Três Gerações…
Olá!!
Um dia parei para pensar e reparei que em três gerações, as mulheres da minha família tiveram que passar por obstáculos importantes. Minha avó superou uma guerra e mudou de continente. Aquela história de sempre, sem um tostão e sem falar a língua. Minha mãe se separou em uma época quando de tão incomum ainda era chamado de desquite! Ela também ficou sem um tostão e, no caso, sem a nossa guarda. Quando chegou a minha vez, divórcio já era normal e apesar de estar em outro país e com crianças pequenas (Allegra 4 e Cosimo 6), o stress só me ajudou a emagrecer! O meu verdadeiro desafio veio mais tarde quando aos 47 anos, de um dia para o outro fiquei sem trabalho! E isso já em época de crise… Mesma história sem um tostão!
Ops, e agora?!! Olhei para os exemplos que tinha… hmmm…. se reinventar está no DNA da família. O que quer que seja a minha situação comparada com a minha avó que passou por uma guerra?!! Não vou me abater (bem lógico por um pouco exprimi o suco da vítima). Na verdade era uma chance para fazer algo que eu realmente gostava! Foi quando comecei a levar a sério o Consueloblog e transformá-lo num trabalho. Entendi que tinha um potencial ali para falar desta vida nômade colorida que levo. Sempre fui muito tagarela, e de repente pude contar a minha história do meu jeito! Que privilégio!! Me dediquei 1000%. Só pensava nisso! E fui construindo uma audiência que chamo hoje de Salotto (como os salões sociais europeus do século XIX). Um termo carinhoso para me referir aos bate-papos que tenho com os leitores nas minhas mídias!
E daí notei algo de interessante. Eu estava aprendendo a domar o mundo digital depois que minha avó havia feito a mesma coisa com o industrial (ela foi pioneira na indústria têxtil de moda e decoração no Brasil) e minha mãe com o editorial. Nos momentos que elas tiveram que conquistar a dignidade nas suas vidas, elas exploraram o que havia de novo. Tenho um baita orgulho deste legado!
Lembro quando nos primeiros anos de “desquitada”, minha mãe me contava sobre suas pequenas conquistas. Encontrou um trabalho na Casa Claudia como produtora para Olga Krell. Depois foi trabalhar para Claudia e lá existia também a Claudia Moda que saia uma vez por ano. Foi nela que viu a sua oportunidade. Teve idéias sensacionais como fazer edições inteiras em outros estados com o subsídio daquele governo estadual. A moda no Brasil ainda estava no início e as belas fotos de artistas como Trípoli, J.R.Duran e Miro vinham com Gisele, Dalma e Betty Lago (entre outras maravilhosas) de cabelo ao vento (mega-ventilador) e muitos alfinetes corrigindo a modelagem nas costas (uma vez no Natal demos de presente à minha mãe uma pulseira de plástico de costureiras com uma almofadinha verde (minha cor favorita) para os alfinetes). Pouco a pouco, de uma edição ao ano Claudia Moda passou a 10 (se não erro) cheinhas de publicidade!!
Mas isto vinha com um custo… quase não via a minha mãe que trabalhava como uma louca dia e noite durante a semana e nos fins de semana. Para vê-la tinha só uma solução… ir com ela ao trabalho. Imaginem o que era para uma menina careta dos anos 70, gordinha com sardas e dente quebrado entrar no estúdio escuro e todo preto do Trípoli, com Pink Floyd no hi-fi em volume 10 e só um aquário para iluminar o ambiente. Único lugar com luz onde tinha jeito – às vezes – de fazer o dever de casa era no banheiro. Porém preferia muito mais conversar com os maquiadores e cabeleireiros que me ensinavam tudo sobre Isadora Duncan e o mundo gay com grande naturalidade.
E quando indo ao Guarujá para um shoot com Duran, ele decidiu parar e fotografar no gramado central da estrada? Demorou e comemos um sanduíche. Na hora de partir percebi que tinha perdido o aparelho de dente. Toda equipe, modelo, mãe, fotógrafo e eu procurando o bendito com carros passando a mil por hora do nosso lado! Foi uma época surreal que me ensinou mais do que eu podia imaginar e que me moldou para sempre.
