Segundo e último dia do CNI Luxury Conference em Florença
Esta foi a minha cobertura do CNI Luxury Conference para o site da Vogue Brasil!! Foi uma honra cobrir este evento incrível para o site que respeito tanto. Fui tratada com super profissionalismo e a edição de meus textos foi feita com grande carinho! Obrigada!
Alber Elbaz, Jeremy Scott e o respeito pela tradição no segundo dia da CNI Luxury Conference
Segundo – e último – dia da CNI Luxury Conference traz debate sobre culturas e tradição
O primeiro palestrante do segundo dia de conferência foi David Lauren, VP Executivo da empresa que seu pai, Ralph, criou. Charmoso, ele hipnotizou a plateia ao sintetizar sua visão para o futuro da empresa em uma palavra: Merchantainment (merchandising + entertainment). Abraçando a tecnologia, a Ralph Lauren usa o ambiente digital para aumentar o desejo pelo o lifestyle que representa.
Em seguida, subiu ao palco Alber Elbaz, o carismático diretor criativo da Lanvin. Frase após frase ele nos fez morrer de rir enquanto contava suas histórias, como quando, em uma apresentação no Oriente Médio para 200 clientes VIPs (todas acompanhadas de maridos e amigas), ele teve que fazer 387 selfies em uma hora! Ou quando, ao sentar na Primeira Classe em um voo, a aeromoça o avisou que estava em uma nova cadeira high-tech – o que resultou em malabarismos para encontrar uma posição confortável. Por trás de suas anedotas, uma mensagem: a beleza vem da simplicidade que, no fim, compramos com o coração. “Precisamos de mais beleza, emoção, calor humano e amar uns aos outros”, disse, ao que foi recebido com aplausos estrondosos!
Então, subiu ao palco Angelica Cheung, editora-chefe da Vogue chinesa. Simpática, elegante e precisa, ela logo explica que o cliente chinês de hoje não busca apenas marcas conhecidas: a qualidade tem maior importância que a etiqueta. Cheung fez ainda uma crítica pontual às grandes grifes: ela acha errado, quase desrespeitoso, que a mesma publicidade feita para o ocidente seja usada no oriente. A coreana Sung-Joo Kim, Chief Visionary Officer da MCM, endossou o coro ao criticar os shows faraônicos que as grandes marcas fazem em solo nacional. Ao cliente local, ela avisa, essa postura parece um ato “imperialista”. Fiquei surpresa com como o choque de culturas pode estragar acordos.
Em seguida, um momento light graças à entrevista de Jeremy Scott feita por Suzy Menkes e Anna Dello Russo – o estilista excêntrico hoje assina, com grande sucesso, as coleções da Moschino. Ele nos contou como adora se comunicar com iconografias, que não liga se suas roupas vendem, mas sim se elas tocam as pessoa. E importante: que faz roupas que ele mesmo gostaria de usar.
No fim do dia, Leonardo Ferragamo e Laudomia Pucci, dois representantes de grifes originárias de Florença, falaram da importância da herança de seus pais e do legado que eles carregam: não é à toa que as duas marcas mantêm arquivos históricos sensacionais!
Com todas as ideias trocadas durante a conferência, é possível ver que a fé no lifestyle, a crença na intuição, o respeito pelo cliente e pela herança da marca são valores prezados pelas marcas de luxo, principalmente entre as que se orgulham de sua tradição. Além disso, a tecnologia – que à primeira vista pode parecer um monstro de sete cabeças – vem para melhorar e ampliar o universo das grifes.
Como disse Sophie Hackford, ao se lembrar da própria trajetória cultural de Florença, “é como uma Renascença: ideias e novas tecnologias são criadas e confrontadas todos os dias e nem sempre se sabe para o quê. O importante é a inovação e a sinergia”. (CONSUELO BLOCKER)
Também fiz um pequeno guia de Florença para a Vogue:
Guia de Florença: dicas de Consuelo Blocker para aproveitar o tempo off CNI Luxury
Cidade está movimentada com evento conduzido por Suzy Menkes sobre o universo do luxo
Consuelo Blocker está em Florença para acompanhar a série de palestradas da edição 2015 da CNI Luxury, que acontece até quinta-feira (23.04) na cidade. Confira as suas dicas para curtir o tempo livre na cidade, entre uma palestra e outra:
Procacci
Um dos meus cantinhos favoritos de Florença é o Procacci (Via de’ Tornabuoni, 64r). Para tomar um drinque ou um “spuntino” (lanchinho), fica no centro da cidade, bem na rua do shopping de luxo Via Tornabuoni. Desde 1885 oferece especialidades com tartufo, como os renomados paninis. O meu favorito tem foie gras também.
