Acordamos cedinho para vermos a procissão de Corpus Christi. Uma tradição em Ouro Preto, o cortejo acompanha o ostensório com a hóstia sagrada que representa o sangue e corpo de Cristo, da igreja da Matriz do Pilar à Nossa Senhora da Conceição. Caminhando pelas íngremes ruas de paralelepípedos todas decoradas com tapetes de serragem coloridas, as várias confraternitas, a banda e os vários anjos acompanharam as figuras religiosas ao seu destino.
Tocante pela emoção dos devotos e absoluta autenticidade desta tradição carregada de simbolismo e nenhum perfume de espetáculo turístico, a manhã foi uma experiência inesquecível!
Os tapetes pelas ruas são feitos de serragem colorida. Os devotos ficam a noite toda decorando as ruas.
Todas as casas pelo caminho da procissão colocam suas melhores toalhas nas janelas.
E lá de longe ouvimos a banda e a procissão chegando!...
Nós não andamos nos tapetes, mas eles podem...
Os anjinhos...
Entre as várias confraternitas, esta do Carmo.
Todos seguidos pela banda!
No meio do caminho a procissão para para uma benção e reza.
Todo mundo para para assistir e participar nas preces.
Acho esta casa meio suspensa incrível!
E o Roberto fotografando...
Inclusive os anjos! Esta linda foto é do Roberto
Após a benção, a procissão parte outra vez.
Adorei a solução da banda para segurar as partituras de música enquanto andam!!
Todo mundo acompanhando...
...todo mundo...
...todo mundo!!
A meta!
No caminho à Nossa Senhora da Conceição, tem esta linda fachada de azulejos!
Chegamos!!
Os lindos sinos tocam...
...os jornalistas entrevistam...
...os documentários arrecadam informação...
...e dentro...
...através desta janela azul...
...começa a missa!
E depois, os anjinhos vão para casa...
Janisete Miller
7 de June de 2012Belo registro de uma linda tradição, Consuelo! Uma procissão em Ouro Preto é realmente inesquecível...eu também adorei como as partituras dos músicos são carregadas e estava me perguntando se você iria registrar isto também! rsrs
O Milton Nascimento tem uma música linda "Paixão e fé" que descreve uma procissão (da semana santa no caso da música) em Minas (OP, acredito eu) com os "tapetes" no chão e os lençóis/toalhas nas janelas...suas fotos me fizeram lembrar da música e da procissão que vi em OP na sexta-feira santa anos atrás...bj
Joice
7 de June de 2012Que lindo! Não estava lá, mas vendo as fotos e o seu relato...parece que sim. Grazie mille!
Jean Blocker Castleberry Adsit
7 de June de 2012How fortunate are we to have you share this beautiful tradition... Thank you. Besitos, Jeannie
Estêvão Toledo
7 de June de 2012CSJ4Me,
As pessoas que conseguem acompanhar todo o percursso da procissão e assite a missa em pé, reza a lenda que estas pessoas alcançarão o milagre da santa das "perna bunita" e do "bumbum durinho"... será verdade???
Vc sentiu alguma diferença???
Um beijo grande,
Estê.
PS. foi em Ouro Preto que entendi a expressão: "isso é mais fácil que empurrar bêbado na ladeira"
consueloblog
7 de June de 2012Estê!!!! Se vc não existisse, teria q te inventar!!!!
Thanks bro!!
bjs
CSJ4Us
Mia
8 de June de 2012kkkkkkkkkkkkkkkkkkk
Deb440
8 de June de 2012Olà sou de BH com raizes profundas em Ouro Preto e digo a cidade è 100o tambem tem o velho ditado: Se quer ver um mineiro suicidando joga um queijo nas ladeiras de Ouro Preto.
Ester
7 de June de 2012Me encanta essa religiosidade do interior.... e ainda com direito a bandinha, que legal!!!!
Essa é ,pra mim, a festa mais tradicional e bonita da igreja daqui de Brasília. Mas ainda sim, sinto falta desse "ar do interior"!
Bjo!!