A vida passou, meus filhos estão em universidades pelo mundo afora e eu hoje com o blog consigo comunicar com milhares de pessoas que tem algo em comum comigo. O que mais leio é que sou “gente como a gente” coisa que me faz muito feliz! Eu adoro compartilhar! Tenho feito isto há 6 anos. Inclusive no final de 2016 senti a necessidade de reestruturar a forma que trabalho pois não fazia mais sentido para mim. Então gravei um vídeo falando sobre isto (AQUI) e muitas pessoas me escreveram dizendo como as ajudou. Portanto, compartilhar pode ser terapêutico! Como li em algum lugar: “Sinta o medo mas faça de qualquer jeito!” Foi o que fizemos por três gerações, e o orgulho de carregar este legado é enorme!
Com a minha irmã, Alessandra, estamos escrevendo um livro que contará todas as histórias que marcaram essas três gerações. Com a editora Planeta e sairá logo!!
- May 12, 2017
- 44
- Costanza Pascolato
Patricia Fernandes
12 de May de 2017Uma família certamente inspiradora! Obrigada por continuar compartilhando com a gente, Consu (ai, que intima, rs), pois suas histórias e visão de mundo são sim muito terapêuticas e, como disse, inspiradoras. Acho incrível como eu, com apenas 25 anos, me reconheço no teu blog, que é um dos meus preferidos :)
consueloblog
15 de May de 2017Q máximo! Obrigada! quando puder me explique melhor pq se reconhece no meu blog!
obrigada!
bjs
c
Lisiane Bussmann F
12 de May de 2017Se reinventar, a cada necessidade. Assim vamos seguindo. Mas levando dentro de nós a força dos nossos valores e de nossa história. Essa sua forma de partilhar é realmente terapêutica e mais que isso muito inspiradora. Obrigada por tantas fotos lindas e tanta belezanas palavras
Karoline Fernandes
12 de May de 2017Eu cheguei a chorar.... Porque sua história é muito parecida com a minha... Minha avó e minha mãe e eu.... Três gerações... Tem a minha irmã mas ela veio depois... Minha avó materna foi uma pessoa que criou seus nove filhos sozinha... Trabalhava muito e nunca deixou faltar nada... Costurava vestido para minhas tias e fazia bolos de casamento para sobreviver.... Minha mãe herdou sua essência... Foi muito mais que isso... Quando eu nasci aos olhares alheios eu era deficiente... Mas para ela eu nunca fui!! "Lembro-me bem dela procurando médicos e especialistas em tudo quanto é coisa... Exames e investigação... Para ser sincera até hoje NUNCA soube o que eu realmente tinha...Eu hoje sou grata por tudo... E queria ser um terço do que elas foram... Minhas mulheres... Minha vida... "Vovó, eu sinto sua falta... Sei que estás a olhar por mim... Eu lhe amo muito"... Obrigada Consuelo... Obrigada, foi muito emocionante... Você é muito especial para mim... 💓
Andrea - Curitiba
12 de May de 2017Que lindo depoimento, Karoline! Bjsss
Karoline Fernandes
12 de May de 2017Obrigada... É tão lindo contar minha história... Eu tenho muito orgulho dela...
consueloblog
15 de May de 2017Que demais Karol!!! Bjs minha linda! c
Sara
12 de May de 2017Queridona! Impossível ler e não gostar de ti, ler e não te admirar!!! Só te desejo coisas boas, Consuelo, pois é o que eu sempre tenho lendo o teu blog! Beijo!
Ariane Griffo Sezino
12 de May de 2017Uma inspiração o texto. Fantástica história, ainda mais no mundo de hoje onde mulheres vão e buscam o que querem sem medo. Fazer o que gostamos é a parte mais importante. Parabéns!
Cassiano Lopes
12 de May de 2017Bravíssimo!