La Terrazza Bar
Não deixem de ir ao teto do Hotel Continentale no bar La Terrazza (Vicolo dell’Oro, 6r), aos pés da Ponte Vecchio, para tomar um drink. A melhor hora para visitar é durante o pôr do sol. Os drinks são ótimos e a vista é uma das melhores da cidade! No cardápio, tomatinhos e parmesão.
Cammillo
Basta atravessar a Ponte Vecchio caminahr um quarteirão para chegar ao Cammillo (Borgo San Jacopo, 57/r), um dos melhores restaurantes da cidade frequentada por toda a crème de la crème florentina. É também onde o The Sartorialist deu o seu famoso almoço para os homens mais chiques do planeta. Não se esqueça de reservar!
Orsanmichele
O Orsanmichele (Via dell’Arte della Lana, 50123) já foi o celeiro da cidade. Em meados do “Trecento” (anos 1300) foi transformado em uma igreja. O que poucas pessoas sabem é que, às segundas, das 10h às 17h, o primeiro e segundo andares também estão abertos ao público que queira ver de perto estátuas maravilhosas de 1500 e 1600.
Pôr do sol
Não deixem de assistir ao pôr do sol de uma das pontes do centro de Florença. Nesta vista se vê o Palazzo Corsini, onde acontece a festa de encerramento da CNI Luxury Conference.
Officina Profumo Farmaceutica Santa Maria Novella
A loja mais linda do mundo! É assim que gosto de chamar a Farmácia de Santa Maria Novella (Via della Scala, 16). Não vende remédios, mas sim tônicos, pomadas, colônias, sabonetes, entre outras coisas, com o cheirinho mais inebriante possível! Sua história começou em 1221 em um palácio secular no centro de Florença. Hoje existem várias lojas espalhadas pelo mundo, mas nenhuma se compara a original.
Sostanza
Meu restaurante favorito em Florença é o Sostanza (Via della Porcellana, 25r). Ultra simples, tem três pratos ótimos: a bistecca Fiorentina (T-bone steak servido mal passado, prato típico da cidade), o peito de frango nadando na manteiga dourada e o inigualável omelete de alcachofra! Tudo é feito no forno a lenha. Reserve antes, e diga que a dica é minha!
_________________________________
Além de tudo acima, também gostaria de mencionar mais algumas coisas!
Ainda ouvimos dos sucessos de plataformas digitais como a da Pitti Immagine. Incrivelmente, eles digitalizam a feira inteira (mais de 100 expositores) para poder oferecer aos expositores e visitantes um site onde depois que já foram embora, ainda podem pesquisar. Um serviço incrível é super útil! Ou o sucesso do e-commerce de venda de relógios da Christie’s onde a primeira venda foi de 58 mil dólares! Esta conversa foi mediada por Isabelle Harvie-Watt (Global CEO Havas Lux Hub CEO Havas Media group italy) que na sua introdução explica como seu grupo vê o sucesso no futuro associado ao conhecimento profundo do cliente usando da tecnologia tanto em plataformas digitais como nas lojas físicas. Conceito o qual já falamos no primerio dia. Mas é importante notar que a intenção é ser um Butler (mordomo que serve ao seu patrão) e não um stalker (que quer o mal de outro).
E a emoção que foi o standing ovation a Suzy Menkes no final da conferência!
Amanhã tem os arredores do evento, festas, coffee breaks, coqueteis e a beleza de Florença!! Não percam!
- April 24, 2015
- 0
Mia Athayde
24 de April de 2015Good morning dear!
Que evento denso e abrangente!!!!
