Um pouquinho de Prosa e Poesia…
Esta segunda traz muitas novidades no nosso mundo, no nosso país… E no blog também. Temos uma nova colaboradora, Cristina Momberger Zanferrari, que é professora de Comunicação e Expressão na ULBRA em Carazinho. Achei seus textos maravilhosos e inspiradores, portanto um bom jeito de começar a semana.
Primeiro um pouquinho sobre ela em suas próprias palavras:
Sobre a Cris
Sou mãe, esposa, professora universitária, e autora de algumas publicações acadêmicas, mas tudo isso está beeeeeeem longe de me definir. Não me entendam mal: desempenho cada um desses papéis com muito orgulho e alguma devoção. Mas é que, como toda mulher, sou meio Clarice (a Lispector, claro) e “o que eu quero ainda não tem nome”. Por isso, ando me permitindo alçar alguns voos, escrever um pouco, decorar a casa do meu jeito, assumir que curto moda, viajar com menos bagagem, ser mais fiel aos meus desejos e vontades, tirar dos dias mais poesia e menos lição.
E por falar em poesia, vou estar por aqui, no Consueloblog, de vez em quando, trazendo algum texto ou imagem que nos convide a ver o mundo com mais sensibilidade, delicadeza, expressividade, e esperança. Sim, porque poesia nada mais é do que um modo de ver o mundo.
Espero a sua companhia! Espero que você goste!
E aqui vai um de seus textos que acompanha a sua linda fotografia acima…
Pequenos nadas
Por Cris M. Zanferrari
Sempre tive um fraco para as coisas desimportantes. Quem nunca? Mas as coisas de que falo são realmente da espécie das “ inutilidades”_ dirão os mais pragmáticos. Explico: artesanato, por exemplo. Feito à mão, tem quase sempre alguma função. Em geral, apenas decorativa.
Outro exemplo de meu interesse por coisas vãs: fi-lo-so-fi-a. Tá bom, fala sério. Alguém aí, nesse corre-corre danado, tem tempo (ou paciência) para discutir o sentido da vida?
Não bastassem esses pequenos nadas, há ainda a literatura. Matéria ingrata a vestibulandos e candidatos a prestar o Enem: demanda a decoreba dos períodos literários e seus autores, além da leitura _obrigatória_ dos livros recomendados. Serventia? A de garantir a aprovação num desses tais concursos, talvez.
Confessado meu apreço por essas desimportâncias, preciso advertir que essas inutilidades podem conduzir a uma fonte inesgotável de beleza e de prazer. Também explico: artesanato, por exemplo. Feito à mão, pode encantar pela delicadeza dos traços, em se tratando de uma pintura; pelo acabamento dos pontos, se for uma peça de tricô ou croché; pelo refinamento do talhe, no caso de um artefato de madeira ou cerâmica. Uma peça de artesanato adquirida em uma viagem ou na lojinha da esquina tem lá seus poderes mágicos: transforma uma casa num lar. Basta imaginar que, após um dia de exaustão no trabalho e desgaste no trânsito, ela estará lá, esperando para ser contemplada, admirada, e nos fará lembrar que tudo aquilo que nos cerca conta uma história: a nossa.
Ok. Mas e o que dizer da filosofia? Bem, nesse caso, parafraseio de uma crônica há muito lida: diz-se de um professor de filosofia que ao primeiro contato com sua turma surpreendeu a todos dizendo que a filosofia para nada servia. Passado o choque dos alunos, emendou: “agora me deem 50 minutos para falar sobre o nada.” É mesmo um espanto! Aliás, o espanto é o pai da filosofia. Sim, pois é preciso espantar-se todo dia com o espetáculo do mundo, no sentido de que é preciso olhar o mundo com olhos de primeira vez, isto é, com olhos curiosos, atentos, questionadores, reflexivos. É preciso que se olhe para o cotidiano como a mãe olha para o filho: com ternura e afeto. Ele é tudo o que nós temos.
Tudo bem. Mas e quanto à literatura? De todas as inutilidades é a que mais me serve. Todos os dias ela me provê com prosa e poesia. Alimenta minha alma, me explica, me entende, me provoca, me comove, me extasia. Sabe por quê? Porque não há tema que não possa ser ou já não tenha sido abordado pelas letras literárias. A literatura está impregnada de vida, de humanidades, de sensibilidades. Pequenos nadas, dos quais podemos nos abastecer sempre que quisermos preencher nosso vazio existencial.
Manoel de Barros é poeta que sabe bem sobre o nada, e fabrica palavras de transver o mundo. É ele quem nos ensina a usar o termômetro de medir a (des)importância das coisas: “Que a importância de uma coisa há que ser medida pelo encantamento que a coisa produza em nós.”
