Segredos deslumbrantes de Veneza: Scala Contarini del Bovolo
Quem lembra quando fui a Veneza para ver o seu Carnaval tão único esse ano?… Foi um dia incrível, além de lindo!! Falei de tudo nestes dois posts (Veja o post AQUI e AQUI.) sobre esta viagem bate e volta maravilhosa (são só duas horas de trem de Florença). Mas faltou um detalhe muito lindo…
Sigo no Snapchat a Isa Discacciati do blog Itália per Amore. Entre outras coisas, ela é uma ótima travel planar brasileira de Veneza e o Veneto e aquela região toda. Foi ela quem nos acompanhou naquele dia. Havia visto no seu Snap uma torre maravilhosa e no fim do dia pedi para ir conhecê-la. Estávamos perto e fomos.
A sorte quis que poucos dias antes haviam ABERTO A SCALA CONTARINI DEL BOVOLO para o público!!! Subimos tranquilos, quase sem turistas. É ainda pouco conhecida e difícil de encontrar!! Lá vimos um dos pôres de sol (e agora a concordância? É assim mesmo?) mais lindos da minha vida!! Vejam só!!
E AQUI o site oficial da Scala.
Para a explicação vou me apoiar no ótimo blog Italia per Amore. Super sugiro ir visitar. Tem mil dicas e ótimos posts sobre o Veneto e a Itália. A Isa não só conhece, mas entende a cultura italiana. Se forem para lá, chamem ela! Os contatos estão no seu blog. Pois Veneza é muito fácil se perder (e se perde tempo precioso de consequência).
Texto de Isa:
Se você encontrar o Campo Manin, já está praticamente com as chaves nas mãos. De frente para o grande Leão de São Marcos, olhe para a sua direita e na entrada de um beco irá encontrar a única placa que indica a Scala Contarini Bovolo, dali é só seguir. Em alguns dias, não é muito fácil encontrar turistas por ali, não são todos que conhecem o lugar.
A Scala Contarini Bovolo é uma joia arquitetônica do período de transição entre o estilo bizantino e renascentista. A escada em forma de caracol foi incorporada ao edifício original de 1300 que pertencia à família Morosini. A mudança aconteceu tempos depois do casamento de Caterina Morosini com Zuane Contarini, originário de uma família muito potente da nobreza veneziana. Foi o filho do casal, Pietro Contarini que no final de 1400 pediu que uma escada em forma da caracol, “bovolo” em veneziano fosse construída adjacente ao palácio. O fato lhe conferia prestígio e afirmação social.
A Scala Bovolo se desenvolve em duas partes, um pórtico realizado com arcos renascentistas e uma torre alta 26 metros (o edifício é considerado alto para os padrões de Veneza) com 80 degraus. Os arcos dos pórticos decrescem em tamanho, os arcos do primeiro andar são maiores e os do último menores. Um efeito proposital para fazer com que o palácio pareça mais alto.
Do alto do mirante da Scala Bovolo é possível admirar os telhados de Veneza e ver alguns dos edifícios mais famosos da cidade a 360 graus. A Basílica de São Marcos e suas cúpulas, campanários de algumas igrejas, a Madonna della Salute, em uma das vistas mais lindas da cidade. Fica difícil escolher entre a Scala Bovolo e o Campanário de San Giorgio.
Obrigada Isa pelo lindo passeio!
No vídeo abaixo vê-se ainda mais da escada.
Luciana Rodrigues
6 de May de 2016Que lugar lindo! Fico tão feliz de ver a minha amiguinha Isa ser apresentada com tanto carinho pela nossa Consuelo. A Isa é demais!
Isa
6 de May de 2016Lu, obrigada, amiga.
Bjos
Maria Vilma
6 de May de 2016"Um raio
Fulgura
No espaço,
Esparso,
De luz;
E trêmulo
E puro
Se aviva,
S'esquiva,
Rutila,
Seduz!"
(Estrofe de um poema de Gonçalves Dias)
Rutilam do mesmo modo: Veneza, vc, Consuelo, e Isa linda!!!
Bjs, MaVi
Marina Di Lullo
6 de May de 2016MaVi, você nos trazer nosso poeta romântico é o máximo!! Sua poesia traduziu a luz e o momento. Beijos querida
Maria Vilma
8 de May de 2016Nina, Smack...!!!
Isa
6 de May de 2016Mavi,
Que lindo!!! Obrigada por nos brindar com este belo poema.
Bjos
Maria Vilma
8 de May de 2016O post é inspirador, Isa linda! Um verdadeiro poema!
Bjs!
Adrianne
18 de May de 2016MaVi : Naturalmente maravilhosa!
iara
6 de May de 2016lindo lugar, louca pra conhecer!! Adoro a Isa, acompanho todos os snaps dela!!!
Isa
6 de May de 2016Oi,Iara,
Que bom!! Eu adoro essa rede de contatos que formamos por aqui. Este salotto é demais!
Bjos
Denise Luna
6 de May de 2016Que coisa MAIS LINDA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Bjs
Andrea - Curitiba
6 de May de 2016Vc sempre descobrindo cantinhos especiais, tirando fotos lindas ....E esta luz??? Que beleza!!!!!!!!Parabens pelo belo post!Bjs.......
Alexandra
6 de May de 2016Que lugar maravilhoso! E a luz......sedutora!