Maria Araci Corrêa Meyer d'Avila
7 de June de 2012Lindas as fotos! Mas é pena a gente constatar como a úmidade e o mofo estão tomando conta de vários prédios e inclusive da Igreja de Nossa Senhora da Conceição! Onde está a preservação do nosso patrimônio histórico? Não podemos deixar que esta riqueza cultural se acabe!
consueloblog
7 de June de 2012Oi Maria, posso te dizer, que de um modo geral, Ouro Preto esta muito bem conservada e preservada. Ninguém, nem os almighty bancos podem mudar as fachadas dos caseirões, e, em geral, a cidade está linda e limpa! Pena a NSConceição n estar a altura do resto... com tempo...
bjs
c
Mia
8 de June de 2012Ouro Preto tem sua beleza e fama, sem dúvida, é a mais conhecida, mas dizem que Tiradentes, hoje, é das cidades históricas mineiras a mais bem conservada, além de ser um reduto gastronômico de primeira linha. A galera das Gerais confirma essa informação? É procedente?
Sei também que, recentemente, foi inaugurado o Museu da Liturgia, vi fotos, e achei muito bonito!
Bjk
Ana Laura Rabelo
8 de June de 2012Ei Mia, OP eh OP pq tem uma carga histórica muito forte e significa muito pra todos nos. Eu pessoalmente acredito q deveria ser tratada com muito mais carinho pois eh nossa memoria. Mas, ainda assim encanta muito. As pessoas se emcionam. Tiradentes eh mais bem conservada.E nos últimos anos ganhou ares de sofisticação por causa do festival de gastronomia etc. Mas, na minha opiniao a cozinha mineira mais autentica, ainda estah em OP, justamente por causa das experimentações gastronômicas q se faz devido ao festival. Mas, ambas merecem ser visitadas. Sem duvida! Bj, AL
Ana Laura Rabelo
8 de June de 2012No fim, OP ainda reina absoluta no cenário pq mantém uma mineiridade autentica e tem o peso dos acontecimentos passados que foram tao importantes para todos nos, de alguma forma isso mexe com nosso imaginário. Concordam?bj,AL
Babi
8 de June de 2012Sou apaixonada por Ouro Preto. Nas duas idas à cidade me senti muito acolhida. Um apreço especial à mineiridade (e isso inclui os doces-de-leite, pão-de-queijo e cachaças artesanais, além dos desejos de bom-dia à janela e a conversa fácil). Vendo suas fotos, percebi semelhanças com as que tirei numa procissão de Páscoa. Inclusive com o cachorro na janela (http://hugberries.blogspot.com.br/2011/04/entre-quaresma.html). Me fez sorrir. =)
eloisa cruz
8 de June de 2012Essa procissão é um ato de fé e devoção!!! Aqui em Avaré, choveu a noite toda, mas os jovens enfeitaram as ruas embaixo de chuva. Cada pancada de chuva levava um pedaço dos tapetes e eles refaziam. Venceram e ficou lindo!!!! Choveu o dia todo, e a procissão aconteceu com chuva mesmo. Muita gente de guarda chuva!!!! Que bonito!!! Lindas fotos e reportagem Consu e Roberto!!!! Alguns dos anjos tem penas de verdade!!! Que belezinha!!! Amei!!!!
Francisco
8 de June de 2012Querida Consuelo, Mia e os frequentadores do salão,
Ouro Preto realmente é emocionante. Por isso, pode ostentar o título de patrimônio mundial da Humanidade. Tem autenticidade! São os moradores que, por exemplo, elaboram os tapetes da semana santa e das demais procissões durante a noite! Quando amanhece, é um espetáculo! Adoro também a pequenina Tiradentes, com seus grandes quintais. Ah, e ao lado de Ouro Preto encontrasse Mariana, a primeira vila e cidade das Gerais, capital de bispado, terra que foi da batina (seminaristas e padres), do badalo (dos sinos) e da banana. Possui o mais raro órgão histórico no Brasil, presente do rei de Portugal D. João V quando a, então, vila foi elevada à cidade. Infelizmente, a primeira cidade de Minas está sendo demolida por omissão dos gestores da cidade. Salvemos Mariana!
Se alguém puder fazer algo pela minha linda e histórica cidade, pediria comunicar aos veículos de comunicação o apelo!