Assim seja, Manoel. Às inutilidades da vida, vida longa!
Não é lindo?!!! A mim o que mais me tocou foi:
é preciso espantar-se todo dia com o espetáculo do mundo, no sentido de que é preciso olhar o mundo com olhos de primeira vez, isto é, com olhos curiosos, atentos, questionadores, reflexivos. É preciso que se olhe para o cotidiano como a mãe olha para o filho: com ternura e afeto. Ele é tudo o que nós temos.
E esta manhã, fazer do espanto um questionamento reflexivo é uma ótima ferramenta!!
Se quiserem saber mais desta mulher tão bacana, dêem uma olhada no seu lindo Instagram, @prosapoesia.
Boa semana a todos nós!
- October 27, 2014
- 1
- Cris Zanferrari
Mia Athayde
27 de October de 2014Com ternura e afeto, Bom Dia :)
Bom dia Consuelo, bom dia Salotto e bom dia, cara Cris !
A delicadeza da alma é que nos ajuda a olhar o agora _ porque é só ele o que realmente existe o onde podemos atuar_ da melhor forma.
E este post delicado como um presente que é dado com carinho, é inspirador para quem precisa escolher como vamos lidar com a nossa nova realidade.
ADOREI e agradeço muito a vcs duas!
bjssss e uma ótima semana a todos :))
Cris Zanferrari
27 de October de 2014Fico muito feliz de saber que gostou, Mia!
Obrigada e boa semana pra vc também!!
Bjs
Cris
Andreia Mota
27 de October de 2014Bom dia Consuelo, Cris e Salotto queridos!
Eu sei que é muito cedo, mas hipoteticamente vamos estourar um champanhe para brindar a chegada da Cris com sucesso, ao texto poético e refletidor e ao carinho diário de nossa Diva. Acredito que também é importante ter um olhar poético para as coisas do mundo. É isso que nos faz refletir sobre o certo e o errado, acetinando a nossa visão. Parabéns Consuelo e Cris. Seja muito bem-vinda e uma ótima semana a todos.
Cris Zanferrari
27 de October de 2014Tim-Tim, Andreia!!
Obrigada pelo carinho e pela acolhida. Se estou aqui, é porque nossa amada Consuelo é de uma rara sensibilidade, e a ela sou especialmente grata!
Bjs e boa semana!!
Ritinha Medina
27 de October de 2014Hoje, preciso me aquietar...
Acordei com o gosto amargo da desesperança impregnada n' Alma.
Mil desculpas a todos.
Inté,
fatima
27 de October de 2014Estou de ressaca.... arrazada... sou de Minas Gerais.....
obrigada por este alento.
Bjs Fátima
Dulce Mello de Menezes
27 de October de 2014Hoje estou como Ritinha. Mas, porém, contudo, todavia, nada acontece por acaso! Seja bem vinda Cris! Chegaste em boa hora! Vamos precisar muito das suas sabias e animadoras palavras!
Estou triste, indignada, decepcionada, mas acima de tudo ENVERGONHADA! Não deveria, é verdade! Mas o sentimento estar em mim! Por que? Quando tomo ciencia da totalidade de votos em cada estado e leio 70, 40, 60%, em varios e em muitos do nordeste, me entristeço e me envergonho! Me envergonho, por ainda estarmos tão atrasados… Pela ignorancia maciça que toma conta da minha linda região! Pela falta de poder competente que usa e mantem este povo tão amavel na margem da miseria e da ignorância p deles se manterem no poder! E eu de cá me pergunto: Nós, os q tivemos e temos acesso a luz do saber fazemos o q? O que é pior: ignorância ou ausencia? AXÉ! P que a Luz do amor do Universo chegue até nós e nos proteja!
Andrea - Curitiba
27 de October de 2014Oi Dulce, que tao bem usa as palavras! Falei em vc em meu comentario abaixo...Bjs...
Cris Zanferrari
27 de October de 2014Muito obrigada pelo carinho, Dulce!
Estou mesmo comovida com tanto acolhimento! E devo dizer que, como educadora, sou vocacionada para a esperança. Que ela jamais nos abandone, para que possamos promover as mudanças de que nosso país tanto necessita!
Bjo afetuoso
Cris
Mari
27 de October de 2014Era tudo o q eu estava precisando nesta segunda bem deprê.. essas flores e essa poesia c certeza vão amenizar meu dia.. ( até rimou..)
Obrigado querida Consu por essa delicadeza, e Cris seja muito bem vinda!
Bjus Consu, bjus Cris e bjus Salotto
Cris Zanferrari
27 de October de 2014Adorei a poesia da sua acolhida, Mari!!
Muito obrigada mesmo!!