Lança em seguida um livro de lifestyle com todas as suas dicas Super C: viagens, mala, looks, acessórios, gastronomia, fedtcheenhas e tudo mais de legal que você compartilha conosco. Até receitas!
Vai ser um sucesso, acredite!
E repito a sugestão de título - "Consuelando".
Bjocas amada!!!
Cassiano Lopes
12 de May de 2017*festcheenhas
consueloblog
15 de May de 2017Amei consuelando! bjs c
Andrea - Curitiba
12 de May de 2017Grande Cons!! Como temos a aprender com vc!! You rock babeeeeeee..Bjsssssss
Cristina Junqueira
12 de May de 2017Consuelo, sua história é realmente inspiradora! Parabéns por sua garra e coragem para compartilhar sua vivência conosco. Sem dúvida você deve mesmo se orgulhar de seu background e de tudo o que você construiu com suas experiências!
Desejo a você sempre muito sucesso e muito obrigada por enriquecer a vida de seus leitores do Salotto!
Forte abraço!
SANDRA PIRES
12 de May de 2017Consuelo , sigo seu blog há alguns anos, acho muito interessante seu jeito de fazer as coisas com coragem e sem ficar se preocupando com o que vão pensar ,você mostra quem é e pronto , é por este motivo entre outras coisas que é tão querida.
Sheila andrade
12 de May de 2017Você e suas histórias sempre me emocionam querida! Amo lê-las e ouvi-las! Beijos e um feliz dia das mães!
Luciene Felix Lamy
12 de May de 2017Consuelo,
Sem dúvida, essa edição da ESTILO está de uma sensibilidade comovente, amiga! <3 Adoro vocês! <3 Exemplo de luta, de dignidade, coragem e trabalho. Parabéns!!!
Feliz Dia das Mães! _/\_
Zilhões!!!
MIa Athayde
13 de May de 2017Deu vontade de aplaudir e de abraçar vocês, tres mulheres de verdade e profundamente inspiradoras.
Este teu relato deve ter sido delicioso de escrever e, para as mulheres da sua vida, inclusive Allegra, muito emocionante de ler.
Afeto, respeito, admiração, aprendizado, encantamento .... e por aí vai ...
Standing ovation !!!!!!
bjs
consueloblog
15 de May de 2017Gostoso... não sei... emocionante e quis que saísse certinho... bjs c
Helo Pinheiro
13 de May de 2017Querida Consuelo, fiquei muito sensibilizada com o texto que escreveste. É uma lição de vida! Inspiradora! As palavras "vc é gente como a gente" dizem tudo. Por tudo isso te admiramos tanto! Parabéns pelo dia das mães, pra vc e sua mãe! Bjs. Helo.
Rose Mary Evans
13 de May de 2017Espero ansiosa por seu livro! Sou uma das suas seguidoras mais assíduas: me identifico e aprendo muito com você, assim como com sua mãe, a quem devoto uma profunda admiração. Também venho de uma família de mulheres fortes e sou grata por cada uma delas! Obrigada pela generosidade de compartilhar sempre suas histórias, anseios, dificuldades e conquistas: saiba que alguém está atento e aprendendo com elas! Feliz Dia das Mães! ♥️
Denise Luna
13 de May de 2017Tenho muito orgulho de lhe conhecer, de lhe considerar uma amiga, de fazer parte do Salotto que você criou, onde conheci mulheres INCRÍVEIS (Cassi também) e de você ter me apresentado um mundo novo, belo e aumentado minha cultura e possibilidades.
Não é a toa que lhe chamo de Musa!
Continue brilhando e perto de nós!
Bjs
Giselda
13 de May de 2017Consu,você é ,realmente, especial ! Que "bagagem"de vida ,que herança de coragem, de determinação ,de força. Transita pelo mundo como se fosse a passeio sem perder o foco no profissional .Competência e autenticidade são o seu diferencial ..você é uma querida !Parabéns !Feliz Dia da Mães !E que seus livros venham logo .Concordo com o Cassiano :o livro das dicas da Consu é de primeira "necessidade ", pode acreditar .Beijo.
