Heard through the grapevine about a Tumblr that points out the all too often repeated errors in the texts of brazilian fashion blogs. I found this fascinating and had to interview the two women responsible for this. Here is the result!
—————————————
O outro dia, no ótimo blog Garotas Modernas da minha amiga Shirley, li sobre um Tumblr incrível, o Volta pra escola, blogueira de moda! Para falar a verdade, nem sabia o que era Tumblr. Não demorou muito para descobrir…um twitter de informações ou imagens… Bacana…ok. Mas e esse blog?
Várias vezes, por culpa só minha, faço erros no português aqui neste blog. Já fui bem criticada e com toda razão. Tento usar as ferramentas, mas às vezes escapa ou eu não percebo. Lógico que morar fora do Brasil há 30 anos e ter sido alfabetizada em outra língua não ajuda. É só uma explicação, sem desculpas. Dou a minha palavra que tento escrever tudo certinho… Por essa razão o tumblr me fascinou instantaneamente!!
O post da Shirley AQUI é ótimo, mas eu TINHA que conhecer estas meninas…e lá fui eu. Com a mídia social sendo o que ela é, foi dois palitos encontrá-las! Sugeri uma entrevista, e elas TOPARAM!!! Fiquei tão feliz!!!
Aqui está o resultado. Acho genial o conteúdo e qualidade da escritura destas gurias, che!! Espero que vocês se divirtam com esse texto tanto quanto eu o adorei!!
Cátia
Luisa
Como foi o início? Como vocês se conheceram? Quem são vocês? De onde?… De onde nasceu a vontade de um tumblr?
Bom, somos Luisa Helena Testoni (catarinense, ex-estudante de psicologia, publicitária, redatora, blogueira, chaveirinho e uma mistura de Bridget Jones, Debra Morgan e Mônica Geller) e Cátia Andressa da Silva (gaúcha, historiadora, ex-mestranda em ciências sociais, feminista,
social media, redatora, blogueira, viciada em roubar canetas e ora Amélie Poulain ora Betty Blue), aka
@luhtestoni e
@ascatia, as
malvadas criadoras do “
Volta pra escola, blogueira de moda!“. Moramos em Santa Catarina.
Nos conhecemos no Twitter (hard users <3), há cerca de dois anos, através de alguns amigos em comum. Levamos cerca de um ano para nos encontrarmos pessoalmente, num evento sobre comunicação digital em Florianópolis. Neste evento, passamos a noite inteira trocando figurinhas sobre nossos blogs. Empatia mútua e imediata. Depois que nos conhecemos, foram vários encontros e reencontros, em eventos de blogueiras, em festas de amigos, em chás (phynas), em rodadas de heinekens… enfim, nascia uma amizade.
Num desses encontros, numa noite na casa da Luh, após algumas cervejas, lendo nossos readers, começamos a soltar: “meu deus, como escreve mal essa criatura!”, “nossa, como essa pessoa tem um blog?” e outras interjeições, algumas não tão elegantes… nós duas, pelo imenso prazer em ler, por sermos redatoras e cuidarmos muito da qualidade de nossos textos, somos assumidamente chatas em relação à gramática. Mas, até então, nunca havíamos parado pra pensar muito na gramática dos blogs de moda, meio que passando por cima, apenas criticando aleatoriamente o que era mal escrito.
Não tínhamos até aí nenhuma intenção de transformar nossas reclamações em algo mais “sério”. Até que uma noite, Cátia chegou dizendo que tinha registrado o Tumblr, mas ainda em segredo e sem nenhuma postagem. Convidou Luh pra ser “dona da bomba” junto com ela e, óbvio que o convite foi aceito na hora. Nascia o “
Volta pra escola, blogueira de moda!“.
Eu tenho problemas com o português por ter estudado em escolas americanas e por morar fora. Porém isto não basta como desculpa!… Lógico que o corretor ajuda, mas às vezes não “capta” alguns erros e às vezes não encontro a solução…por exemplo aonde e onde, haver ou a ver… Vocês tem alguma sugestão maneira para melhorar o português escrito?
É Consuelo, certamente entendemos que morar fora há muitos anos e ter sido alfabetizada em outra língua pode fazer com que você esqueça algumas palavras da língua portuguesa. Não vemos isso como um problema. Claro que também não é uma desculpa, já que gramáticas, dicionários, sites de ajuda e tira-dúvidas estão disponíveis para todos. Algumas regras precisam da velha “decoreba” da escola, de você se dedicar a lembrar daquilo sempre, fazendo associações, estudando e aprendendo da maneira que for mais confortável pra você. Ler muito é a nossa principal sugestão. Ler freneticamente, seja jornais, revistas, livros ou rótulos de cosméticos e tags de roupas. Ler é a única maneira de melhorar o português. Nunca vai escrever corretamente uma pessoa que não lê (e que matou sem dó as aulas de português do primário!).