Quantos conceitos e pontos de vista, diversos caminhos e possibilidades ... uau!
Me lembrei do Salotto quando vc comenta que Alber Elbaz disse: “Precisamos de mais beleza, emoção, calor humano e amar uns aos outros” ... :)) acho que vc já tem esta expertize já há tempos!
Também concordo com Angelica Cheung e acredito que luxo não combina com "criar localmente e veicular globalmente" ou seja, as campanhas de comunicação devem ter sim aquele toque único que é próprio de cada cultura.
E será que Jeremy Scott vai manter seu emprego não estando nem aí se suas criações vendem ou não? hahahahaha ... isso está mais para "estou jogando para a platéia"!
Bacana ver o desafio que algumas marcas tradicionais têm na busca pelo equilíbrio entre sua história, tecnologia e continuidade com eficiência. Sucesso a elas!
Para variar, suas dicas no guia de Florença estão de dar água na boca e a vontade é de fazer as malas e aproveitar que hj é sexta feira e "se mandar" para amanhecer no sábado aí!
Parabéns pelo belo trabalho de cobertura.
Vc como blogueira está uma ótima jornalista!
bjssss
Denise Luna
24 de April de 2015Mia, também tive o mesmo pensamento a respeito da afirmação de Jeremy Scott. Finge que a gente acreditou nele, não é? kkk
Bjs
consueloblog
25 de April de 2015Jeremy mesmo disse, "perigando de perder o meu emprego"... mas acho q ele quis dizer que exerce com intuição e genuinidade! Sem ser forçado a criar algo de comercial.
Eu acredito que isto é o segredo ao sucesso!!
Obrigada Mia por mais este comentário preciso e claro!
bjs
c
Cassiano Soares Lopes
24 de April de 2015Mais um aprendizado com você através dessa cobertura fantástica que fizestes! Congrats with honors sweetie! Concordo plenamente com a editora-chefe da Vogue China - toda campanha de um produto deve ser veiculada respeitando seu consumidor e suas características culturais. Algumas propagandas podem ser globais desde que todas as "vertentes culturais" sejam consideradas para não causar um impacto negativo em certos países. Por mais que o público-alvo seja o mesmo - woman, mid 30's, successful, etc - cada um tem sua própria identidade. O fato é que luxo vende e tem milhares de pessoas que podem comprá-lo, independente da classe social (hooray to credit cards!!!). Beijocas e parabéns mais uma vez pelas matérias! Cassi
Andreia Mota
24 de April de 2015Cassi, bingo pra você!!!
Muito bem colocada a sua opinião sobre vertentes culturais, tem um livro chamado internacionalizacão de mercadoria que explica exatamente a necessidade de conhecer o mercado, nele tem um exemplo da prova de insucesso com o lançamento da coca-cola light no Japão, país que preza pela boa alimentação e não precisa deste tipo de bebida no seu mercado consumidor. Um beijo meu querido ;)
Cassiano Soares Lopes
24 de April de 2015Amada! Bem isso! Eu recentemente participei de um workshop que falava da importância em conhecer o público-alvo do seu produto e fazer o posicionamento correto em tal mercado. Uma mega propaganda/campanha pode ser super errônea e ao mesmo tempo um sucesso! Tudo depende de para quem é essa campanha... Bjocas poderosa!!! Cassi
Denise Luna
24 de April de 2015Bingo 3! kkk
Cassi, trabalhei anos em agência de publicidade e isso é básico, i.e. você tem que conhecer seu público alvo, não só suas necessidades, mas sua cultura, hábitos, etc. Só que muitos ainda não se ligaram nessa máxima.
Bjs
Denise Luna
24 de April de 2015Bingo 2!!!!!!!!!!!!!
Bjs
ps: minha corujinha não sai da minha bolsa e agora não perco mais meu celular lá dentro!
consueloblog
25 de April de 2015Cassi! Bingo 3! Tema básico, vejo pelos seus comentários! Acho q o q a Chung quis fazer notar é q agora, mais q nunca, isto é importante na China porque os consumidores estão mais sofisticados. Tudo a ver com o q vcs estão falando!
bjs
c
Andreia Motao
24 de April de 2015Bom dia Salotto!!!