Os cachinhos lindos da bela menina também ficaram dourados....rsrsrs
Um passeio pra sonhar.....
Beijocas.
Marina Di Lullo
6 de May de 2016Consu, quando vi seus snaps te falei que esta escada havia me chamado a atenção nos snaps da Isa. A vista, sua localização, tudo seduz. Beijos
Marina Di Lullo
6 de May de 2016E adorei o texto da Isa, uma delícia de ler e informativo.
Isa
6 de May de 2016Oi,Marina,
Que bom que voce gostou. Este cantinho escondido merece ser desvendado. Fiquei muito feliz com a companhia da Consu por la.
Bjos
Jovita Agra
6 de May de 2016Veneza está sempre a nos encantar. Estas fotos mostram a maravilha de por do sol com cores tão belas. Só fiquei triste em ver os telhados repletos de antenas, cabos e unidades externas de air split, mas infelizmente estas peças fazem a modernidade e necessidade da vida, até mesmo em Veneza. Este é mais um endereço para o caderninho de anotações de dicas da Dona Consuelo. Gostei muito. Parabéns pelo post, obrigada pelas fotos e beijo desejando um ótimo final de semana.
m.cecilia holzmeister
6 de May de 2016Consuelo, que alegria ver tudo isso hoje!!!. Sou mesmo privilegiada de, no meu horario de break, poder me transportar atraves so seu maravilhoso blog para a belissima Veneza e sonhar com a proxima viagem que farei a Roma, no proximo Agosto deste ano.Florenca e Veneza estao nos meus planos...Agora estou treinando o italiano que amo de paixao. Agora com seu blog estou cada dia mais apaixonada pela bela Italia. Voce me surpreende cada dia mais...Parabens querida.
Dany Cilento
6 de May de 2016Que lugar mágico!!! Já está anotada a dica, para minha proxima viagem a Veneza!!
Giselda Joras Lopes
6 de May de 2016Quando é que vamos ter o(esperadíssimo) livro das Dicas Maravilhosas da Consu ? Para o bem de todos e felicidade geral dos "consuletes"!
Isa
6 de May de 2016Querida Consu,
Foi mesmo um dia magico.No espetacular carnaval de Veneza, as cores da cidade, os gondoleiros no almoço, a gentileza do Robbie e a natureza nos brindando com este por do sol em um dos lugares mais espetaculares da cidade. Somos mesmo pessoas de sorte.
Grazie mille
Mia Athayde
6 de May de 2016E não é mágico esse mundo todo?
Os seus olhos Consuelo, e os teus, Isa, é que dão esse "algo mais" aos lugares por onde andam ...
E que máximo nos mostrarem !!!!!!!
Um brinde à beleza, aos encontros e ao por do sol!
Tim Tim !
bjs
Mia
Marina
6 de May de 2016Consuelo, não sei se ha coincidências, mas das minhas tantas viagens a Itália, fui adiando a ida a Veneza. No entanto, tomei a decisão de ir a Veneza ao ver uma simples imagem, uma das suas fotos do Scala contarini, com esse põr do sol dourado e deslumbrante sobre Veneza. Pura verdade.
E são os vossos olhos e sensibilidade, que nos levam mais longe! Que bom que vivemos numa era que nos permite esta ligação imediata ao mundo e a pessoas tão interessantes. Obrigada pela vossa (Consuelo e Isa), partilha da magia dos lugares. Um beijinho e um ótimo fim de semana.
Angela Motta
7 de May de 2016Que lindo post! Fotos incríveis com luz mágica, colorido lindo, lugar deslumbrante e Consuelo e Isa nesse cenário! Adorei, bjs
Rita Branco
7 de May de 2016Adoro as duas. As fotos... tudo! Ainda me lembro desse dia nos dois snaps, muito bom!
beijo Consuelo, beijo Isa.
consueloblog
9 de May de 2016Foi um dia especial e espero voltar logo para a Bienal!! bjs c
Maria Vilma
8 de May de 2016Consuelo, como hoje é dia das mães aqui no Brasil, permita-me homenagear as várias mamães, filhos e filhas do Salotto e claro, a vc, seus filhotes e a sua linda mamãe, para isso trouxe esse texto da escritora Lya Luft
"A mãe da gente é aquela que nos controla e assim nos salva e nos atormenta; e nos aguenta mesmo quando estamos mal-humorados, exigentes e chatos, mas também algumas vezes perde a calma e grita, ou chora. Mãe da gente é aquela que nos oprime e nos alivia por estar ali; que nos cuida, às vezes demais, e se não cuida a gente faz bobagem; é a que se queixa de que lhe damos pouca bola, não ligamos para seus esforços, e, mais tarde, de que quase não a visitamos; é aquela que só dorme quando sabe que a gente está em casa, e chegou bem; a que levanta da cama altas horas para pegar a gente numa festa quando o pai não está ou não existe, ou já fez isso vezes demais.
A mãe da gente é o mais inevitável, inefugível, imprescindível, amável, às vezes exasperante e carente ser que, seja qual for a nossa idade, cultura, país, etnia, classe social ou cultura, nos fará a mais dramática e pungente falta quando um dia nos dermos conta de que já não temos ninguém a quem chamar "mãe".
Feliz dia das mães!!!