Acredito que grande parte do problema, além do ensino é que o Português falado hoje em dia é horrível. Eu tenho até dificuldade de escrever “para” às vezes… No texto deixo “para” mas nos comentários escrevo “pra”… Vocês concordam? Acham que na novela deveriam usar um português correto?
Não entendemos que a linguagem coloquial da televisão e do nosso dia-a-dia seja um problema. Ninguém fala como escreve, né? Ademais, o blog pode (deve) ter uma linguagem mais informal. Esse é o intuito, de que a pessoa, à sua maneira, se expresse com leveza, fluidez. Não é jornalismo de economia, truncado. É blog. Escrever “pra” não é ruim, não é um pecado. Existe uma grande diferença entre ser informal e ser assassino gramatical.
É muito elegante que vocês não colocam o blog “pecador”. Parabéns por isso!! Vocês discutiram sobre isso?…
A intenção não é expôr ou agredir ninguém, é aprender (e rir) com os erros. Claro que se a pessoa colocar a frase no Google, vai achar a “autora do crime”, mas não temos como controlar o que o leitor faz com a informação quando cai nas mãos dele. O mais engraçado é que elas mesmas “dão com a língua nos dentes”, se defendendo nos comentários. Só pensamos: “Filha, é você que tá se jogando na fogueira, tá louca? Faz cara de paisagem e não erra de novo!”.
A ideia não é perseguir qualquer blogueira [ou blogueiro], mas provocar de forma leve. É uma maneira de dar uma bronca e ensinar “a filha”, sem precisar colocá-la de castigo.
E daqui, para onde vocês vão?… Quais são seus sonhos e ambições?…
Na real, somos
Pinky and the Brain e queremos dominar o mundo. Mas por enquanto, nos contentamos em puxar as orelhas das blogueiras, uma por vez. Por enquanto.
Brincadeiras à parte, nossos planos são de viver, nos divertir com nossos trabalhos, nossos blogs (Luh também é dona do
Primeira à Esquerda e Cátia, do
Gurias Agridoces, além de escrever em outros, sobre cinema e ativismo) e com o
VPEBM. Para realizar nossos sonhos e atingir nossas metas, trabalhamos. 🙂
Por favor adicionem o que quiserem, e também acharia bacana se colocassem uma ou duas perguntas de vocês para mim… 🙂
Precisamos dizer que ficamos super metidas desde a hora que você falou conosco no Twitter sobre essa entrevista. Somos leitoras do seu blog, adoramos a espontaneidade do seu texto, a propriedade acerca dos conteúdos e o prazer que percebemos no seu trabalho. Você vive o que você nos mostra e, talvez o sonho de toda blogueira que escreva sobre moda e comportamento seja viajar o mundo à caça de tendências e novas belezas, como você.
E dizer que você é linda, por favor. O que é esse charme, esse sorriso aberto, essas sardas? Bem, dona Gabriella e Costanza souberam perpetuar a estirpe.
Foi muito bacana falar contigo.
E, é claro que vamos nos aproveitar do seu know-how pra saber:
1) Quem você lê? Quais são os blogs que estão nos favoritos de Consuelo? Existe alguém pra quem você olhe e pense: “hummm, ela sabe do que fala”?
Vocês vão me perdoar, mas não vou colocar nada brasileiro para não excluir ninguém. Olho vários porém!
2) Você falou antes em elegância e, em qualquer busca pelo seu nome, vocês são gêmeas siamesas. Você quer nos dar uma aula acerca disso? O que você aprendeu sobre elegância? Qual será o seu legado nesse aspecto?
Nossa!! Obrigada!! É engraçado vocês perguntarem o que “aprendi” sobre a elegância, pois como quase tudo na vida é um processo orgânico que vai amadurecendo. Enquanto elegância tem muito a ver com estilo, hoje dou muito mais peso ao comportamente elegante.
Uma pessoa pode se vestir bem mas não ser elegante, não é? Para mim a elegância é o respeito pelo outro, pelas coisas, os espaços e o tempo (quem me conhece bem deve estar rindo, pois atraso sempre…mas tento melhorar um pouquinho a cada dia) Sorrir, olhar nos olhos de quem está nos falando, escutar com atenção, são exemplos disto.
Não posso negar que postura, beleza, estilo e classe também podem fazer parte da elegância…mas não roupas caras…
Também acho importante encontrar um estilo para ser elegante. Quando uma pessoa se sente bem com um estilo e é fiel a esse, também é uma forma, inteligente, de ser elegante.
Será que deu para entender?…
Ahhh, e queremos compartilhar algumas dicas para as blogueiras que não queiram cair na nossa rede. São alguns das nossas fontes preferidas:
- http://www.ortografa.com.br/
Muito útil, especialmente para o novo acordo ortográfico. É ele que te salva daquele “branco” e avisa que ideia não tem mais acento.
