Vida e Obra por Cris Zanferrari
Mais um ótimo texto da nossa querida colaboradora Cris. Frases importantes para lembrarmos no dia a dia! Concordo especialmente com o fato que somos agentes das nossas obras e rascunhos de nós mesmos, pois só assim podemos evoluir!… Espero que vocês gostem tanto o quanto eu!
Vida e Obra
Cris M. Zanferrari
“Ao final da obra, saberemos se acertamos”. Quem disse isso foi o arquiteto Ricardo Legorreta, ao final de um programa de TV sobre arquitetura.
“Ao final da obra, saberemos se acertamos”. Obviamente que o entrevistado em questão falava da obra arquitetônica, mas uma obra é uma obra. É processo, é trabalho. O que é uma obra, afinal, se não algo no qual se investe tempo (o tempo todo), dinheiro (quase sempre), afeto (uma certa paixão pelo que se faz é indispensável), energia (física e emocional), e uma boa dose de talento? O que é uma obra, afinal, se não o que somos e os sonhos de que somos feitos?
Os mais puristas correrão ao dicionário e encontrarão, dentre as definições para “obra”, esta que diz: “produto de um agente”. Exatamente. Somos agentes das nossas próprias vidas, das nossas decisões, das nossas trajetórias. Vez por outra nos deparamos com situações, pessoas ou circunstâncias que são obras do destino ou, quem sabe, obras do acaso. Fora essas, que independem de nossas vãs filosofias, a maior parte de nossas obras resulta de nossas próprias atitudes, anseios e desejos. Ou seja, de nós mesmos.
É isso mesmo. Somos seres em construção, em contínuo “making of”. Tudo o que nos acontece, somado ao que fazemos acontecer, nos transforma, nos transmuda, nos transcende. Sábio mestre da literatura brasileira, Guimarães Rosa, em um de seus contos, confirma: “Cada criatura é um rascunho, a ser retocado sem cessar”. A beleza de ser um rascunho é precisamente esta: só o que está inacabado pode sempre evoluir.
Mas se a obra não chega ao fim, como saber se, de fato, acertamos?
Felizmente, há na vida momentos que são tão redondos, tão perfeitos, que temos a mais absoluta certeza de que sim: acertamos! A gente sabe que acertou quando recebe um elogio por um trabalho bem feito. Quando falam bem de nossos filhos, de como são educados, solidários e gentis. Quando nossos gestos são retribuídos com um olhar amoroso e enternecido. Quando recebemos alguém em casa e o melhor que ouvimos sobre nosso lar não é o adjetivo “moderno” ou “chique”, mas “aconchegante”. Quando a roseira de nosso jardim floresce. Quando surpreendemos alguém com um carinho ou uma gentileza. Quando nos dedicamos a cultivar um relacionamento. Quando cuidamos da alimentação e nosso corpo responde com mais saúde. Sabemos que acertamos quando nos deitamos, ao findar do dia, com a consciência tranquila, o coração apaziguado e a alma leve.
Sem querer generalizar, mas quanto de seu dia resulta de obra? Obra de seu esforço, de sua persistência, de sua paciência, de sua tolerância, de seu conhecimento, de sua boa vontade. A lista pode ser grande. A lista também é obra sua.
Um novo ano está a começar. É como uma tela em branco esperando pelos traços a compor uma nova obra. Pincéis à mão, ansiamos por fazer o melhor. Podemos fazê-lo. Afinal, “a maior obra da vida é fazer da vida uma obra de arte”.
- January 19, 2015
- 0
- Cris Zanferrari
Andrea - Curitiba
19 de January de 2015Mais uma perola de nossa querida Cris!!! E que venha este novo ano, pois “a maior obra da vida é fazer da vida uma obra de arte”!!!!!! Bjs Cris, bjs Cons, bjs salotto e uma boa semana a todos!!!!!!
Denise Luna
19 de January de 2015Lindo, Andrea!
bjs texanos
Andrea - Curitiba
19 de January de 2015Bjs De!!!!!!
Cris Zanferrari
19 de January de 2015Obrigada, Andrea!!
Feliz 2015 pra todos nós!!