Viu só, a minha pergunta de ontem bateu direitinho com a visão da Angelica Cheung. É importante manter a tradição, mas fundamental para sua existência que se adapte ao uso de novas tecnologias, exatamente como tem feito a Santaconstancia. Já vi porcaria mal acabada e de grife, como também vi muito coisa boa com etiqueta oriental. A prova real de que o cliente está muito mais preocupado com a qualidade é a enxurrada de compras nos sítios de lojas orientais, o Brasil ocupa a terceira posição no rank de compras, deixando a RF e os correios enlouquecidos com a tributação e a logística dessas mercadorias. Parabéns querida, que orgulho de você e do seu instinto profissional em buscar temas relevantes, beijos Diva, beijos Salotto.
Denise Luna
24 de April de 2015Amiga, deixa quieto o mercado oriental....kkk Sou CULPADA!!!!!!!!!!
Bjs
Andreia Mota
24 de April de 2015*meu sobrenome saiu errado e só agora percebi, rsssss. Bjs :)
Maria Vilma
24 de April de 2015Já ia perguntar... São as mesmas???? Hahahaha...
Cassiano Soares Lopes
24 de April de 2015É o alterego dela MaVi!!! hahahaha
Maria Vilma
24 de April de 2015hahaha... É mesmo, Cassi!!!Hahaha...
Bjs
Denise Luna
24 de April de 2015Se cuida, Jorge Luiz!!!!!!!!!! kkkk
Andreia Mota
24 de April de 2015Hahahahaha tô rindo de vocês três!!!
Tá vendo só o que dá digitar no busão trepidando na estrada, rssssss. Beijos meus amores :) :) :)
consueloblog
25 de April de 2015Tava me perguntando se era a mesma Andreia! hahahahahha!!! Mas AM, aproveita mesmo e usa esse nome como alter-ego!! bjs c
Marcia
24 de April de 2015Consuelo,
Saindo do luxo e indo para a comida (que, vamos combinar, não deixa de ser um luxo, ainda mais em Florença). Fui ao Sostanza e não vi a omelete de alcachofra no cardápio (veja só, meu marido chegou com a dica do restaurante e do prato, que ele viu no seu blog - de uma mulher muito elegante, his words - achando que eu não a conhecia...rs). É um prato secreto? Tem que ser pedido "por fora"?
Beijo e parabéns pela cobertura
Márcia
consueloblog
25 de April de 2015é q se chama "tortino" mas é só pedir que eles fazem!! Vc não pediu?!!!! Ah, e obrigada ao marido!
bjs
c
Denise Luna
24 de April de 2015Minha musa amada,
Adorei tudo o que li e gostei muito de apesar de toda essa inovação, Leonardo Ferragamo e Laudomia Pucci, mostraram a importância da herança de seus pais e do legado que eles carregam, fora a altíssima qualidade de seus produtos. Enfim, o que é tradicional e antigo ainda está em alta! Viva!
Também senti um certo alívio na afirmação de que a inovação tecnológica não é para temer pois vem para melhorar e ampliar o universo das grifes.
Parabéns pela cobertura sensacional e pelas dicas formidáveis.
Você é TOP!!!!!!!!!!!!!!!
Bjs
Denise Luna
24 de April de 2015E a Tory Burch? Não ia palestrar também?
Bjs
consueloblog
25 de April de 2015A Tory falou, mas mais da marca dela. Foi interessante mas não notei nenhum ponto ultra original. Não dá para escrever de todos... bjs c
Denise Luna
25 de April de 2015Fez muito bem em não colocar pq ela é muito nova no mercado e fiquei até admirada dela participar dessa conferência.
Bjs
Maria Vilma
24 de April de 2015Que beleza de cobertura, Consuelo!!! Importantes e ricas interlocuções!!! E como aprendemos...!
Eu penso que hoje em dia, quando dispomos das mais diversas ferramentas para buscar informações...muito mais do que produtos, as pessoas consomem valores... Que bom saber que tem muita gente bacana atenta a isso.
É muito interessante verificar essa mudança de significado... Para além de um
nome, uma marca famosa, é muito bom quando nos identificamos com os
objetivos e valores dessa marca...