Marina Di Lullo
13 de May de 2017Consu, que linda declaração de amor!! Garra, determinação, dedicação, tudo isso, sempre com gentileza, só poderia gerar coisas boas, como a corrente de afetos, que é o Salotto. Lugar que ocupa a dimensão da amizade, inexplicável junção, dos que buscam o aprimoramento e o bom convívio. Obrigada, querida Consu! Feliz Dia das Mães, para você, carìssima mia e todas queridas do Salotto! Beijos, Marina
consueloblog
15 de May de 2017Pra vc também! bjs c
Glória Jane Melo
14 de May de 2017Estou escrevendo na noite do domingo no Brasil. Não há mais como desejar um feliz das mães. Uma vez li de Nizan Guanais que só quem teve que travar lutas na vida tem histórias para contar. Uma vida sem desafios jamais daria um filme. Que seu filme continue lindo e cheio de novos desafios e vitórias. Que haja um legado a ser deixado a seus descendentes.
Um abraço fraterno,
💗💗💗
consueloblog
15 de May de 2017O Nizan é sábio! bjs c
Irumar tedesco
14 de May de 2017Tu fazes o que é essencial: mostra de um modo simples a elegância de viver
consueloblog
15 de May de 2017Q lindo! obrigida! bjs c
Tânia Sciacco
14 de May de 2017Amei o post. Enfrentar o novo e descobrir novos caminhos! Muitas vezes a necessidade nos faz enxergar novas possibilidades. Quero muito este livro. Para quando vocês pensam o lançamento? Beijos
consueloblog
15 de May de 2017Era pro ano passado... aiaiai bj c
FLAVIA ROVER LEAO
14 de May de 2017Lição de vida maravilhosa. Três gerações de mulheres fortes, batalhadoras, dignas de hoje serem reconhecidas. Espero ansiosa por este livro. Espero ver uma linda foto das gerações, avó, irmã, filha e neta, para que seja eternizada. Bjoss sua linda.
consueloblog
15 de May de 2017Tmbm quero! bjs c
Marly Papa
14 de May de 2017Querida Consuelo , agora encontrei um tempinho pra passar por aquí , adoro ler as historias da sua vida e da sua familia , me vejo mto nelas , tb sou neta de inmigrantes e sinto muito orgulho do que aprendí con eles e das usas experiencias de vida . Fiquei feliz em te encontrar , achei o astral mto Gostoso e em encontrar nossa Ritoka !!! Espero que vc tenha tido um dia gostoso e feliz , um Bj a vc e a sua mãe !!!
Erna Weber
14 de May de 2017Consuelo, você sempre nos emociona e inspira. Obrigada por compartilhar coisas tão belas conosco. Um grande abraço!
Carla Bertola
15 de May de 2017Lindas!!! Voces sao inspiracao para todas nos!!
Um grande abraco
Carla
Marina
15 de May de 2017Consuelo, na verdade esse legado que passou para si diretamente da sua mãe e da sua avó, ganha uma dimensão ainda maior, atravês de você quando comunica as suas ideias e os seus valores e partilha tanta beleza e emoções com o Salotto. Você acrescenta muito de bom na vida de quem te segue e certamente isso se reflete no carinho do Salotto por você. Um beijo!
PS: Hoje vou ficar com a frase: "Sinta o medo mas faça de qualquer jeito!”
consueloblog
15 de May de 2017Ah! como vc lembrou q esta é uma das minhas frases favoritas? bjs c
consueloblog
15 de May de 2017Quanto carinho em cada comentário!! Muito obrigada!!! Estou com pouco tempo para responder um a um, mas li todos!
bjs e obrigada!
c
Rosana Nogueira
20 de May de 2017Vivo um momento de extrema dificuldade, pois preciso de muita coragem para romper as correntes que me aprisionam. Quanto mais me debato, mais imóvel me vejo... seu depoimento,por mais sensível e delicado, demonstram uma determinação e força inspiradoras! Muito obrigada pelo exemplo de superação e vitória,querida!
Um enorme e carinhoso beijo!
consueloblog
22 de May de 2017Coragem e boa sorte! bjs c