Bjs
Tânia Sciacco
19 de January de 2015Que texto lindo!! Amei Cris!! A mais importante obra, a da nossa vida e dos nossos relacionamentos. Afinal, é o que realmente vale a pena.
Beijos mil e bom dia a todos.
Cris Zanferrari
19 de January de 2015Verdade, Tânia!!
Obrigada pelo carinho!
Bjs com o desejo de um feliz 2015!
Mia Athayde
19 de January de 2015Cris,
Seus textos são bárbaros!
Muito bem escritos e, na forma, de uma leveza "bem verão" !
O conteúdo é rico, fértil, instigante e muito criativo.
Parabéns e muito obrigada!
E .... mãos à obra :))
bjssss
Cris Zanferrari
19 de January de 2015Mia querida,
fico envaidecida com esses seus comentários...kkkkkk....
Muito obrigada, e um 2015 repleto de boas obras!!
Bjs com afeto
LYGIA durand
19 de January de 2015Isso mesmo Cris!Cada um escolhe o que constroi!
Maos a obra!
bjs
Cris Zanferrari
19 de January de 2015Lygia!!
Que alegria um comentário seu! Sou fã da suas peças, verdadeiras obras de arte!
Bjs agradecidos
Mari
19 de January de 2015Cris querida tu és mais um belo presente da nossa amada Lady Consu.. ;)
Viajei agora no teu texto..e sigo c pincéis à mão retocando minha obra e fazendo o meu melhor p q um dia, possa eu admirá-la!..
bjus Consu Cris e Salotto...
Cris Zanferrari
19 de January de 2015Mari,
quanta ternura no teu comentário!
Obrigada, querida!
Bjs afetuosos
Andreia Mota
19 de January de 2015Ufa, dá trabalho ser feliz, né não? Eu vivo gerenciando obras, agora com mais leveza, com certeza. Me permito fazer o relógio girar no meu tempo. Eu nunca comentei aqui, mas por muito anos na vida sofri de perfeccionismo, com o tempo e a ajuda do meu psicólogo particular (sim, maridão também é psicólogo), hoje sou uma pessoa menos ansiosa, menos tensa, deixando as críticas internas de lado. É muito ruim quando você se sente obrigada (por você mesma) a ser perfeita em tudo, um cansaço só, não admitir o talvez, só o certo ou o errado, e se o errado acontecer, fazer tudo novamente até ficar perfeito e pronto. Eu era assim, gerenciava uma equipe de 20 pessoas, entre profissionais, estagiários e aprendizes. Uma postura para cada perfil de colaborador. Lógico, tive muito apoio dos superiores e uma equipe preciosa, mas com o passar dos anos aquilo tudo foi me cansando muito. Ser a chefe, a mãe, a amiga e a mulher perfeita não deu certo, ora você vai perder o rebolado em alguma situação. Bom, dito e feito, comecei a perder cabelo, o sono, ter enjoo e resolvi "chutar o balde", sério. Fui chefe desta equipe por 12 anos e acordei disposta a mudar. Chorei, chorei e chorei, eu tinha medo do que poderia acontecer com a equipe, com a continuidade do trabalho, com os meus filhos, com a casa e principalmente com o casamento, o dinheiro iria diminuir, mas o tempo iria aumentar. O tempo iria servir para reorganizar os pensamentos, a saúde, a vida da família e a casa. E assim eu fiz, acho que foi a primeira vez que tomei uma decisão tão importante na vida, entreguei minha carta de exoneração do cargo, sai de licença prêmio e dei um tempo pra mim. O marido ficou assustado, os filhos não acreditaram, e os amigos foram sumindo, sumindo até só restarem os amigos do peito. Tudo passa e aquela fase já faz parte de um outro livro. Hoje tenho compromissos sim, tenho tarefas pesadas, faço parte de projetos audaciosos, mas quando passo pela porta da sala da minha casa todos ficam do lado de fora. Não permito que nada tire a minha paz interior, hoje jantamos juntos todos os dias, assistimos tv juntos, a voz é mansa e os filhos amadureceram com segurança e carinho, sobretudo respeito. Hoje tenho a percepção de que, apesar da vida tensa, corrida, cara e perigosa, estou menos preocupada com o resultado da obra, os retoques irão existir, mas o amor constrói verdadeiras obras de arte. Talvez não seja a fórmula correta, mas está dando certo. Ufa, espero que eu tenha participado da proposta do post, reflexão. Cris, você sempre linda e nos deixando lapidados com seus textos motivadores, obrigada querida. Beijos Cris, Diva e Salotto.