Obrigada! Sou e serei sempre a sua aluna com muito prazer e orgulho!
Parabéns mesmo, eu dou à Vogue! por terem escolhido vc, profissional de
primeira linha, para cobrir esse Evento!
Bjs, MaVi
consueloblog
25 de April de 2015Consumimos valores!! Muito importante isto!!!!! Eu q aprendo contigo!! bjs c
Maria Vilma
26 de April de 2015Consuelo o que me atrai, o que me faz sonhar em adquirir
uma determinada marca... não é o seu logotipo, que
inclusive, não acho bacana ostentar o logo da marca em qualquer produto... particularmente, acho até cafona.
Mas o conjunto de valores que está por trás dessa marca.
Para fazer sentido na vida das pessoas, fazer com que se consuma mais e se pague mais por qualquer produto, a
marca precisa transmitir valores, tanto os que percebemos
e experimentamos concretamente... fisicamente como os
que percebemos, e experimentamos emocionalmente.
Isso é o verdadeiro luxo, na minha humilde opinião.
Bjs!
consueloblog
27 de April de 2015na tua sabia opinião!
bjs
c
Daniela Giuliboni Coelho
24 de April de 2015Parabéns pela a excelente cobertura Consu ,um tema tão interessante e abrangente. Aplausos mais que merecidos a Alber Elbaz realmente precisamos de beleza,emoção e sobre tudo mais calor humano e de amarmos uns aos outros!!!! Bjssssss a todos!!
Andrea - Curitiba
25 de April de 2015Ainda comovida demais com tanto carinho para comigo e Isa, ja quase dia 25 aqui ha tantas milhas de distancia, quero muito agradece-los, queridos amigos, por tanta atencao! Nao esperava essa " acolhida virtual" tao significativa! Sera que merecemos tanto?? Viagem marcada com tanta antecedencia, S.P.Fashion Week trocada de mes, ferias totais sem nem mesmo o celular ligado.....Isa chegou hoje ao Br e eu ainda fico mais tempo aqui, em meio a tanta cultura diversa, a tantas paisagens lindas, a tantas comparacoes obvias com o nosso querido e judiado pais! Hoje liguei o computador rapidinho e em meio a 195 e-mails, mensagens infinitas via FB, nao pude evitar em entrar imediatamente na pagina de nosso amado blog, mesmo com o WFi do hotel nao sendo 100% fiel....que alegria em ver tanta carinha linda conhecida! Nao posso mencionar todos, que alias, sao todos queridos meus...Sera que posso citar nossa querida MAVI como representante?? LINDA!!! Isa ainda escrevera a vcs....O meu muito obrigada a todos vcs pelo enorme carinho e " queridice" !!!! Bjs no coracoes de todos.....
consueloblog
25 de April de 2015Super merecem!!! Nem perguntem!
Onde vc está agora?
bjs
c
Andrea -Curitiba
25 de April de 2015Querida, super obrigada pelo carinho de sempre!Estou no Kentucky para o grande premio. Bjs no curacao...
consueloblog
25 de April de 2015Q divertido!! bjs c
Andreia Mota
25 de April de 2015Minha Xará Querida, que SAUDAAAAADEEEEE de vocês!!!
Não vou conseguir te explicar com palavras o que foi o encontrinho, mas a pele ficou completamente arrepiada e os olhos marejados, MaVi foi o nosso presente e além de tudo lindo e delicioso, Angela Motta nos recebeu de portas e braços bem abertos, com muito carinho e elegância que só ela tem. A Isa vai me matar, gravei uma mensagem de voz com cada um que estava no almoço pra ela e mandei para o whatsapp, acho que ela vai levar um susto, rssssss. Não paramos de falar da ausência de vocês, a foto do abraço entre vocês e a Diva foi obra da nossa Ritinha. Um beijo enorme e sejam muito bem vindas, beijos Diva, beijos Salotto.