Bjs
Cris
Luciene Felix Lamy
27 de October de 2014Espantada & Encantada! :)
Bem-vinda ao ConsueloBlog, Cris.
Essas flores e sua postagem alegrou nossa segunda-feira (de ressaca), amiga.
Beijos, sucesso,
lu.
Em tempo: você é uma mulher linda! E super estilosa! ;)
Cris Zanferrari
27 de October de 2014Uau, Luciene!
Muito obrigada pelas queridas palavras!!
Assim como Manoel, o poeta, também "sou fraco para elogios"... hehehe...
Bjs e boa semana pra vc!!
Andrea - Curitiba
27 de October de 2014Que BELA aquisicao para o blog, pois Cris eh bela em todos os sentidos! Quanto talento! Mas, igual a milhoes de pessoas que acordaram hoje com grande decepcao e desapontamento no coracao, gostaria de copiar o que nossa querida baianinha DULCE escreveu tao bem: ¨...pela falta de poder competente que usa e mantem este povo tão amavel na margem da miseria e da ignorância p deles se manterem no poder!¨... Infelizmente, eh a nossa realidade! Desculpem o desabafo, mas em um pais maravilhoso como o nosso, com tanta potencia e riquezas, eh triste ver que voto eh literalmente trocado por um pacote de leite e a ignorancia do povo manipulada sem do nem piedade.....Parabens Cris e seja muito bem vinda! Bjs e boa semana a todos.......
Mari
27 de October de 2014Andrea compartilho contigo esse desabafo!!! metade do País está de luto.. bjus querida
Cris Zanferrari
27 de October de 2014Muito obrigada pela calorosa acolhida, Andrea!!!
Quanto ao seu desabafo, sou inteiramente solidária. Além disso, desabafar faz bem, desafoga a alma e renova as esperanças, que é o que jamais podemos perder!
Bjo e boa semana, querida!
Andrea - Curitiba
27 de October de 2014Bjs linda.......
Andrea - Curitiba
27 de October de 2014Bjs Mari......
Cassiano Lopes
27 de October de 2014Bom dia Salotto amado e que saudades de todos! Estive ausente, mas já estou de volta! Afinal de contas, não tem como ficar longe muito tempo desse blog mara! E feliz "da conta"com essa nova parceria. Welcome Cris! Que texto lindo! Afago gostoso no coração ler esse texto... Palavras doces que despertam a vontade de querer mais. Agora temos uma "tríade porreta" para inspirar nossas vidas ainda mais: Luciene, Kareen e Cris! E força na peruca meu povo, pois a guerra continua. Bjocas e boa semana a todos.
Cris Zanferrari
27 de October de 2014Que acolhida afetuosa, Cassiano!!
Adorei suas palavras! Muitíssimo obrigada!!
Bjs e linda semana pra vc!
Maria Araci
27 de October de 2014Nesta segunda-feira de grande ressaca moral, foi um bálsamo saber desta nova parceria no " nosso" blog! A beleza está realmente nas coisas simples que nos inspiram ternura e beleza e o texto de Cris (bem vinda, bem vinda minha conterrânea!!!) dá mostras que teremos muito disto por aqui!!!! E... falando em poesia, aproveito para anunciar que na próxima Feira do Livro de Porto Alegre, meu irmão médico e poeta cujas poesias posto todas as quintas em meu blog, irá lançar seu primeiro livro, de poesias é claro!!!!! Boa semana para todos e coragem para engulirmos o remédio amargo que nos foi imposto nas urnas!!!!
Cris Zanferrari
27 de October de 2014Queridas palavras as suas, Maria Araci!!
Muito obrigada!!
Adorei encontrar uma gaúcha por aqui, e gostaria de saber qual é o seu blog, para que possa conhecer as poesias de que falou.
Abração e boa semana, tchê!
Maria Araci
27 de October de 2014Cris: se clicares no meu nome te leva ao meu blog! www.mariaraci.blogspot.com.br
Cris Zanferrari
28 de October de 2014Obrigada, querida! Já dei uma olhada e vi que temos algo em comum: apreciamos Downtown Abbey!!
Parabéns pelo seu blog... voltarei lá em breve.
Bjs
maria valéria de moraes
27 de October de 2014Que bom que a Cris chegou, poesia alegra a nossa alma.
Cris Zanferrari
27 de October de 2014Obrigada, Maria Valéria!!
Fico muito feliz de saber que gostou!
Bjs e bom início de semana!
Maria Vilma
27 de October de 2014Nem preciso dizer do quanto gostei e estou emocionada... Que bom que vc
pousou por aqui, Cris!