Maria Benincasa
19 de January de 2015Que bacana Andreia! Patavébs por nao ter medo de ser feliz! Que a sua obra te de cada dia mais prazer e alegrias!!
Bjks
Maria Benincasa
19 de January de 2015Ups!! Parabéns eu quis dizer! Sorry!
Maria Vilma
19 de January de 2015É por isso que eu gosto desse espaço. Aqui eu encontro meus pares...
Obrigada pelo lindo desabafo amiga. Ou melhor, por
conversar comigo, individualmente... Foi como
li e percebi o seu relato...
Cheiros, minha querida!
Andreia Mota
19 de January de 2015MaVi, como falei para a Maria, mudanças são difíceis, mas tudo passa graças a Deus. Aprendendo a cada dia e um dia de cada vez, um cheiro minha amiga.
Andreia Mota
19 de January de 2015Ô querida, não foi fácil mas já superei, um beijo e obrigada por seu carinho, sempre.
Denise Luna
19 de January de 2015Saudades desses olhos verdes marotos mas estou tao feliz com 15C que me contento....kkkkk
bjs, minha linda, adorei seu comentario
Andreia Mota
19 de January de 2015Querida, estou com uma invejinha gelada de você, rssssss. Beijos e aproveite por mim também.
Denise Luna
19 de January de 2015Que depoimento linda, Andreia, vc sempre expondo a alma tao brilhantemente.
Que bom q te encontrei....
Esse Salotto vale ouro.
Bjs
Andreia Mota
19 de January de 2015Só o Salotto faz isso, nos sentimos unidos, Consuelo por todos e todos por Consuelo, beijos Delinda :)
Cris Zanferrari
19 de January de 2015Andreia querida,
que lindo seu depoimento!! E que coragem, hein? Aliás, mudar é sempre um ato de coragem, não é mesmo?
Adorei que você tenha dito "o amor constrói verdadeiras obras de arte". É isso mesmo!
Muito amor em nossas vidas em 2015!!
Bjs afetuosos
Andreia Mota
19 de January de 2015Cris, todo mês espero seu texto, como uma carta de uma amiga distante. Cheia de novidade e motivos pra ser feliz, um beijo carinhoso e que 2015 eu receba todas as suas cartas.
Cris Zanferrari
19 de January de 2015Ai, que lindo, Andreia!! Amo cartas!! Agora me derreti toda...
Bjssss
Marina Di Lullo
19 de January de 2015Andreia, obrigada por nos contar sobre sua história. É assim que nossa trajetória se torna mais enriquecedora, com pessoas verdadeiras como você!! Bjs
Andreia Mota
19 de January de 2015Nina querida, obrigada por ler meu comentário e pelo carinho de sempre. Imagine o dia que nos encontrarmos, vai ser muito tricô, rsssssss. Beijo grande ;)
Marina Di Lullo
19 de January de 2015Com certeza querida Andreia!! Beijos
Mari
19 de January de 2015Que lindo Andreia!.. lembrei da frase de Cora Coralina.."Como dizia meu avô qdo
as coisas ficam ruins, é sinal de q o bom está perto".. ;)
Que a vida siga te dando sabedoria e coragem!!
bjokas
Andreia Mota
19 de January de 2015Mari querida, o avô dela sabia das coisas. Amém amiga, assim seja hoje e sempre. Um beijo de picolé, rssss.
Maria Benincasa
19 de January de 2015Que texto bacana! Leve, e preciso como diz a Mia!!
Ao lê-lo me sinto feliz pq tb acho que estou trabalhando o melhor possível na minha obra, me permitindo mudar quando acho necessario e dando valor ao que realmente acho que merece!
Obrigada Cris e Lady Consu por nos presentearem com esse inicio de semana tão inspirador!!
Bjs da roça!
Andreia Mota
19 de January de 2015Exato querida, dar valor ao que merecer. Só. Beijos de picolé, rsssss
Cris Zanferrari
19 de January de 2015Obrigada, Maria!!