Andrea -Curitiba
25 de April de 2015Minha Xara que estava lindissima na foto do post!!!Nem tenho palavras para te agradecer o carinho! Viagem de ferias eh com celular e afins desligados!! haha...Com certeza Isa vai amar as mensagens todas...Ela chegou muito cancada e deve estar pondo o sono em dia..haha...nem sei se abriu o whatass...Meu muito obrigada a todos vcs e em especial a nossa querida Ritoka pelo enorme carinho!! Bjs no coracao.........
Denise Luna
25 de April de 2015Querida!!!!!!! Que bom ter notícias suas!
Faz muito bem em se desligar de tudo e dar atenção total ao seu presente.
Sentimos muito sua falta, mas entendemos que nem sempre dá para estarmos em todos os lugares que desejamos.
Aproveite MUITO sua estadia aí mas veja todas as fotos pq volta e meia, vocês estavam lá com a gente.
Um beijo e saudades!
Denise
ps: MaVi foi mesmo a cereja do bolo. Ela é um encanto só. Uma Isa número 2! kkk
Andrea -Curitiba
25 de April de 2015De querida, obrigada pelas lindas palavras de sempre!!!Bjs no coracao....
Maria Vilma
25 de April de 2015Merecem sim, Andy!!!
Vc viu...? Euzinha... lá... vivendo uma das maiores emoções da minha vida...!
Andy, foi Ma-ra-vi-lho-so...!!! nem sei definir, exatamente... o que vivencie...
porque parece-me ter entrado numa espécie de transe...hahaha...naquele
momento... Sabe quando a emoção é tão forte, que faz com que as coisas que
estão acontecendo ao nosso redor... os sons... as falas se tornem agradavelmente confusos e que, quando esse momento acaba, a gente não faça ideia precisa de
do tempo que passou...de tudo que aconteceu...? Foi o que aconteceu comigo,
amiga... diante dessa pessoa solar... cheia de luz, que é Consuelo...!
Confesso que fiquei intimidada... do tipo... parecer tiete inconveniente... pegajosa...
Mas aí... depois... vem aquela sensação: por que não fiquei mais perto...não abracei mais...?!?
Do mesmo modo aconteceu com Costanza... Achei que fosse dá um ‘plá’ com ela...
mas fiquei cortando volta... acanhada... rsrsr... Só consegui tirar a foto com ela,
porque a Lu, fotógrafa oficial... fez acontecer... hahaha...
Há dois dias... conversando com Ritoka... rimos muito... falando dessas nossas impressões... Chegamos à conclusão que ainda não tínhamos aterrissado...
hahaha... como disse ela, ainda estou sobrevoando a área...hahaha...
Amei, amei, AMEI... conhecer todos! São ainda mais lindos e iluminados pessoalmente...!!!
Espero brevemente, conhecer vc e a Isa querida!
Para Consuelo-Bela-Amada, para todos os parceiros do Salotto, os que eu tive
o privilégio de conhecer ao vivo e os que ainda, não, para os de perto e os de
longe, para vc e Isa...
Um IMENSO abraço tipo laço com cheiro de mar, para um final de semana feliz!!!
MaVi
Andrea -Curitiba
25 de April de 2015MAVI querida, minha representante escolhida para minha mensagem! Que bom saber que vc gostou do evento! Certamente vc seria extremamente muitissimo bem recebida!! Espero muito conhece-la pessoalmente um dia. Vou pular no teu pescoco para um abraco ..haha.....Bjs no coracao.....
Denise Luna
25 de April de 2015Andrea, cada vez que conhecia um integrante do Salotto, logo me lembrava dos elogios que vc tinha feito para aquela pessoa e não é que você estava certíssima? Mas não deixei de comentar com cada um que "bem que a Andrea estava certa, você é mesmo...."
Bjs
Marina Di Lullo
26 de April de 2015Saudades Andrea!! Volte logo!! Bjs
Andrea - Curitiba
27 de April de 2015Bjs Marina!!!
Andrea -Curitiba
25 de April de 2015De, vc eh um amor!!! Bjs...
Angela Motta
26 de April de 2015Gente, que delicia de conversa Ahaha!! Andy e Isa fizeram mta falta!!
E Consu, esse post é para guardar e reler e anotar!!
O post e os coments!
Bjs
Andrea - Curitiba
27 de April de 2015Obrigada pelo carinho, querida Angela!! Bjs...