)
very noble of you too
gratidão
bjs
consueloblog
20 de November de 2013Fico super feliz em ver a repercussão dos teus posts. Todos entenderam exatamente a tua trajetória, em muitos casos por ser, ou ter sido, a deles também!! bjs c
kareen terenzzo
18 de November de 2013Suas palavras tocaram meu coração Conceição. Obrigada. Você leu exatamente o que eu penso e não pude expressar com as minhas próprias palavras. Mais um aprendizado do Salotto. Turma linda a Consuelo tem aqui.
Um beijo grande!
Maria Araci
18 de November de 2013...corria uma estrada de nuvens! Alguém está se revelando, em imagens e versos, uma poeta!!!!!!!!!!
kareen terenzzo
18 de November de 2013Maria Araci ohhhhhhh! Rsss, acho que tenho um pouco de poeta sim... Quem sabe... Vamos correr a estrada de nuvens ;)
beijão querida, Kareen
Cassiano Lopes
18 de November de 2013Pessoas maravilhosas desse blog super tudo. Eu não sei o que está acontecendo comigo, mas estou neste exato momento muito emocionado com a descrição desses momentos inesquecíveis da linda Kareen... Enquanto lia esse post estava escutando Maria Callas e chorei! Chorei! Texto lindo, sensível e delicado. Pode parecer loucura, mas eu de alguma forma senti as palavras tocando meu coração. Será que é porque estou no meu inferno astral? Luciene, dá uma luz amada! rsrsrsrs Meu aniversário é dia 24/11 e já estou recebedo presentes adiantados. Primeiro o post da Consu sobre a força maior e agora esse da Kareen. Só tenho que agradecer por poder fazer parte desse blog surpreendente. BEIJÃOZÃO nas duas! SMACK!
consueloblog
18 de November de 2013Oh Cassi amado!! Chorar é a voz do coração! Uma delícia q infelizmente tantos homens acreditam não poder participar… Good for you!!
bjs enormes, c
Cassiano Lopes
18 de November de 2013Bjos salgados! rsrsrsrsrs
kareen terenzzo
18 de November de 2013lindo isso Consu!
kareen terenzzo
18 de November de 2013Lindo lindo Cassiano! Visualizei a cena aqui. Muitas emoções. Deixem elas virem mesmo. Também estou recebendo presentes, o meu niver é dia 28!
Obrigada pelas suas palavras viu? É muito gratificante saber que, uma estória que começou num caderno, virou um momento assim como esse, de pessoas compartilhando emoções e amizade.
Gratidão a Consu e todas/os vocês aqui
;) beijos
Cassiano Lopes
18 de November de 2013Obrigado Sagitariana linda! Bjo grande. Cassi.
kareen terenzzo
19 de November de 2013:) Bjs
Luciene Felix Lamy
18 de November de 2013Precisamos arranjar um jeito da Consu botar uma 'astróloga' de plantão! rsrs.
consueloblog
19 de November de 2013Exatamente!!!! Quem será? Quem será?... Rssss bjs c
Cassiano Lopes
20 de November de 2013Lucy! Lucy! Lucy! Bjos.
Quiteria Franco- Visual (in) desejado
19 de November de 2013Querido, parece que estou te vendo, chorando e ouvindo a Callas!
Bjos.
Cassiano Lopes
20 de November de 2013Amo Callas Quitty! Beijo grande.
Ana Leite
18 de November de 2013Oi! Kareen
Mais uma vez estou encantada com suas viagens e suas fotos são simplesmente lindas.
Fico emocionada toda vez que leio seu texto.
Parabéns, parabéns!
Bjs e abraço
Ana
kareen terenzzo
18 de November de 2013Oi Ana, muito obrigada!
Também fico emocionada quando entro aqui e me deparo com tanto carinho
Obrigada obrigada!
Beijo grande
Andrea - Curitiba
18 de November de 2013Kareen linda! ja te disse antes que viajo junto com vc! Quanta sensibilidade em nos passar tantos detalhes! Bjs.......
Cassiano Lopes
18 de November de 2013Andy, tens toda razão: sensibilidade é a tradução da forma como a Kareen escreve. Bjo querida! PS - ainda to te devendo um e-mail... Mas não esqueci não! rsrsrsrs
kareen terenzzo
18 de November de 2013essa sensibilidade me custa caro às vezes viu Cassiano
a menina chora fácil rssss, mas logo dou risada também
;)
Bjs
Andrea - Curitiba
18 de November de 2013Cassi, nao se preocupe! Take your time! Bjs...
kareen terenzzo
18 de November de 2013Oi Andrea, obrigada linda! Viajamos juntas agora ;)
Beijos
Sandra Pires
18 de November de 2013Parabéns Kareen!