Um ótimo início de ano e de semana pra nós!!
Bjs urbanos...kkkkkk
Maria Benincasa
19 de January de 2015Bjs de picolé muito necessarios nessa roça escaldante!
E bj urbanos para nos manterem posicionados nesse mundo!!
Muito obrigada! Adorei!!!
Maria Vilma
19 de January de 2015Oi, Cris!!! Mais um lindo texto para reflexões e aprimoramento... Adorei!
Eu acho muito interessante, o que diz o escritor, Eduardo Galeano:
"Somos feitos de átomos, dizem os cientistas,
mas um passarinho me contou que também
somos feitos de histórias.”
Como não posso contar com a sabedoria de um passarinho...rsss... só posso dar
os meus pitacos (humildes) baseados na minha vivência pessoal... Eu também concordo quando vc diz: “Somos agentes das nossas próprias vidas”... É claro
que não temos o controle absoluto de tudo... mas mesmo quando acontecem
fatos alheios a nossa escolha/ vontade, sempre podemos reescrever as partes... aplicando os aprendizados resultantes das experiências boas e ruins...
Portanto, burilando nossos conhecimentos... e mantendo-nos abertos,
disponíveis para o novo... exercitando a prática da observação, sobretudo dos pormenores... temos muitas chances de (re)criar novas e boas histórias... pra
viver e contar... e assim, tornar a nossa jornada mais produtiva, e,
consequentemente, nossa vida muito mais feliz.
Muito obrigada, Criz!
MaVi
Andreia Mota
19 de January de 2015Penso exatamente como você "tornar a nossa jornada mais produtiva, e,
consequentemente, nossa vida muito mais feliz". Vou colocar isso numa parede e ler todos os dias. Cheiros baianinha.
Maria Vilma
19 de January de 2015Uuuuffffffiii... Respirei fundo... o cheirinho de alecrim que
vc espalhou por aqui... Andreita! Uuuuffffffiii...
Denise Luna
19 de January de 2015MaVizinha, vc sempre brilhando, sua danadinha....
bjs
Maria Vilma
19 de January de 2015Cadê vc?!? Está acrescentando histórias à sua vida do tipo:
"Um amor texano"...??? Rssss
Bjs, querida!
Denise Luna
20 de January de 2015Puxa aVi, adoraria contar essa estoria, que os anjos digam amem! kkkk mas tem que valer MUITO a pena depois dos 50, nao eh mesmo?
Bjs, minha querida
Cris Zanferrari
19 de January de 2015Obrigada, Mavi querida, por ampliar a reflexão trazendo o Galeano para o nosso Salotto!!
Também gostei muito desse seu ponto de vista: "reescrever as partes aplicando os aprendizados"!
Abração
Marina Di Lullo
19 de January de 2015Sábias palavras querida MaVi!! Beijocas
Maria Vilma
19 de January de 2015Grata sempre, pelo seu carinho, minha Nina-amiga!
Bjs!
Mari
19 de January de 2015MaVi.. sempre nos encantando!!. :) bjim....
Maria Vilma
19 de January de 2015Smack!!! Smack!!! Smack!!!... Doce Mari!!!
Denise Luna
19 de January de 2015Cris,
Como os americanos dizem YOU NAILED IT, ou melhor dizendo, acertou na mosca! Ouvi essa frase da Maria Shriver Kennedy q foi casada com aquele troglotita do Arnold Swazneger (nem sei se escrevi o nome direito pois ele nao vale uma pesquisa no google). Ela tb disse a mesma coisa: Somos seres em construção, em contínuo “making of”. E creio q entender esse processo e saber q reinvertar-se eh preciso e eh saudavel eh essencial. Parabens por mais um texto brilhante. Voce eh barbara!
Bjs
Cris Zanferrari
19 de January de 2015Sério que ela disse isso, sobre o contínuo "making of", Denise??
Gostei de saber... isso confirma uma velha crença que tenho, a de que as ideias estão por aí, no universo, não são exclusivamente nossas, e que, de alguma forma, estamos todos profundamente conectados!!
Obrigada, querida! Obrigada!!