- http://priberam.pt/dlpo
É o melhor dicionário online da língua portuguesa no mundo. Mais completo, tem as melhores definições. Obrigatório estar nos favoritos.
- http://wp.clicrbs.com.br/sualingua/
Sua língua é o blog do professor Carlos Moreno, um dos mais respeitados e agradáveis. Impossível não entender suas dicas.
- http://portugues.com.br/
Meio purista, mas muito bom. As dicas de redação são ótimas.
Beijos
Mi Silva
20 de September de 2011Super feliz com o sucesso das amigas.
Essas dicas são essenciais para blogueiras que levam o trabalho a sério como nós...adorei a entrevista!
Bjs
Mi
www.feminices.com
consueloblog
20 de September de 2011obrigada Mi! Realmente um trabalho que com humor faz um serviço seríssimo!
bjs
c
Ana Laura Rabelo
20 de September de 2011Achei ótimo! Já favoritei todos os sites indicados. E adoro sua definição de elegância! bj,AL
consueloblog
20 de September de 2011AL!! Vc sempre pronta e sempre "supportive" do meu lado!! Foi uma resposta difícil...espero n ter sido banal...
bjs
c
Ana Laura Rabelo
21 de September de 2011De jeito nenhum!
Mia
21 de September de 2011Lauroca, e tem verbo favoritar?
Será que você caiu na rede das moças?
Bjk
Mariana Siebert
20 de September de 2011Adorei!!! Adoro essas duas tuiteiras de plantão e sempre cuido pra não cair na rede delas. Mas, né, se cair, vou pensar: "vivendo e aprendendo" hehe Bjos!
Cátia
20 de September de 2011Mari, sua lindinha. Gostamos demais de você também... mas cuidado, tãmblers à parte. ;)
Beijo
consueloblog
20 de September de 2011Bom, se cair então estarei em boa companhia...
bjs
c
Cátia
20 de September de 2011Muito, muito obrigada pelo carinho conosco, Consuelo.
Estamos muito felizes com isso. Adoramos os elogios (quem não fica metida?) e as suas dicas são valiosíssimas, você sabe.
Beijos, beijos e sorrisos. Conte conosco sempre.
:)
consueloblog
20 de September de 2011Eu que fiquei feliz!! E adorei o entrosamento!!!!!!
Se vc deu o aval às dicas, vou acreditar!!
Contarei com vcs sempre!!
bjs
c
Luh Testoni
20 de September de 2011Muito, muito feliz com o convite para essa entrevista e o resultado dela.
Ficamos contentes pelo Tumblr estar sendo entendido da forma que é pra ser: um lugar pra aprender com os erros, rir deles, mas sem ofender ninguém, afinal, ninguém nasce sabendo.
Um beijo e conte conosco.
consueloblog
20 de September de 2011Ninguém nasce sabendo!! Q maravilhosa experiencia viver para aprender!! Não é?...
Adorei conhecê-las!!
bjs
c
Mateus Habib
20 de September de 2011Que incrivel essa entrevista!! Muito legal essa iniciativa, ainda mais pra quem comete erros menos obvios, num deslize quase que habitual.
To no intervalo entre uma aula e outra na faculdade, entao quando chegar em casa vou dar um check out no tumblr. Tenho certeza que vou aprender algumas coisinhas tb, apesar de ser um neurótico confesso com a minha escrita.
Bjs!!
consueloblog
20 de September de 2011É válido para todos, e também muito divertido!
bjs
c
Luciana
20 de September de 2011Não conhecia o blog das meninas...adorei!!!
E você sempre maravilhosa.
Sou sua fã!
Beijos,
Lu
consueloblog
20 de September de 2011Lu,
Vc sempre um amor!! Fico feliz de poder apresentar algo de novo!!
bjs
c
renata
20 de September de 2011GOSTEI DA NOVIDADE!!
MEU PORTUGUES AGRADECE...BJ
Sarah
20 de September de 2011Eu acho bárbaro que voce cresce e arrasta um monte de gente com voce... As meninas sao o máximo. Tomara que elas nao corrijam os absudos que eu escrevo.. Queria te perguntar como se chama aquela loja em Londres que voce comprou seu vestidinho preto, que voce morreu de usar, com um zíper do lado... Era uma loja " básica" tipo muji.... Obrigado e parabéns sempre!!!!
consueloblog
20 de September de 2011Se chama COS e é da H&M...
bjs
c
Raffaella
20 de September de 2011Bom , Tumblr não é nada para quem não tem um, la dentro é so para os "Únicórnios"- é assim que a gente se chama carinhosamente.