Antoine
8 de June de 2012Superb photos, thanks.
Lucas
8 de June de 2012Para os catolicos a hóstia consagrada é Jesus em corpo, alma e divindade e não uma representação.
consueloblog
8 de June de 2012Vc tem toda razão! Me perdoe pela leveza da escolha de minhas palavras!
Um abraço
C
Ana Laura Rabelo
8 de June de 2012Consu, vcs estao brilhando! As fotos estao lindas! MG agradece! Bj,
Marcia A.
8 de June de 2012Consuelo, vc. e o Roberto teem o condão de me deixar louca pra visitar este lugares. Rever Ouro Preto foi bom e fiquei com vontade de passar uns dias por lá....
Parabéns pelas belas imagens.
Bom retorno a São Paulo.
Cristina Marques Pinto
8 de June de 2012Um pedacinho de Portugal, aqui no Brasil. Imperdoável ainda não conhecer. Um passeio às cidades históricas mineiras, com os meus filhos, vem sendo adiada há anos - não passará deste ano!
Andrea Ramos
8 de June de 2012Emocionante as fotos. A procissão e seus anjinhos mais a bandinha tocaram aqui onde estou. Bjs
Cristiane Pereira
8 de June de 2012Consuelo,
obrigada por retratar e relatar, com palavras e fotos tão lindas, uma das mais importantes e belas tradições mineiras, que é a procissão de Corpus Christi em Ouro Preto. Estou muito feliz por vc e Roberto terem vindo aqui em Minas Gerais, e não haveria melhor cicerone e anfitriã do que a Márcia Osório!
Aguardo ansiosa seus comentários e fotos de Inhotim... acho que vocês vão ficar completamente deslumbrados, é um lugar impressionante pela beleza, pela natureza, pelas obras!!!
Ana Cristina Ramos
8 de June de 2012Lindas as fotos! A cada dia voce está se superando e nos presenteando com belas imagens e cultura! Estive em OP mes passado, com as meninas(ja estão mocinas Barbara 18 as gemeas 16) pois meu pai era mineiro orgulhoso de sua terra e apresentei a elas a origem de um povo acolhedor meigo, e uma terra linda! se puder vá à gruta do Maquiné, outra visita linda ! Bom passeio !
Claudia
8 de June de 2012Lindas imagens de Ouro Preto, amo Minas e suas cidadezinhas maravilhosas retratadas tão bem retratada pelas lentes das suas cameras...Parabens!!!!! O dia estava muito bom em Ouro Preto,né??? Enquanto em São Paulo.......o sol simplesmente não da as caras desde terça feira e chove muito.Bj
Natalie
8 de June de 2012Quandi vi passando a procissão na tv lembrei imediatamente de vocês!
Lindas as fotos!
Hercilia Correia
9 de June de 2012Você consegue deixar o Brasil mais colorido ainda com seus comments...
consueloblog
9 de June de 2012:-)
Carol Alfinetes de Morango
9 de June de 2012Um mistura de saudade, alegria e felicidade ao ver suas fotos. Muitas lembranças boas dos sobe e desce dessas lareiras.
Bjos
Carol
Adriana Pessoa
10 de June de 2012Consuelo,
Que bom que Roberto gostou de Ouro Preto, assim como gostamos da sua Florença.
Assim como Florença tem Michelângelo, tivemos o privilégio de ser Ouro Preto a terra do nosso escultor maior, Aleijadinho.
Esse é um dos laços que une as duas cidades, ligadas pela arte.
Espero que ele tenha conhecido o que temos de mais significativo na pintura Barroca - Mestre Athayde. Se não, esperamos pela volta.
Roberto e Consuelo: prazer em recebe-los nas Minas Gerais.
Beijos nos dois.
Ana Borba
19 de June de 2012MARAVILHOSO, muuuuito bonito , sua viagem ,seus comentários , suas fotos .... Com estas imagem eu penso... Ainda bem que somos brasileiros, nós também merecemos !
consueloblog
19 de June de 2012Merecemos e MUITO!!! É um orgulho mostrar ao mundo o que temos de único, especial e lindo. Mas, mais ainda, é bacana para nós mesmos fazer parte disto!!
bjs
c