Bjs com afeto
Mari
19 de January de 2015De aproveita por mim esta terrinha!!! rsrss
bjkas
Denise Luna
20 de January de 2015Mari, aproveitando, principamente o friozinho gostoso e a calma dessa cidade.... Nenhuma saudades das noticias politicas daih....
Bjs
Maria Vilma
19 de January de 2015Hahahaha…. Pesquisei no Google pra vc, Delinda! Hahaha...
Arnold Schwarzenegger. Precisamente: Arnold Alois Schwarzenegger (nome complicadinho...)
Volta logo!!! Estamos com saudade!!!
Bjs, querida!!!
Maria Vilma
19 de January de 2015Esse comentário era pra ter ficado abaixo do seu, Delinda... Errei.
Denise Luna
21 de January de 2015kkkk ele eh tao brega q nem me dei o trabalho, MaVi!
Bjs minha linda
Marina Di Lullo
19 de January de 2015Que lindo seu texto Cris!! Início de ano, momento em que tudo conspira para novos rumos e aprimoramentos e seu texto traz uma calma, uma paz, pois retoma dentro de nós tudo que fomos e fizemos até aqui e traduz a pedra de toque do daqui pra frente, que está na simplicidade de fazer o melhor, em qualquer tela, em qualquer plano e com a cor que queremos dar. Obrigada Cris e Feliz 2015, beijo grande!!
Andreia Mota
19 de January de 2015Foi o que falei para o Cassi, traz uma paz e fiquei mais leve, bj grande Nina ;)
Cris Zanferrari
19 de January de 2015Que bom, Marina!!
Eu é que me sinto leve com tanto carinho que recebo aqui no Salotto!!
Obrigada e obrigada, querida!!
Bjs de um feliz 2015 pra vc também!
Cassiano Lopes
19 de January de 2015Cris, texto incrível e perfeito para minha atual situação de vida! Queria escrever um longo texto sobre isso, mas por algummotivo, travei... Muito obrigado e que 2015 seja um ano de realizações! Bjocas!
Andreia Mota
19 de January de 2015Ô meu querido, trave não!!! Você escreve tão bem sempre. Faz o seguinte, escreve no word e depois cole aqui, ok?!?! Vai, amamos o que você escreve, deixe fluir, vai fazer um bem danando, vai por mim, estou levinha. Um beijo carinhoso ;)
Cassiano Lopes
20 de January de 2015Andreita, você é maraaaaaaaaaaaaaaaaaaaa!!! Bjocas amada!!!
Cris Zanferrari
19 de January de 2015Obrigada, Cassi querido!!
Mas, olha, a Andreia tem toda razão: escreva, guri!! Escrever é pura catarse!! É libertador! Mãos à obra (ou ao teclado...kkkkk).
Bjs com afeto
Cassiano Lopes
20 de January de 2015Obrigado Cris! Bjocas!
Bruno
19 de January de 2015Acabei de ler o texto da Cris e os comentários. Gente, aqui estou eu com minha obra parada. Parece que eu estava construindo um sobrado e na hora de acabar a escada eu encontrei uma laje grossa e dura no meio do caminho, tenho que mudar minha construção, ou quebro a laje ou mudo o lugar da escada, estou tendendo a fazer uma nova ascensão do zero e em outro local. Com um casamento desfeito e um trabalho estagnado, e que mais parece um emprego, eu estou planejando uma mudança, uma nova obra, em um novo terreno, com novos materiais. É isso! Está difícil, está doloroso, mas não é impossível. Eu lembrei agorinha daquela música "Tudo é uma questão de manter a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo", a mente está fervilhando e o coração, bem, o coração é forte e resistente, rs, isto é bom porque mostra que estou vivo e isto me impulsiona. Enfim, é a hora de mudar e mudarei. Só de ler o comentário da Andreia eu já tomei um novo fôlego. Obrigado, querida!
E que seja o que Deus quiser!
Bjão, Salotto, Cris e C.
Cris Zanferrari
19 de January de 2015Bruno querido,
no meu instagram, @prosapoesia, tem uma citação que acho perfeita: "Vivemos todos sob o mesmo céu, mas nem todos temos o mesmo horizonte." Que o seu seja de esperança! Sua obra há de se tornar um lar, um espaço de aconchego do qual muito irá se orgulhar!
Que suas decisões sejam iluminadas e suas escolhas abençoadas!