Para falar das minhas impressões sobre levezas, delicadezas... vida... do
meu amor pela poesia e filosofia... e de como aguardo amorosamente por
suas semeaduras... peço licença para fazer uso de alguns fragmentos de
textos de outros semeadores...
"Creio que aqueles que mais entendem de felicidade são as borboletas e as
bolhas de sabão...
Eu aprendi a andar. Desde então, passei por mim a correr.
Eu aprendi a voar. Desde então, não quero que me empurrem para mudar
de lugar.” (Nietszche).
“Se você ama a poesia, naturalmente sua chance de humanização já aconteceu,
e humanizar-se significa possuir recursos para viver de maneira íntegra, na paz
ou na turbulência.” (Adélia Prado).
Que possamos seguir com poesia, prosa, narrativas, crônicas... no comando, na carona... tendo sempre o espanto e o encantamento como companhia...!
Abraços! MaVi
Maria Araci
27 de October de 2014MaVi: tens certeza que não és poeta????????
Cris Zanferrari
27 de October de 2014Que delicadeza de sua parte, Maria Vilma!!
Nem sei por onde começo a agradecer, se pela acolhida, ou se pelos fragmentos com que nos presenteou! Fiz especialização em Filosofia e gosto de Nietschze, mas amo mesmo é Adélia Prado e reverencio sua poesia com todo o meu ser!
De coração, obrigada!!
Bjs e bom início de semana
Maria Vilma
27 de October de 2014Cris, gratas estamos nós...!
Obrigada, querida!
Maria Vilma
27 de October de 2014Hahaha... Ô querida, quisera eu... Não tenho essa
competência. Mas amo poesia...Tenho encantamento
por gente que faz poesia... e concordo com Caetano Veloso quando ele diz:
“...Porque a frase, o conceito, o enredo, o verso
(E, sem dúvida, sobretudo o verso)
É o que pode lançar mundos no mundo.”
No meu mundo... sim!
Bjs
consueloblog
27 de October de 2014Tô contigo MaVi! bjs c
Maria Vilma
27 de October de 2014Juntas... Consuelando, poetizando... Sempre!
Bjs, querida!
Maria Vilma
27 de October de 2014MA, o comt. p/ vc ficou embaixo... Desculpa.
consueloblog
28 de October de 2014;-)
Caren Muraro
27 de October de 2014Olá a todos! Adorei a delicadeza da Cris. Fiquei tocada pela leveza do texto. Parabéns e espero lê-la sempre por aqui.
Bjks
Cris Zanferrari
27 de October de 2014E eu adorei suas palavras, Caren!
Muitíssimo obrigada pela afetuosa acolhida!!
Bjs e uma semana inspiradora pra vc!
RENATA
27 de October de 2014TRISTE
Silvia Hahne
27 de October de 2014Que coisa boa esta nova colaboradora do blog; boas vindas Cris, (desculpe a intimidade) mas seu texto é tão bom e tão próximo, que mais parece conversa de velhas conhecidas.
Hoje, então veio à calhar, pois com o espanto que nos assola por mais quatro anos, nada como uma reflexão sobre o acontecido. Beijos.
Cris Zanferrari
28 de October de 2014Querida Silvia,
adorei suas palavras!
Muito obrigada pela acolhida!!
Bjo
Cris
Jovita Agra
27 de October de 2014Cris você veio completar este blog tão especial. Parabéns pelo seu talento e obrigada pelo seu texto.
Salotto querido, não vamos nos deixar levar por este sentimento de tristeza,não vamos nos abater e, mais que nunca, não vamos desistir do nosso país e da plena democracia. Independente de região, somos todos brasileiros. Vale lembrar que metade do povo brasileiro está mais que de olho nas 'presepadas' que aprontarem a partir de agora.
Bjos a todos.
consueloblog
28 de October de 2014A oposição sempre foi algo muito sadio na democracia! bjs sc
Cris Zanferrari
28 de October de 2014Obrigada, Jovita!
Espero encontrá-la outras vezes por aqui!!
Bjs
Cris
Catarina de Lisboa
27 de October de 2014Que frescura, que espanto, que raio de sol me surpreendeu enquanto na fila para um tabuleiro de almoço, no hospital onde trabalho, abro o canal que me liga ao salotto! Vêem estas surpresas, estes pequenos e deliciosos presentes, que alegria, que alegria! Consu como, como alguma vez poderíamos viver sem o Consueloblog? Damos toda a tolerância, temos toda a compreensão, estamos na torcida pela Allegra! (li no dia, mas só hoje me consigo manifestar!:) )
um beijo grande para a Consu e para todo o salotto
Catarina, de Lisboa
P.S. estou solidária com o vosso estado de espírito de hoje...
consueloblog
28 de October de 2014Oi Catarina, que lindo! obrigada! bjs c