SPFW: desfile de Alexandre Herchcovitch, uma das razões que amo a moda!
Do momento que Daiane Conterato saiu com o primeiro look do desfile deslumbrante de Alexandre Herchcovitch, tudo foi impecável. Inútil tentar definir influências históricas que possam ter passado no inconsciente de Alexandre, como Balenciaga ou Comme des Garçons, pois na verdade o que presenciamos foi poesia.
Ele me contou no backstage, alegre e relaxed, que a sua inspiração foram o cair de pétalas das flores. O resultado, na execução e na teoria, foi magistral e lindo. A partir do detalhe de folhas secas que se enfiavam em saltos agulha, à sobreposição de camadas criadas com partes de roupas que se desprendiam das modelos como pétalas, a coleção entrelaçava formas de alta costura com efeitos orgânicos.
Volume foi uma parte importante deste desfile, mas sempre emanando uma sensação de leveza.
As sofisticadas e belissimas estampas de flores, em tons ténues e delavé, foram criadas pelo diretor de arte e ilustrador Albino Papa e complementaram a obra perfeitamente.
Assistir a este desfile, é o que quem ama moda espera no início de cada show; algo que nos surpreenda em beleza mas que faça sentido no nosso momento histórico da moda. Podem parecer peças pouco usáveis, e algumas realmente são só para grandes ocasiões ou para um espírito bem osé, mas a marca estética fica, direciona e nos faz crescer.
Obrigada Alexandre, foi emocionante!
- November 02, 2012
- 0
- Alexandre Herchcovitch, SPFW
Maria Araci Corrêa Meyer d'Avila
2 de November de 2012Que desfile lindo e que roupas deslumbrantes! Voltando a dar pitacos por aquí depois de uma semana bem tensa, com filha e netas no olho do furacão! Em Princeton, além de muitas árvores caídas os estragos não foram tão grandes. Mas até tudo passar, é um sufoco!!!
Mia
2 de November de 2012O desfile faz um bem danado para os olhos, me chama a atenção a beleza dos tecidos e das cores. Um usável que gostaria de andar me exibindo por aí: o peplum de alça, cintinho fino, tecido branco ou cru com ligeira estampa, e a modelo está de sapato verde.
Muitas e lindas fotos!
Bjk
Andrea - Curitiba
2 de November de 2012Sabe que apesar desta ousadia do Alexandre ultimamente, eu prefiro os modelos dele atuais que os de suas fases anteriores...Acho que agora ele esta tao classico, tao chique, tao audacioso, fazendo bonito ao lado dos grandes costureiros franceses! Otimas fotos!! Bjs..
eloisa cruz
2 de November de 2012Maravilhosooooooooooooooooo
Claudia Tafner
2 de November de 2012Consuelo,
Que desfile glorioso..Chic, clássico e moderno, ousado. E os sapatos...já estou querendo até o branco...com cara de sapatos italianos .....
Adorei!
Bjs
C.
Style begins at forty
2 de November de 2012Adoro o Alexandre Herchcovitch, audacioso porém sempre sofisticado e chique!
Os sapatos com folhas secas são demais!
http://stylebeginsatforty.blogspot.it/
Ana Lúcia
2 de November de 2012Adorei, lindo e assim como vc definiu magistral!!
Kátia Cristina
2 de November de 2012Olá Consuelo, muito obrigada por ter compartilhado minha foto no seu blog maravilhoso, minha inspiração, eu e meu filho Hudson Pereira te amamos. Grande beijo.
consueloblog
3 de November de 2012Oi Kátia, vc está fantástica naquele look do dia! Além do que, vc deve ser uma ótima mãe para ter um filho tão atencioso e carinhoso! bjs c
MARIA TEREZA
2 de November de 2012Que desfile lindo!!
E parabéns pelo teu texto,também.
Bj
MT
Ursula K
3 de November de 2012Adoro seu blog, sempre muito inspirador.
Conheci atraves de uma indicação e desde entao tenho lido sempre, sou muito fã!
Curto demais os seus posts de viagens e moda, e te acho simpatiquissima pelas fotos!
Nao sou sigo a moda a risca, mas acho que voce inspira moda de uma maneira bem exclusiva, individual e clássica! Voce nos inspira a sermos quem queremos ser sem perder o glamour!
Quem sabe um dia nao nos cruzamos por ai, eu, adoraria!
Quiteria Franco- Visual (in) desejado
3 de November de 2012Tua descrição é ótima! O texto está conciso e inspirador.
A matéria compensa, com vantagem, a impossibilidade de estar presente.
Bjos.
Ana Laura Rabelo
3 de November de 2012Sempre amei Alexandre Herchcovitch! Dessa vez está deslumbrante! Alexandre e Vitorino arrasaram! bj,AL
Leila Vilela
3 de November de 2012Ola Consuelo,
Realmente magnifico desfile. Como vc tao bem descreveu, verdadeira poesia a interpretacao do tema... SPFW valeu por esse momento + Vittorino!
Bj
Rosa Virgínia
3 de November de 2012A.H. !
Quem é rei nunca perde a majestade!