Hmmm.... a frase " Para falar a verdade, nem sabia o que era Tumblr. Não demorou muito para descobrir…um twitter de informações ou imagens… Bacana…ok." O Tumblr é muito diferente disso, não tem nada a ver com o twitter, bom isso é o que eu e minhas amigas comentamos na escola. A maioria dos usuario do Tumblr são adolecentes assim como eu, então usamos ele para expressarmos as nossas ideias para o mundo.
consueloblog
20 de September de 2011Desculpa se pareci snob...na verdade é só ignorância minha...o que queria passar é que não havia descoberto muito descobrindo o q é o tumblr. Amo redes sociais pela flexibilidade das ferramentas. Usar uma delas para se expressar ao mundo é maravilhoso! Espero um dia poder entender melhor...
Obrigada por esclarecer!! Vou lá no teu para aprender!
Um abraço, e deixa passar um escorregão desta coroa, ok?
bjs
c
Raffaella
20 de September de 2011Você nao pareceu snob e você tambem não é uma coroa! Adoro o seu blog e ele deve ser um exemplo, o que eu quis dizer foi que o tumblr é diferente para as pessoas da minha idade( 14 anos ) que usamos as redes sociais com uma frequencia bem maior * alguns amigos meus usam até nos intervalos das aulas*
Raffaella
20 de September de 2011P.S.: E mais uma coisinha foi graças ao seu blog que eu descobri o Instagram que agora uso direto para postar no Tumblr algumas fotos!♥‿♥
consueloblog
20 de September de 2011Hahahahha!!! Adorei essa! Tô me achando!! Sabe q olho o Fb ou Insta no sinal vermelho....aiaiaiaiiai!!!!
bjs
c
Luciana de Oliveira
21 de September de 2011Consu,
Você é sempre tão educada!
Adoro!
Bj
Raffaella
21 de September de 2011so uma perguntinha: Por acaso eu pareci mal educada no meu primeiro comentário? Se eu pareci me desulpe não era a minha intenção.
consueloblog
22 de September de 2011De jeito nenhum!! Fico feliz q vc me explica um ponto de vista q eu n conheço!...
bjs
c
Mirella Consuelo
20 de September de 2011Amei a entrevista, e vou já dar uma espiadinha nesse blog... como professora de Português, quero conhecer essas garota. hehehe
Abraços!
consueloblog
20 de September de 2011Elas são demais!! bjs c
Mirella Consuelo
20 de September de 2011garotas *
Shirley Stamou
20 de September de 2011Hahahahahaha!!!!!!!!!!!
Adorei ver o Volta pra Escola aqui!
Garotas que gostam de moda podem ser cultas!;)
beijão, amiga!
Maria Cristina Jurlaro
20 de September de 2011Que prosa gostosa têm essas gurias! nao é só uma questao de escrever corretamente, mas de fazê-lo de forma que a leitura se torne agradável, né?
Essa discussao trouxe ao "salotto" pessoas muito diferentes que enriqueceram o espaço.
Bjks
Luciana de Oliveira
21 de September de 2011Consu,
Ja conhecia o tumblr das meninas, e eu adorei.
Muito boa a entrevista!
Bjs
Cristiane D Dilda
21 de September de 2011Queridas!!!
Quando vi os meus erros chorei muito, quase desisti. Eu sou uma quarentona e não fui bem alfabetiza. Já os meu filhos sãoótimos, até me corrigem, quando dá.
Mas vou usar as ferramentas e tentar não acabar com o portugês.
Adoro o que faço e não tenho grande pretensões, só quero passar para as minhas amigas (quarentonas), o que está namoda.
Beijos
Mia
21 de September de 2011E como se pronuncia Tumblr?
Consu, que giro, 360 graus!
Você... você... e só você!
Brilhante a iniciativa. É muito chique e elegante escrever bem!
Bjk
Shirley Stamou
22 de September de 2011Também não sei como pronuncia!!!
beijos
Luciana
23 de September de 2011/tambler/
:-)
Luciana
21 de September de 2011Tudo muito bom, muito válido. Mas mesmo quem acha que escreve muito bem, o suficiente para corrigir os outros, deve rever a gramática de quando em quando - vírgulas, inclusive. Não acham?
Alessandra
21 de September de 2011concordo contigo. Faltaram vírgulas nos textos das moças. =)
Mas a iniciativa é válida. E a Consuelo é muito gentil com as respostas, muito suave. Obrigada por compartilhar tudo isso no seu blog sensacional.
Leny
21 de September de 2011Ai que post maravilhoso. Amei!!! O mesmo esta acontecendo comigo. Apos 10 anos nos Estados Unidos comecei a escrever com alguns erros gramaticais. Tenho acompanhado os posts do Professor Sergio Nogueira no G1. Afinal, sou do Recife ou de Recife.
Renata Gennari
24 de September de 2011Nossa, adorei o que vc falou sobre elegancia! To contigo e nao abro!
bjos
vinicius kuster
25 de September de 2011amei a entrevista!