O que é o máximo neste blog é que além da Consuelo nos presentear todos os dias com um conteúdo tão maravilhoso ainda atrai histórias tão lindas como esta .A mensagem que fica é de coragem e superação.
Abraços!
Sandra
kareen terenzzo
18 de November de 2013Oi Sandra, sim, amém tive esse espaço que é verdadeiro, com conteúdo lindo e de qualidade e de pessoas lindas como vocês.
Obrigada!
Beijos, Kareen
Pricila Marchese
18 de November de 2013Ka querida querida , mais um belíssimo capitulo!! Fotos maravilhosas!! Adorei o detalhe da igreja de San Pietro ! AMO SORVETE DE PISTACHE!! Curiosa para o proximo capitulo! rsrrs bjooo
kareen terenzzo
18 de November de 2013Pri linda! Próximo será Florença, muita responsabilidade hehehe
Pistache é o melhor sorvete!!!!! Na Italia então, é como estar no Olimpo
BJs
Cláudia -Curitiba
18 de November de 2013Novamente encantada com sua viagem e seus pensamentos Kareen...agora entendi na íntegra o comentário que vc fez anteriormente prá mim: sair de casa dói! Ir ao encontro desta liberdade, do desconhecido! Nosso inconsciente e nosso corpo nos sabotam mesmo, não é?! Mas sempre existe uma força que impulsiona, sejam as palavras de alguém, uma imagem, um sonho...um cheiro. As sensações, as memórias que vc tem deste período são únicas e perpétuas. Suas estórias ainda vão contribuir muito para meu projeto "viajar sozinha"...rrsrsrsr! As fotos estão lindas, adoro! Ahh, gelato de pistache? Meu favorito também! Bjo.
Cláudia -Curitiba
18 de November de 2013Kareen, também não consegui deixar comentário no seu blog...nem cadastrar meu e-mail...qdo entrei no comentário ele me enviou para página about:blank e qdo fui cadastrar meu e-mail ele voltou para a tela do texto. O que será que estou fazendo de errado...
kareen terenzzo
18 de November de 2013Linda! Viu adiantei parte do texto pra você rssss... Obrigada pelas palavras! É isso aí Claudia, coragem e faça sua viagem. E fotografe os gelatos pra gente :)
Hummm sobre o blog vou verificar... Teoricamente ele deveria entrar direto. Talvez por ser Gmail.
Mas obrigada por me avisar, farei um reporte.
Bjs
Luciene Felix Lamy
18 de November de 2013Kareen,
Emudeci.
Ué, emudeci mesmo.
Sagitário... Quando Zeus fala é de coração para coração.
Que tudo. Que tudo!
Beijos,
lu.
kareen terenzzo
19 de November de 2013Ai Luuuu! Assim você me mata de emoção... Lá vou eu correr atrás da caixa de lencinhos.
Ah é tudo "culpa" de Zeus então rssss
Obrigada querida! Bjs
Quiteria Franco- Visual (in) desejado
19 de November de 2013Kareen querida, que texto e que fotos! Sem dúvida, és uma artista!
Sabes, tenho uma teoria - a gente só se conhece quando viaja sozinha como estás fazendo.
Attraversare, não é?
Agradeço então à dupla Consuelo/ Kareen!
Bjos.
kareen terenzzo
19 de November de 2013Oi Quitéria, muito obrigada!
Ah eu adoraria ser uma artista, será que consegui?
Sim, é isso mesmo, a gente precisa estar com a gente mesma para poder entender algumas coisas.
Obrigada você! Bjs
Patrícia
20 de November de 2013Parabéns Karen, texto lindo!!! Passei por essa experiência agora, viajei sozinha para Florença e fiquei 2 meses naquela cidade lindíssima. Mas uma semana antes da viagem comecei a entrar em pânico,pensando que havia sido uma loucura ter programado uma viagem sozinha por tanto tempo....mas é o que diz o texto, sair da zona de conforto é difícil...no entanto, foi a melhor experiência da minha vida! Conheci pessoas e lugares que ficarão carinhosamente guardados nas minhas melhores lembranças! E a experiência de estar sozinha, só com nossos pensamentos, é muito bom! Realmente me vi nesse texto da Karen!
Detalhe, meu gelato preferido também é pistache, e aquela gelateria que tem na Ponte Santa Trinità (oltrarno) possui o melhor gelato de pistache que tomei em Firenze.
Bjs.
Grazia Cardoni
20 de November de 2013Kareen, Kareen, mais uma vez vc nos presenteando com sua rica experiência e a beleza de suas fotografias!!! Dá vontade de ir viajar com vc!!! Quem sabe poderá tornar-se uma especial guia...?
Beijo no coração ,
Grazia