WELLINGTON LESSA
3 de November de 2012NÃO VI NADA DE TÃO ESPECIAL ASSIM, MESMO SENDO TÃO NOMEADO AUTORAL VI FLERTES DE OUTRAS GRIFES COMO SEUS SAPATOS DE FOLHA LEMBRA MUITO OS DA PRADA VERÃO 2009 . OS VOLUMES DE ALGUMAS SAIS TAMBÉM SÃO DA PRADA VERÃO 2008 E O CLIMA DESTE DESFILE TEM UM AR DO ULTIMO DESFILE DA GRIFE JIL SANDER ONDE O RAF SIMOES FEZ ADORO O TRABALHO DO ALEXANDRE MAS ACREDITO QUE POR MAIS QUE HAJA UMA EDUCAÇÃO EM NÃO DEDURAR ALGUÉM .ASSIM COMO FOI PASSADO PARA MIM.PERSEBO QUE ALGUMAS EDITOAS DE MODA APONTA PARA UM QUE NÃO E SEU QUERIDINHO E COBRE O QUE O GRANDE CRIADOR COPIOU,MAS MESMO OS AOUTORAS COPIAM TAMBÉM.
consueloblog
3 de November de 2012Olá Wellington, como disse, no inconsciente, sem dúvida existem influências. Mas eu estava presente em todos os desfiles que vc cita, e posso te dizer que são MUITO diferentes da estética, modelagem e clima deste do Alexandre. Além do que, o importante é o que um desfile agrega à história da moda. Este o faz.
Tem o perigo de não querermos ser cruéis com amigos, mas mentirmos não. E este foi um desfile deslumbrante, na minha opinião.
Fico feliz que vc dê a tua, mas cuidado com as generalizações.
um abraço,
c
WELLINGTON LESSA
3 de November de 2012OLÁ CONSUELO, QUE BOM VOÇÊ ME REPONDEU NÃO ESPERAVA QUE VC REPONDESSE DIRETAMENTE , EM OUTROS BLOGS QUEM REPONE É O ASSISTENTE DO ASSISTENTE DA BLOGUEIRA .NÃO QUIZ GENERALIZAR MAS SINTO QUE HÁ UMA PROTEÇÃO DE ALGUMAS EDITORAS DE MODA ,MAS ISSO ESTÁ EM TODO MUNDO. MAS O MELHOR DE TUDO É TER UM ESPAÇO ASSIM COMO SEU BLOG, PARA PODERMOS DIALOGAR AS NOSSAS OPINIÕES .
TE PARABENIZO PELO SEU BLOG POIS NELE EU ME PERCO DE TANTAS COISAS QUE DA VONTADE DE OLHAR E NÃO SABE POR ONDE COMEÇAR, AS FOTOS QUE VC POSTA FAZEM COM QUE O LEITOR PENETRE NO LUGAR DIANTE DAS FOTOS QUE SÃO BONITAS CHIQUES E CHARMOSAS COMO VC.
UM GRANDE ABRAÇO.
paulo gomes paccelli
4 de November de 2012Simplesmente não consigo mais opinar, estou enlouquecendo com o TCC na faculdade, mas é impossível não opinar sobre os 3 grandes criadores brasileiros: Gloria Coelho, Lino Villaventura e Alexandre. Gloria sempre nos apresenta o minimal extremo, mas de beleza tão escandalosa que simplesmente deixa de ser mini e passa ser maxi, me lembra muito Balenciaga nos seus melhores momentos. Lino na minha humilde opinião é o mais couture dos criadores brasileiros, suas roupas exalam as dificuldades da haute coutre, com uma beleza ao mesmo tempo brasileira e universal; das escolhas dos tecidos a maquiagem, percebemos o dedo do criador para nos brindar com beleza, poesia e exclusividade. Amo os dramas de Lino. E por ultimo Alexandre, que me parece sempre com a rebeldia de McQueens, impossível diferenciar essas imagens. Lê nos brinda com o que a moda tem de mais importante, o ato de se expressar através das roupas. Num mundo onde todas as marcas se parecem, e não conseguimos diferenciar umas das outras (culpa da crise que obriga as vendas se sobreporem a a criatividade) poucas marcas conseguem manter seu DNA. Se la fora poucas soam originais numa copia infinita umas das outras aqui dentro vemos que se salvam alguns. Alexandre não se encaixa em nada mas ao mesmo tempo se inclui em tudo. Sua originalidade é tão sensível e unica que o pior que possa criar ficara sempre alem dos melhores. Essa coleção me lembra o New Look, (olha minha suspeita de novo com Raf), mulheres femininas e graciosas, sem pirotecnias mas de uma beleza profunda e inspiradora. Amei sua descrição Consuelo, e discordo de LESSA, a moda é uma constante copia de si mesma, o que se torna diferente é a capacidade do criador de se adaptar a estética dominante e aos anseios das clientes. Olhe os ultimos desfiles de Paris e consiga diferenciar uma marca da outra( salve Chanel e McQueens), todas se parecem. Portanto viva a liberdade criativa e os grandes criadores.
WELLINGTON LESSA
4 de November de 2012CONCORDO COMIGO E CONTGO PACCELLI !
Janisete Miller
5 de November de 2012Lindos - o desfile e seu texto! bjs