Grande ano pra você!!
Bjs com afeto
Bruno
20 de January de 2015Oxalá!
Bj, querida. E mto obrigado!
Bruno
20 de January de 2015P.S. Um 2015 fantástico, para ti e os teus, Cris
Cris Zanferrari
20 de January de 2015Obrigada, Bruno!!
Bjs
Andreia Mota
19 de January de 2015Owwwwwnnnnn que tudo ler o que você escreveu!!! Você tem uma mente ótima Bruninho e um coração leve, não importa se vai furar a lage ou mudar a direção da escada, o que importa é o que vai te deixar feliz. Às vezes é preciso observar a obra de outro jeito, de outra forma ou até mesmo de outro ângulo. Um abraço bemmm gostoso querido.
Bruno
20 de January de 2015Verdade!
Bjs
teresa
19 de January de 2015" a mente quieta, a espinha ereta e o coração tranquilo" ajudam a chegar longe... a qualquer lugar! beijos e boa caminhada, contrução ou reforma pra todos, já que "pedras que rolam não criam limo"!!!
Bruno
20 de January de 2015Xô, limo! Vaza, limoso! ;-)
Bjão, Te
consueloblog
20 de January de 2015Quantos comentários sensíveis, inteligentes e belos!! Que orgulho deste espaço!! Obrigada a todos!! bjs c
Denise Luna
20 de January de 2015Esse Salotto rocks!!!!!!!! Gracas a vc q comecou tudo isso!
bjs
Daniela Giuliboni Coelho
20 de January de 2015A vida é feita de escolhas........ entre erros e acertos(porque sempre vão existir)..... eu escolhi ser Feliz!!!! Estou num momento de transformações em minha vida e o seu texto foi um presente!!!! Obrigada querida Cris vc é maravilhosa,adorei.Bjsssss!!
Cris Zanferrari
20 de January de 2015Escolha certa a sua, Dani!! Alguém já disse que é mais importante ser feliz do que ter razão!
Obrigada pelo carinho, querida!!
Bjs mil
Angela Motta
20 de January de 2015Cris, adorei!! Tudo verdade! Parabéns! Bjs
Cris Zanferrari
20 de January de 2015Obrigada e obrigada, Angela!!
Lindo 2015 pra vc!!
Bjs
Catia Camargo
20 de January de 2015Cris,
Mais uma vez, tocando naquela velha ferida da vida!....
Pensando aqui, seriamente em fazer como Andrea: dar um "up" na vida, jogando tuuudo para o alto! Hahahaha
Mudar a obra, colorir a vida com tons mais claros, mais leves, com mais sorrisos e, menos rugas na testa! :-)
Obrigada minha querida!
Um beijao!!!
Cris Zanferrari
21 de January de 2015É isso mesmo, Catia, vamos colorindo a vida! Por menos rugas na testa...kkkk
Obrigada pelo carinho, querida!!
Bjs afetuo
Cris Zanferrari
21 de January de 2015Ops...bjs afetuosos...kkkk
Viviane
21 de January de 2015Cris, obrigada!!!! 01:36h é uma inquietude me atrapalhando o sono, e vc com palavras tão leves e profundas, que me acalmaram a alma, vou dormir!!!! Bjs Salloto!!!!
Cris Zanferrari
21 de January de 2015Viviane,
que bom saber disso!
Muito obrigada, querida!!
Abração
consueloblog
21 de January de 2015Q lindo!! bjs c
Ritinha Medina
22 de January de 2015(...) "só o que está inacabado pode sempre evoluir" + (...) "Somos agentes das nossas próprias vidas, das nossas decisões, das nossas trajetórias."
Recado dado, querida grilo falante do Salotto!!!
Thanks, Cris.
Agora, mãos à obra (e sem mimimi), Ritoka.
Bjkas,
Cris M. Zanferrari
22 de January de 2015Grilo falante? Kkkk... adorei, Ritinha!!!
Bjs
Marina Di Lullo
22 de January de 2015Cris, a Ritoka é um barato!! Adorei o pito "sem mimimi". Ótima!! Bjs
Cris Zanferrari
23 de January de 2015Também gostei, Marina!!
Menos "mimimi" pra todas nós...kkkkk
Bjs